O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O mexe e remexe da próxima temporada

. 14 comentários
No seguimento do tópico anterior do Redmoon, gostaria de deixar uma sugestão para uma correcta gestão dos activos mais jovens do SLBenfica. Alguns jogadores que poderão tornar-se casos de grande competência e valorização para o futuro de curto prazo do SLBenfica. A saber:

- Jan Oblak (Rio Ave)
- Nelson Oliveira (Corunha)
- Miguel Rosa (equipa B)
- David Simão (Marítimo)
- Derlis Gonzalez (juniores)
- Diego Lopes (está no Rio Ave)
- Sancidino Silva (juniores)
- João Cancelo (equipa B)

Depois há ainda os recém contratados: Bryan Garcia, Diogo Rosado, Rui Fonte, Rojas... que não tenho conhecimento dos mesmos para saber da sua perspectiva futura.

Relativamente aos emprestados, não me parece que nenhum dos jogadores deva regressar ao SLBenfica já na próxima temporada, por motivos distintos, vejamos:


- Oblak, está a fazer uma ENORME temporada ao serviço do Rio Ave e como expliquei nos comentários do tópico do Redmoon, mm GR que está "sempre em jogo" tem os niveis de concentração permanentemente activos e se for bom GR, tende a destacar-se. 

Dificil, dificil é quando chegam a grandes clubes e passam 85 minutos sem estar em jogo e de repente têm que fazer uma defesa que vale um jogo. Foi precisamente isto que "matou" Roberto e que o faz de novo no Saragoça voltar a exibir-se a bom plano.

Nesse sentido considero que Oblak se deveria manter em Portugal, mas emprestado a um clube com maior solidez defensiva e, portanto, menos activo durante todo o jogo: Guimarães, Marítimo ou mesmo Braga.

- Nelson Oliveira, teve uma temporada... perdida! Totalmente perdida! Foi muitíssimo mal escolhido o Clube por parte de Jorge Mendes. A escolha foi tardia e acabou num clube sem rumo e, pior ainda, que já tinha um avançado "histórico" no clube e outro cujo empréstimo era preciso rentabilizar a curto prazo (Pizzi).

Como habitualmente o jogador foi por ali "abandonado" e erradamente a sua situação não foi revista em Janeiro. Deve, portanto, regressar a Portugal para ser emprestado - na minha opinião- a um clube com ambições reais e que jogue futebol de ataque. Tal como o Oblak, a minha sugestão fica no eixo Guimarães, Marítimo, Braga. 

Já aqui escrevi no tópico Rubrica GB: Braga x Guimarães que entendo que a inclusão do Nelson Oliveira na aquisição do Eder do Braga seria uma excelente perspectiva para o SLBenfica (e para o Braga). O SLBenfica valorizava muito o Nelson, o Braga com sorte saia até a ganhar em termos de jogador e ainda recebia o dinheiro da transferência (7 ou 8M€) e o Ruben Amorim em definitivo, que com a ascensão do André Gomes não faz sentido regressar.

- David Simão, está claramente numa época de arranque. Afirmou-se a titular de uma equipa competitiva e faz alguns jogos de grande qualidade, mas falta-lhe "pegar na equipa às costas" como faz o Miguel Rosa e assumir-se como decisivo. Para o próximo ano, novamente o empréstimo com esta característica: manter um elevadíssimo grau de competitividade para que o David se assuma de vez.

- Diego Lopes, está no clube certo e este ano já foi jogando (está no primeiro ano de senior) e deve continuar o seu percurso para que possa (ou não) vir a confirmar o elevado potencial.

Quanto aos que estão esta temporada no Clube (equipa B e Juniores), à excepção do Miguel Rosa, a minha sugestão é o empréstimo em Portugal na I Divisão, no caso do João Cancelo, e a equipa B para os restantes.

Clubes como Paços Ferreira, Rio Ave, Académica, etc são os clubes certos para uma primeira temporada do João Cancelo na divisão mais importante do futebol nacional. Derliz e Sancidino terão na equipa B um importantíssimo processo de transição acompanhado (deseja-se).

Esperemos que haja capacidade do SLBenfica para gerir bem estes activos que potencialmente poderão vir todos ou quase todos a ser atletas da equipa principal a curto/médio prazo. Acredito que temos ali potencial para obter no mínimo 5 em 8 atletas que se valorizarão e valorizarão a equipa principal.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

14 comentários

  1. http://socioencarnado.blogspot.pt/2013/02/lapiz-azul.html#comment-form

    ResponderEliminar
  2. Concordo com quase todas as tuas perspectivas! Em relação ao Diego Lopes se for para continuar com a utilização que está a ter na 2ª metade desta época faz sentido lá continuar, se não for também não lhe faria mal jogar na equipa B!

    Gostaria de acrescentar que não se deve só ter em conta a equipa para qual se vai emprestar mas também o treinador dessa equipa...os bons treinadores ajudam muito a evoluir o jogador!

    Neste momento é preferível ter os jogadores em Portugal a serem treinados por treinadores competentes do que tê-los lá fora a serem treinados por treinadores medíocres!

    Parabéns pelo post!

    ResponderEliminar
  3. Caro Geração,

    Concordo com o texto excepto no que toca à Académica e ao Braga. Penso que no Estoril e n'os Belenenses ficavam melhor e mais perto de casa, longe do esterco. Quanto ao Amorim, que fique onde merece.

    JP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem visto...e o Belenenses parece estar a criar uma boa equipa! Se mantiver a base e este treinador!

      Miguel Rosa para o ano poderia voltar a vestir a camisola da Cruz de Cristo se não tiver lugar na equipa principal do glorioso!

      Eliminar
    2. O Belenenses vai ser mais um cangado ao serviço dos corruptos. Basta ver quem é que comprou aquilo.
      Com aqueles pasteis cheios de salmonelas, só quero é distância.

      Eliminar
  4. O Diego Lopes ainda é júnior! Craque em potência... O David Simão ainda está ligado ao Benfica? Creio que não...

    ResponderEliminar
  5. Daniel Oliveira26/2/13 17:18

    Nestes 10 anos desta direcção se há algo que já aprendemos é que o trabalho com os jovens é feito sobre o joelho. Não há aposta, não há acompanhamento e não há planeamento.

    Já contratámos 2 holandeses e 1 paraguaio. E ainda em Fevereiro. Além de percebermos que continuamos sem contratar lateral ou trinco ainda percebemos que os jovens da nossa equipa vão ter mais um ano sem espaço na equipa principal.
    Não esqueço a inclusão do Almeida e do Gomes esta época mas que não se iluda aquele que pensa que isto estava planeado. O cansaço do Maxi, a lesão do Aimar e do Martins é que estão a obrigar a utilização desses jogadores a qual cada vez vai sendo mais escassa.

    Sobre o David Simão, penso que ele já não faz parte dos quadros do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são 2 holandeses mas sim 2 sérvios! O Davis Simão se não me engano tem contrato com o Benfica até 2015! está por empréstimo no Marítimo!

      Eliminar
    2. Daniel Oliveira26/2/13 18:41

      Sim tem razão. Fiz confusão com o facto de virem os dois da Holanda. Sobre o David Simão tenho a ideia que ele saiu a custo zero no final da época passada ingressando no Maritimo.

      http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=71281

      http://futebolportugal.clix.pt/2012/07/maritimo-david-simao-oficializado/

      Eliminar
    3. Se rescindiu penso ter sido um erro da parte do Benfica...sei que na altura por causa da lei que foi aprovada a proibir os empréstimos de clubes da mesma divisão se falou nisso, mas como depois foi revogada, não sei se terá sido bem assim! Deixar sair um jogador promissor (mesmo que não venha a jogar no Benfica) a custo zero, quando até se pode vender para algum clube estrangeiro parece-me um erro crasso!

      Eliminar
  6. Penso k o Ivan Cavaleiro e o Mika tmb deveriam rodar na primeira liga na proxima epoca.

    ResponderEliminar
  7. BERNARDO SILVA... O PROXIMO MESSI A FALAR PORTUGUES. DOMINGOS VIEIRA

    ResponderEliminar
  8. david Simão nunca vingará no SLB (lento e com pouca garra)
    Cancelo tem bons pés mas não dá seguimento a nenhuma jogada, tem queimado o Ivan Cavaleiro ou qualquer extremo direito.
    O Nelson Oliveira tem de abandonar a musculação e treinar a explosão e sprint (já falhou em dois clubes)
    Derlis fica bem na America do Sul um ano (é muito novo) depois que volte

    ResponderEliminar
  9. Anónimo8/9/13 12:47

    Olá,

    Você está na necessidade de empréstimo? você pode começar a resolver os seus problemas quando
    você correr para ele. Am Sra., Anna. De Portugal, na semana passada segunda-feira,
    Eu estava procurando por empréstimo para pagar minhas contas, então eu me meter a
    mão de golpes diferentes e eu estava golpes por credor diferente, se não
    para a Sra., Sadaih que é meu bom amigo me apresentar a Sra. Mary Lisa
    (CEO) Mary Lisa Loan Home, e ele me ajudar com um empréstimo de $ 200,000
    sem stress. Então meu bom povo de Portugal, você pode contatá-lo
    via e-mail: mrsmarylisaloanhome@gmail.com E não se esqueça de dizer
    ele, que eu apresentá-lo à sua Empresa

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking