O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 15 de junho de 2013

Os Sectores do Plantel do Benfica

. 13 comentários

O Passado, Presente e o que nos pode reservar o Futuro! 


Hoje, venho fugir um pouco ao "humor compressor", e venho aqui falar um bocado do nosso plantel,  (apanhando "boleia" ali do publicado pelo Riccardo Zhora) o que tem sido, o que é, e aquilo que poderá vir a ser, sendo que será o primeiro post de 4. Este diz respeito aos guardiões que defendem as nossas redes!

primeira parte :  1) OS GUARDA-REDES



Posição específica, onde o único que não pode errar durante o jogo é este tipo que, no nosso grande clube, passa a maior parte dos 90 minutos a andar de um lado para o outro dentro da grande área, a agitar os braços para não arrefecer! De vez em quando, lá tem de recuar para a pequena área porque alguém teve a audácia de entrar no nosso meio campo. Acontece que esta é uma posição mais do que específica, é uma posição que confere, a meu ver, estatuto ás equipas. As grandes equipas não se fazem sem grandes guarda-redes. E é a estabilidade que a sua permanência empresta á equipa, que a faz ser uma máquina bem oleada, habituada a defender sabendo se atrasa a bola, se chuta para o mato, se sai a soco nos cantos ou se fica a agarrar os postes da baliza, não vão estes cair... E olhando para trás... não vemos essa estabilidade. Um vendaval de entradas e saídas, gastos inimagináveis (posso dizer até incomportáveis... pois não andamos com nenhum negócio de fruta a suportar o clube), e a falta de uma referência entre os postes que confira a tal dimensão de equipa grande ao nosso Benfica. Não vou falar em todos os que por cá passaram, senão este post nunca mais acabava, mas apenas naqueles que para mim se justifica.

Olhando para trás, era Neno e Silvino, Silvino e Neno. razoáveis, estáveis quanto baste, sem serem estrelas. Mas era um sector estável. Até que em 1994/1995 chega para mim, o ultimo grande guarda-redes que tivemos no nosso plantel : Michel Preud’homme.
Este belga, veio já em final de carreira, e emprestou classe até á época de 99, onde se retirou. Veio a custo 0, e não fosse a situação precária em que o nosso emblema se encontrava, acredito que teriam sido 4/5 épocas sempre a ser campeão! Foi muito por culpa dele (não queria já aqui falar de Gamarra, João pinto, porque ficam para outro Post) que até nos classificámos para a antiga taça UEFA. E para mim, bem podia ter ficado com as luvas calçadas mais 3 ou 4 épocas!

Brassard ; Sergei Ovchinnikov ; Carlos Bossio - Seguiram-se estes senhores. O primeiro, prata a casa, Curriculum ja preenchido com conquistas notáveis nos escalões jovens da selecção e dos juniores do Benfica, nunca se assumiu como o guarda redes que muitos acreditavam poder vir a ser. O russo, pois... parece que podia, foi caro, escola do leste e tal... problemas, saídas á noite, empresários á mistura, acaba no Porto! Para mim, foi daqueles que "ia fondo mas não sendo", e não pegou de estaca! O argentino, classe das pampas, GR internacional... pois é, primeiro que caísse no chão depois da estirada, já se festejava golo há uns bons 4  ou 5 segundos...

Robert Enke ; Moreira; Zach Thornton - Robert Enke!! Este sim, poderia ter marcado uma década no nosso clube. Era jovem, era bom, era alemão, com todas as qualidades e defeitos que isso traz. Pegou logo de estaca, encostou Moreira, e tinha tudo para ser o "tal". Mais uma vez, fruto da instabilidade do clube, permite-se que "fuja" para o Barcelona, onde começa o calvário emocional deste jovem alemão, que culminou no triste episódio que todos conhecemos. Para mim, após Preud´Homme, temos Enke! Moreira, vindo das escolas do Salgueiros, era o nosso herói! Portugues, jovem, classe, vontade, benfiquista, seria ele o nosso porta estandarte! Puro engano. Poucas oportunidades, por vezes "queimado" em exibições em que para mim, não teve culpa, foi sendo sempre um sonho adiado, até que damos por ele com 30 anos, duas ou tres operações ao joelho, e fim de ciclo. Zach Thornton, este foi so para o gozo: lembram-se dele? um "marine" alto, gordo, que vinha para ajudar... algum empresário, é certo! lol

Quim; Yannick Quesnel; Marcelo Moretto; Rui Nereu - Quim, aquele que apesar de tudo, mal amado (incluindo por mim) foi dando o peito ás balas. Fez o que pode e sabia, e depois de ter sido empurrado para fora do clube, sempre que ganhava ao Benfica, parecia que lhe tinha saído o Euromilhões, tal os festejos... triste. Por respeito aquelas defesas que ainda foste fazendo, não comento mais...   Yannick, vindo do Alverca, parecia ser um GR sóbrio... mas não teve oportunidades. MORETO... pois é, depois do episódio rocambolesco da fuga ao FC Porto, assina pelo Benfica, e parece que é "embruxado", não mais vimos aquele GR seguro dos tempos do Setubal... Barrete e grande! Rui Nereu, lembram-se? menino bonito, das escolas, cabelo aos cachos dourados, atirado ás feras porque estava tudo lesionado! Foi aplaudido, chorou, e viu que o mundo profissional não era para ele...

Hans-Jörg Butt; Júlio César; Roberto Jiménez; Eduardo - Outro alemão, outra decepção! já homem feito, nunca se impôs. Julio César, do belenenses... outro que nunca percebi... mas aceito que se tenha apostado. Depois fez um traumatismo, Jesus gritou com ele... e acabou-se. Roberto, o que dizer do senhor 9 milhões? ou foram 10? ou 11? eh pa... seja o que tenha sido... todos concordamos que foram demais... Mas eu até gostava dele, nos tempos de Espanha, eu conhecia-o e até pensei que poderia pegar de estaca. De penaltis defendidos, a um início de época terrível, á côr da bola, que parecia interferir na leitura dos lances (a bola da altura era laranja) a uma recuperação a meio da época em que nos salvou varios jogos, a um cair penoso para o final da temporada, tudo aconteceu. Felizmente, parece que se arranjou solução... muito mal explicada é certo, mas o que está feito, está feito! Eduardo, o GR da Seleção, finalmente, um português experiente, homem da confiança de Jesus... não deu. Valores mais altos (ou mais caros) se levantaram, e ele viu a banda passar... fala-se novamente nele para agora... espero que seja apenas conversa de jornal.

Artur Moraes - Parecia ser o Homem certo, na altura certa. Não só fazia defesas do caraças, como a sua aura empurrava a bola para os ferros, e elas não entravam! Mas, nas altura chave, naqueles momentos em que tem de ficar firme e hirto como uma barra de ferro, eis que se engasga, e compromete. Eu estava descansado com este GR, para mim, tínhamos a posição preenchida para mais 3 ou 4 épocas... Não sei se a culpa é da incompetência do Motivador que acompanha o Benfica, e que falhou em mentalizar o Artur, mas o brasileiro tem o lugar no plantel em sérios riscos. Não que possa sair para rodar, mas sem a confiança dos adeptos, da equipa técnica, e sobretudo sem confiança própria, não há muito a fazer... Eu quero "acarditar" que ainda vai ser o titular da nova época, e vai ser peça FUNDAMENTAL na conquista do título e na chegada aos "quartos" da Champions. 


E agora, o futuro? Jan Oblak; Mika; Bruno Varela - 3 exemplos de GR que podem vir a ser opção. Fala-se muito neste esloveno, que eu digo sinceramente, não me convenceu ainda. Tem porte, tem idade para crescer, mas ainda precisa de fazer o desmame. Não quero queimar já o puto em dois ou três jogos de responsabilidade em que possa "tremer" e logo ali se mata a carreira do miúdo. Mika, para mim, ja merece uma oportunidade. Ou fica e joga, ou sai e joga. Agora, limpar o banco de suplentes com o rabo, não é opção para ninguém. Bruno Varela, é o mais atlético deles todos. Ágil, forte, e rápido a reagir. Mas é também para mim o mais fraco tecnicamente. Precisa de tempo para crescer. E de oportunidades. Mas como emprestar estes miúdos para jogar e rodar, quando os clubes são todos treinados por malta do FC Fruta, e se apanham um destes nossos miúdos, os vão sentar no banco, para não evoluir? O polvo é grande, as oportunidades cada vez mais escassas (o belenenses subiu agora, AGARREM esse clube, e blindem o restelo, sempre seria mais uma oportunidade para os nossos). 

Vamos a ver o que o futuro nos reserva, mas eu não iria ás compras para a baliza... ainda não...

Já sabem, Carrega Benfica, Sintam a Mística!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. Uma analise interessante, só faltou o Paulo Lopes que foi o suplente do Artur este ano, não jogou muito, mas achei um guarda redes interessante, cumpriu sempre.

    miguel cruz

    ResponderEliminar
  2. O calvário de Enke não começou em Barcelona. Começou bem antes de vir para o Benfica.

    ResponderEliminar
  3. "blindem o restelo" é pura ingenuidade... o maior accionista da SAD, Rui Pedro Soares, é um assumidíssimo fanático do CRAC que NUNCA vai permitir outra coisa que não a submissão ao CRAC.

    ResponderEliminar
  4. Hoje fala-se que o LFV quer o Rui Patrício no Benfica... o que acham dessa hipótese?

    Por mim, ficaria contente por ter um internacional A português ao serviço do Benfica. Por outro lado, olhando para a qualidade de Oblak e de Mika, fico reticente em gastar uns belos milhões pelo guardião português.

    ResponderEliminar
  5. Como já alguem disse, o Belenenses é apenas mais um braço do polvo.
    Sobre os nossos gr, para mim o melhor é o Oblack. Bela época no rio ave.

    ResponderEliminar
  6. Ja’ agora um pequeno reparo, o Espirito Santo e’ do Porto e acabou por se render ao valor do Oblak; quando se e’ bom GR e óptimo profissional, so um grande azar podera’ interromper a sua carreira.

    ResponderEliminar
  7. Como já alguem disse, o Belenenses é apenas mais um braço do polvo.
    Sobre os nossos gr, para mim o melhor é o Oblack. Bela época no rio ave.

    ResponderEliminar

  8. O que tem nome de rei eu dispensava-o e ainda pagava a quem o levasse pois não sei se é bom, fraco ou outra coisa pior.

    Dos três em equação aproveita-se o Oblak se não tiver sido contaminado lã pelos arredores de Contumil os outros dois podem ir à vidinha e fiquem lá com o Paulo Lopes que do mal o menos.

    ResponderEliminar
  9. Presidente do Belém é FANÁTICO dos corruptos. E ele mesmo também é!

    ResponderEliminar
  10. Comprem árbitros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como comprar os arbitros se eles estão inseridos no "pacote anual da fruta" de um clube lá dos lados de Contumil?

      Eliminar
  11. eh pah! só leio barbaridades. não percebo como muitos benfiquistas embarcam nas historias da corrupta comunicação social que quer correr com o artur e gerar instabilidade da nossa baliza. parece que muitos benfiquistas não se lembram da pressao que esses corruptos fizeram ao roberto e agora preparam-se para fazer no inicio da proxima epoca. e o que mais me revolta como benfiquista é que muitos benfiquistas contribuem para isso.

    O ARTUR É O MELHOR GUARDA-REDES DESDE PREUD'HOMME. HÁ DUVIDAS VEJAM TODOS OS JOGOS DO NOSSO GLORIOSO DAS 2 ULTIMAS EPOCAS.
    AGORA QUEREM O PATRICIO?PARA QUÊ? ESTE É UM PRODUTO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL CORRUPTA. O OBLAK? AINDA É MUITO NOVO, NUM JOGO A DOER COM A IDADE QUE TEM TREMIRÁ POR TODOS OS LADOS.
    O MOREIRA? O GUARDA-REDES PIOR A SEGUIR AO BOSSIO QUE VI A DEFENDER NO NOSSO CLUBE. SE É ASSIM TÃO BOM PORQUE ERA SUPLENTE NÃO UTILIZADO EM INGLATERRA, E ESTE ANO NEM CLUBE ARRANJOU. ESTE É UM PRODUTO DA CORRUPTA COMUNICAÇÃO SOCIAL, QUE ENALTECE OS FRACOS PARA FAZER PRESSAO AOS BONS, SÓ PARA NOS PREJUDICAR.

    BENFIQUISTAS ABRAM A PESTANA E NÃO SE DEIXEM INFLUENCIAR POR ESSES CORRUPTOS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL PORTUGUESA QUE APENAS NOS QUEREM PREJUDICAR. NESTE CASO CRIANDO PRESSAO NO GUARDA-REDES TITULAR DA PROXIMA EPOCA.

    FICA ARTUR POR MUITOS E BONS ANOS A TITULAR DA NOSSA EQUIPA PORQUE NÃO VEJO MELHOR. É PRECISO É DAR CONFIANÇA E alguns jogos para aprenderem ao oblak, ao mika porque teem potencial e poderão ser os titulares dentro de 2 ou 3 anos.

    ResponderEliminar
  12. Post interessante!

    Para mim, este ano devia ser esta a tripla de GR:

    1º Artur - Titular indiscutível
    2º Oblak - Antes ficar e aprender com os outros dois do que ser novamente emprestado
    3º Paulo Lopes - Muito importante pela sua idade e para o balneário

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking