O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 19 de março de 2013

Jesus, escuta és um...

. 29 comentários
Este "jingle" será talvez o mais suave que acontecerá a Jorge Jesus se tiver a coragem de sair do SLBenfica depois de conquistar, como esperamos, o título de campeão nacional nesta temporada e, quem sabe, a Taça de Portugal e/ou a Liga Europa...

Há um rumor que corre nos meandros do futebol que, contrariamente à renovação já apalavrada que dizem que existe, diz antes que o Jorge Jesus terá ficado descontente com o facto de Vieira não ter assumido logo na reeleição que ele era o seu treinador e com isso proposto a renovação, não aceitando agora negociar antes do final da época para, tal como da ultima vez que foi campeão, "jogar" com o interesse desesperado do FCPorto em deixar uma marca mortal na Luz.

A ser verdade, eu já aqui disse que o SLBenfica não deve temer a saída de Jorge Jesus para o FCPorto, mas pelo contrario deve sim desejar a sua permanência na Luz - o que são questões completamente diferentes. Já aqui disse, que se Jesus quer ir... Que vá, mas assuma como homem que ao contrario do que afirma, pretende ser um treinador "de estrutura" e ganhar de forma "fácil" e porventura ilegal.

Na minha perspectiva, o Jesus demonstrou esta temporada ter aprendido com os erros do passado - quem não se lembra das responsabilidades reais dele na perca do campeonato no ano passado - tem um discurso frequentemente mais moderado e ainda que haja muito por fazer, a estrutura do SLBenfica está a melhorar (de forma pouco ambiciosa, mas a melhorar).

Posto isto, e numa hora de cerrar fileiras, com Jesus a demonstrar que é o treinador que o SLBenfica precisa (que outro faria melhor?) e com os adeptos do SLBenfica a reconhecer ao treinador a sua evolução como treinador de uma grande equipa, é o momento de ser anunciada a renovação (os valores interessam apenas a quem os negoceia) e deixar isolado num momento crucial o Vítor Pereira e o FCPorto que perde dessa forma uma potencial arma se desestabilização que tem sido frequentemente utilizada pelos jornalistas para lançar confusão, virando-a precisamente contra o FCPorto e Vítor Pereira.

Se Jesus quer o SLBenfica, é hora de o assumir...
Se o SLBenfica quer o Jesus, é hora de o demonstrar...
Se os adeptos percebem que Jesus é hoje melhor treinador que há um ano ou dois, temos que suportar a incentivar este processo.

Vamos lá Jesus, é hora dos Homens... E é de Homens que se faz a histórica.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

29 comentários

  1. Parabéns pelo post! Mais uma vez totalmente de acordo com o que escreveste! Seria uma grande jogada anunciar a renovação durante esta pausa!

    ResponderEliminar
  2. "...deixar isolado num momento crucial o Vítor Pereira e o FCPorto que perde dessa forma uma potencial arma se desestabilização que tem sido frequentemente utilizada pelos jornalistas para lançar confusão, virando-a precisamente contra o FCPorto e Vítor Pereira"

    Esta parte do teu brilhante texto diz tudo, o avençados que ignoram a renovação do adjunto e apenas falam na do profeta, ficariam sem assunto, ou seriam obrigados a olhar para o freixo. Não gosto muito do Jasus, mas reconheço que neste momento renovar com ele é importantíssimo!

    PS: E começar a preprar a "reforma" dos jogadores mais velhos, para permanecerem na estrutura do clube!

    ResponderEliminar
  3. na realidade,JJ foi "campeão" ano passado, titulo que lhe roubaram.

    ResponderEliminar
  4. RedSpecial19/3/13 09:57

    Se JJ sair do SLB para ir p/ o FCP só demonstra falta de fibra! Falta de moral... E os constantes elogios a esse clube deixam-me agastado.
    O facto de muitos temerem a saída do nosso técnico para outras bandas só revela uma coisa: as pessoas NÃO confiam na capacidade de Vieira em manter o futebol da Luz competitivo. É uma excessiva dependência de um treinador. Insisto: se Vieira e seus pares têm feito um trabalho tão competente em estabilizar a estrutura do futebol, não há que temer a saída de JJ. Se há estabilidade, se há organização, a única coisa que deve ser preocupação é a competência de um futuro treinador. E treinadores competentes e ambiciosos, dispostos a aproveitar a suposta organização da Luz, existem muitos! Portugueses e estrangeiros. Agora... se um eventual futuro técnico fracassar, a responsabilidade deve ser assacada a Vieira que não conseguiu, afinal, organizar o futebol. Bem vimos isso entre 2001 e 2009, com treinadores consecutivos, que redundaram apenas num título nacional e uma Taça de Portugal.
    Eu apoio Vieira na eventual escolha de aguardar pelos resultados desta temporada para renovar com Jesus! O técnico tem de entender que ele, como todos os outros, vive de resultados! O SLB não pode ter como critério único para manter um técnico a valorização de activos, isso faz parte da vida de qualquer treinador na realidade portuguesa. O que tem de distingui-lo são os títulos! E se JJ confia tanto no presidente como diz, tem de confiar que se tiver resultados terá um novo chorudo contrato e carta branca para pensar a estrutura, como de certo fez em Leiria, Belém ou Guimarães! E como faria no... FCP!

    ResponderEliminar
  5. Quem viu o colóquio do Jesus na FMHL facilmente percebe quando eu digo que ele não é um treinador para uma estrutura, mas sim um treinador que faz a estrutura. Logo por aqui custa-me "acarditar" que ele vá para o Porto.

    Depois, tenho muitas dúvidas que ele consiga ganhar mais do que ganha no Benfica lá no Porto.

    Em seguida, o Jesus seria parvo em abandonar todo o trabalho que construiu ao longo destes 5 anos na Luz. Para além disso, iria prejudicar-lhe imenso a sua imagem.

    "Acardito" sim em que possa ambicionar integrar um projecto ambicioso numa das principais ligas europeias, como a espanhola, a inglesa e até mesmo a alemã. Agora, ir para o rival do Porto...?

    Não me cheira!

    ResponderEliminar
  6. Jesus no Porto a ganhar o mesmo pilim (ou mais) do que ganha no Benfica, porque não deixá-lo? Será que com esse valor não seria possível ir buscar um treinador de TOP e dar-lhe TEMPO como se deu ao JJ? Concordo totalmente com post: " ...o SL Benfica não deve temer a saída de Jorge Jesus para o FC Porto, mas pelo contrario deve sim desejar a sua permanência na Luz - o que são questões completamente diferentes."

    O Benfica é milhões de vezes Maior do que a vontade ou os caprichos de qualquer homem (com ou sem H, a ver).

    Se ficar, ficou. Excelente (até prova de contrário). Se quiser ir embora que vá (pois demonstraria - finalmente - muita coisa que irá PORVENTURA errada naquele carácter).

    De qualquer forma, não conheço pessoalmente o Homem. Se calhar é uma jóia de moço e eu estou a ser novamente ingénuo, injusto e mal-intencionado com o personagem.

    É o momento certo para se clarificarem as coisas, sim... mas no fundo é IMPOSSÍVEL:

    - Se ele já tivesse acertado a permanência isso já teria sido anunciado, por razões óbvias (motivação dos jogadores, da massa associativa, etc.).

    - Se o Sr. JJ ainda não acertou a permanência... "penso eu de que" teremos um Verão animado.

    Pergunta: Qual seria a ÚNICA forma de Pinto da Costa dar um "murro" no estômago do Benfica caso vençamos o Campeonato e / ou uma ou ambas (too much?) as Taças em disputa...?

    Resposta: Fazer a vontade à maioria dos corruptos, despachando o Bitó e dando um contragolpe "genial" metendo imediatamente o JJ no Porto, apenas uns dias (horas?) após uma eventual grande conquista do SLB.

    Alguém ficaria espantado?

    ResponderEliminar
  7. Mas então a renovação já não estava em marcha?parece que li nalgum blog que estava quase concluída.Bem, de facto parece-me que a melhor solução para o Benfica seria a continuidade do jesus.Também sei que o Benfica não faz depender a sua existência da continuidade do mister.Compreendo a confusão que deve ir na cabeça dos dirigentes.Hoje,renovar parece a melhor solução.Mas se chegarmos a Maio e tivermos ganho apenas a taça de Portugal acham que Jesus fica com condições para continuar?Se Jesus perder a vantagem de 4 pontos e perder o campeonato tem condições para continuar?Agora se, como espero ardentemente, o Benfica ganhar o campeonato, a taça e, eventualmente a Liga Europa, aí Jesus fica com um poder negocial imenso,podendo mesmo sair por se sentir "amuado" por não ter renovado mais cedo,por terem "desconfiado" dele.
    São estas as minhas ideias quando penso na renovação do Jesus,é uma situação que nos vai causando alguma ansiedade.Não sei se o Vieira já se estará a mexer,porque aqui pro Norte já deve andar muita movimentação.

    ResponderEliminar
  8. Concordo com este excelente texto do GB. Mas quero acreditar que esses boatos não passam disso mesmo: manobras para desestabilizar os adeptos e os jogadores. Ontem ouvi a aula de JJ na faculdade e pareceu-me, mais uma vez, que JJ está rendido à grandeza do Benfica. Ele disse que representar o Benfica é representar um dos melhores clubes do mundo e que tem dito aos jogadores que têm sido vendidos que vão ganhar muito mais dinheiro mas que vão para clubes de menor dimensão, em termos de historial, de grandeza, etc. Também nunca vi um treinador a falar tantas vezes como o JJ nos nossos adeptos, na importância do apoio dos adeptos e sócios e a apelar à comparência massiva nos estádios. E a agradecer esse apoio!!! Isto é, para além de todas as outras competências que lhe reconheço, uma grande mais-valia. O facto de apelar e de agradecer aos adeptos é algo que não é muito visto. Ainda mais, sabendo toda gente que o homem é lagarto. Quero acreditar, portanto, que JJ quer continuar no maior clube português, no clube em que pode ganhar na sequência do seu bom trabalho e das condições que lhe são proporcionadas pela direcção e pelos adeptos e sócios. Seria uma grande decepção vê-lo a ir para o Clube que, muitas vezes, apenas ganha à custa das ajudas externas e do ódio ao Benfica. Seria uma contradição muito grande! Seria não ter palavra, não ter espinha! Mas há que focar na conquista da dobradinha. A Liga Europa é secundária! Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar! Saudações! RC

    ResponderEliminar
  9. Gostei principalmente da referencia implicita do "que outro Faria melhor"

    ResponderEliminar
  10. Está aqui o vídeo do que acabei de dizer sobre a aula do JJ na faculdade:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=tdvkN24L7Iw
    RC

    ResponderEliminar
  11. Daniel Oliveira19/3/13 11:59

    Mesmo não concordando com tudo foi uma opinião que me agradou ler.
    Opiniões diferentes são essenciais, desde que sejam respeitadoras, coerentes e alheias a fanatismos e irracionalidade clubistica.

    Keep on going

    ResponderEliminar
  12. Eu penso que a renovação, a acontecer, já estará acertada.
    Ou que se não houveram ainda conversações é porque as coisas estarão mais para JJ partir e que será uma questão de tempo até esse anúncio.
    Querer a renovação de JJ e ainda não lhe ter feito saber disso teria sido um péssimo ato de gestão.

    Há uma peça do puzzle que falta. Qual o grau de relacionamento que JJ tem mantido com as pessoas do FC Porto. Desconfio da forma sempre prudente como JJ se refere ao clube da fruta.
    A mundança da postura de JJ tem sido visível, mas ainda não entendi se é sincera ou apenas uma questão de cosmética.
    O tempo mostrará o resultado.

    ResponderEliminar
  13. acerca do andrade corrupto baleado na etar de contumil em novembro passado nada de novo.

    ResponderEliminar
  14. Meus amigos, JJ não vai ficar no Benfica Vieira já procura alternativa! Na minha opinião JJ deve sair, com os jogadores que Benfica tem e teve poderia-mos estar a falar de uma possivel conquistade um tricampeonato! Mas tenham calma que no ano passado os pontos eram 5!!!
    E depois temos de ser realistas, JJ já não se identifica com o Benfica, ganhou peito, aprendeu muito mas muito no Benfica e ganha bem! Na ideia dele, ele é um mestre e prova disso tá a afirmação proferida na "aula" na universidade ""Quando negoceio com um presidente pergunto logo: Querem um treinador para a estrutura ou um treinador que pense a estrutura? É que se pretendem um que se encaixe no primeiro caso, então não sou eu!"",

    ResponderEliminar
  15. Águia Preocupada19/3/13 14:06

    Bom post. Pertinente e oportuno.
    Não sei o que estará tratado ou a ser tratado. Reconheço que JJ aprendeu muito e mudou muito este ano em relação aos anteriores. Em competência técnica, táctica e oral! Veria com bons olhos a sua continuação, apesar de lhe reconhecer alguns defeitos que detesto. Mas para uma estrutura pouco hábil e quase nada competente, acho que JJ é, neste momento, o homem ideal. Já conhece os cantos à casa, já se encaixou nas insuficiências da estrutura.
    Contudo, acho que se JJ for inteligente, o que tenho sérias dúvidas, não quererá ir para os corruptos. Porquê? Porque ele sabe que lá, qualquer um ganha e o brilho da vitória é muito menor (ainda que os mérdias cá do burgo tentem vender uma imagem diferente). Se ele for ambicioso, quererá um projecto sério, onde possa demonstrar o seu trabalho, o seu valor. E nos corruptos, ninguém demonstra nada disso... Basta olharmos para as "grandes" conquistas dos treinadores que por lá passaram... à excepção de José Mourinho. Citando alguns: Co Adrianse, Fernando Santos, Jesualdo... tem no bornal o quê, para além do que "ganharam?" no antro?

    ResponderEliminar
  16. RedSpecial19/3/13 14:25

    Li um texto pertinente e opiniões muito válidas.
    No entanto, falta discutir-se algo de pertinente: qual a capacidade da estrutura do futebol do SLB em aguentar-se sem JJ? Se JJ sair, iremos procurar outro técnico que "pense" a estrutura, começando assim do 0? E será benéfico fazer depender uma estrutura que movimenta milhões de uma só pessoa? Como disse, se a estrutura do SLB é forte, negociar com JJ é fácil: ou aceita os termos do clube ou bye bye! Iremos procurar outro treinador competente na área técnica, que os há, dispostos a aproveitar a tal estrutura. Mas... e se tudo depender de JJ? Se ele sair, voltamos ao Benfica de Vieira da era 2001-09?? Isso é importante reflectir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daniel Oliveira19/3/13 15:33

      Será benéfica a um clube como o Benfica depender de um treinador?

      Eliminar
  17. O Benfica não deve temer que o Jesus saia. É verdade que ele tem potenciado muitos jogadores(muitos outros foram flopes), é verdade que temos um futebol atractivo na maioria das vezes mas para os meios que o Jesus tem tido á disposição 1 campeonato em 4 anos é pouco e não me esqueço a forma como perdeu os 2 últimos. Álem disso o homem só quer saber dele, quer valorizar-se e não o Benfica. Mesmo se for campeão e ganhar a taça com novo contrato milionário o que vem a seguir? O mesmo destes ultimos 2 anos ou o Benfica do 1ª ano de JJ? Que vá para o porto o Benfica é maior que qq Jesus deste mundo.

    ResponderEliminar
  18. Se quiserem a opiniao de alguem que esteja do outro lado da barricada aqui fica:
    Assumo aqui, sem ponta de ironia ou sem qualquer tentativa de agressao aos benfiquistas. Se o Jesus vier para o Porto, deixo de ver o Porto jogar enquanto ele for treinador. Como eu garanto-vos que muitos portistas pensam da mesma maneira. Nao quero acreditar que o nosso presidente nos fizesse tal desfeita. Quero pensar que essa novela e uma maneira de o Jesus garantir um bom ordenado e uma tentativa de o PC destabilizar o Benfica. Acreditem no que vos digo, nao conheco nenhum portista que queira o Jesus no Porto.

    Cumprimentos desportivos,

    Pedro Carneiro

    ResponderEliminar
  19. Leonardo Jardim é o homem que se segue no FCP, até porque é esta a última época de preferência sobre o treinador!

    O Vitor Pereira deve rumar à Grécia...ou ficar num clube de segunda linha dos grandes (Braga).

    Quanto ao JJ acho que vai continuar... a não ser que se aventure por Espanha!

    ResponderEliminar
  20. Jesus no Porto de maneira nenhuma o desvaloricava, como ja li algures aqui.
    O Messias apesar de ja estar ha muito no futebol so agora se tornou "vedeta"...ainda muita agua vai correr debaixo das ponte outroa clubes se vao aparecer na carreira dele e claro o fecepe sera um deles.
    Jesus agarra projectos validos !!

    ResponderEliminar
  21. Sinceramente acho que ainda não é o tiing para renovar. Se ganharmos o campeonato aí sim ficamos com o Jesus, e espero que seja um contrato mais curto, no máximo 2 anos.

    se não ele que vá à sua vidinha pq um treinador de 4 milhoes ano é demasiado para os resultdos que mostrou até agora com o plantel mais caro do campeonato português.

    O que não falta por aí são treinadores competentes e por menos de metade do preço.
    Fernando Santos, leonardo Jardim, só para começar...

    O ano passado também estivemos com 5 pontos de avanço e viu-se no que deu. Esperar para ver e o Jesus que não se ponha em bicos de pés porque ele não é nem de perto o ultimo copo de água no deserto.

    ResponderEliminar
  22. Jesus aceitara seguramente um projecto valido e que se encaixe na sua visao, seja no benfica ou no porto.

    Neste caso serei obrigado a excluir o sporting por razoes obvias.

    Para quem ainda acredita no pai natal so queria relembrar que o amor ao clube hoje tem uma dimensao e significado diferente do milenio passado se falarmos de treinadores e lealdade.

    Artur Jorge, Bobby Robson, Mourinho,Tomislav Ivic, Jesualdo Ferreira e tantos outros..

    Como eu ja nao acredito no pai natal e facil perceber que o Jesus ira sempres escolher o melhor projecto para ele proprio de depois o tal...amor ao clube.

    Quando sair do Benfica, o Porto podera ser o novo milagre.

    Amen amigos

    ResponderEliminar
  23. Excelente post! Jesus será campeão este ano e ganhará tb a taça de Portugal a Liga Europa não creio. Saira assim do SL BENFICA pela porta grande e rumara a um clube estrangeiro, nunca ao FC Porto!
    Mcpts,
    Mecca

    ResponderEliminar
  24. Ninguem me faz acreditar que o Jesus so treinara um clube grande em portugal e que so pode ser o benfica....

    E entao quando o pinto da costa acenar com um contracto chorudo com direito a bitoque com 2 ovos estrelados as quartas feiras com bica e maciera incluido?

    O messias vai dizer que nao e vai de bicicleta pa lisboa pedir emprego ao senhor com bigode das orelhas grandes?

    O passado historico esta recheado de treinadores que nao olham ao que a gente pensa mas que seguem o instinto do $$$ aliado a um projecto de continuidade que deve andar de mao dada com a qualidade que se deseja para se manter um clube no topo.

    Vamos ser reais e nao platonicos.

    ResponderEliminar
  25. Mas porque raio havia de o Jesus querer ir treinar o fcp?? Ja está no MAIOR! Eu gostava que ele ficasse, pois em 23 anos de vida que levo nunca vi o Glorioso a jogar sistematicamente bom futebol desde que veio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ciclo dele um dia esgota e o benfica nao e o unico clube do mundo....

      Eliminar
  26. Rwnovação do JJ por 10 anos JÁ!!!!!!

    ResponderEliminar
  27. NauBenfica20/3/13 19:30

    O JJ nem sempre acerta, tem lá os seus defeitos, como todos, mas é um grande treinador, está mais que visto! No meu entendimento, e antes que ele inche como um pavão, na eventualidade de nos dar as alegrias que queremos ter esta época (o 33ºcampeonato, a Taça e...), o Presidente deveria renovar-lhe o contrato - ficava seguro e mais barato.
    O Benfica pós-JJ não vai desaparecer, é certo. Mas a vinda de outro treinador iria ser uma interrupção no trabalho que já está feito, a adoção de novos métodos e o marcar passo até a equipa produzir o que produz, se produzisse.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking