O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Mensagem de Natal by GB

. 10 comentários
Caríssimos,


Manda a tradição que haja uma "Mensagem de Natal", ora eu poderia andar aqui com grandes apelos à união e à unificação... mas sabemos todos que a paixão clubista que nos une tornou-se pequena neste novo mundo empresarial em que um bando de oportunistas transformaram o nosso desporto.

O desporto em geral, mas o futebol em particular pela sua dimensão e expressão de milhões de euros e pessoas, tornou-se um negócio de pessoas e a paixão clubista tornou-se na paixão por pessoas. Hoje em dia admiram-se homens e não clubes, jogadores e não golos, relatórios e contas e não títulos. Não é bom nem mau... é o sinal dos tempos.

Muitos de nós continuamos a não compreender este fenómeno e andamos para aqui a discutir futebol e desporto em geral, quando isso se tornou apenas na fase visível do mundo de negócios em que tudo se transformou, infelizmente muitas vezes obscuros e à margem da lei.



Nem precisamos de olhar para norte onde vemos uma autentica máfia a funcionar com empresários, política, justiça, polícia, marginais... todos envolvidos numa operação gigantesca de distribuição de dinheiro. Basta olharmos aqui para o nosso SLBenfica, onde que saibamos essa máfia siciliana não existe, mas onde vemos um conjunto de decisões incompreensíveis, gente que não percebemos como fazem parte do clube, dirigentes que crescem enquanto o clube decresce, discursos dignos de um qualquer clube novo-rico, enfim... sem identidade.

Mas se pensarmos bem, se calhar não pode ser diferente... ou se calhar pode, não sei nem creio que seja possível sabermos, pois na verdade os clubes transformaram-se em empresas, os presidentes em donos interinos e, esta é a parte que mais doi, os sócios e adeptos transformaram-se em clientes que servem apenas para "alimentar a máquina" de fazer dinheiro.

A conduta, a história e  os valores dos clubes passaram para segundo plano. Hoje em dia os sócios velhotes mantêm o habito de ir às AG mas votam sem perceber absolutamente nada de uma realidade já tão complexa que merecia ser tratada de outra forma. Os Presidentes acreditam que lhes passaram um cheque em branco para serem dirigentes de uma empresa, da qual se um dia se cansarem, sairão como outros sairam e quem vier atrás que feche a porta.

O adepto português, infelizmente, aceita tudo isto. Os mais velhos agarrados ás vivências passadas e os mais novos acreditando que o futuro lhes trará o que o em tempos os mais velhos viveram. Pobres coitados, andam ambos ao engano, o que foi não voltará a ser e o que aí vem, neste rumo, será cada vez pior.

Se os clubes se transformaram nisso, então se calhar sim, temos que ser gratos e orgulhosos não por vencer um campeonato, mas por ter descoberto uma conta de factoring com o BES que paga todos os ordenados a tempo e horas a troco da cativação de receitas de bilheteira, patrocínios e direitos televisivos. Se calhar temos que ser gratos e orgulhosos de termos um centro de estágio ao invés de querer vencer com pomba e relevância um qualquer Arouca ou Olhanense. Se calhar teremos que perceber a complexidade de um R&C ao invés de discutir o 4-3-3, ou teremos que perceber que determinado treinador ou dirigente pode não vencer, mas vende jogadores por milhões que continuam a "alimentar a máquina" e a tornar que tudo se reinvente dia-após-dia.

Portanto a mensagem que vos trago é de "Reality Check"! Se calhar é hora de pararmos de reclamar com aquilo em que diariamente permitimos que o Desporto em geral e o futebol português em particular se tornaram no SLBenfica (um meio para atingir outros fins!) e aceitar e adaptarmo-nos a esta situação. Congratularmo-nos e desejarmos outras coisas que não títulos, glória e o nome do SLBenfica além fronteiras pela dimensão da qualidade e conquistas desportivas...

... Ou se queremos essas conquistas, se calhar é hora de percebermos que não poderemos continuar neste caminho, se calhar com muitos destes interlocutores que tudo fazem para perpetuar esta situação que lhes convém e definitivamente, não poderemos continuar com esta atitude.

FELIZ NATAL PARA TODOS (mesmo todos...)

E VIVA O BENFICA!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

10 comentários

  1. Feliz Natal e a cura da cabeça que estás a precisar.
    Que coisa tão fraca, prefiro a mensagem do Vieira.

    ResponderEliminar
  2. Nao podemos continuar com esta atitude claro que nao podemos,mas pouco mais podemos fazer para inverter o poder a força de quem gere o futebol do Benfica e em geral o futebol Portuges pronto por agora vamos fazer uma pausa e viver intensamente o Natal que os homens escutem o Deus feito menino e por qual o motivo que ele veio ao mundo um Santo Natal para todos.Boas Festas.

    ResponderEliminar
  3. .........VIVAS !!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. post perfeito: tudo està escrito preto no branco! é o sinal dos tempos! ou aceitamos ou não! No caso da segunda opção infelizmente (e frente à tanta força contra, sistema e empresarialismo clubistico) acho que o melhor neste momento é por de lado a alimantação da màquina de fazer dinheiro, não seguir o futebol LDA, guardar o benfiquismo no calor do coração e esperar por tempos menos calculistas e materialistas nos quais talvez renascerà o amor ao jogo e a sadia rivalidade desportiva entre clubes ...

    ResponderEliminar
  5. Meu , Amado Benfica!!!
    Que o MENINO JESUS, olhe por Ti, visto que os Seus responsáveis não olham pelos TEUS
    interesses e sim pelo SEUS!
    Que surja na escuridão em que ESTÁS ENVOLVIDO ,um MESSIAS que te LIBERTE para sempre de uma cambada de patrasítas que só querem se promover à TUA custa!
    Que o UNIVERSO INTEIRO conspire sempre em TEU favor!
    TE Amo para SEMPRE. MEU amado BENFICA!!!!
    UM SANTO NATAL para todos os Verdadeiros BENFIQUISTAS!!!
    MF







    ResponderEliminar
  6. A todos um Santo e Vermelho Natal!

    ResponderEliminar
  7. Feliz Natal. Tudo de bom para ti e para os teus. Viva o Benfica!!!

    ResponderEliminar
  8. Dar prática ao ultimo paragrafo.

    Bom Natal, a todos.

    ResponderEliminar
  9. Acima de tudo, nesta data, desejo acetosos um Santo Natal. Boas Festas

    ResponderEliminar
  10. Aproveitar a quadra para vomitar hipocrisia não podia ser mais hipócrita.

    Sem hipocrisia, Santo Natal para os Benfiquistas, os honestos e verdadeiros.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking