O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Que futuro para Lima?

. 31 comentários
Apesar de achar que Lima é um jogador de alta qualidade, o facto é que esta época tem feito exibição paupérrima atrás de exibição paupérrima.
Não só tem feito más exibições como não tem marcado golos.

Ora com o excesso de pontas-de-lança no plantel é racional a aposta constante num jogador de 29-30 anos que não apresenta rendimento?
Não seria mais lógico apostar em Rodrigo, um jovem com muito potencial em vez de em Lima para titular? Para apostar em alguém quando ambos os jogadores apresentam rendimento semelhante que seja num jogador com elevado potencial de crescimento e de valorização financeira do que num jogador que, tendo vindo para o clube como garantia de apresentar um rendimento elevado e constante, este ano deixou de o fazer.

Na minha opinião, e se Lima não melhorar drásticamente de rendimento até ao fim do ano, deve ser emprestado já em Janeiro e Jesus (ou quem quer que seja que mande no Benfica por esta altura...) devia começar a apostar imediatamente em Rodrigo como segundo ponta-de-lança. Que se promova Funes Mori ao plantel principal ou se chame de volta Nélson Oliveira.

Neste momento, o Benfica tem três jovens promessas prestes a explodir e Lima como um obstáculo sobre a sua progressão.

Qual q vossa opinião sobre Lima?
Deve ser dispensado ou devem os benfiquistas ter mais paciência e esperar que volte a subir de rendimento.

P.S. - com isto não estou a dizer que se deva assobiar o jogador. É um profissional que merece todo o respeito e demonstra elevada entrega dentro de campo.
P.P.S.- interrogo-me como estariam a reagir os benfiquistas (incluindo aqui o GB) se fosse Cardozo a atravessar esta fase. Aposto que já estavam todos a clamar pela dispensa do paraguaio.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

31 comentários

  1. Lima está simplesmente a passar por uma má fase como aliás acontece aos melhores; o problema não é fisico, entrega ou de idade; logo seria um péssimo acto de gestão desportiva que ele viesse a ser dispensado depois de tudo o que já demonstrou e que pode dar á equipa. Lembro que o próprio Cardozo já passou pelo mesmo e de repente e sem ninguém estar á espera começou a marcar sem parar. Independente da sua visivel má forma ou não, Lima como outro qualquer jogador no Benfica não é intocavel e nunca poderá estar a cima dos máximos interesses da equipa, quer no presente ou no futuro , logo se tiver que ir para o banco, ou mesmo não vir a ser convocado, não vejo problema nenhum, principalmente se tal vier acontecer, ajude o próprio jogador a recuperar os seus habituais indicies competitivos. FORÇA LIMA, FORÇA BENFICA. SOMOS UMA EQUIPA.

    LR

    ResponderEliminar
  2. É um facto que Lima anda a jogar mal, mas não vejo razões para ser emprestado.

    Está a atravessar um mau momento, mas em breve voltará a jogar o que sabe e marcará bastantes golos.

    O Rodrigo também não tem jogado bem e não é por ter marcado o golo ontem que passou a jogar bem.

    O Lima não é obstáculo à progressão de ninguém pois é um jogador com bastante qualidade e não sei onde está o problema em ter 30 anos.

    Quanto ao Cardozo só é adorado pela maioria agora porque teve a reacção que teve com o treinador a época passada e há muito tempo que defendo Cardozo. Por acaso o Geração achava que Lima, Rodrigo e Nelson chegava para as encomendas...

    Os benfiqusitas gostam muito do 8 ou 80. Há pouco tempo o Lima chegava para encostar o Cardozo, agora já deve ser emprestado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Lima este ano é obstáculo se não tem rendimento, continua a jogar enquanto tens outros ponta de lança que mereciam essa oportunidade.

      Quanto ao Cardozo, eu diria que só é adorado pela maioria porque é o melhor marcador do Benfica dos últimos 20 ou 30 anos. Mas isto sou eu!

      E também atirei a farpazita ao GB exactamente pelo que disseste. Este Benfica sem Cardozo acho que estaria mais abaixo na tabela.

      Eliminar
    2. Mas muitos só começaram a gostar dele após o arrufo com o Jesus. :)

      Eu gosto do Cardozo desde que foi contratado. ;)

      Não é por um jogador atravessar uma mau período que acho que deve ser logo emprestado ou vendido. Tens vários exemplos disso. O Rodrigo então há muito tempo que joga mal. O próprio Matic atravessou um mau período neste início de época e só há pouco é que começa a jogar melhor. Acredito que Lima atravessa um mau período mas vai dar a volta e ainda vai ser muito importante, porque ele tem muita qualidade.

      Eliminar
  3. bacano vamos largar o Lima e pode ser que o foculporto o va buscar....eles que estao a precisar de um segundo ponta de lanca!!! Genial Melga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que pedi opinião dos leitores.
      E por alguma razão falei de empréstimo e não venda.
      Fantástico Mike!

      Eliminar
  4. Nem mais Gandaia!
    A típica impaciência dos adeptos. Desaprendeu, querem ver?! O futuro é no Benfica!
    Lembram-se do Lizandro Lopez, por exemplo? tivesse sido no Benfica e já teria as malas feitas em menos de um ano.
    Mas enfim, é mais um para a rua, ele o JJ e tudo e todos!

    ResponderEliminar
  5. Excelente artigo, Vermelhusco!

    Eu próprio tencionava escrever sobre este tema, pois se há posições onde temos excesso de jogadores é na de avançado.

    Percebi e não percebi a contratação do Lima e passo a explicar. Percebi porque era necessário um jogador com experiência para fazer aquilo que o Rodrigo ainda não conseguia fazer na equipa do Benfica, ou seja, ligar melhor o meio-campo ao ataque. Mas, não percebi porque não via o Lima o jogador para esse tipo de funções.

    Aliás, o historial mostra isso. Se não considerarmos os jogos frente a equipas mais fracas, concentrando-nos apenas nos jogos frente a equipas mais fortes e organizadas, verificamos que a dupla Cardozo e Lima, nunca convenceu a 100% nesses encontros.

    Assim sendo, para jogar a titular ao lado do Cardozo, o Benfica precisa de um jogador com o perfil diferente do Lima e até do Rodrigo. Foi por isso que achei bem a contratação do Djuricic, mas isso é assunto para outro debate...

    Então, se Lima e Rodrigo não são os melhores companheiros do Cardozo, como poderemos defender a existência de ambos dentro do plantel encarnado? Penso que a resposta dependerá da forma de jogar do Benfica. Acho que Lima e Rodrigo poderão fazer uma excelente dupla de avançados, em 4-4-2, mas para isso é preciso mudar algumas dinâmicas da equipa.

    Por outro lado, se o Cardozo é o ponta-de-lança mor da equipa, deverá ser o titular a maior parte das vezes, e sendo assim, se calhar o 4-4-2 que defendia no parágrafo atrás não é possível. Aliás, para haver um 4-4-2 com o Cardozo, é preciso que o seu companheiro de posto tenha uma dinâmica muito própria, que tanto Lima como Rodrigo não têm.

    Logo, Lima e Rodrigo, nessa situação so poderão competir para a mesma posição, a de Cardozo. E, neste contexto defendo que seja vendido um destes dois... ou até Cardozo, mediante a oferta, embora esta situação não tenha grande preferência dado a marca do paraguaio no Benfica. A vender Lima ou Rodrigo, preferia que a escolha recaísse no Lima. Não é apenas por uma questão desportiva, mas também por uma questão financeira. Para além disso, temos um Nélson Oliveira que poderá retornar ao Benfica e fazer um pouco de Lima e de Cardozo...

    Já agora, o que fazer com Funes Mori para o ano?! E a situação do Kardec?!

    ResponderEliminar
  6. Não faz qualquer sentido deixar sair Lima. Depois de Cardozo é o melhor avançado do Benfica. Está a atravessar uma má fase e a sistemática aposta do treinador nele não tem tido correspondência. Lima corre, luta, esforça-se, mas as coisas não saiem. E não são os golos, são mesmos os passes, a objectividade, tudo. Tem de ir para o banco uns jogos e aos poucos ir entrando. Rodrigo como segundo ponta de lança não rende e já vimos isso muitas vezes. Com Cardozo lesionado e Lima em baixo de forma é apostar no 433 (sempre) com Rodrigo como avançado.

    Dá-me vontade de sorrir quando me lembro do que diziam que com Lima já não precisávamos do Cardozo. LOL

    ResponderEliminar
  7. A acção de Lima no 3º golo do Benfica no jogo de ontem é crucial, ao ganhar a bola de cabeça no meio campo, após alivio da defesa, e a colocá-la redondinha no pé de Sulejmani.

    ResponderEliminar
  8. isto só não é o marcado da bolhão porque o bolhão é mais arejado... e educado

    ResponderEliminar
  9. Sou leitor assíduo deste blog e felicito os seus autores. Sobre a questão abordada, acho que o Lima é só o segundo melhor avançado do Benfica, ficando apenas atrás de Cardozo. O historial dele nas últimas épocas mostra que está apenas a atravessar um mau momento. Que não passe na cabeça dos responsáveis do nosso Benfica dispensar um jogador destes. Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
  10. Para mim o Lima rende mais a jogar Cardozo na frente do que assim sozinho.
    Lima é um jogador móvel, que foge bastante para as linhas ,sendo que será sempre um segundo ponta de lança beneficiando de uma posição central de Cardozo! A época passada foi assim que ele marcou 30 golos! Esta começou a jogar como ponta de lança e devido as suas características nunca está no sitio certo para finalizar.
    Nota-se muita ansiedade para fazer as coisas bem e marcar mas não tem conseguido, e assim como Rodrigo (ontem marcou) espero que apos o 1º golo comece a marcar muitos mais.

    ResponderEliminar
  11. Este e provavelmente o post mais absurdo, que ja li na historia deste blog! Lima é mais jogador sem marcar golos, as acções de ataque, o vir atrás, as tabelinhas, o soltar a bola, etc que algum dia o Rodrigo será! O Rodrigo, dificilmente será um bom avançado ou uma referencia do benfica, por uma simples razao! Nao tem estofo mental! Mostrou isso por ter ficado condicionado depois da lesao e mostra isso constantemente em campo com as suas atitudes. Tenho pena que este (rodrigo) tenha tirado o lugar ao Nelson, Saviola, ou mesmo Melgarejo! Sim porque eu queria ter visto o Melgarejo a joga como segundo avançado por o Benfica!

    joao Anjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. so tem estofo mental na seleção sub-21 espanhola, melhor marcador de sempre! so se podera comparar cardozo, lima e rodrigo quando jogarem todos os mesmos minutos! como poderei comparar rodrigo com os outros quando joga 1/50 do tempo dos outros?

      Eliminar
  12. Deixa estar lá o Lima que ainda vai ser importante esta época. Quando o Cardozo e outros cairem de rendimento, vai aparecer Lima, Salvio vindo de lesão, e o sérvio 10 que não corre, mas ainda vai ser importante.

    ResponderEliminar
  13. Vermelhusco:
    Como ponto prévio, devo dizer que leio este blogue TODOS OS DIAS.
    Mas tenho agora uma mágoa crescente em relação a algumas coisas que aqui são escritas.
    Num dia em que o Benfica vence um jogo empolgante, emocionante (nem sempre bem jogado por nós) e com um golo nos "fatídicos" e "traumatizantes" 90 minutos, o que é que eu leio neste blogue?
    "que futuro para Lima?"
    "parabéns Rodrigo! e cala-te; Jorge Jesus!"
    "que venha um milagre!!!"

    Perdoe-me o reparo (injusto, seguramente...), mas não me parece que se demonstre muita alegria por uma vitória do Benfica, num campo onde nunca o tinha feito! O Benfica ganhou!
    Há coisas a criticar na Direcção, no corpo técnico, no plantel e nos adeptos? Há concerteza!
    Mas eu esperava ver aqui alguma centelha daquele -que alguns escrevem- dizem ser o “seu” Benfica. Alegria genuína, caramba!
    O Benfica não garantiu a qualificação? Tem feito uma campanha europeia mediana? Sim, é evidente! Mas ONTEM GANHOU!
    Será que os benfiquistas perderam a capacidade de vibrar com as vitórias dos “seus” Benficas?
    Nem um artigo do género “Benfica Venceu”? Porquê?

    Este comentário não pretende ser um tema de debate, por isso não responderei a qualquer interpelação. Leia isto como um desabafo de um benfiquista que, vivendo no meio de portistas anti-Benfica, lê blogues benfiquistas na esperança de encontrar algum ânimo.
    Dito isto, despeço-me até ao próximo artigo deste blogue.
    Ass:
    Mohammed (um mouro do norte)
    (permita-me recuperar uma alcunha há muito perdida)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vitória num campo onde nunca tinha ganho é para mim simplesmente irrelevante se não leva a títulos. Tão simples quanto isso.
      Ainda se estivessemos a falar de uma vitória épica no San Siro ou no Camp Nou. Agora a um Anderlecht?

      Eu já não consigo ter alegrias durante a época com o Benfica com estes protagonistas. Porque sei que ao chegarmos ás alturas das decisões falhámos. E falhámos constantemente todos os anos. Se quer festejar vitórias em jogos, eu quero festejar títulos porque conquistar títulos devia ser o objectivo do Benfica e não ganhar jogos para valorizar jogadores e fazer dinheiro a dirigentes e empresários.

      Eliminar
  14. Para mim isto é um não-tema. É claramente um jogador em baixo de forma que assim que a recuperar (marcar um golo) vai voltar ao nível da época passada.

    ResponderEliminar
  15. NauBenfica28/11/13 18:29

    Deixou de render o que já rendeu porque está em má forma, como estão outros jogadores do Benfica.
    O Rodrigo tem tido oportunidades que não tem aproveitado. Desde que o Bruto Alves o arrumou, que não é o Rodrigo que já vimos jogar. Para mim, é manter os dois.
    O Nelson Oliveira não tem mostrado grande coisa nos clubes por onde tem andado. Foi aquela fase boa da seleção, parece que ganhou tiques de vedeta e... apagou-se.

    ResponderEliminar
  16. para mim tem de sair ou cardozo ou lima! para impulsionar rodrigo, e quem sabe funes mori! cardozo resolve em jogos mas tem outros que nem toca na bola, e esses jogos são muitos! lima tem 29 anos!

    ResponderEliminar
  17. Um jogador que luta, que ajuda a equipa, e sobretudo porque é um FINALIZADOR NATO, não deve ser posto em causa, só porque as coisas não lhe estão a correr bem !

    https://www.youtube.com/watch?v=uemEHJRVdME

    ResponderEliminar
  18. Mas o Rodrigo marca um golo e já é o maior??? E os 2 anos seguidos com exibiçoes a roçar o miserável já não contam? Para mim nem 3º melhor avançado é. Markovic faria muito melhor. Cardozo está 5 patamares acima. Lima.. precisa de descanso. Mas vai dar-nos muitas alegrias.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  19. Tiago Santos29/11/13 01:27

    Espero mesmo que seja uma má fase como muitos dizem porque Lima é um grande jogador e muito útil ao Benfica. Foi durante o ano passado o jogador em melhor forma do Benfica durante a grande maioria do tempo. É um jogador com muita entrega e esforço que torna o facto de não marcar mais suportável.
    Mais preocupante para mim é ver como é que jogador que o ano passado chegou no inicio do campeonato e foi uma maquina, ao segundo ano de Benfica desaparece. Como o Cardozo que sem a pré-época corre mais que em anos anteriores. Coisas para quem sabe mais que eu...

    ResponderEliminar
  20. que metam rodrigo a jogar tanto como cardozo e só aí poderão comparar o quer que seja. Estão a tapar este talento com 2 mulas velhas! O lima ainda corre o cardozo arrasta-se! cardozo tem jogos que é 1 espetaculo e outros que nem toca na bola!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No golo do Markovic ao SCP ele nem tocou na bola. Mas vê o movimento dele a prender um defesa que quando percebeu que Markovic ia entrar, procurou tapar mas já foi tarde... Ainda bem que Cardozo se arrasta...aprende a ver futebol se quiseres ajudar a equipa...

      Eliminar
  21. Acho que esta temporada o Lima é para ficar até ao final, se entretanto não subir e muito de rendimento o melhor a fazer é no final da época conseguir algum dinheiro por ele enquanto é tempo.
    Uma coisa é certa, nem falo dos golos que não tem marcado, mas continuar a falhar a maior parte dos passes e a estragar inúmeras jogadas de ataque não se admite e não é sinónimo de qualidade suficiente para o nosso ataque, o Cardozo ao pé coxinho dá dez a zero no que oferece ao futebol da equipa na continuidade das jogadas, aliás gostava de saber o porque do Lima ninguém falar mal, é que se fosse o Cardozo ou o Nelson Oliveira a jogarem tão pouco em tantos jogos seguidos caia o carmo e a trindade!
    No entanto a má forma física do Lima não é exclusiva a ele, ainda estou para saber que pré temporada amadora foi feita este ano, capacidade física é 80% do jogo do Lima tirem-lhe isso e é um jogador vulgar, agora lá está após várias épocas a ser espremido no Braga duvido que tenha capacidade para muitas mais ao melhor nível.

    ResponderEliminar
  22. enfim...quer dizer, vamos dispensar o Lima porque desde o inicio desta epoca não tem dado uma para a caixa...mas em compensação devemos apostar o rodrigo que desde ha 2 epocas não faz nada de jeito só porque é + novo! Mais incrível é reclamarem um lugar para o funes mori!!! Wtf!1
    ass: Pires

    ResponderEliminar
  23. mas agora o lima já não presta o ano passado era o maior agora já é mau e pior que o Rodrigo já não há pachorra para estes gajos bom bom é o eder esse é que é um grande ponta de lança.

    ResponderEliminar
  24. Como estão os outros avançados ??
    A politica À volta do nº 7 dá moral aos colegas???
    Lima já marcou este ano ao cair do pano, valeu ou não valeu ?? Aliás após o maravilhoso castigo ao nº 7, os restantes avançados tiveram injeção de moral??
    Bem o Dom do 19 voltou agora e caiu agarrado à cara.
    O Lima também poderá estar com uma dor nas costas. Na época passada, a sua primeira de águia ao peito marcou mais 2 golos que o nº 7. Lembram-se de uma opinião do Carlos daniel , que tanta celeuma deu ??
    A Lima faz falta minutos, aliás o Nelson já referiu isso. O 19 da selecção espanhola não tarda... até o nº 50 após a entrada do º 7 começou a perder a veia...

    Nota: e a paciência para as 7 temporadas com o 7. Neste período existe um Campeonato ganho, mas não esqueçam que havia Aimar, Saviola ou Di de alimento...

    Benfica Todos Tempos.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking