O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 10 de agosto de 2013

Onde Cardozo rima com Vieira

. 19 comentários
Portugal, 9 de Agosto de 2013

Apesar de ter recebido alguns comentários em sentido oposto, continuo a considerar que o dossier Cardozo está terminado. A partir do momento em que lhe foi permitido voltar a frequentar as instalações do clube/SAD, a partir do momento que ficou claro que regressava aos treinos e ia ser reintegrado no plantel, o problema ficou resolvido. Com custos elevadíssimos para o Benfica e para o jogador, mas estava concluído.
Infelizmente os adeptos vêm e lêem muita coisa, salientando-se a influência que o jornal A BOLA tem na esmagadora maioria (reflexos dos tempos em que era o “Pravda” que já não é) dos adeptos e hoje, a capa “ENTRAR PARA SAIR” provocou mais uma quantidade de teorias da conspiração. Pelos vistos os adeptos acreditaram que vai haver um problema entre Cardozo e Jesus, que os colegas de Cardozo não lhe vão perdoar, etc, etc. É fácil fazer filmes com o Benfica.
Estou a mais de 400 km da capital do Império, não tenho conhecimentos dos bastidores mas atrevo-me a dizer que não se vai passar nada e ainda vamos ver Cardozo e Jesus em amena cavaqueira nos treinos. Porque aposto nisto? Porque o jornal A BOLA que quer continuar a fazer um caso é o mesmo jornal que há dias intitulava “NÃO TENHO CABEÇA PARA O BENFICA”, apesar de Cardozo não falar à comunicação social. A mentira que lhes serviu para fazer uma capa uma vez, não pode servir duas vezes? Acho que sim…
Até porque, se os adeptos do Benfica pensassem um pouco, iriam perceber que o Fernando do FCP manifestou vontade públicamente em sair do FCP, e nada aconteceu. O Bruma está como está no SCP, e nada se questiona. Só lhes interessa o Cardozo. Porquê? Porque é o Benfica, há que criar casos laterais, há que distrair os adeptos do Benfica… Adiante pois todos os anos é assim…
Muita gente criticou a teatralidade da reconciliação, com razão, mas poucos repararam que nos últimos dias todas as sondagens on-line de BOLA, RECORD e CM iam no sentido do perdão a Cardozo e da sua re-integração. Em particular depois da capa da BOLA “O SORRISO DE CARDOZO”, após derrota com o S. Paulo (olha se fosse com o Braga e os 10 do West Ham). Vejamos algumas “enquetes”:
Justifica-se o exílio que o Benfica impôs a Óscar Cardozo? RECORD 04-08. Não: 72%. Benfica deveria pôr fim à polémica e reintegrar Cardozo no plantel? BOLA 06-08. Sim: 65%. (Após reintegração de Cardozo) Perante o ‘mea culpa’ de Cardozo, benfiquistas devem perdoá-lo? BOLA 08-08. Sim: 68%. Pelo meio há uma sondagem do CM online, que não guardei, onde à pergunta “Jesus está a resolver bem o caso Cardozo” a resposta também por mais de sessenta e tal por cento, era “não”.
Terá sido a reintegração de Cardozo decidida pelas sondagens? Não sei. Sei que precisaram de 73 dias para decidir o que fazer do jogador quando em condições normais, o processo disciplinar ficava decidido nas férias, fosse qual fosse a sanção aplicada.
Mas isso seria decidir em função do Benfica, com competência e sentido de responsabilidade. Atributos que andam arredios da actual estrutura do Benfica, como aliás andaram também arredios quando Damásio era Presidente do Clube. Um dia volto ao tema.
Mas onde é que Cardozo rima com Vieira? Na questão da remuneração. É sabido que são atribuídas a Cardozo (a ele nunca ouvi) algumas reclamações salariais. Se são referências verdadeiras ou não, não sei. Os jornais muitas vezes inflacionam as declarações para atingir outros propósitos.
Mas há uma noticia que me parece bem credível. E que explica muita coisa:
SAPO DESPORTO, 10 de novembro de 2012 10:03h. O paraguaio Oscar Cardozo quer ver o seu salário ser aumentado, não querendo ganhar menos do que Lima, contratado ao Sporting de Braga no verão, adianta o Correio da Manhã.Segundo fonte próxima do jogador contactada por este jornal, o paraguaio não convive bem com o facto de auferir, neste momento, menos cem mil euros do que o brasileiro. Lima iria receber 700 mil euros por ano, mas a fonte garantiu que o jogador recebe um milhão. Tacuara recebe pouco acima dos 900 mil por ano.
É aqui que pode estar a chave do problema. Cardozo sente-se pouco reconhecido pelo papel que tem tido nestes últimos anos do Benfica, a marcar golos que nos têm enchido de orgulho, em particular nas provas com árbitros estrangeiros, apesar das poucas vitórias em termos de títulos. Vieira contratou Lima pagando-lhe de entrada 700 mil, que podem ser o tal milhão que as fontes ligadas ao processo referem. Enquanto o Tacuara, com uma folha de serviço longa e bem recheada, ganha menos!
Lima recordo, foi contratado ao Braga em 31 de Agosto de 2012, por 5 milhões de euros, quando se sabia que a partir de Janeiro era um jogador livre e podia assinar a custo zero pelo Benfica. Ora o Sr.º Vieira não podia deixar mal o amigo Salvador, e vai daí, como o dinheiro não é dele, investiu 5 milhões para no final, voltar a não ganhar nada (aspecto que não lhe interessa).

E ainda criou um problema com um jogador que tem provas dadas em golos e longevidade no clube. Este é apenas mais um exemplo de como o Benfica está a ser gerido. Ou melhor. Não está a ser gerido. Mandam os negócios, as negociatas, os amigos e a Banca.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

19 comentários

  1. Já tinha avisado num post do GeraçãoBenfica aquando o caso Bruma que na semana seguinte ou no inicio da outra haveria novidades...aparece a cena encomendada estilo Fátima Lopes do Cardozo a pedir desculpa! Não tenho duvidas nenhumas que o Benfica atual é dirigido de acordo com o que o FCporto faz. Tinha dito que a transferência de Cardozo dependia e muito da de Jackson Martinez e não me perguntem o porquê porque eu não sei...é uma teoria minha!
    Eu não creio que a novela Cardozo seja só por ordenados! Eu aposto os meus tomates que esta novela só existe para desviar atenções ás negociatas e empréstimos no minimo "esquesitos" que nesta semana andaram e vão continuar no Benfica.
    Acredito piamente que os 13 milhoes de euros que o Fenerbache oferecia ao Benfica não seriam um entrave aos 15 milhoes exigidos por LFV para a realização do negocio, então conhecendo LFV que nunca vendeu pela clausula um jogador...ainda para mais Cardozo que não contava para JJ juntando atitude que teve na final da taça e pela vontade do jogador em fazer um contrato da sua vida nunca na vida LFV recusava um bom negocio economico por um jogador de 30 anos que queria sair do Benfica com o total apoio do seu empresário que muito poder tem sobre o Benfica (LFV) e no mundo do futebol sul americano!!
    Para mim é mais um teatro combinado entre os "amigos" de Luis Filipe Vieira para mais uma vez beneficiar de toda uma dose de publicidade (ao estilo da que assistimos no jantar de Culuna) que tantos frutos têem dado a LFV junto dos adeptos do Benfica e seus 83% de socios nestes anos todos de liderança! Começou por Apito Dourado, andou quando foi preciso atirar o nome de Vale Azevedo á baila (como quando foi preciso nas eleições), promete mundos e fundos e promove obras ao estilo Jardim da Madeira, pelo meio contrata craques internacionais, utiliza discurso populistas, incute no Benfica e seus asociados a ideia que tudo está bem mesmo com passivo pornografico e continua, pelo meio consegue fazer crer que a formação do Benfica está a dar fruto e por isso temos...um ou dois portugueses noo plantel e continua como sempre na mesma...enfim, por favor vamos pedir eleições no Benfica porra já chega vamos garantir assinaturas para andar para a frente!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada11/8/13 13:51

      Primeiro, quero rectificar essa história dos 83% dos sócios... Foram sim, 83% dos votos o que não é a mesma coisa coisa... Imagina, 100 sócios com 1 voto e outros 100 com 50...
      Quanto às assinaturas, aguarda por notícias!

      Eliminar
    2. Eu sei que é assim, mas para os mais apoiantes de Vieira esses numeros nao sao postos dessa prespetiva logica e real...esperarei noticias sim senhor, afinal eu acredito nos benfquistas inteligentes!

      Eliminar
    3. Deves ir tu para presidente,nota-se que tens capacidades para isso pela maneira como escreves.Se tens coragem e capacidade avanca, porque depois de la estares e que versa o quanto e dificil ser presidente de um clube com socios como tu(se fores socio). saudacoes benfiquistas

      Eliminar
    4. Caro Pedro, o ironico da situação é que os exemplos de má gestão e prejuizo do Benfica são tantos, e nenhum dos benfiquistas da Direcção se consegue demitir... são eles que legitimam Vieira. Ninguém contesta, ninguém põe a boca no trombone da navegação à vista que este Benfica de Vieira ex-Alverca.. ele está a transformar o Benfica num clube pequenino, mas com obras feitas com dinheiro que DEVEMOS POR UM BOM PAR DE ANOS...

      Sejamos realistas: este Benfica é um projecto financeiro, não desportivo.... o BES ganha, Vieira e empresários sacam comissões aos milhões, a estratégia desportiva é 1 ano na América do sul outro na sérvia, etc, etc. Sobre arbitragens, nada. Sobre o arranque dificil no calendário da prova, nada. 73 dias para resolver caso Cardozo. 2 meses para decidir que ficava com Jesus...

      Isto é um clube de AMADORES (Rui Costa incluido) QUE GANHAM MUITO DINHEIRO À NOSSA CUSTA...

      Eliminar
    5. Alexandre Silva, peço desculpa mas náo estas incluido nos adeptos inteligentes...eu a dormir percebo mais de bola que o teu adorado presidente! Ser presidente do Benfica eu? Era bom mas impossivel visto que nao sou socio, deixei de pagaras cotas porque estava farto de ter um nao socio a presidente do Benfica e a roubar o meu clube de coraçao!
      Noto na tua prosa que andas felicissimo com tantos titulos conquistados e com uma grande gestao do teu rei sol ...

      Eliminar
  2. O Cardoso agrediu o nosso treinador!!! Voces nao percebem isso??? Ainda por cima publicamente! Se queriam ficar com o Cardoso deviam ter mandado o jesus embora! Ficar com os dois nao é possivel! Se Cardoso for reintegrado o treinador perde toda a autoridade e para alem disso Jesus vai senta-lo no banco! É impossivel voltar a trabalharem juntos...
    Victor Lima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cardozo deu um empurrão em Jesus, eu não considero isso agressão. Logo a seguir, Jesus disse que Cardozo pediu desculpas no balneário e que por ele estava tudo bem..

      Esta cena tipo "Perdoa-me" apenas serviu para branquear a incompetência da Direcção que demorou 73 dias a resolver um assunto que se resolvia em 15 dias... Porque por Jesus estava resolvida e eu acredito qu eisso vai ser evidente nas próximas fotografias que tirarem dos treinos...

      Eliminar

  3. Quando as atitudes não são perceptíveis...à gato GRANDE ou gatos e são siameses.

    ResponderEliminar
  4. Sejo ceguinhu

    "Com custos elevadíssimos para o Benfica e para o jogador, mas estava concluído."
    Sempre quero ver como acaba, uma coisa que nem devia ter começado. O Benfica tem que defender o seu activo, que até faz falta. Ninguem me convence, depois de ler o agente Alarve e certa escumalha escribista, que a atitude de Cardozo na final, não tivesse sido uma tramoia para sair a preço de saldo.

    Depois, quem são os outros e/ou benfiquistas que elaboram teorias da conspiração...?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As teorias da conspiração? alguns que escrevem sobre a possibilidade do Benfica vender o Cardozo e que para isso era necessário que Cardozo pedisse desculpas...

      Cardozo vai ficar no Benfica e o resto são suposições. Ou conspirações...

      Eliminar
  5. Não acredito mais nos benfiquistas. Não me identifico com a maioria. Vamos pedir eleições a quem? os estatutos e todo o "sistema" benfiquista está feito à medida do Vieira. Um clube onde até "casas" têm votos ! O Benfica não é mais dos benfiquistas pese embora os tais 83% terem aquilo que merecem. O Benfica é do Vieira da sua trupe e das negociatas.
    Torço e apoio a equipe. Adoraria voltarmos a ser campeões. Contudo, se o campeonato começa mal, se perdermos o título logo nas primeiras jornadas, JJ não terá condições para continuar. Mas Vieira não se demite. Terão de ser os tais 83% a acordar e a pô-lo no olho da rua. Quanto à Benfica TV será um desastre se a equipe perder o título logo às primeiras jornadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vieira não se demite porque o Benfica é um excelente negócio para ele e outras entidades, como os Bancos e empresários...

      Fazer fortuna a partir do zero não é fácil...

      Eliminar
  6. Santo Tirso11/8/13 12:13

    Com a integração do Cardoso,acabou um período negro na história do Benfica com culpas da Direção pelo atraso na resolução do caso.No momento estou apreensivo pela não definição do plantel para a nova época,e lembro que os jogos oficiais estão ao virar da esquina.Os jogos com o Marítimo,Paços e Sporting,serão importantes para ser feita a primeira avaliação e julgo ser possível a tomada de decisões,desde que os resultados não sejam positivos.
    Não sabia dos valores envolvendo o Lima e a ser verdade,foi um negócio com retorno duvidoso no futuro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lima 5 milhões que em Janeiro estava livre.. e não duvido que parte do salário vá para os bolsos de alguém...

      Eliminar
  7. Off the tópic ou talvez não.

    Não sei se os moderadores deste espaço já se aperceberam que este, está infestado de Filhos da Fruta encapotados de Benfiquistas, que só vêem aqui lançar gasolina para a fogueira, na tentativa de colocar verdadeiros Benfiquistas, uns contra os outros.

    A táctica mais utilizada é criticarem de forma mais directa ou indirecta esta direcção, pois sabem que os responsáveis deste espaço é anti LFV, diferente de ser anti-Benfica... Mas ao mesmo tempo de forma enviesada, tentam elogiar o corruptor de árbitros heróis e o Fruta Corrupção do Porto, e se possível branqueando que mesmo com erros do Benfica, o FCP só foi campeão estes três anos á custa da CORRUPÇÃO habitual.

    Antonio Filho da Fruta

    ResponderEliminar
  8. lfv ja demostrou inumeras vezes que e fraco na gestao desportiva, pode ser bom em negoçios talves seja hoje e dos mais ricos em portugal o homem no alverca nao tinha nada, agora ta no topo mas claro e fruto das suas empresas afinal o lfv e um santo e o melhor presidente do mundo que faz tudo pelo benfica ne mesmo?. jose veiga nao sei se e portista ou nao mas o que e verdade eque foi mais competente do que lfv em 10 anos. veiga trouxe bons jogadores, trouxe trap foi campeao e lfv do nada despacha os dois. jose veiga mete lfv a um canto no que toca a futebol.

    ResponderEliminar
  9. Caro Eagle 01 concordo contigo quanto as negociatas mal feitas mas em gerir o clube nao tens nem 1% de razao, se somos o clube que somos hoje devemos agradecer a este presidente. Saudacoes benfiquistas.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking