O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O Benfica não começou nem acabou ali...

. 11 comentários
O SLBenfica não começou em Outubro de 2000 quando Vilarinho venceu as eleições, não começou em Outubro de 2003 quando Luis Filipe Vieira foi eleito, depois de cerca de três anos como operacional de Vilarinho...
... apenas porque o SLBenfica também não tinha acabado em 1994 quando fomos campeões nacionais, nem sequer tinha acabado quando em 1982 Pinto da Costa foi eleito Presidente do FCPorto. 

Antes de Maio de 1994 quando fomos campeões e depois dessa eleição de Pinto da Costa, o SLBenfica esteve em três finais europeias (82/83, 87/88 e 89/90) e foi seis vezes campeão nacional (82/83, 83/84, 86/87, 88/89, 90/91 e 93/94) e vencemos cinco taças de Portugal (82/83, 84/85 e 85/86 e 86/87 e 92/93). 

Desenganem-se os que continuam a viver esse mito de que o SLBenfica não ganha porque Pinto da Costa chegou ao poder e que controla tudo e mais alguma coisa, que a imprensa nos persegue, que os árbitros nos prejudicam, etc. etc. etc. 

Tudo isso é verdade... mas contra tudo isso o SLBenfica com outra mentalidade e gestão desportiva, SEMPRE GANHOU! Como os factos não desmentem, nos 12 anos entre a chegada à liderança de Pinto da Costa e o momento em que decidem começar a destruir o SLBenfica (financeira e desportivamente), o SLBenfica esteve em três finais e venceu 11 titulos entre campeonato e taça de Portugal. 

Comparar este passado, QUE EXISTE E NOS ORGULHA, com os actuais 2 campeonatos e 1 taça de Portugal nos últimos 12 anos... deveria ser motivo de vergonha para todos quantos viveram o SLBenfica, e nem precisam de ir antes da década de 80... Os que vão então não devem sentir-se envergonhados, mas sim humilhados pelo presente. 

Podemos até dizer que este tipo de liderança precisa de tempo face aos 30 anos de poder de Pinto da Costa, mas se compararmos, Pinto da Costa no referido período de 12 anos conquistou 6 titulos de campeão e três taças de Portugal. 

O FCPorto triplicou os titulos conquistados face aos 12 anos anteriores e o SLBenfica manteve sensivelmente o mesmo numero de titulos conquistados - de 1970 a 1982 conquistámos 7 titulos. 

Na verdade o que mudou foi que o Sporting é que perdeu espaço nas conquistas e deu imediatamente lugar ao FCPorto quando Pinto da Costa chegou ao poder, pois até 1994, o SLBenfica conseguia uma média de um a dois titulos a cada três anos. 

Chegada a Presidência de Vale Azevedo, dá-se o declínio financeiro, anteriormente iniciado por Damásio, mas que na verdade nunca foi tão grave como muitos quiseram fazer querer. O que foi efectivamente muitíssimo grave foi a política desportiva que "caiu na rua" com lideranças ou pseudo-lideranças do futebol a serem entregues a "gajos porreiros" como o António Simões ou mesmo o Toni... ou a gente que nunca quis bem ao SLBenfica, como o Alvaro Braga Junior. 

Esse sim foi o verdadeiro declínio do SLBenfica de Paulão, King, Nelo, Clovis, Marcelo, Paredão, etc.

Podemos continuar a "ter medo" do nosso rival, podemos continuar a temer que nos roube jogadores, que compre os árbitros, que seja mais agressivo, ou até mesmo acreditar que eles ganham não porque têm espírito ganhador que intimida os adversários e os coloca "à defesa" mas sim porque os adversários "facilitam" e contra nós galvanizam-se. Podemos continuar a dizer que a imprensa se aproveita do SLBenfica porque vende e que no SLBenfica tudo é notícia, quando na verdade... simplesmente as vitórias do SLBenfica vendem muitíssimo mais que qualquer história verdadeira ou inventada. 

O mal do SLBenfica não é o Presidente, nem o FCPorto, nem a corrupção, nem apito dourado que, como todos dizem, dura há 30 anos... O mal do SLBenfica é aquilo do qual abdicámos no início da década de 90, quando quisemos esquecer-nos a troco de muitas coisas, mas acima de tudo de uma grande cagança e falta de humildade, que o SLBenfica é um clube onde, neste caso, predomina o futebol e onde a gestão tem que ser acima de tudo desportiva e virada à conquista de titulos. Onde tudo tem que ser feito e julgado em função dessa conquista. Onde a liderança tem que ser desportiva. Tudo tem que girar em torno da conquista dos titulos desportivos do futebol, basquete, badminton ou chinquilho... 

O Benfica não começou quando querem fazer querer, nem acabou quando dá jeito pensar que aconteceu. Conheçam a história antes de criar Deuses e se habituarem a exigir o mínimo...

(Recebido de um...benfiquista, apenas)
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

11 comentários

  1. Anónimo9/8/13 14:18

    Concordando com quase tudo que foi escrito pelo o autor, é bom não esquecer e até salientar que o sistema corruptor de agentes desportivos implementado pelo criminoso Pinto da Costa, não foi conseguido de um dia para o outro; foi um sistema que se foi desenvolvendo tipo cancro, que foi minando aos poucos tudo o que era o tecido e estrutura do futebol português.

    Na verdade nos primeiros anos do cancro corruptor Pinto da Costa começar a minar tudo e todos; o Benfica com grande esforço financeiro e económico foi criando super equipas desportivas que em condições normais de verdade desportiva tinham conseguido ganhar os títulos que entretanto foi ganhando, mas igualmente 90% daqueles que perdeu para aquelas muito mais fracas equipas do Fruta Corrupção do Porto, que eram constituídas em geral por caceteiros de fraca qualidade futebolística, logo muito mais baratos; o grande investimento era feito em árbitros heróis.

    Claro com o passar dos anos o Benfica foi ficando mais débil ao nível económico e financeiro, ganhando menos e perdendo mais... e numa casa onde não ha pão, todos ralham e ninguém tem razão; criando divisões e abrindo oportunidades a aventureiros e oportunistas.

    Antonio Anti-Filho da Fruta

    ResponderEliminar
  2. Concordo em muito do que escreveu. Mas também quero dizer que perdeu-se muito tempo, no início, a menosprezar o "clube rival" na vigência do "declamador". Neste momento a teia de ..... "interesses" e "influências" (digamos assim) é tal que dificilmente se quebra. Só que a grandeza do Benfica é tal que nestes dois últimos anos, apesar de tudo, só não se ganhou porque o próprio Benfica deu demasiados tiros no pé! E "eles" sabem isso!

    ResponderEliminar
  3. Santo Tirso9/8/13 14:40

    O futebol do Benfica não consegue manter a mesma regularidade de anos atrás na conquista de títulos,devido a não ter acompanhado em devida altura,as muitas alterações entretanto surgidas no mundo do futebol e não só.Tem faltado ao Glorioso dirigentes com elevado conhecimento de tudo que gira á volta desta modalidade,e também saúde financeira que permiti-se recrutar atletas de alto valor.Nos últimos anos tem passado pelo Benfica,centenas de jogadores de classe média que muitas vezes são logo vendidos,e isso prejudica o rendimento dos planteis.A não inversão da política desportiva que leve a conquistas assíduas,o SLB não fixará a juventude que preferem equipas ganhadoras.

    ResponderEliminar
  4. O mal do SLBenfica não é o Presidente?

    Pois não, pois não. Esse é o nosso primeiro bem...

    ResponderEliminar
  5. o problema eque os vieiristas nao acordam de maneira nenhuma nem com os negoçios de pizzi roberto agora farina e lfv ter usado o benfica para o filhinho ganhar as obras do estadio do atl de madrid, nao acordam de maneira nenhuma. lfv tem uma arte espectacular em enganar os soçios dele. como e possivel? rui costa e dos poucos benfiquista naquela direçao de chulos nada faz, rui costa e visto como um grande homem de caractar, pelos visto ve e deixa-se estar. veiga quando tem falado tem dito verdades,e o que os vieristas falam= veiga e portista quer e tacho quer vem a mando d pc para destruir o benfica blabla, e lfv que era amigo de pc frequentava a casa do nortenho= que apoiou a candidatura de fernando gomes ex aliado do porto para a federaçao?,manter um treinador que no dia apos o porto ter sido campeao em pleno estadio da luz dia seguinte com pcosta a rir-se todo contente. enfim o sport lisboa e vieristas. os restantes lutam lutam mas,, e muito complicado mesmo.

    ResponderEliminar
  6. Stromberg9/8/13 17:47

    AINDA A TRANS FERENCIA DE FARIÑA

    como podem ver neste artigo http://www.ole.com.ar/racing/titulo_0_947305288.html o clube do dubai ha muito que queria o jogador, mas este nao estava muito interessado em ir para o dubai e é ai q aparece o benfica, o benfica compra o jogador e empresta-o ao clube do dubai, agora quem ganhou com a historia:

    O Racing pois precisava do dinheiro
    O empresario e os intermediarios sejam eles quem forem
    O LFV que ha muito anda ja a tratar da sua vida pois ja sabe q nao sera presidente do benfica a vida toda, e no dubai a construção civil esta em franco crescimento
    O clube do dubai que fica com o jogador que queria e sem gastar o valor que oferecia pela transferencia
    O presidente do clube do dubai que vai apresentar um jogador que tanto queria, apesar de mais tarde ter de pagar o favor, não ao benfica mas ao LFV

    Quem perde:

    O Benfica que investiu num jogador e que vai desvalorizar num campeonato mediocre e com pouca visibilidade
    O jogador que vai contrariado e não vai evoluir o que podia evoluir

    ResponderEliminar
  7. Benfiquista Atento9/8/13 18:19

    ..." O mal do SLBenfica é aquilo do qual abdicámos no início da década de 90, quando quisemos esquecer-nos a troco de muitas coisas, mas acima de tudo de uma grande cagança e falta de humildade "

    Pois...e eu que pensava que a "debacle" do meu clube tinha começado em 2003...só que a história não se pode apagar(o grande Alberto Miguens sabe-a toda...), e temos que recuar efetivamente 10 anos para perceber o que alguns personagens sinistros fizeram ao nosso clube, só que, a justiça pode tardar mas acaba por chegar...

    ResponderEliminar
  8. Águia Preocupada9/8/13 20:57

    Há, neste texto, algumas verdades, muitas inverdades e grandes faltas de outras verdades...
    Considerar que o declínio começa no início da década de 90 e meter entre os detractores do clube nomes como António e Simões e Toni, não é sério, nem leal para com a história do Sport Lisboa e Benfica!
    Se estes dois grandes senhores da história do clube são considerados tão negativamente, que credibilidade podem ter estas palavras que, propositadamente omitem ou esquecem o verdadeiro carrasco do clube - LFV?!
    Mais seriedade e conhecimento, precisa-se!

    ResponderEliminar
  9. EU JÁ TINHA ESCRITO QUE NO FCPORTO HOUVE UM CASO IGUAL AO CARDOSO COM O MELHOR JOGADOR DELES DA HISTORIA FERNANDO GOMES POR FALTA DE RESPEITO COM O TREINADOR, FOI SUSPENSO ATÉ FINAL DA EPOCA E NO FINAL DISPENSADO ! O FCPORTO PERDEU UM GRANDE JOGADOR MAS FORTALECEU A LIDERANÇA E A ESTRUTURA NA CONFIANÇA DO TREINADOR ! O EXEMPLO DA NOSSA DIREÇÃO É RIDICULO, NEM QUE SE VENDESSE POR MENOS UM MILAO O CARDOSO JA NAO DEVIA TAR CÁ E DEVIAMOS TER OUTRO SUBSTITUTO. É RIDICULO TER SIDO REENTREGRADO DEPOIS DE ALGUMAS PESSOAS NA BANCADA GRITAREM O SEU NOME! ACIMA DE TUDO É UM TOTAL DESRESPEITO PARA COM JORGE JESUS, QUE JA NAO TEM MAO NO BALNEARIO.

    ASS:PEDRO SIMOES

    ResponderEliminar
  10. É assim mesmo Pedro,

    Mostre aí aos Benfiquistas como o meu Fruta Corrupção do Porto é um poço de boas virtudes e qualidades. E que não ha melhor associação criminosa... ups... clube em Portugal e arredores. Qual apito dourado qual carapuça, qual caso quinhentinhos, todos sabemos a começar pelo Pedro que isto sim é saber gerir.

    António Filho da Fruta.

    Há mais de 30 anos a corromper árbitros herois.
    Fruta Corrupção Porto um Poço de virtudes.

    ResponderEliminar
  11. O Benfiquista atento, não está assim tão atento. Jogadores como Paulão, King, Nelo, Clovis, Marcelo, Paredão, etc. não forma contratados por JVA mas por Damásio, Gaspar Ramos e António Figueiredo.

    O que diz com correcção, é que a debacle financeira atribuida a JVA não foi assim tão grave (se não Vilarinho não poderia ter partido para contratar em Janeiro o Roger, o Edmilson e 50% do André, por mais de 2 milhões de contos, ou seja, 10 milhões de euros na altura!

    Em bom rigor, JVA foi o unico que pensou o Benfica no futuro. Antes e depois só vejo lá situacionistas. Gente que vive de pequenos expedientes para comprar o prato de lentilhas e aparecer nos ocs. Gente que não tem dimensão para um clube com a dimensão e verticalidade geográfica como o Benfica tem.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking