O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 1 de setembro de 2013

Boletim Clínico do Benfica - PARTE I

. 28 comentários

O ESTRANHO CASO CLÍNICO DE MAXI PEREIRA


Após um Derby onde várias coisas foram constatadas, mais do que provadas e acima de tudo, tornadas fatídicas, venho aqui falar dos boletins clínicos que assolam o plantel do Benfica. Durante o jogo perdemos o Enzo Perez, o Salvio e o Gaitan. Vi ainda o Luisão massajar várias vezes a coxa na parte final do jogo... Noutros tempos, diria que algo de estranho se passa com o plantel, voltámos ás alturas em que os jogadores subiam as escadas dos balneários, e quando chegavam ao relvado, já tinham uma contractura muscular... Claro que se não tinham, diziam que sim, que não podiam continuar em campo. Claro que como disse, eram outros tempos, tempos até onde se queimavam treinadores, e se mostrava que com este mister não vamos jogar. Mas isso era quando os jogadores percebiam que mandavam mais que o treinador. Estes já todos viram que mais facilmente muda o plantel que o treinador, por isso, não duvido da veracidade das lesões.

Agora, o caso clínico que mais me preocupa é outro, de um senhor chamado Maxi Pereira. Estranho, muito estranho mesmo, o que se passa com esta "mini-locomotiva". É certo que nunca foi um primor de técnica, é certo que nunca foi um senhor rápido, nem tão pouco de conduta fair play exemplar. A sua agressividade sempre o levou a cometer aqui e ali alguns excessos, que por vezes nos penalizaram a ficar com menos homens em campo, outras vezes passaram incólumes. Nunca foi lateral direito de raiz, era médio direito algumas vezes, a maioria delas era médio centro. Foi assim a sua carreira inicial. Mas na Luz, tapadas estas posições por outros mais competentes, cedo não se mostrou conformado, e neste estádio onde tudo e todos se adaptam a novas posições, Maxi assim o fez: tornou-se lateral direito.

Senhor de uma força assinalável para alguém com aquele tamanho, senhor de um coração inesgotável, senhor de um profissionalismo que acima de tudo não lhe permite sair de campo sem ter deixado recordações nas canelas dos adversários, porque defrontar o Benfica não pode ser para todos. Maxi sempre fez questão de vincar isso. E isso eu até gostava. E se fizessem fita, ou queixas ao árbitro, tinham ali iniciado um rol de problemas que, coitados, tão cedo os pesadelos e terrores nocturnos não os iriam abandonar.

As correrias constantes pela lateral direita, o apoio ao ataque, a presença na defesa, o pouca terra muita terra que nos habitou fez-nos pensar que de todos os problemas que uma equipa pode ter, por ali não iríamos perder o sono. Ali sabemos que temos um lateral que não é Gareth Bale, ou Dani Alves ou Maicon, mas é daqueles gajos que dá tudo, nunca vira a cara á luta, e com um pulmão que mesmo que o jogo tenha dois prolongamentos, ele iria sempre chegar á linha para cruzar.

Maxi entrou numa espiral que não anunciava bons resultados. Único lateral UTILIZADO na direita, 60 jogos pelo Benfica por época, e no final, quando todos iam de férias ganhar bronze, Maxi rapava o cabelo e ia representar o Uruguai num Mundial, numa Copa América, num Mundialito, numa taça de Confederações, "what ever"... e apanhava o avião privado direto para a Luz, porque havia um jogo importante pelo Benfica e o seu profissionalismo e caracter de guerreiro vencedor não lhe "permitiam" ir de férias! E isto, não ADMITO QUE NINGÚEM ESQUEÇA! Pode-se criticar o jogador, mas nunca se esqueçam que na sua raça e profissionalismo ninguém lhe pode apontar o que quer que seja. Se quisermos apontar dedos a alguém, talvez áqueles que (não) têm gerido a sua planificação sazonal e utilização.

Agora, Maxi está a milhas do jogador que nos mostrou ser. Super pesado, super lento, alheado das jogadas, não lendo táticamente os lances, sendo sempre surpreendido com os desenlaces destes. Sobretudo, o seu olhar está triste, e quase sempre de olhos no chão. Não vejo Maxi encarar as bancadas, ou brincar com os colegas. Vejo-o refugiar-se nos laços das suas chuteiras, e um passar constante das mãos pela nuca e testa, como se estivesse sempre com vozes dentro daquela cabeça a gritar-lhe que não vai conseguir. Será que "queimámos" o Maxi com tanta exigência. Épocas sucessivas sem férias como deve de ser, para poder limpar o sistema e fazer reboot ao software criaram este "bug" mental no Uruguaio? O final de época passada pesa em todos, mas julgo que no Maxi ainda não terminou. Acho que ainda está preso naquele minuto 92, onde está a reviver vezes sem conta o cair de joelhos no chão.

Mas diga-se que já antes do final da Época passada, já não "tínhamos" o nosso Maxi conosco. Já era apenas uma triste e pálida imagem do jogador que outrora ali morou. E a grande questão é esta: porque estamos a queimar Maxi? Ele não está bem, já todos vimos, todos estamos a queimar-lhe a nuca com o nosso olhar de pena, que para alguns se vai transformando em raiva, pois há ainda quem pense que ele não joga porque não lhe apetece. Maxi está de rastos, e o seu estatuto não pode atribuir-lhe a titularidade. Respeite-se a equipa, os seus colegas que porventura merecem muito mais a titularidade, mas sobretudo respeite-se o Maxi Pereira, enquanto homem e jogador. Ele não merece que permitamos que se continue a arrastar pelo campo, penosa e desconcentradamente. Claro que para JJ, é como a música dos D-Zert: "para mim tanto me faz... digas coisas boas ou coisas más..." Mas não pode ser. Para Maxi, ele nunca vira a cara a luta, e nunca irá dizer que lhe dói a coxa ou o joelho. Ele irá sempre encher o peito de ar, e vestir orgulhosamente a nossa camisola, subindo o relvado cheio de vontade. O pior, é quando ele quer e tenta, e vê que não consegue... 

Este é um caso Clínico para tratar. E Urgente. Há uns que com gelo melhoram, este não será assim. É um caso bem mais complicado, mas que merece toda a atenção. Já sei que não será pelo treinador preocupado que temos que Maxi irá melhorar, nem tão pouco pelo Presidente culto que temos, que percebe muito do foro psicológico do ser humano. A resposta destes será: 
JJ - Max, eu sei o que vales, para mim tou a marimbar-me para o que dizem, *#lho! jogas e pronto! 
LVF - Maxi, o Benfica está a incomodar muita gente, tens de perder o medo de errar. Agora vai lá dar uma entrevista á BTV. 

O que eu diria? Maxi... Para mim, o Benfica fez-se com jogadores com a tua atitude. E o Clube é feito de homens com carácter. Ninguém está acima do Benfica, mas este clube não destrói ou mastiga as pessoas quando estas estão caídas. Faço questão que sejas um homem feliz por estares no Melhor clube do mundo, vamos tratar de ti, podes tirar as caneleiras e coxa elástica, respira fundo que vais descansar... E vais voltar ainda mais forte que alguma vez estiveste! 

Carrega Benfica, Sintam a Mística




Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

28 comentários

  1. Anónimo1/9/13 13:07

    Excelente post... Maxi sem dúvida que precisa de descansar.
    Saudações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, oxalá sirva para alguém ler e quem sabe, qualquer dia está o Maxi a agradecer a nossa preocupação! Abraço

      Eliminar
  2. REVOLTA DE UM ADEPTO DO SLBENFICA DO NORTE PARA COM JORGE JESUS
    Este é o melhor plantel dos ultimos cinco anos.
    O meu onze atual.
    Artur
    André Almeida, Luisão, Garay, Bruno Cortez
    Matic Ruben, Amorim
    Filip Djuricic
    Sálvio, Lima, Lazar Markovic
    Suplentes = Oblak, Maxi, Seteven Vitória, Enzo, Gaitan, Cardozo, Sulejmani
    Eu explico: Maxi suplente, jogo da madeira 1º golo do maritimo zona de acção do Maxi, 2º golo do maritimo cruzamento do lado direito com Maxi a fazer cobertura. Segundo jogo golo do gil vicente oferta do Maxi. Terceiro jogo golo do sporting raio de acção do Maxi aquela zona parece uma auto estrada, (não é com abraços e beijos que o Maxi regressa á boa forma , com o sporting foi o Pietra). Como te sentes André Almeida, nem convocado foi, depois de um bom final de época.
    Enzo parece uma barata tonta a correr mas nunca está no sitio. Ruben Amorim está em muito melhor forma, o melhor período do SLB com o maritimo foi a primeira parte do jogo com o Ruben em campo, com o sporting o meio campo conseguiu ter mais posse de bola e foi mais pressionante depois da entrada do Ruben.
    Quanto ao Rodrigo nem tenho palavras para descrever as exibições dele tal a diferença para o Markovic.
    Deixei o Djuricic para o fim porque o Benfica tem que mudar o sistema tático em certos jogos , o Djuricic a 10 mais junto do Matic e do Ruben para que este meio campo possa ter mais bola e para que esta chegue em condições ao avançados. Atenção esta é a minha ideia deste Benfica atual não quer dizer que noutras fases não possam entrar outros jogadores.
    Responsabilidade: Jorge Jesus e Direção
    Dispensados : Centrais Jardel e Stefan Mitrovic, ficava com Seteven Vitória porque é português e com o Lisandro Lopez pois o pouco que vi agradou-me bastante. Melgarejo tambem ficava pois para complementar o Cortez. Meio campo punha o André Gomes a rodar numa boa equipe portuguêsa( Ex: maritimo ou guimarães). Quanto ao Funes Mori começava por ganhar ritmo na equipe B, o Ola Jonh e o Urreta a jogar na B pois a qualquer momento poderiam ser chamados á equipa principal.
    Responsabilidade: Direção
    Arbitragens alguém vai ter que dar um murro na mesa e dizer basta, ou depois vai ser tarde. Declarações dos jogadores no final do derbi. Jornalista sportvporco sr. Jardim o que acha da não expulção do Matic Jardim não falo de arbitragens, será que não á niguem da direção que esteja a assistir em direto a este tipo de declarações, pois a seguir foi o Luisão e só deveria ter dito isto o golo do sporting foi precedido de fora de jogo, e o arbitro não viu uma gravata do jogar do sporting ao Cardoso, em vez disto o jornalista da sportvporco perguntou ao Luisão se já estava tudo sanado com os adeptos depois do que se passou no jogo do gil, será que não estava niguem por perto para dizer ao luisão para se vir embora antes deste responder, a seguir foi o Jesus e só deveria ter dito isto, o golo do sporting foi precedido de fora de jogo e o árbitro não viu um penalti sobre o Cardoso depois de uma gravata feita por um jogador do sporting, encomendem as faixas de campeão., e vinha-se embora.
    Ps: Socios e adeptos do SLBENFICA da zona de Lisboa e do Seixal e vizinhos do Jesus REVOLTENSE (CARALHO) antes que seja tarde será assim tão dificil vamos ter que levar com isto todos os fins de semana.

    ResponderEliminar
  3. Pois Jesus disse tudo isso...
    Quanto a Maxi,já se sabe, a memória dos adeptos é bem ao estilo do peixinho de aquário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah pois V.Branco, já muitos adeptos não se devem lembrar que dois dias depois de ganhar a copa américa pelo Uruguai, onde esteve em grande plano, renunciou ás férias para vir de avião privado para ajudar o Benfica na pré-eliminatória da Champions! Isto é vontade, carácter e BENFIQUISMO!

      Eliminar
  4. Santo Tirso1/9/13 13:49

    O responsável do Post merece na minha opinião um agradecimento por colocar em apreciação dos adeptos Benfiquistas,o momento de forma atual do Maxi Pereira.Para mim ele foi um jogador exemplar na entrega e paixão como defendeu a camisola do SLB e nisso ninguém o pode censurar.
    No entanto os responsáveis do Clube,devem estar atentos ao rendimento de todos os jogadores e não transformarem alguns em donos dos lugares que ocupam na Equipa.
    Mais uma vez no jogo de ontem o Maxi escapou á expulsão com entradas á margem da lei,e isso só acontece por falta de frescura física,e também com o aspecto psicológico muito em baixo.Para mim era um jogador que colocaria a descansar alguns jogos,e na próxima época avaliava a sua manutenção no Clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Santo Tirso!
      Realmente,ontem o Maxi teria sido expulso, cavando ainda mais o fosso anímico em que se encontra... Não podemos continuar a queimar assim o rapaz!

      Eliminar
  5. Anónimo1/9/13 14:15

    muito bom, concordo plenamente!!!
    Nuno Ramalho 116899

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto bastante da entrega e raça do Maxi Pereira, mas é um facto que ele está em baixo de forma. Temos outros jogadores no plantel para o lugar, como o André Almeida e o Ruben Amorim, mas acho que o Jorge Jesus é tão teimoso que não faz alterações. Acho que o principal prejudicado do Maxi continuar a jogar assim é o próprio Maxi que está a ser queimado pelo Jesus. A preparação física da generalidade dos jogadores do Benfica é má, a época mal começou e já estão de rastos... parece que este ano é mais do mesmo... como tem sido nas últimas 4 épocas. é incrível como o Jesus não altera em nenhumas circunstâncias o modelo de jogo. saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Marcelino, o JJ só conhece um modelo de jogo, que é este. O pior, é que já todos sabem como o Benfica vai jogar, tornando-se cada vez mais fácil anular o nosso sistema de jogo... e ninguém faz nada...

      Eliminar
  7. REVOLTA DE UM ADEPTO DO SLBENFICA DO NORTE PARA COM JORGE JESUS
    Este é o melhor plantel dos ultimos cinco anos.
    O meu onze atual.
    Artur
    André Almeida, Luisão, Garay, Bruno Cortez
    Matic Ruben, Amorim
    Filip Djuricic
    Sálvio, Lima, Lazar Markovic
    Suplentes = Oblak, Maxi, Seteven Vitória, Enzo, Gaitan, Cardozo, Sulejmani
    Eu explico: Maxi suplente, jogo da madeira 1º golo do maritimo zona de acção do Maxi, 2º golo do maritimo cruzamento do lado direito com Maxi a fazer cobertura. Segundo jogo golo do gil vicente oferta do Maxi. Terceiro jogo golo do sporting raio de acção do Maxi aquela zona parece uma auto estrada, (não é com abraços e beijos que o Maxi regressa á boa forma , com o sporting foi o Pietra). Como te sentes André Almeida, nem convocado foi, depois de um bom final de época.
    Enzo parece uma barata tonta a correr mas nunca está no sitio. Ruben Amorim está em muito melhor forma, o melhor período do SLB com o maritimo foi a primeira parte do jogo com o Ruben em campo, com o sporting o meio campo conseguiu ter mais posse de bola e foi mais pressionante depois da entrada do Ruben.
    Quanto ao Rodrigo nem tenho palavras para descrever as exibições dele tal a diferença para o Markovic.
    Deixei o Djuricic para o fim porque o Benfica tem que mudar o sistema tático em certos jogos , o Djuricic a 10 mais junto do Matic e do Ruben para que este meio campo possa ter mais bola e para que esta chegue em condições ao avançados. Atenção esta é a minha ideia deste Benfica atual não quer dizer que noutras fases não possam entrar outros jogadores.
    Responsabilidade: Jorge Jesus e Direção
    Dispensados : Centrais Jardel e Stefan Mitrovic, ficava com Seteven Vitória porque é português e com o Lisandro Lopez pois o pouco que vi agradou-me bastante. Melgarejo tambem ficava pois para complementar o Cortez. Meio campo punha o André Gomes a rodar numa boa equipe portuguêsa( Ex: maritimo ou guimarães). Quanto ao Funes Mori começava por ganhar ritmo na equipe B, o Ola Jonh e o Urreta a jogar na B pois a qualquer momento poderiam ser chamados á equipa principal.
    Responsabilidade: Direção
    Arbitragens alguém vai ter que dar um murro na mesa e dizer basta, ou depois vai ser tarde. Declarações dos jogadores no final do derbi. Jornalista sportvporco sr. Jardim o que acha da não expulção do Matic Jardim não falo de arbitragens, será que não á niguem da direção que esteja a assistir em direto a este tipo de declarações, pois a seguir foi o Luisão e só deveria ter dito isto o golo do sporting foi precedido de fora de jogo, e o arbitro não viu uma gravata do jogar do sporting ao Cardoso, em vez disto o jornalista da sportvporco perguntou ao Luisão se já estava tudo sanado com os adeptos depois do que se passou no jogo do gil, será que não estava niguem por perto para dizer ao luisão para se vir embora antes deste responder, a seguir foi o Jesus e só deveria ter dito isto, o golo do sporting foi precedido de fora de jogo e o árbitro não viu um penalti sobre o Cardoso depois de uma gravata feita por um jogador do sporting, encomendem as faixas de campeão., e vinha-se embora.
    Ps: Socios e adeptos do SLBENFICA da zona de Lisboa e do Seixal e vizinhos do Jesus REVOLTENSE (CARALHO) antes que seja tarde será assim tão dificil vamos ter que levar com isto todos os fins de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bino, a revolta mostra inconformismo! há muitas maneiras de protestar, mas quem quer ficar impávido e sereno, só tem que ficar quieto e não fazer nada! Pelos menos, não nos calam nesta revolta pela falta de ambição, visão e respeito pela maior instituição desportiva de Portugal! Só que, e como acabas por referir, a culpa não morre solteira... a Direcção está longe de estar isenta! Abraço

      Eliminar
  8. Anónimo1/9/13 14:33

    Não sei o que se passa quanto ao André Almeida, fez os jogos da liga dos campeões, menos com o Barcelona, jogou toda a liga Europa e com grandes exibições, 26 jogos a titular e 2560 mins. De repente eclipsou-se, mas em Portugal eh o jogador taticamente mais forte e cumpridor das suas funções. O André Gomes fez menos jogos, também eh mais novo, mas apresenta outro tipo características e será no futuro uma mais valia.




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver se o André Almeida, de repente não é "embrulhado" para "nenhures", ao jeito de um Melgarejo ou Emerson. Foram apostas seguras e convictas de JJ, e de repente saiem do 11 e passam a dispensados. Mais do mesmo!

      Eliminar
  9. Anónimo1/9/13 15:51

    QUATRO anos sem férias dá nisto, mas quem manda é cego, que se há-de fazer senão lamentarmo-nos?

    ResponderEliminar
  10. Águia Preocupada1/9/13 16:03

    Há muito que defendo que o Benfica deveria ter um bom psicólogo desportivo. Tudo o que passa na equipa tem muito de cabeça, de mente. E todos sabemos que quando a mente não está bem, o corpo não responde.
    Maxi precisa de férias, é um facto. Mas a fragilidade não seria tão notória se a mente estivesse limpa e livre.
    Mas também não podemos esquercer que a idade já vai pesando...
    Enquanto não tivermos um presidente capaz e conhecedor do quão complexa é a mente humana e um treinador que saiba qualquer coisita de condução de homens, não passaremos da mediocredide!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo quanto a essa necessidad, mas a verdade é que psicólogo existe. Não deve é ter tarefas bem definidas, ou pelo menos orientações talhadas para aquilo que é preciso neste momento. Por exemplo (é só um exemplo, de passagem, nem sequer relevante), dizer ao Luisão que de facto o clube pode ser de muita gente mas que dele é que não é nem lhe compete a ele fazer observações desse tipo.

      Eliminar
    2. Realmente, motivar, incutir, dimensionar a vontade, é tão essencial quanto treinar cruzamentos! ... será que há alguns entendidos do futebol que também vão afirmar que como o fair play, mente sã em corpo são é uma treta? Abraço Águia Preocupada!

      Eliminar
  11. RC: seja lá quem tu fores, escuta a opinião de um antigo jornalista: se nos jornais de hoje trabalhassem jornalistas, aconselhava-te a tentar ir para um jornal. Já há muito tempo nāo lia uma análise tão correcta, completa, consensual, como esta. Só espero que ela seja lida por quem tem responsabilidades no Benfica (ou que alguém lhes faça chegar).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Akhenaton! Espero que continues a passar por aqui, e que partilhes sempre a tua opinião, que pelos vistos é sustentada já por um percurso profissional! E mesmo que não fosse, toda a opinião tem o seu lugar aqui neste blog, visto ser um espaço livre, e sem interesses por detrás do que se escreve a não ser ajudar o Benfica!

      Abraço!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  12. Domingos1/9/13 18:24

    Bom post muito racional,é isso mesmo concordo com tudo e acima de tudo fez arrefecer a minha zanga com o Maxi (não raiva) porque ele de fato merece todo o apoio dos Benfiquistas.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Domingos, só de saber que ajudou a ver o Maxi com outra calma e perspectiva, já me sinto realizado com este post! Abraço

      Eliminar
  13. SLB4EVER1/9/13 19:02

    O problema é que só a besta da fraude de treinador que temos não é que percebe que proteger o jogador não é mete-lo a jogar na péssima forma em que se encontra, só perde a equipa e o jogador que obviamente vai ser criticado pelos seus fracos desempenhos.
    Em um derby apresentar um corredor com Maxi nestas condições e com o Sálvio limitado é de quem não vê um boi á frente, é negligente.
    A qualidade do trabalho deste pseudo treinador tem piorado proporcionalmente ao seu aumento de poder e regalias, esta pré época então é digna de um conjunto de solteiros e casados, chegado o início do campeonato o plantel regra geral está numa forma que não se admite em profissionais e a nível táctico ZERO, é o mesmo de sempre!

    E Cortez!? O que é isto? Mas será que o LFV e o JJ vão continuar a gozar com a nossa cara sempre a inventar e a arranjarem problemas na lateral esquerda e nós a comer a calar? Esta dupla já mete nojo, passei o ponto de ruptura e já não os posso ver.

    ResponderEliminar
  14. maxi precisa de descanso está neste momento esgotado física e mentalmente e mas este treinador com a sua teimosia e burrice continua a queimar jogadores e quem fica a perder com tudo isto é o próprio jogador que se vê a ser queimado em fogo lento e o clube que acaba por pagar os erros do maxi e de outros, porque só os cegos e os obtusos é que acham que a raiz de todos os males é o maxi.

    ResponderEliminar
  15. Manuel Quintas1/9/13 22:33

    É inconcebível que se desbarate tantos milhões em jogadores que não fazem falta ao Benfica - por isso acabam emprestados - e não haja soluções nas laterais. Maxi e Cortez não têm qualidade para jogar no Benfica e isso deveria ter sido detetado em devido tempo pelos responsáveis, incluindo o "Sr. Quatro Milhões".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu em tempos já tinha proposto uma tripla contratação para o nosso Benfica, e continuo convicto que tinham sido em cheio, segundo as necessidades do nosso plantel : Nelson, lateral direito ex-benfica ; Manuela Fernandes, medio ex-benfica; Eder, PL, Braga.

      Eliminar
  16. NauBenfica2/9/13 08:41

    Completamente de acordo! Só um cego é que não vê que Maxi não rende o que poderia render. E não o faz porque não pode, Jesus! O homem está estafado, precisa de descansar! E temos alternativas! Afinal, temos mais de vinte jogadores no plantel para quê? Maxi merece respeito e não estão a respeitá-lo!
    A gestão da nossa equipa de futebol vai parecendo cada vez mais uma anedota das mal contadas. Presidente, equipa técnica, Rui Costa, não sentem o sofrimento, a descrença, a revolta dos sócios e adeptos? Não a sentem?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking