O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 25 de março de 2013

Notas aos jogadores - Resultados.

. 22 comentários

Pedi aos benfiquistas leitores deste blogue para darem pontuação a alguns jogadores do plantel A e B do Benfica. Obrigado pela vossa boa participação.
O critério para escolha dos jogadores foi meu. 
Entre jogadores mais ou menos polémicos, utilizados ou valiosos, pretendi perceber entre outras coisas o real conhecimento que temos dos jogadores do plantel A e B.

Coloquei a verde as notas iguais ou superiores a 14, laranja entre 10 e 13,9 e a vermelho as negativas.
Passo a apresentar os resultados:

Cardozo
33 jogos, 2215 minutos, 27 golos. Nota média: 16,3
Apesar de continuar a não ser apreciado por muitos(e não apenas aqui o Shadows), a sua nota é elevada. Nada de mais quando se está a falar do melhor marcador da equipa.

Melgarejo
32 jogos, 2880 minutos, 1 golo. Nota média: 13,7
A aposta de JJ para o lugar de defesa esquerdo ainda não convenceu totalmente. E a chegarmos ao fim da época, será que se justifica a contratação de um defesa esquerdo rotinado e experiente para suprir esta necessidade?


Bryan Garcia
5 jogos, 386 minutos, 0 golos. Nota média: 7,1. (Apenas 31% deram nota.) 
Com 5 jogos apenas, este recém-chegado esquerdino é apresentado como futura opção. As primeiras impressões não são más, mas precisamos de ver mais dele para que a opinião dos benfiquistas possa ser mais sustentada.


Luciano Teixeira
26 jogos, 1931 minutos, 0 golos. Nota média: 10,7. (31% não deram nota.) 
Curiosamente, este jogador titularíssimo da equipa B, é desconhecido para alguns benfiquistas, que no entanto conhecem e votaram em Miguel Rosa, que joga na mesma equipa. Curioso. 
Dos que o conhecem, parece que tem potencial e vários aspectos a melhorar. Com 19 anos, tem tempo para ser limado. 

Luisinho
10 jogos, 900 minutos, 1 golo. Nota média: 10,7
Este jogador também ainda não convenceu, quer o treinador, quer os adeptos. Problema dele? Ou é o mal de ser português?

Carlos Martins
19 jogos, 718 minutos, 0 golos. Nota média: 11,6
Toda a gente esperava mais de Carlos Martins. Entre os problemas pessoais, as lesões e a má forma, ele não está a ser aquilo de que o Benfica precisa. E a nota reflete isso mesmo.

Lima
38 jogos, 2726 minutos, 21 golos. Nota média: 17,2
O jogador com melhor nota. Muito criticada a sua contratação no princípio da temporada. Por mim, inclusivé. Mas quando me fazem engolir as minhas palavras assim é bom sinal. 
Lima tem sido o melhor jogador do plantel, a par do Matic. Os seus 21 golos carimbam a sua importância. 


Rodrigo
29 jogos, 1625 minutos, 11 golos. Nota média: 14
Um caso de amor e ódio. Rodrigo nunca mais foi o mesmo desde a lesão provocada por Bruno Alves. Resta saber porquê. A questão do lugar do campo onde joga parece ser a chave, bem como a melhoria em algumas decisões nos momentos de golo. 
Ainda assim, os seus 11 golos mostram que tem o seu lugar e importância. E a sua nota também.


Urreta
8 jogos, 464 minutos, 3 golos. Nota média: 12,9
Tem tido poucas chances com JJ. Embora demonstre qualidade, parece ser sempre a última opção para qualquer situação. Regressado em Janeiro, tem sabido aproveitar algumas das poucas oportunidades. Uma boa nota para tão poucos jogos.

Roderick
8 jogos, 720 minutos, 0 golos. Nota média: 10,1
Roderick é daqueles casos estranhos. Parece ter um potencial grande, mas falta-lhe a estabilidade que um jovem jogador tanto precisa. Ora emprestado, ora pau pra toda a obra, não me parece que é assim que se prepara um jogador para o futuro com a camisola do Glorioso. Nota a roçar o negativo.

Miguel Rosa
32 jogos, 2864 minutos, 14 golos. Nota média: 14,7
A grande questão da temporada. O melhor jogador da equipa B não tem merecido qualquer espaço para se mostrar na equipa principal. Mesmo na altura da gestão de esforço e de sobrecarga de jogos. Dizem que é por falta de qualidade ou para o preparar para a próxima temporada. Uma das boas notas.

André Gomes
23 jogos, 1574 minutos, 8 golos. Nota média: 13,7
Por ele poderá passar o futuro do nosso meio campo. Nos últimos tempos, fruto de uma lesão(?), tem estado afastado das primeiras opções. A sua nota demonstra que os benfiquistas apostam nele. Apostará JJ?

Kardec
12 jogos, 556 minutos, 4 golos. Nota média: 10,6
O que faz Kardec no Benfica? Parece ser um jogador claramente talhado para o campeonato brasileiro, mas sem ritmo para a Europa.

André Almeida
31 jogos, 2112 minutos, 1 golo. Nota média: 14
Uma das boas surpresas. As suas exibições têm enchido o olho. E cada vez mais parece começar a fazer alguma sombra a Maxi, que esta temporada tem estado bastantes furos abaixo do que nos habituou. 
Ganhamos um polivalente, pois quer a defesa direito ou no miolo, este André tem qualidade.


Sidnei
18 jogos, 1589 minutos, 0 golos. Nota média: 8,6
Assim como Kardec, o seu ritmo é para o Brasil. Não serve para o Benfica. 

Míguel Vítor
9 jogos, 727 minutos, 3 golos. Nota média: 10,9
Este jogador, com JJ, nem para apanha-bolas. É pior que Roderick? Não. 

Gaitán
31 jogos, 1745 minutos, 3 golos. Nota média: 14,2.  
É o jogador Danoninho. 'Falta-lhe um bocadinho assim'. Tem uma qualidade muito acima da média. Mas falta-lhe a regularidade nas exibições, condição essencial para um jogador bom passar a ser um excelente jogador.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. Já há muito que percebi que não percebo a maioria dos adeptos do Benfica. Aqui vai mais um exemplo. Cardozo tem menos 500 mn jogados do que Lima, mas tem mais golos marcados. E recolhe menos nota do que Lima?

    Não percebo.

    O comentário que escreves sobre a possibilidade de Jesus voltar a insistir com André Gomes, é ridículo, mas também deves ter dado nota superior ao Lima.

    Há tempos escreveste aqui um "post" sobre a sportinguização do Benfica. Tens neste teu ultimo texto, uns quantos exemplos, do que é pensar à SCP. Eles também não gostavam do Pedro Barbosa e mais uns quantos. Hoje devem ter saudades desses tempos.

    É tudo uma questão de mentalidade e saber respeitar o que não se sabe fazer. Mas como está banalizada a ideia que toda a gente sabe falar de futebol melhor do que os que estão lá dentro a tentar fazê-lo, assim vamos no caminho da menorização (coisa que JJ tem conseguido combater e evitar, mas ele não é de ferro nem dura sempre...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eagle, eu não votei. Para que não me virem com a história de que influi nos resultados.

      Já os textos são meus.

      Confesso que quanto ao Cardozo e Lima, penso que o paraguaio tem mais golos marcados por penalty e já li bastante gente diferenciar por isso.

      Há muita gente que sabe do que fala. Podes tu ou eu não concordar algumas vezes, mas sabem.

      Eliminar
    2. Essa dos penaltis é engraçado... Os penaltis são uma execução técnica e não está ao alcance de todos, portanto, não é tão fácil como parece. O tal melhor avançado em pt, o colombiano, não acerta um, o Wolscoiso tb não e até o Lima já falhou, assim como o Cardozo!! Quando é com o Cardozo é tudo fácil e desvalorizado, quando é com os outros é tudo excelente e muito bem trabalhado. COm o Cardozo tudo parece fácil mas não é!!! E com o Lima igual.Se acham que no futebol de hoje é fácil conseguir espaço dentro de uma grande área para facturar, então não sabem o que dizem. As movimentações de Lima e Cardozo na procura de espaço para fazer golo são geniais. por isso é que se fartam de marcar. A questão de Cardozo é que o pessoal mistura preferências pessoais em termos de estilo e tipo de avançado com qualidade técnica e capacidade para fazer golos. Atenção, não pensem em técnica somente nos aspecto de fazer umas fintarolas, técnica é também, no caso de um vançado, dominar a bola, segurar a bola, entregar bem a bola, passar a bola com assertividade e saber rematar. Por exemplo. Rodrigo até é melhor que Cardozo no aspecto das fintarolas mas perde para o paraguaio no aspecto de jogar de costas para a baliza, tomada de decisão e passe. No aspecto do remate Cardozo é só um pouquinho melhor.

      Por isso é que eu sempre disse na altura do Jardel, aquele jogador no Benfica em Janeiro era vendido porque não sabe fazer umas fintarolas e uns calcanhares e uma piruetas, o gajo só sabe mesmo é fazer golos... Coisa fácil...

      Eliminar
    3. Quanto aos pénalties olhem: o Lima já falhou esta temporada... E o Jackson por quem tantos suspiram falhou dois que equivaleram ao Porto ter perdido 4 pontos.
      Curiosamente o Porto está 4 pontos atrás do Benfica... Coincidências tramadas paraquem menoriza a marcação de pénalties.

      Eliminar
  2. Não tinha visto esse desafio pelo que ficam aqui as minhas notas:
    Cardozo - 17 (ao seu melhor nível)
    Melgarejo - 14 (tem evoluído muito a nível defensivo, mas ofensivamente está um pouco aquém do esperado)
    Bryan Garcia - n.d. não vi o suficiente para avaliar
    Luciano Teixeira - 3 - NÃO É JOGADOR PARA O BENFICA (pior que isso, nem é jogador do Benfica)
    Luisinho - 11 (aquém do esperado embora não tenha tido muitas oportunidades, mas nas que teve pouco aproveitou)
    Carlos Martins - 11 (está em queda acentuada)
    Lima - 17 (uma muito agradável surpresa e essencial na boa época)
    Rodrigo - 13 (estagnou e deixou-se abater perante a experiência de Lima, nas últimas exibições tem mostrado desprezo pelo facto de marcar golos não os festejando, apesar de fuçar para os obter)
    Urreta - 13 (pareceu aparecer bem, mas rapidamente voltou a eclipsar-se)
    Roderick - 11 (tenho grandes dúvidas quanto ao potencial)
    Miguel Rosa - 14 (muito bom para a segunda liga, mas sem hipóteses a primeira equipa, não sei se não estará a estagnar, ainda por cima quando tem mostrado uma faceta muito fuçona nos últimos jogos)
    André Gomes - 14 (parece ter grande potencial, mas terá perdido o comboio na parte final da época com a última lesão que teve)
    Kardec - 11 (não tem mentalidade competitiva e está a estagnar)
    André Almeida - 14 (menos potencial que o Gomes, mas parece ser mais regular tipo Ruben Amorim)
    Sidnei - 9 (já não é tão jovem como quando chegou, regrediu muito e mesmo apesar de frequentemente titular continua a apresentar uma deficiente condição física, uma grande desilusão, tanto mais que tem muito maior potencial que o Jardel)
    Miguel Vitor - 7 (não é grande craque, não teve grandes hipóteses e quer sair do Benfica, boa viagem e obrigado)
    Gaitán - 15 (porque sendo melhor como os melhores, parece não conseguir ser suficientemente regular)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela participação, B Cool.

      Os resultados da votação deram para entender que afinal os adeptos nem são tão injustos ou extremos. E o resto é uma questão de apreciação pessoal.

      Eliminar
  3. Na altura também não participei no desafio mas também gostaria de dar a minha apreciação:
    Cardozo - Cada vez gosto mais dele. Tem estado ainda melhor esta época. Muito mais trabalhador e a finalizar como sempre.
    Melgarejo - Miúdo humilde, com garra e vontade de aprender e melhorar. Tem melhorado ao longo da época e agora é um LE bastante competente.
    Bryan - nunca o vi jogar
    Luciano Teixeira - Eh pá, não compreendo que o considerem medíocre. Não é nenhum craque mas acho que tem ali qualidade e visto a sua idade acho que pode melhorar.
    Luisinho - As exibições nos 1ºs jogos até foram positivas. Gosto das suas incursões no ataque (fazem-me lembrar as do Coentrão) mas infelizmente a defender deixa muito a desejar.
    Carlos Martins - Praticamente toda a época lesionado, parece-me que agora está a tentar voltar à sua melhor forma. Seria muito bom termos um C. Martins a grande nível nesta recta final do campeonato.
    Lima - Critiquei muito a sua contratação, não porque achasse que não tinha qualidade, mas sim porque achava desnecessária a sua contratação quando tínhamos outras lacunas no plantel. Agora, pode-se dizer que é uma peça chave nesta equipa do Benfica.
    Rodrigo - O miúdo tem muita qualidade e pode-se questionar a sua posição mas antes da lesão ele também jogava aí e estava a fazer super-exibições. (maldito Bruno Alves)
    Urreta - Lembro-me sempre daquela exibição contra o Porto na Luz. É um miúdo jovem, com qualidade para o Benfica. Aproveitou as oportunidades que teve e com certeza que mais virão.
    Roderick - Não tem qualidade para o Benfica e por isso é para mim um mistério a sua constante renovação.
    Miguel Rosa - Podemos vir a concluir que não tem qualidade para o plantel principal do Benfica mas porra, para sabermos isso temos 1º de o ver a jogar lá. Em relação ao Miguel Rosa só peço uma coisa: uma oportunidade.
    André Gomes - Fez exibições agradáveis. Ainda falha muitos passe e tem muitas perdas de bola mas a maturidade que já demonstra impressiona. No futuro será o patrão da equipa do Benfica.
    Kardec - Acho que ainda só está no Benfica pois marcou golos absolutamente decisivos. No entanto seria melhor vendê-lo para o bem dele e da equipa.
    André Almeida - Tem jogado sempre na Liga Europa a LD e tem feito grandíssimas exibições. É jovem e ainda pode evoluir mais.
    Sidnei - Deixa muito a desejar em termos de profissionalismo e não me parece que vá mudar.
    Miguel Vitor - Claramente superior ao Roderick mas sempre preterido em relação a ele. Problema? Toda a gente sabe que o JJ quer centrais altos. Acaba contrato esta época e não deve renovar. Será melhor para a sua carreira sair pois não joga e é ridículo ser preterido por um perna de pau como o Roderick.
    Gaitan - Acho que o banco lhe fez muitíssimo bem. Com o talento de sempre, mas agora está mais maduro, empenhado e lutador. Vejam principalmente estas suas 2 últimas exibições: nunca virou a cara à luta e trabalhou muito. Que continue assim.

    ResponderEliminar
  4. Pelo que já se viu do Luisinho, a questão não é a nacionalidade, mas sim, a qualidade. E apesar de ser um jogador com algumas qualidades, não as tem para vestir a camisola do SLB. Quando chamado tem somado muitos erros, fora um sentido posicional bastante fraco.

    Quanto ao Roderick o mesmo também não tem qualidade para envergar a camisola do SLB. Já o Miguel Vitor trata-se daqueles casos de birra de um treinador.

    O Carlos Martins está muito abaixo do que pode render, se bem que ainda pode vir a ser importante para a restante temporada pela sua garra e querer.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então se o problema do Luisinho é a qualidade, para que foi contratado...?

      O Carlos Martins é uma pena, pois em forma tem um poder e iniciativa enorme.

      Eliminar
    2. Não se acerta em todas!! Era português, a tal aposta em tugas que todos queremos, fez uma época interessante no Paços e o Benfica decidiu apostar, não ganhou, acontece a todos os clubes do Mundo...

      Eliminar
  5. RedSpecial25/3/13 16:37

    Melgarejo continua sem convencer. A posição de lateral esquerdo titular é demasiado importante para se entregar a uma adaptação que não convence em definitivo... Creio que é uma posição a reforçar para o ano. Sem dúvida! Em relação a Miguel Vítor. Descontando o que se passa nos treinos, o que se passa nos jogos é pode demais evidente: É muito melhor que Roderick! Ponto final. Carlos Martins é uma incógnita. O seu nível físico pode ser prejudicial, não sei se isso influi no seu rendimento. Já Gaitán é, parece-me, subaproveitado! Quando joga no meio, o seu rendimento sobe, na ala torna-se banal. E mesmo na ala quando se destaca, é por fazer coisas "à nº 10". A repensar o seu posicionamento na próxima temporada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Gaitan, na minha opinião, continua a 'jogar' só quando lhe apetece. É o maior problema dele.

      Eliminar
  6. Também não participei na altura, mas participo agora:

    Cardozo - 15
    Melgarejo - 12
    Bryan Garcia - Não conheço o suficiente para dar nota
    Luciano Teixeira - Não conheço o suficiente para dar nota
    Luisinho - 10
    Carlos Martins - 12
    Lima - 16
    Rodrigo - 14
    Urreta - 13
    Roderick - 10
    Miguel Rosa - 12
    André Gomes - 14
    Kardec - 12
    André Almeida - 14
    Sidnei - 10
    Miguel Vitor - 12
    Gaitán - 15

    ResponderEliminar
  7. Parabéns SHADOWS. Fizeste um excelente trabalho!!!

    É por estas e por outras que este blogue continua a bombar!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Viriato!
      Mas os parabéns devem ser dados aos benfiquistas que se deram ao trabalho de votar. Eles sim enriqueceram eenriquecem o trabalho de NGB.

      Eliminar
  8. Ó Viriato achas mesmo que foi um excelente trabalho? Não deves ter lido o reparo do Eagle que tem razão na pontuação entre Lima e Cardozo.Quem não percebe destas coisas deveria meter a viola no saco em vez de desafinar.E por aqui anda muita gente a fazer que sabe e atropela-se a si próprio por falta de conhecimentos para não dizer outra coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo,

      Lá está. Cada um tem a sua opinião, e no NGB todos têm a sua.
      E ainda bem.
      Se isso incomoda alguém, tem bom remédio.

      Eliminar
    2. O Shadows fez a média da opinião de quem respondeu no último tópico. O que isto demonstra é que o Benfiquista comum está-se borrifando para números.

      Eliminar
  9. Essa de confundir opinião com conhecimento é muito boa. Está certo!

    ResponderEliminar
  10. Uma coisa que nãp percebo:
    Porque não aplicar o argumento "fora de posição" ao Gaitan, da mesma forma que se aplica ao Rodrigo?
    É que todos já vimos que Gitan joga (ainda) melhor no meio...
    Mas lá está, deve ser a mesm malta que desdenha o Óscar...estivessem eles noutras paragens eram logo os maiores do mundo...lembram-se do Liedson?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking