O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 16 de março de 2013

Jornada fundamental - Guimarães e Marítimo

. 11 comentários
Chegamos á ponta final do campeonato e á jornada que para mim tem tudo para se afigurar como decisiva na decisão do campeonato.
Porto e Benfica vão defrontar respectivamente Marítimo e Vitória de Guimarães. Duas das poucas equipas com capacidade de causar surpresas num campeonato composto por clubes estourados financeiramente e preenchido com jogadores de qualidade sofrível.

Os Corruptos vão jogar contra um clube que não morre de amores por eles e com a moral em baixo depois da eliminação da Liga dos Campeões aos pés do colosso europeu que é o Málaga. Tiveram mais um dia de descanso que o Benfica mas perderam Moutinho que estourou fisicamente.
Ou seja um jogo de alto risco em que a única coisa que têm a seu favor é um árbitro amigo - João Capela - como tem sido hábito esta época.

O Benfica vai ao Norte, e logo por isso já é uma deslocação de alto risco. O Vitória de Guimarães tem um treinador que conseguiu pegar nos cacos do Guimarães e de um bando de miudos construir uma equipa bastante certinha e com capacidade de surpreender. Sendo composta por uma maioria de jogadores muito jovens tanto podem entrar em campo e desmoronar sobre a pressão ou estarem totalmente intratáveis e galvanizarem-se psicológicamente - são imprevisíveis, mas aviso já que em Guimarães incute-se nos jogadores a mentalidade que jogam num grande... Junte-se a isso um estádio que é hostil a qualquer equipa visitante e temos receita para o desastre.
Convém não esquecer que na época passada o descalabro após os cinco pontos de avanço começou em Guimarães para a estrutura técnica ter que se mentalizar que este jogo pode definir o campeonato.

Além disto depois do jogo em Bordéus muitos dos habituais titulares estão com sobrecarga de jogos e por arames:

  • Matic e Enzo Pérez fizeram os 90 minutos contra os franceses e o sérvio fez o jogo inteiro com o Gil Vicente. 
  • Luisão não recuperará a tempo do jogo e Jardel fez uma exibição desastrada contra o Jardel que esperemos que não o afecte psicológicamente.
  • Sálvio é o terceiro jogador com mais minutos nas pernas no plantel e está a ser puxado ao limite, enquanto que Gaitán e Ola John também fizeram um jogo de desgaste contra os franceses.

Devido a isto as palavras de Vieira (desta vez mostrou humildade para variar) assumem particular importância. Não é o momento para pensar que o pior já passou. Chegamos foi ao momento crucial da época e os jogadores têm que deixar a pele em campo neste domingo para saírem de Guimarães com os três pontos.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

11 comentários

  1. Daniel Oliveira16/3/13 20:08

    Para mim o estoiro físico é neste momento um mito. Os jogadores do Benfica têm descansado como nunca vi em nenhuma outra equipa.
    O Matic por ter feito 90 minutos no Domingo e na Quinta não pode estar estoirado, até porque no jogo anterior não jogou.
    Estamos a falar de atletas. Estamos a falar de jogadores que têm todas as melhores condições de treino e preparação.
    O Salvio pode sim estar um pouco desgastado mas acho que está mais psicologicamente do que fisicamente.
    Tendo em conta a importancia do jogo, tendo em conta os objectivos da equipa, qualidade do plantel e o calendário apertado a minha equipa seria:

    Artur; Maxi, Luisão/Jardel, Garay, Melga; Matic, Enzo, Martins; Gáitan, Ola John; Lima

    Com Luisinho, A.Gomes, A.Almeida, Salvio, Cardozo, Rodrigo e Aimar convocáveis dá para preparar um banco para uma gestão física/refrescamento na segunda parte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! Só mudava Carlos Martins e punha o Aimar de início.

      Eliminar
    2. De facto o Salvio deve ser o jogador mais cansado! Se bem que o Ola John também não deve estar muito fresco! Dos jogadores que habitualmente jogam sobre as alas o Gaitan parece-me o mais fresco neste momento, dura habitualmente 70 minutos! Neste jogo talvez se justificasse a aposta em Urreta!

      Outro jogador que me preocupa a sua condição física é Melgarejo! Não entendi como conta o Gil Vicente não jogou Luisinho! Desde o jogo do Nacional que Melga tem jogado sempre!

      Quanto ao 11 concordo com o acima proposto sendo difícil de dizer com a melhor opção, Martins ou Aimar, eu apostaria em Martins de inicio sendo posteriormente rendido pelo Aimar!
      Para salvaguardar a integridade física da equipa é melhor que se entre com 3 médios e 1 só avançado!

      Eliminar
    3. Daniel Oliveira17/3/13 17:08

      Também prefiro o Aimar mas no jogo com o Gil ficou evidente a sua falta de ritmo competitivo. Preferia dar-lhe a titularidade na Luz num jogo mais acessivel

      Eliminar
  2. continuo aguardando informação relativa a morte do director do fcp Mesquita Alves que, em 20/11/2013 foi encontrado no interior do estadio do cabrão,digo, dragão, com dois tiros na testa.
    os media, moita carrasco! tanto silencio porquê?

    ResponderEliminar
  3. NauBenfica17/3/13 00:24

    Estou confiante no brio dos nossos atletas e na competência do nosso treinador. Confio.

    ResponderEliminar
  4. Hoje é para morrer em campo se for preciso!

    Há que entrar muito forte no início do jogo.

    Tendo em conta as opções de Jesus ao longo da época aposto neste 11:

    Artur

    Maxi, Jardel, Garay(Roderick), Melgarejo

    Salvio, Matic, Enzo, John

    Lima e Cardozo

    ResponderEliminar
  5. Hoje é para morrer em campo se for preciso!

    Há que entrar muito forte no início do jogo.

    Tendo em conta as opções de Jesus ao longo da época aposto neste 11:

    Artur

    Maxi, Jardel, Garay(Roderick), Melgarejo

    Salvio, Matic, Enzo, John

    Lima e Cardozo

    ResponderEliminar
  6. Só não concordo contigo na parte da sobrecarga de jogos e esforço físico. Este ano, bem ao contrário dos anteriores, até foi feita rotação do plantel e a mim parece-me mais que a contenção que vimos nos últimos jogos é propositada. O "levantar do pé" também é uma forma de poupança dos jogadores. O problema é que fica sempre a ideia de que eles estão estourados fisicamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, eu até tinha escrito isso e era para ter sido publicado mas como não calhou na mensagem do tópico devo ter apagado. :/

      Na minha opinião este ano Jesus tem estado irrepreensível até ao momento. E é verdade, a equipa está mais fresca e bem gerida que na época anterior!
      Quando digo cansada fisicamente foi do jogo em Bordéus não dos jogos todos até agora.

      Eliminar
  7. Caros Benfiquistas o nosso Presidente tem aqui a grande oportunidade de mostrar que não esta refem do sistema,para isso,romper já com a sic, tirar os comentadores do SL Benfica,para as audiencias deles cair,para mim a sic acabou porque nesta altura querem destabilizarem porque o aliado deles se chama fc porkos eles sic não são virgens nestas manobras

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking