O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 17 de novembro de 2013

Exclusivo NGB: Ideia 7 - A Infra-estrutura que falta ao SLBenfica

. 26 comentários
Quando aqui apresentámos o conceito da incubadora de ideias e novos projectos "Benfica Business Angels", no tópico Exclusivo NGB: Ideia 5. - Benfica Business Angels, referimos na altura que poderia ser implementado num edifício a implementar no espaço do actual espaço do sintético da Luz. Na altura revelámos que haveriamos de explicar o porquê de alterarmos esse espaço, sendo que ali funciona a escola de futebol GeraçãoBenfica.

O motivo chama-se: Academia de Formação do SLBenfica.

Consideramos ser esta a infra-estrutura que falta ao SLBenfica. Uma Academia de Formação do SLBenfica em Lisboa para centralizar três áreas de formação:

- Equipas de formação dos Traquinas (Sub9) aos Infantis (Sub13) actualmente dispersas em dois campos em diferentes campos de Lisboa para treinar e para jogar.
- Polo central da Escola de Futebol e Animação GeraçãoBenfica
- Criação de um segmento de futebol feminino do SLBenfica centralizado na Academia.

No Caixa Futebol Campus treinam e jogam todas as equipas a partir dos Iniciados (escalão Sub14), mas até essas idades há uma grande dispersão e desconexão do trabalho de formação.

Não sabemos se era ou não esta a ideia subjacente ao alegado interesse no complexo do Estrela da Amadora, mas se era... não faz qualquer sentido investir ou 2 ou 3M€ na aquisição do espaço e outro tanto a remodelar o espaço, quando simplesmente se pode construir uma Academia de raiz, talvez até por menos que apenas o custo da aquisição do Complexo do Estrela da Amadora.

O plano passaria por construir nos arredores de Lisboa (Loures, Odivelas, Oeiras...), uma Academia com as seguintes características:


Seria um espaço composto por dois campos de futebol 11, que se permitiriam dividir em quatro campos de futebol 7, precisamente o tipo de jogo até ao escalão Sub12, daí em diante joga-se futebol 11.

Além desses dois campos haveria ainda um terceiro campo, de dimensões de futebol 7, construido em formato de replica do Estádio da Luz, com os quatro arcos, mas totalmente coberto, destinado especialmente aos escalões mais jovens e às aulas/equipas de animação.

Além dos espaços desportivos, todos eles servidos por bancadas laterais (assinaladas como "Stand A, B e Kids) e por 6 balneários, dois para cada campo de futebol 11 e mais dois (B5) para o campo de futebol 7.
Serviços complementares/apoio em Prestação Serviços por entidades especializada/parceiros SLBenfica.

Mais do que uma simples Academia:
O projecto passaria por implementar bastante mais que apenas "campos de futebol". Além do estacionamento, seria construido um edificio de apoio, com dois pisos para suportar os serviços complementares à academia ou de suporte à actividade, a saber:

- Espaço de Estudo Acompanhado – Espaço explorado por entidade parceira do SLBenfica, especializada no apoio ao estudo e explicações e dedicado aos jovens atletas do SLBenfica (sejam da animação ou competição). O objectivo seria ajudar os jovens no Acompanhamento ao Estudo, Apoio para Testes, Realização Trabalhos de Casa, etc. do 1º ao 7º ano de escolaridade.

- Serviço de Transporte - Disponibilizar, novamente através de uma entidade parceira do SLBenfica, a disponibilização de um serviço de transporte dos jovens desde a Escola ou Residência para a Academia e, se necessário, de regresso à residência do jovem.

- Restaurante Temático - Localizado no piso superior, com vista para toda a Academia, espaço para restaurante temático que poderia passar por um restaurante do Clube, ou um restaurante “Fast Food”.

- Loja do Clube - Espaço de Merchandizing do Clube, de dimensões mais pequenas e que promova os produtos de merchandizing mais direccionados aos mais jovens.

- Loja de Parceiro desportivo (Adidas p ex.) - À semelhança do que existe no Estadio da Luz, uma loja, de menores dimensões, destinada ao parceiro desportivo do SLBenfica, para promoção e venda de equipamento desportivo, especialmente dedicado aos jovens da animação.

- Cafetaria Snack Bar - Um espaço de cafetaria, com esplanada coberta, com Office Point Wifi para os pais/encarregados de educação poderem assistir aos treinos/jogos dos seus educandos enquanto se mantêm "ligados" e com possibilidades de trabalhar.

- Secretaria da Escola de Futebol - Serviços Administrativos dedicados ao polo central da escola de futebol GeraçãoBenfica, actualmente no sintético do Estádio da Luz

- Áreas de Apoio – Rouparia, Lavandaria, Gabinetes Técnicos para treinadores e coordenação técnica do futebol de formação, Enfermaria, Sala de Convivio, Parque Estacionamento...

Potencial de Utilização:
A Academia seria, então, destinada às seguintes equipas:
- Todos os escalões de formação de competição até ao escalão de Infantis A (12 anos).
- Todas as equipas de animação e "selecções" GeraçãoBenfica
- Escalão de formação de futebol feminino (Juniores) com duas equipas A e B
- Projecto Social: Dinamização da Academia no período da manhã disponibilizando o acesso à prática desportiva a jovens desfavorecidos do concelho onde for implementada a Academia, em colaboração da Fundação com o Município e as escolas da zona.

Capacidade de Retorno Financeiro:
- Naming da Academia
- Publicidade Estática nos Campos
- Parceiros/Patrocinadores de Serviços – Estudo Apoiado, Transporte Atletas e Estacionamento
- Naming do Campo de Fut7 coberto para os mais jovens
- Parceiros de Exploração e Manutenção da Academia (Limpeza, Conservação, etc.)
- Publicidade Estática para o Exterior (Muppies, Outdoors, etc.)
- Decoração dos espaços da Academia – publicidade estática no complexo
- Eventos, Torneios e Acções de Marketing

O SLBenfica passaria a poder ter um espaço para iniciativas como "Summer Camps SLBenfica" e replicar a metodologia para, em regime de franshising, realizar estes projectos fora de Portugal no Verão (Espanha, Brasil, Angola...).

Também passaria a ser possível organizar eventos desportivos como Torneios Internacionais de futebol Infantil ou de futebol Feminino.

Outra iniciativa possível seria a realização de eventos com jogadores, trazendo-os aos treinos dos mais jovens, realizar iniciativas com a BenficaTV, Elite Training Camps para Sub14 (à semelhança do que já existe no Seixal para maiores de 14), 

Skills Challenge – “Torneios” de treinos de abordagem direccionada a determinados skills (remate, finta, controlo de bola, etc) alargado aos CFT, com as performances a resultarem numa Final Nacional no Estádio da Luz com a presença de elementos da equipa principal.

Entre muitas outras iniciativas...

Análise Financeira de alto nível

Receitas
  • Aluguer de Espaços Comerciais (Restaurante, Cafetaria, Parque, Loja Parceiro Desportivo, Espaço Estudo)
  • Royalties Receitas Espaços Comerciais
  • Mensalidades Alunos GeraçãoBenfica
  • Patrocínios, Publicidade Estática e Naminings
  • Realização de Eventos, Torneios e Acções de Marketing
  • Reconversão do espaço do actual sintético da Luz para novos espaços comerciais
Custos Adicionais aos actuais
  • Construção da Academia (Activo Clube)
  • Manutenção e Conservação (Integração em ganho de escala com outras infra-estruturas do Clube)
Potencial de Optimização de Custos actuais
  • Consolidação e Centralização de serviços (logística, equipamentos, lavandaria, recursos humanos, etc.)
  • Redução de custos com alugueres de espaços de treino

Em resumo, os principais pilares deste projecto seriam:

- Projecto Inovador de maior Integração do projecto GeraçãoBenfica e do Dpt de Formação
- Infra-estrutura com serviços complementares para atletas e apoio aos encarregados de educação
- Dinamização do espaço para utilização diária extra-futebol (restaurantes, lojas, etc)
- Elemento potenciador e gerador de receitas adicionais e optimização de custos para o SLBenfica
- Instalações de elevadíssima qualidade e design ao nível da dimensão e qualidade do SLBenfica
- Replica do Estádio da Luz no “MiniEstadio” coberto para Fut7
- Centralização dos serviços de formação Sub9 a Sub13 e criação futebol feminino.

Neste sentido, retiramos a opinião que faz mais sentido realizar uma parceria com um município dos arredores de Lisboa para construir um espaço destes de raiz, que terá menos custos para o clube do que comprar um espaço já existente e com necessidades de requalificação.

Como nota final... seria a oportunidade, também, de mostrar ao FCPorto que conseguiamos fazer um projecto muito melhor do que o FCPorto fez no VitalisPark, revitalizando o antigo campo do clube ”Campo da Constituição” para estruturar o conceito de escola de futebol e formação até aos sub13. Um projecto com naming pela Unicer – VitalisPark que alberga uma escola de futebol “DragonForce” gerida pelo clube e que serve de base e ponto de contacto com o clube pelos demais projectos em regime de franshising.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

26 comentários

  1. Quem lê tudo isto até pode concordar.Mas, e lá vem o maldito mas, para tudo isto é preciso dinheiro e das duas uma.Ou o SLB "esta" falido como andam sempre a acusar ou então vivem na demagogia.Porque se a actual Direcção é atacada por se "envolver" em negócios mais atacada seria aqui.Basta ver o que já atacam só por se falar em comprar o parque desportivo do Estrela da Amadora.Acha-se muito 2 milhões e outro tanto em obras e não se acha muito construir de raiz uma academia conforme projecto ai apresentado. Será que seria construido com meia dúzia de tostões?E deixem-se de andar sempre a comparar-se aos portistas corruptos pq esses não fazem nada.Compram tudo já feito.
    MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conseguiste escrever um comentário TODO ERRADO! Espetacular...

      1. O parque desportivo do Estrela custa pelo menos 2 a 3M€ só para comprar e depois outro tanto para requalificar. Ora, a academia custaria seguramente menos que isso já pronta a usar.

      2. O FCPorto efectivamente não comprou feito e fez algo do genero (com muito menos qualidade do que aqui apresentamos) no campo da Constituição

      Eliminar
    2. Mas alguem com 2 dedos de testa pode defender gastar dinheiro para comprar o complexo do estrela??? so' dado e mesmo assim tem que demolir aquela merda toda e construir...

      Vou dar um exemplo de como o que nao faltam sao opcoes diferentes: A Universidade Nova em Lisboa decidiu fazer um campus novo ja que o que tem em Campolide ja nao oferece as condicoes que precisam. O que e' que fizeram? foram vender o projecto 'as camaras da periferia e conseguiram que a camara de Cascais disponibilizasse um terreno ao pe de carcavelos ('a frente do mar ao pe do colegio St Julians) para construir o novo campus de BORLA, repito outra vez, de BORLA! Agora para construir o edificio estao a tentar convencer entidades a pagar em troca do naming da business school. Sera' muito dificil fazer isto com a marca Benfica por tras??? NAO ME PARECE!!

      O que nao faltam e' terrenos nas camaras para este tipo de infraestruturas, se realmente houver a necessidade de investir

      abram os olhos caralho, o LFV so quer o tacho para o negocio...

      http://www.cm-cascais.pt/sites/default/files/anexos/gerais/ot_2519dezembro.pdf ponto 12.2



      Eliminar
    3. deixa as drogas, ó Marquês!
      LOOOOOOOOOOOOOL

      Eliminar
    4. Agora até já são especialistas em construção. Opinar é fácil, basta abrir a boca, acertar é mais difícil.
      Há um ditado antigo, "quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão?"
      Deixem as pessoas que sabem do negócio decidir.

      Eliminar
    5. ZédaPissa não sei se conheces a história da formiga e do Elefante ?!

      Basicamente havia uma formiga que queria passar para o outro lado do rio e como tinha medo da água e não sabia nadar resolveu ir pedir ajuda a um elefante que se aproximava. Este como ia passar para o outro lado da margem acenou e a formiga lá subiu para as suas costas. Quando chegou ao outro lado do rio, a formiga agradeceu com um sincero Obrigado!
      Ao que o elefante respondeu:

      Obrigado o crl, baixa mazé as calcinhas !!

      Abra os olhos caralho, não há nada grátis nesta vida !! Além do mais andas a confundir entidades muito diferentes. uma pública pertencente ao estado e outra privada! Isto é o que dá andar a saber de arranjinhos e borlius vindos do fcp. dp a malta fica mal habituada.

      ps: bem mas se é assim tão fácil, então eu proponho que o NGB liderado pelo ZéPissa, comecem a tratar deste processo/projecto e depois de venderem o projecto à uma câmara à volta de Lisboa e de esta disponibilizar um terreno de BORLA, repito de BORLA, depois simplesmente cedam ao SL Benfica.A partir daí fica a parte mais díficil de se fazer, o naming etc do campus.

      Eliminar
    6. Ate a merda do teu clube la no norte arranjou um banco brasileiro para pagar a merda do museu da corrupcao!!

      Eliminar
    7. Ó ZePissa, sim, o banco agarrou no carcanhol e construiu o museu assim porque lhe apeteceu ou só por publicidade... Deves viver na terra do nuca de certeza... TUDO SE PAGA PÁ!!!!

      Eliminar
  2. genial presidente, genial!
    antero

    ResponderEliminar
  3. Desde já saúdo esta iniciativa do blog, que tenho vindo a acompanhar, e espero que as ideias cheguem à direcção (e recebam feedback!).

    O projecto "Geração Benfica" e o actual campo sintético na Luz (associado ao dos Pupilos) significa que investir largos milhões (é disso que estamos a falar!) num novo projecto dedicado ao futebol seja um enorme desperdício de recursos, pois neste momento os sub-14 já têm vários locais na Grande Lisboa onde treinar, para além de que a uniformização da formação deve ser feita a nível de recursos humanos e não de infra-estruturas (iria contra a lógica da "Geração Benfica").

    O investimento que os sub-14 precisam é ao nível da melhoria continuada dos formadores, e para isso basta apenas uma sala de reuniões (e o sintético) na Luz para receber os formadores de todo o país de forma regular.

    A infra-estrutura desportiva que falta é a meu ver um pólo dedicado exclusivamente às modalidades, com campo para o Rugby, pista de atletismo, etc. etc. A minha escolha seriam os terrenos do Odivelas F.C. (pois o investimento seria menor) sendo que também poderia ser feita uma parceria para a utilização do pavilhão que fica a poucos metros de distância. Obviamente que esta infra-estrutura seria construída de modo a complementar não só o CAR do Jamor como as instalações da Luz assim maximizando a eficiência do espaço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostamos de ver gente do Benfica atenta ao blog.
      Portanto, investir 2 ou 3M€ para ter uma Academia que se paga a si própria num curto espaço de tempo é um... desperdício de recursos? Aconselho ler melhor o ponto: "Potencial de Retorno Financeiro"

      Relativamente à GeraçãoBenfica, seguramente que se enganou no que referiu. A GeraçãoBenfica nada tem a ver com o campo dos Pupilos e o espaço da Luz é manifestamente pequeno para criar um projecto de dimensão para o polo central da Luz.

      Ter um polo central da GeraçãoBenfica, como temos hoje no Estádio mas como mais dimensão e potencial de criação de marca, beneficiaria o projecto de formação/animação e ao dar mais expressão, beneficiaria as demais escolas da região de Lisboa (e não só). O projecto GeraçãoBenfica não tem nada a ver com o que refere e menos ainda com a possibilidade de "coabitar" numa Academia.

      A uniformização da formação deve ser feita SIM também nas infra-estruturas. Não faz qualquer sentido andar com a casa as costas com escalões diferentes em campos diferentes, recursos a andar de um lado para o outro.

      Faz toda a diferença! Mas mesmo que não fizesse, o projecto da Academia dá potencial de receitas adicionais para o SLBenfica e a situação actual... dá ZERO! Apenas encargos.

      Relativamente às modalidades, a libertação do sintético da Luz poderia perfeitamente servir para a construção de um espaço para o rugby e atletismo, concentrando na Luz todas as modalidades, e com isso trazendo mais gente á Luz, pois só o futebol tem força e dimensão para dinamizar um espaço próprio como o CFC ou esta academia agora proposta.

      Infelizmente, "não está a ver o filme"... ainda que eu respeite integralmente a sua opinião.

      Eliminar
    2. Quanto às ideias chegarem ao blog, tivemos o cuidado de só as publicar, depois de as ter enviado para conhecimento do Sport Lisboa e Benfica. Fica a informação aos interessados.

      Eliminar
    3. GB, como sabes que este projecto custa entre 2 a 3 milhões?

      Achei interessante o projecto mas cheira-me que estará mais próximos do 10 milhões do que desses 2 ou 3... Não sei...

      Eliminar
  4. E achas que alguém da direção se vai mexer para isso?

    ResponderEliminar
  5. Resposta ao comentário 7:

    Está a partir de uma premissa errada no que toca aos custos. Já que refere o Vitalis Park, seria útil saber quanto custou pois o projecto que apresente é, como refere, maior e assim teriamos dados concretos para discutir em vez de projecções bem intencionadas (os rendimentos não questiono pois não tenho dados para o fazer). Construir de raiz 6 balneários, uma "mini-Luz" coberta, edífico de apoio etc. etc. com a qualidade, por exemplo, do Vitalis Park, teria um custo bem superior a 3M€. Para se ter uma referência concreta a construção de apenas um campo, e respectivas infra-estruturas de apoio, englobado no acordo de expansão do CFC deverá custar aproximadamente 1M€ (sem derrapagens).

    O campo dos Pupilos faz parte da formação sub-14, como todos os projectos GB, foi nesse sentido que o referi, e o que mencionei implica não gastar mais 1€ que seja em "betão" (pois esse pólo seria sempre um concorrente e não um complemento das GB já existentes na zona da Grande Lisboa) mas sim investir nos recursos humanos ligados à formação que já existem e que estão espalhados por todo o continente (e no estrangeiro). O que vai melhorar a formação, na minha opinião, são os técnicos, pois um rapaz de 10 anos que frequente a GeraçãoBenfica, por exemplo, em Faro (ou Angola!), vai ganhar zero com este pólo para os sub-14. De facto o "filme" não me agrada, mas admito que possa ser eu que esteja errado. Fico a aguardar pelas próximas ideias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Armando ;)

      Começando pelo inicio:
      - Comparativamente com o Vitalis Park, é pouco maior o espaço necessário, a grande diferença passa pela amplitude de serviços disponibilizados (mediante custo) aos jovens.
      - Sobre a componente dos custos, volto a referir o exemplo acima: Estamos a falar de 35/40.000m2, um espaço de construção imensamente inferior ao CFC e com muitíssimo menos infra-estruturas. Será que seria "apenas" 5x inferior em custos (15M o CFC e 3M€ este)?
      - A vertente do edifico de apoio teria apenas o encargo de construção, dado que os acabamentos e ajustes seriam da responsabilidade dos parceiros que viriam a explorar os espaços em regime de concessão
      - O naming (250 a 350.000€/ano) acabaria por pagar grande parte do custo da construção e demais patrocinios explicados no texto ajudariam a suportar os custos operacionais. Aqui tambem se inclui as rendas dos espaços comerciais ou royalties sobre os serviços prestados.

      Olhando à questão da GeraçãoBenfica, não tenho qualquer duvida que "formar formadores" é importantíssimo, como aliás viu na apresentação que enviámos ao SLBenfica, isso mesmo está lá escrito.

      O polo central da Academia seria tão concorrente dos demais polos GeraçãoBenfica como é hoje em dia o polo do Estádio da Luz e/ou do Seixal ou mesmo dos Olivais.

      Eliminar
  6. NauBenfica17/11/13 12:30

    Parabéns por todas as ideias/sugestões que têm apresentado. Quero crer que a direção aproveitará algumas. Uma organização tem sempre lacunas e pontos fracos que urge colmatar e melhorar, e a organização do futebol do Benfica não foge à regra.

    ResponderEliminar
  7. "1. O parque desportivo do Estrela custa pelo menos 2 a 3M€ só para comprar e depois outro tanto para requalificar. Ora, a academia custaria seguramente menos que isso já pronta a usar."

    Não sei com que bases afirmas que custaria menos. E duvido muito que ficasse mais barato arranjar um terreno próximo de Lisboa licenciado para construção e com aposterior construção do que este do Estrela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena responder? Já ouviste falar em concessão de terrenos municipais?

      Eliminar
    2. As concessões exigem contra-partdas. Lisboa não é Gaia.


      paulo da Cruz

      Eliminar
    3. Paulo, não achas que qualquer concelho limitrofe de Lisboa gostaria de ter um equipamento desportivo no formato como acima descrito? Não achas que chama gente ao concelho?

      Nota que não falo em venda dos terrenos, em concessão do direito de superfície ao SLBenfica por, por exemplo, 20 anos mediante um pagamento simbólico.

      Achas que o Seixal beneficia pouco com o CFC?

      Eliminar
  8. NovoGeraçãoBenfica,

    Não entendo então o porquê da existência do Centro de Estágio/Formação do Seixal?!

    Outra coisa: não entendo porque é que em Portugal os grandes concentram a formação de qualidade. Isto é, quando olho para as equipas de formação dos grandes europeus, como de Inglaterra, França, Holanda, Bélgica, Itália e Alemanha, não vejo tantas equipas por escalão como vejo em Portugal.

    O Benfica tem quantas equipas de juvenis? 2, 3, 4, 5? Temos cerca de cento e tal jovens... jovens que têm de se deslocar dos seus lares, do seu ambiente familiar, jovens que vêm para Lisboa/Seixal muitas vezes sem saber ao certo se querem mesmo seguir a carreira de futebolista, outras sem saber ao certo se têm o necessário para prosseguir essas carreiras.

    Não é um mal do Benfica, mas regra geral do futebol português, pois só nos grandes encontram profissionais que dedicam 110% das suas vidas ao futebol. Na maior parte dos clubes, persiste ainda o amadorismo fruto de uma paixão de alguns anónimos ou até pais que dispõem um pouco do seu tempo livre para ir treinar a garotada. Não estou contra estes. Longe de mim. Aliás, deveriam receber uma medalha de mérito. Mas, se queremos ter equipas nacionais recheadas de jogadores como o Ronaldo, então devemos ter outro tipo de formadores, que dedicam 110% a essas causas.

    Por isso é que mais do que andar a fazer centros e mais centros de estágio, que mais parecem hóteis, acho que se deveria tentar criar parcerias com "n" clubes por todo o Portugal, sendo o Benfica responsável através de contratos de "outsourcing" ou algo parecido, por colocar gente competente (treinadores, fisioterapeutas) pelos clubes com menos possibilidades, mas em regiões onde existe muito potencial para surgirem jogadores. A contrapartida, seria sempre direito de preferência. Isto para não falar no efeito RP que teria sobre a população.

    A mais valia de um projecto deste tipo face àquele que foi apresentado no artigo tem a ver com o facto deste aproveitar as estruturas já criadas, adoptando-as às novas exigências. Por outro lado, chega-se mais rapidamente a vários pontos do país. Algo que um projecto de "franchising" não estou a ver conseguir atingir no curto e médio prazo, dada a conjectura económica (poucos com dinheiro suficiente para fazerem isso noutros locais).

    De qualquer das formas, é de louvar todo o teu trabalho a apresentar estas ideias, que quanto a mim deveria ter mais gente a debater de forma construtiva.

    Parabéns pela iniciativa! ;)

    ResponderEliminar
  9. Boa ideia com um projecto muito bem desenhado.

    Depois de nos dizerem que no campo principal do Caixa Campus iam ser criadas condições para acolher, com todas as condições, os jogos da Equipa B e até de juniores.

    De nos dizerem que o protocolo com a Camara criaria condições para alargar o centro de treinos.

    E a ainda que o Benfica ficaria com o Campo do Bravo.

    Eu pergunto:

    Para quê comprar a preços de habitação um campo de futebol onde ainda se vai gastar mais na sua remodelação do que no espaço ????

    Que condições oferece aquele espaço para demensionar as escolas de futebol ?????.

    Depois já começa a ser dificil ter que ler os argumentos hilariantes dos seguidores de Viera.

    Será que é dificil concluir que qualquer Camara da periferia terá interesse em ter na sua zona um centro de formação do Benfica ?????

    Será dificil ver os dividendos que o Benfica gera a diversos níveis ????

    Grande trabalho Geração.

    ResponderEliminar
  10. @ZePissa tens imensa Razão.

    "...2 dedos na testa.."

    O 33º e os negócios. O outro disse que em terra de cegos... e colocou a sua meia foto, do rosto na capa do livro.

    O pior é que o Benfica sem ganhar, os negócios fazem-se à mesma... esta "Bandeira" encobre muito e tudo é permitido.
    A exemplo das obras do campo do bravo,..as câmaras,enfim o estado Português está de "tanga".

    Benfica Todos Tempos

    ResponderEliminar
  11. Análise Financeira de alto nível

    Receitas
    Aluguer de Espaços Comerciais (Restaurante, Cafetaria, Parque, Loja Parceiro Desportivo, Espaço Estudo)
    Royalties Receitas Espaços Comerciais
    Mensalidades Alunos GeraçãoBenfica
    Patrocínios, Publicidade Estática e Naminings
    Realização de Eventos, Torneios e Acções de Marketing
    Reconversão do espaço do actual sintético da Luz para novos espaços comerciais


    Custos Adicionais aos actuais
    Construção da Academia (Activo Clube)
    Manutenção e Conservação (Integração em ganho de escala com outras infra-estruturas do Clube)


    Potencial de Optimização de Custos actuais
    Consolidação e Centralização de serviços (logística, equipamentos, lavandaria, recursos humanos, etc.)
    Redução de custos com alugueres de espaços de treino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Reconversão do espaço do actual sintético da Luz para novos espaços comerciais"

      O autor faz ideia se o PDM permite construção no local do sintético?

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking