O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 8 de março de 2013

João Rocha: o Sporting e sportinguistas do seu tempo afrontavam os corruptos.

. 9 comentários

Para quem quiser perceber o que quero dizer, veja com muita atenção o seguinte vídeo:





"A 30 de março de 1973, Valadão Chagas é eleito presidente do Sporting, mas um convite de Marcelo Caetano para o cargo de diretor-geral dos Desportos leva-o a renunciar, no próprio dia da tomada de posse, 4 de abril. Manuel Henriques Nazareth assume interinamente a liderança do clube de Alvalade. Intensificam-se os contactos com João Rocha que, na sequência da Assembleia Geral de 7 de setembro, assume a presidência.

João Rocha não pretende transformar "o Sporting num centro de negócios". Procura "encontrar mais receitas que lhe permitam ser cada vez melhor naquilo que foi fundado". Das linhas gerais do projeto, "vasto mas inadiável", consta a construção da Cidade Desportiva.
A parte final do campeonato 79/80 leva-o a entrar, mais forte do que nunca, em polémicas com o FC Porto. O Sporting desloca-se a Guimarães, na penúltima jornada e, graças a um auto-golo de Manaca, sagra-se campeão. Pinto da Costa lança suspeitas sobre o ex-defesa do clube leonino, que responde: "Não fui subornado pelo Sporting mas estava aliciado pelo FC Porto. Com a derrota do Vitória fiquei a perder 100 contos".

Aproveitando a rotura com o FC Porto, João Rocha tenta contratar Pedroso, que prefere ficar em Guimarães. Vai às Antas buscar António Oliveira, decisivo na conquista do campeonato e da Taça em 1981/82." - in Record.

Como era diferente o Sporting de João Rocha do Sporting de hoje, o dos 'gestores credíveis' mas de costas para a verdade, e submissos à corrupção.

João Rocha merece o meu respeito.

Eu, que ainda sou do tempo em que o Sporting era um rival do Benfica.  

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

9 comentários

  1. Anónimo8/3/13 15:23

    Este é o Sporting que gostava de ver de volta. Rivais sim mas não inimigos. Esses sempre foram os corruptos do apito, a corja que veste de azul.

    ResponderEliminar
  2. Eu ainda tenho o Sporting como o meu único e grande rival, até o ultimo Sportinguista digno desse nome desaparecer da face da terra. O Sporting, o meu rival, é feito não só de valentia, grandeza (não como a nossa porque essa é inigualável) e lealdade...mas sobretudo de uma nobreza de carácter que, mais ou menos, os grandes adeptos do Sporting, aqueles com quem aprendi a amar o BENFICA tinham/ainda têm.

    Digo-o sinceramente eu como Benfiquista até à ultima gota de sangue nunca, mas nunca, quero o Sporting alinhado aos nossos interesses tal qual está agora ao porto... quero e desejo um Sporting independente, com um caminho próprio mas fiel aos valores da sua constituição e da sua (ainda grande) massa adepta... UM CLUBE HONRADO E PUGNANTE PELA VERDADE.

    VOLTA DEPRESSA RIVAL DE SEMPRE

    PS:
    DE UM BENFIQUISTA ATÉ AO TUTANO

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo8/3/13 16:16

    Este blog é para BENFISQUISTAS ou é para escumalha? Será que não se lembram quem foi que combinou com o Porto liquidar o BENFICA?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem és tu encapotado sobre o anonimato para duvidares do meu Benfiquismo!? FUI,SOU E SEMPRE SEREI BENFICA, muito menos te admito que me chames escumalha! Escumalha são aqueles sportinguistas que vêm no Benfica a origem de todos os males... escumalha foi aqueles que durante o inicio da década de noventa se preocupavam mais em ficar à frente do Sporting do que com o BENFICA!!! Esses mesmo que patrocinaram um presidente comO o Damásio numa aliança nojenta com Pinto da Costa... mas muito provavelmente não te lembras... E sim o Sporting é o meu rival de sempre e para sempre, e sim quero que voltem a ser grandes, embora nunca chegarão aos calcanhares da grandeza do Benfica, porque essa é inigualável.

      Eliminar
  5. Águia Preocupada8/3/13 17:06

    Antes de mais e porque se trata de Homem, de um ser humano que respeito, quero apresentar as minhas condolências à familia de sangue e à família sportinguista.
    Foi realmente um homem que pugnou pela verdade e pelo engrandecimento do seu Sporting que foi realmente grande e com ele se tornou maior.
    Isto foi no tempo em que o desporto respondia ao seu lema de "mente sã em corpo são" e onde o que interessava era a vertente desportiva.
    Hoje, tudo é diferente porque as ambições estratégicas, materiais e negociais tomaram conta das mentes que agora já não são sãs mas exalam um cheiro nauseabundo a putrefacção.
    Que descanse em paz.

    P.S. Queres dizer Pedroto e não Pedroso: Será?

    ResponderEliminar
  6. O ultimo dos fachos que rentabilizou o clube do regime, deixo um sentimento para família

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pimento,
      acho um pouco injusto..
      repara que no 25 de Abril, todos os directores do SCP fugiram para o Brasil, excepto o João Rocha.

      Eliminar
  7. NauBenfica9/3/13 10:27

    Os meus sentidos pêsames à família e aos sportinguistas que não odeiam o Benfica - só a esses.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking