O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 16 de dezembro de 2012

E agora ainda há dúvidas?

. 44 comentários
Depois destes ultimos dois jogos,
Depois de 6 golos marcados,
Depois de atingir os 32 golos numa época (igualando o seu máximo anterior),
Depois de marcar 100 golos pelo Benfica na Liga,
Alguém ainda tem dúvidas que este senhor é o melhor avançado que passou pelo Benfica pelo menos nos últimos 20 anos????


Cardozo é um dos melhores pontas de lança da actualidade no futebol europeu, e o número de golos que marca é a única prova necessária.
Em 2012, são poucos os jogadores nos principais campeonatos europeus com mais golos marcados que Cardozo. Messi, Ronaldo, Ibrahimovic, Falcao, Van Persie. E poucos mais são os pontas de lança que estão ao nível de Cardozo e abaixo do destes jogadores.

Por isso, pensem nisso da próxima vez que o forem assobiar por não ter velocidade ou agilidade ou poucos reflexos. Ter um jogador com o rendimento de Cardozo no Benfica é uma benção de que muitos benfiquistas não se apercebem.
Um pé esquerdo daqueles não se arranja todos os dias, nem aquele instinto de baliza.

Renovem já com Cardozo porque um jogador como ele merece todas as condições que peça. Ainda para mais com o seu estilo de jogo a perda de velocidade com a idade não é tão importante. Cardozo tem tudo para render golos ao clube durante pelo menos mais três ou quatro anos.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

44 comentários

  1. Subscrevo! renovação já, quem critica este senhor não percebe nada de futebol... Vamos chorar muito quando se for embora

    ResponderEliminar
  2. Tenham muito cuidado, ele é perigoso, ele é Oscar Tacuara Cardozo, é um goleador nato, o mais proficuo goleador que o Benfica teve depois de Nené, o homem que marcava golos sem sujar os calções, por sinal outro grandissimo jogador, onde por causa dele havia discuções em todos os jogos na Luz no Terceiro Anel, e já o disse antes não é elegante a jogar mas é de uma eficiencia a toda a prova e só irá ter o devido valor quando um dia for embora do Benfica, avé Cardozo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa comparação com o Néné é muito bem pensada. Hoje tem tudo saudades do Néné. Na altura assobiavam-no.

      Eliminar
  3. Indispensável, fundamental no Benfica, este craque!

    ResponderEliminar
  4. Grande Cardozo, o melhor marcador estrangeiro de sempre do Benfica.

    Renovar imediatamente, este é para acabar a carreira no Benfica, um dos jogadores que mais dá rendimento desportivo.

    Carrega Tacuara.



    Ronnie

    ResponderEliminar
  5. Por causa de 2 jogos???
    Sem dúvida que está em alta, mas julgar (a favor ou contra) um avançado pelo número de golos que marca parece-me bastante limitado...
    E que tal julgarem-no pela eficácia? E que tal dar o mérito aos colegas que trabalham (muito e bem) para ele ter as oportunidades que tem?
    Continuo a dizer que, se fosse o falcão (apesar de nem o querer pintado a ouro pelo que fez ao Benfica quando era para ser contratado) teria + 75% dos golos marcados que o Cardozo... Esse é que é o problema e a razão das críticas ao Cardozo. Dito isto, espero e desejo que ele continue a calar as minhas críticas durante muuuuuuito tempo! Mas repito, não são 2 jogos que me vão fazer mudar de opinião...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o Cardozo só marcou 6 golos pelo Benfica. Ou então marcou quase 150.
      Gente como tu não percebe que só falha quem tenta. O Cardozo pode falhar golos mas qualquer ponta de lança falha.
      Julgar um avançado pelo nº de golos que marca é bastante limitado?

      Diz-me qual é a função de um avançado.
      Força vai lá assobiar o Cardozo para o estádio. Gente como tu nem vale a pena responder.

      Eliminar
    2. Mas olha até te respondo: se os colegas de equipa brilham e são aplaudidos é porque têm lá dentro alguém que mete a redondinha na baliza e dá eficácia ao jogo da equipa.
      Um avançado matador é tão crucial como um grande guarda-redes. E o Benfica tem ambas as posições bem supridas.
      Quando outros jogadores marcarem dois hat-tricks seguidos eu dedico-lhes um texto isolado.

      Eliminar
    3. Gente como eu é sócio há 25 anos.

      Gente como eu não assobia a equipa, apesar de a criticar.

      Gente como eu pensa antes de julgar os outros.

      Tu julgas as pessoas sem as conheceres, caso contrário não assumias que eu, por criticar o Cardozo, o assobio.

      E sim, julgar um avançado pelo nº de golos que marca é bastante limitado. O papel de um avançado, caso ainda não tenhas percebido, é muito mais do que marcar golos. E ainda que assim fosse, se tiveres em conta o número de oportunidades que ele tem e os golos que marca, percebias que ele é muito pouco eficiente tendo em conta a máquina de futebol ofensivo que o Benfica é atualmente.

      Enfim, gente como eu quase não perde tempo a responder a gente como tu... quase...

      Saudações benfiquistas!

      Eliminar
    4. Não percebo o que é que os teus anos de sócio têm a ver com o assunto. Ou achas que por ser sócio á 25 anos tens uma opinião mais sólida? Gente como tu pelos vistos gosta de julgar a sua opinião superior porque tem mais anos de sócio.

      Quanto ás oportunidades que ele falha, de novo só falha quem lá está. Fico á espera de te ver criticar o Lima ou o Rodrigo por falhar o que falham. Muitas das oportunidades que o Cardozo falha também são criadas por ele.

      Eliminar
    5. Tens razão. Os anos de sócio não significam uma opinião superior, que com certeza não tenho. Simplesmente te queria mostrar que estavas a fazer juízos de valor sobre alguém que não conheces.

      De qualquer forma, não quero alimentar discussões inúteis. Não és tu, nem nenhum benfiquista o meu "inimigo". Esses trocam os vês pelos bês...

      Eliminar
    6. Não confundas tripeiros com cabeçudos...

      Eliminar
    7. Tens razão... Há muito bom benfiquista no Porto!!

      Eliminar
  6. NauBenfica16/12/12 11:15

    Pois. Às vezes enerva, pela lentidão, pela desconcentração, pelas perdidas flagrantes, mas só quem não faz é que não erra. É um dos maiores goleadores que o Benfica alguma vez já teve. Não percebo por que razão não marca livres diretos como marcava, ainda mais, atendendo ao nosso atual desacerto nos livres marcados para a área.
    A jogar e a marcar assim, é de lhe renovar o contrato. Mas atenção às exigências do chico-esperto do agente.

    ResponderEliminar


  7. Sabem porque é que o Cardoso este ano está a marcar mais???

    O Benfica o ano passado jogava com um dextro do lado esquerdo e um esquerdino do lado direito, que nem alas eram, e o Cardoso passava os jogos a jogar de costas para a baliza.

    Este ano o Benfica joga com dois alas puros que vão a linha do fundo e o Cardoso empurra e nisso há poucos como ele.

    O futebol é golos e 90% são marcados dentro da grande área, o habitat do Cardoso, que Jesus já deveria ter reconhecido há mais tempo até para o defender dos tais assobiadores.

    Se não tiver nenhum azar este ano pulverizará todos os recordes pois a sua confiança subirá ainda ainda mais porque Cardoso é dos jogadores que precisa ser acarinhado para render ainda mais.

    O instrumento dele ele sabe tocar os outros que toquem os seus.

    ResponderEliminar
  8. " E que tal dar o mérito aos colegas que trabalham (muito e bem) para ele ter as oportunidades que tem? "

    E esses colegas só trabalham para o Cardozo? Não trabalham para os outros? Estranho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não. Acho que trabalham de igual forma qualquer que seja o avançado. A referência foi ao Cardozo pq o post é sobre ele. O que é que é estranho na afirmação?

      Eliminar
    2. Se eles trabalham para os outros da mesma forma que trabalham para o Cardozo pq é que os outros não marcam tantos golos como marca Cardozo?

      Eliminar
    3. Essa é simples de responder. É uma questão de oportunidades. Por exemplo, o JJ sempre apostou mais no Cardozo do que em qualquer outro avançado. É ou não é verdade?

      A única critica que faço ao Cardozo é a sua eficácia. Ele precisa de 3 ou 4 oportunidades flagrantes para fazer 1 golo. O Lima por exemplo, e o Rodrigo também, não precisam de tantas oportunidades para obter o mesmo resultado que o Cardozo. A diferença é meramente o número de minutos e as oportunidades de golo que cada um deles tem.

      E antes que respondas o que é previsível, considero que os últimos 2 jogos são meras exceções ao que ele fez durante os anos que cá está. Para mim qualquer um dos outros avançados do Glorioso é mais completo do que ele.

      No entanto, volto a dizer, espero que ele me cale e continue assim por muitos e bons jogos...

      Eliminar
    4. Claro. O Cardozo só marcou 150 golos porque tem mais oportunidades. O Lima e o Rodrigo nem falharam golos quase de baliza aberta nos últimos tempos.
      Vai ver quantos golos o Lima tem marcados na sua carreira e compara com o Cardozo. Tenho dito.

      Quanto ao Rodrigo tem tudo para explodir, mas está muito verdinho ainda. Não tem categoria para tirar o Lima da equipa (e o Cardozo também não porque têm estilos diferentes).

      Eliminar

    5. Ricardo, eu até posso em alguns pontos concordar contigo, agora o que acho abusivo da tua parte é afirmares que se o Lima e o Rodrigo tivessem as mesmas oportunidades marcariam mais.

      Perante isto a tua argumentação cai por terra porque te estribas numa suposição e eu devido e muito que efectivamente, mesmo com os falhanços clamorosos do Cardoso os n outros dois não falhem ainda...muito mais e nas poucas oportunidades isso têm-se provado.

      Tecnicamente Cardoso é muito superior ao Lima e embora mais estático é muto mais jogador.

      Rodrigo é um menino que precisa de saber controlar a ansiedade.

      Eliminar
    6. Obviamente que a comparação entre os três é subjectiva, ou como dizia o outro um "suponhamos". Mas não concordo contigo que esteja provado que os outros falham tanto ou mais do que o Cardozo, até porque eles não têm as mesmas oportunidades para jogar (minutos de jogo) que o Cardozo.

      Outro ponto em que discordo é na tua afirmação do Cardozo ser tecnicamente muito superior ao Lima. Na minha opinião, até com a sua imaturidade o Rodrigo é melhor tecnicamente do que o Cardozo, quanto mais o Lima... O que não invalida que o Cardozo não tenha um dos melhores pé esquerdos que já vi. Mas para mim, é quase só isso...

      De qualquer forma, chego à conclusão que esta discussão sobre o Cardozo resume-se aos gostos de cada um para a função de avançado. Eu prefiro avançados móveis e rápidos, o que é exactamente o oposto do Cardozo.

      Eliminar
    7. Engraçado que nos jogos em que Cardozo não joga não há tantas oportunidades de golo...e os avançados mais "completos" não marcam como ele marca. Seria interessante perceber o pq de a equipa ter mais oportunidades de golo com Cardozo em campo.
      Para não falar do mito de que Cardozo falha muito...

      Eliminar
    8. Pronto. Então admites que para ti se trata de uma questão de preferência pessoal por outro estilo de avançados.
      Isso é que me parte todo. Preferes ter dois jogadores em campo semelhantes em campo, que pisam o mesmo terreno como o Lima e o Rodrigo do que dois jogadores complementares como o Lima/Cardozo ou Rodrigo/Cardozo.

      Eu percebo que tenhas preferência por avançados móveis pois são mais entusiasmantes de ver jogar. Agora o problema destes é que muitas vezes quando deviam estar no sítio certo para matar não estão porque são "móveis". O Cardozo está sempre lá.

      Agora o que também me picou é tu presumires que por escrever um post a elogiar o Cardozo estou a tirar mérito ao resto da equipa.

      Eliminar
    9. É mais fácil responder por tópicos. Aqui vai:

      “Cardozo é um dos melhores pontas de lança da actualidade no futebol europeu, e o número de golos que marca é a única prova necessária.”
      Não concordo, pela sua baixa eficácia.

      “Ter um jogador com o rendimento de Cardozo no Benfica é uma benção de que muitos benfiquistas não se apercebem.”
      Mais uma vez, não concordo pela sua baixa eficácia.

      “Um pé esquerdo daqueles não se arranja todos os dias”
      Concordo. Isso é indiscutível.

      “Renovem já com Cardozo porque um jogador como ele merece todas as condições que peça.“
      Não concordo. Não há nenhum jogador a quem o Benfica deva “baixar as calcinhas” só para o manter.

      “Mas olha até te respondo: se os colegas de equipa brilham e são aplaudidos é porque têm lá dentro alguém que mete a redondinha na baliza e dá eficácia ao jogo da equipa.”
      Mais uma vez, não concordo pela sua baixa eficácia.

      “Um avançado matador é tão crucial como um grande guarda-redes. E o Benfica tem ambas as posições bem supridas.”
      Concordo, mas não é pelo Cardozo, ou pelo menos não é só por ele.

      “Quanto ao Rodrigo tem tudo para explodir, mas está muito verdinho ainda. Não tem categoria para tirar o Lima da equipa (e o Cardozo também não porque têm estilos diferentes).”
      Concordo. Mas o Rodrigo só não explodiu ainda porque não tem os mesmos minutos que o Cardozo tem.

      “Tecnicamente Cardoso é muito superior ao Lima e embora mais estático é muto mais jogador.”
      Não concordo. Só concordo mesmo é com o facto de o Cardozo ser estático, literalmente…

      “Engraçado que nos jogos em que Cardozo não joga não há tantas oportunidades de golo...e os avançados mais "completos" não marcam como ele marca. Seria interessante perceber o pq de a equipa ter mais oportunidades de golo com Cardozo em campo.”
      Não tenho nada a ideia de um jogador estático como o Cardozo ajudar a criar mais oportunidades de golo quando está em campo, do que qualquer dos outros dois… Mas tudo bem, não tenho provas concretas para refutar esta afirmação. É apenas a ideia que tenho do que vejo.

      “Para não falar do mito de que Cardozo falha muito...”
      Mito????? Até quem o defende sabe reconhecer que ele falha muito…

      “Pronto. Então admites que para ti se trata de uma questão de preferência pessoal por outro estilo de avançados. “
      Não. É apenas e SÓ a falta de eficácia que critico. O estilo é uma questão de preferência pessoal, e de facto prefiro jogadores móveis.

      “Isso é que me parte todo. Preferes ter dois jogadores em campo semelhantes em campo, que pisam o mesmo terreno como o Lima e o Rodrigo do que dois jogadores complementares como o Lima/Cardozo ou Rodrigo/Cardozo.”
      Sem a menor dúvida. Exemplo mais flagrante: Barcelona. Acho que não é preciso dizer mais, pois não?

      “Agora o problema destes é que muitas vezes quando deviam estar no sítio certo para matar não estão porque são "móveis". O Cardozo está sempre lá.”
      Ele estar lá está, mas falha muito…

      Antes que me crucifiquem, tenham lá calma que eu sou do vosso clube… Além disso garanto que não assobio ninguém! Nem sei assobiar sequer… :)

      Eliminar
    10. A tua linha de argumentação não tem credibilidade nenhuma. Se já tu próprio admitiste que não gostas do Cardozo pelo seu estilo de jogo nem vale a pena estar a argumentar contigo.
      Em vez de olhares para os factos e números para baseares a tua opinião, baseias a tua opinião no estilo de jogo (algo completamente subjectivo). Por isso nem vale a pena estar para aqui a argumentar.
      Se o Cardozo não te faz mudar o gosto a fazer o que faz melhor, e que qualquer avançado tem que fazer: que é marcar golos então não somos nós que te vamos mudar de opinião.

      No entanto, digo que nunca queria ver um jogo de futebol ao teu lado ou discutir qualquer assunto contigo. Alguém que baseia as suas opiniões sem ser em factos devidamente fundamentados tende a ser ilógico a um ponto que me deixa desconfortável (sublinho que isto tem mais a ver com o desconforto que gera em mim do que com a tua maneira de ver o mundo).

      Eliminar
    11. Penso que o Ricardo está a confudir o significado das palavras eficaz/eficiente...

      Se houvesse 1 jogador da equipa B que fosse utilizado durante 1 minuto num jogo desta época e que tendo 1 oportunidade marcasse 1 golo este seria sem dúvida o "goleador" mais eficiente.

      Isto não quer dizer que se este fosse titular todos os jogos seria tão eficaz/eficiente como tem sido o Cardoso. É impossível inferir isso.

      Resumindo:

      Tenham cuidado, ele é perigoso...

      Eliminar
  9. Portanto, o melhor marcador do SLB desde 2007, o melhor marcador estrangeiro da história do clube, o primeiro estrangeiro ao serviço do SLB a marcar mais de 100 golos na Liga Nacional, um ponta de lança que marca 25 golos por época tem...falta de eficácia??????

    Se fosse eficaz tinha o q? 500 golos???

    Acho surreal não perceberes o ridículo da afirmação que fazes.

    ResponderEliminar
  10. Epà, eu penso que o pessoal é um pouco intolerante para com quem não idolatra o Cardozo como alguns (talvez uma reacção ao odio que, efectivamente, alguns tiveram e continuam a ter por ele). Aqui vai a minha opinião que não é um meter achas para a fogueira : é apenas alimentar uma discussão efectivamente interessante.

    1. Compreendo perfeitamente o Ricardo quando diz não gostar do estilo do Cardozo. Partilho a mesma opinião. Gosto mais de pontas de lança que aliem técnica a velocidade. Ou seja pontas de lança do estilo Van Basten ou Postiga (como é obvio apresento os extremos da comparação). Significa isto que assobio o Cardozo? Não!

    2. Penso que a idolatria de que é alvo o Cardozo é tão injustificavel que as criticas feitas a ele. Um jogador que tem uma média de 20-25 golos por época deveria ser o normal num clube como o Benfica. O problema é que ficàmos muito mal habituados com anos a aturar Pringles e afins.

    3. Assim sendo, o Cardozo é um bom avançado, mas està muito longe de ser insubstituivel. Preferia ter vendido o Cardozo e o Javi (mais um eventualmente) e ter guardado o Witsel. Isto porque o Benfica tinha quem substitui-lo : Nélson Oliveira. Sim, esse avançado que não marca golos (como os benfiquistas são bons a cuspir nos seus jogadores) mas que com a camisola do glorioso ao peito teve um inicio... à Cardozo (comparem là os minutos jogados pelo N. Oliveira no Benfica com o inicio do Cardozo).

    4. Neste sentido, concordo com o Ricardo quando afirma que finalmente a aposta em Cardozo acaba por bloquear outros que podem vir a ser melhores. O exemplo do N. Oliveira é o melhor. Pode jogar "à Cardozo", caricaturando pode ser um poste, mas também pode jogar em profundidade, algo que o Cardozo não faz. Em vez de vendermos o Cardozo e apostarmos no miudo guardàmos o Cardozo e mandàmos embora um dos avançados com mais potencialidade na Europa... até hoje pois temo que seja mais um que vai ser desaproveitado.

    5. Contudo, porra ainda bem que o Cardozo continua a marcar o que marca!! Isto tudo não invalida a qualidade do jogador e a sua eficacia (aqui não estou de acordo com o Ricardo). E depois hà um ponto importante. Não é apenas a qualidade individual que deve ser pensada, mas igualmente o que ela oferece ao colectivo. E no esquema pensado por Jesus o Cardozo encaixa perfeitamente.

    Resumindo, o Cardozo està longe de ser o tipo de pontas de lança que eu gosto de ver jogar e não penso merecer a adoração que muitos lhe fazem. Contudo ainda bem que està no Benfica e que faz o que faz. Se dos meus argumentos alguém concluir que eu acho que ele é mau e que lhe assobio, então não posso fazer nada por essas pessoas : trata-se então de um problema de entendimento das mesmas e de conexão problematica entre os neuronios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. David Duarte, faz o favor de me dizeres onde vez idolatria no meu texto. Eu sou o primeiro a admitir que Cardozo tem lacunas. Nomeadamente a falta de velocidade e agilidade. Mas se eu não me canso de defender o jogador é por causa dos ataques de que é alvo por quem o devia apoiar.

      Aliás, nem compreendo como falas em idolatria. Nunca vi o Cardozo ser carregado em ombros nem compreensão quando atravessa uma fase menos boa. Bem pelo contrário, nessas alturas começam logo a assobiá-lo. Se queres falar de idolatria vamos falar dos números do Nuno Gomes no seu segundo ciclo no Benfica e com imensos adeptos contra a saída de um avançado de baixíssima eficácia. Ou dos benfiquistas que idolatravam o Roger, que a única coisa boa que fez quando esteve no Benfica foi dar umas na Adriane Galisteu (curiosamente os mesmos que não ficaram tristes com a saída do Van Hooijdonk). E por aí fora.

      Agora quanto a ocupar o lugar dos jovens. Epá, quando esses jovens tiverem o rendimento do Cardozo então falamos. Porque é que vais tirar um jogador que rende para colocares uma incógnita no seu lugar?
      O Nelson Oliveira, tal como muitos jovens no Benfica merecem mais oportunidades mas não em detrimento dos pilares do plantel. Também gostava de ver o Miguel Vítor a titular mas o Garay e o Luisão são muito superiores.

      Eliminar
    2. Tirando a nossa diferença de opinião em relação à eficácia do Cardozo, concordo em tudo o que escreveste!

      Saudações Gloriosas! :)

      Eliminar
    3. Eu nunca ataquei o Cardozo, nem tão pouco o assobio...
      Além disso, também nunca disse que não o apoiava, pois não?

      Eliminar
  11. Há um problema de análise quando toca a falar de Cardozo. Aos que esquecendo os golos que ele marca, falam de falta de eficácia, eu para além de perguntar quantos golos valeria então uma boa eficácia (50? 70?) e aproveitava para lhes lembrar que, quem falha, ESTÁ LÁ! Isto é, para falhar é preciso adivinhar o lance, ter instinto de golo. É uma qualidade não mensurável mas que está associada ao numero de golos que se marcam.

    Aos que lendo jornais e ouvindo programas de treta, dizem que o Lima esse sim, é um bom avançado, eu pergunto: quantos minutos teve o Lima na Champions, quantos teve Cardozo e porque razão Cardozo marcou 2 golos e Lima 1 ... lá se vai a treta dos minutos pelo cano abaixo ...

    As pessoas que criticam o Cardozo só o fazem por uma razão: porque ele não se mexe tanto como as pessoas acham que se deveria mexer. Esquecendo que no final do ano, ele é analisado pelos golos que marca e não pelos quilómetros que corre. Ou seja, há também um problema de burrice associado a certas criticas contra Cardozo ...

    ResponderEliminar
  12. Ok. Querem números então. Cá vai:

    2007/2008
    - 5 jogos consecutivos sem marcar. Em grande…
    - 13 golos no campeonato, sendo 3 de penalty. Bem longe dos 24 golos do Lisandro Lopez!

    São apenas números. Factos. Certezas que não têm "credibilidade nenhuma". Paciência…

    2008/2009
    - 9 jogos consecutivos sem marcar. Repito NOVE! Uma autêntica máquina de fazer golos!!!
    - 17 golos no campeonato, sendo 4 de penalty, e a 3 dos 20 marcados pelo prodigioso Nené!
    - Média de 0,65 golos/jogo, abaixo dos 0,75 Golos/jogo desse génio que é o William…
    - Apenas marcou 2 golos que deram a vitória ao Benfica. Verdadeiramente decisivo!!! Por curiosidade, o Liedson "resolveu" 6x um jogo nesta época.

    São apenas números. Factos. Certezas que são "subjectivas". Paciência…

    2009/2010
    - Marcou 26 golos no campeonato, sendo 6 (!!!) de penalty e apenas 4 golos decidiram a vitória do Benfica.
    - Fez 4 hat-tricks no campeonato, ou seja foram 4 jogos em que fez 12 golos (QUASE METADE do que produziu no campeonato todo). Exemplo único de regularidade!!!
    - 6 jogos consecutivos sem marcar. Começa a ser hábito ter períodos de "seca"...

    São apenas números. Factos. Certezas "devidamente fundamentadas" que tendem "a ser ilógicas". Paciência…

    2010/2011
    - Marcou 12 golos no campeonato, ou seja, quase metade dos do otário do Hulk.
    - Em 3 jogos marcou por 2x, ou seja, METADE da produção no campeonato foi em 3 míseros jogos, tendo decidido jogos (como votória) apenas por 2x… Pasmem-se!! Estamos perante um autêntico prodígio!

    São apenas números. Factos. Certezas que geram "desconforto". Paciência…

    2011/2012
    - 20 golos no campeonato, sendo 5 de penalty…
    - Apenas decidiu um jogo (como vitória) por 4 vezes. Até o bronco do Wolfswinkel fez melhor (5x)!
    - Mais um período de 7 jogos consecutivos em branco… Devia ser período de descanso com certeza...

    São apenas números. Factos. Certezas "surreais" e "ridículas". Paciência…

    2012/2013
    - Esta época o homem está a esmerar-se. Tem 13 golos no campeonato, com uma média de 1,3/jogo. Mas claro, 6 (quase metade) são de penalty!!!....

    São apenas números. Factos. Certezas que eu sei que vocês não aceitam e que vão insistentemente refutar. Como dizia o outro: "e o burro sou eu…"! Paciência…

    Fonte: http:\www.ogol.com.br

    PS: Também te posso adiantar que jamais quereria ter uma discussão, ou ver o meu Benfica, com alguém que não sabe ter uma conversa civilizada, nem tão pouco aceita opiniões (subjectivas, ou não talvez não) de terceiros. Paciência…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver que para ti os golos por serem de pénalti contam menos que os outros. Estranho, nunca vi um resultado de meio a zero por isso devem valer o mesmo.

      Então vamos lá a partir isso:
      1ª época: adaptação. Acabado de vir da Argentina. Marcou 20 golos nessa época (curioso que não menciones os outros golos).
      2ª época: Apanhou o Quique Flores que não gostava nadinha dele e passou meia época no banco. Mesmo assim marocu 17 golos. Quando começou a jogar com regularidade já o Benfica estava arredado do título.
      3ª época: Que incompetente. "Só" marcou 26 golos, com 6 de pénalti. "Só" deu 4 vitórias ao Benfica. E quantos golos marcou nessa época? 38. Coisa pouca. Devia era ter marcado 50!! Então o Messi e o Ronaldo não fazem isso todos os anos?
      4ª época: Queres mesmo falar da época em que o Benfica foi humilhado na Luz pelo Porto? Em que levamos 5 dos corruptos? Diz-me quem esteve bem nessa época para além do Sálvio.
      5ª época: Epá "só" 20 golos. Que miséria. "Só" quatro jogos ganhos á pala dele sozinho. E o Wolfswinkel bronco? É o único jogador que se aproveita na lagartagem (até tenho pena dele).
      6ª época: Fogo!!!! O homem tem 6 de pénalti. Não vale nada! E dos 13 marcou 6 em dois jogos!

      Raios parta o homem. Não sabe que só deve marcar um golo por jogo, em situações que garantam a vitória. E também não devia marcar pénalties. Toda a gente sabe que os pénalties não contam para nada. Ah! E não deve ter oscilações de forma física e psicológica durante as épocas. Deve estar ali certinho, feito robô. Um golo por jogo, todos os jogos. Assim é que era! O Benfica ganhava sempre de certeza. Ah! E os jogos deviam ser todos resolvidos por ele!

      Epá, e os golos dele na Champions? Ou na Liga Europa? Ou na Taça de Portugal? Ou na Taça da Liga?
      Ah, esses golos não contam para nada pelos vistos. Não valeram vitórias, passagens em eliminatórias e dinheirinho. Se calhar devia era tê-los guardado para o campeonato o sacana.

      Para quem diz que apoia o Cardozo estás a ter muito trabalho para tentar demonstrar que é mau ponta de lança. Ainda bem que podemos contar com benfiquistas como tu para apoiar os jogadores da equipa.

      Eliminar
    2. Caso eu me esqueça, os 20 golos da época bastaram para voltar a ser o melhor marcador do campeonato. Coisa pouca.
      Em 2009/2010 só foi o melhor marcador do campeonato á frente do Falcao. Quem é esse Falcao?

      Eliminar
  13. 1º Obviamente que os penalties contam. Mas tens que concordar que é diferente o mérito de um avançado cujos méritos dependem muito dos golos que marca por essa via, comparativamente com um avançado que marque os mesmo golos sem recurso a penalties. Certo?
    2º Não falei nos outros golos, porque só analisei a prestação dele no campeonato, desde que chegou ao Benfica. Obviamente que os outros golos também contam, mas como disse não fiz essa análise, até porque a prestação dele no campeonato (onde faz mais jogos) é bastante ilustrativa. Certo?
    3º Nunca disse que ele era mau. Se o disse foi por ironia, que por definição não pode ser levada a sério. Tu também ironizaste na tua argumentação... Certo? Repito, não o assobio nem a ele nem a nenhum jogador do Benfica, mas critico-o pela sua ineficácia. APENAS isso. Não o considero um mau avançado, e toda a minha argumentação vai no sentido de demonstrar que ele não é o deus futebolístico que defendes. É apenas um bom avançado que falha. Marca muito, mas falha ainda mais. E tendo em conta isso sempre defendi que devia ter sido dada muito mais oportunidade a outros (ex. Nélson Oliveira, Kardec, Jara, Mora, e outros tantos...) Será que o Kardec era assim tão bom no Santos e tão mau no Benfica? Será que o Mora é assim tão bom no River e tão mau no Benfica? Será que o Nélson não merecia uma aposta mais efetiva?... Mas isso já são outros quinhentos....
    4º Apenas perdi tempo e tive trabalho porque gosto de defender as minhas opiniões. Não foi para provar que ele é mau jogador de certeza.
    5º Se ficas satisfeito com 20 golos/campeonato, eu não. Sou muito mais exigente do que isso, e ainda mais reconhecendo a excelente equipa que temos. Tendo isso em conta, ele como titular indiscutível para o JJ, só tem é que marcar regularmente. Só tem é que ser decisivo regularmente. Só tem é que justificar a titularidade regularmente. Ênfase na palavra REGULARMENTE. Talvez não tenhas visto o Magnusson jogar à bola, mas desde essa altura que não vejo um ponta de lança no Benfica que marque mais golos do que jogos no campeonato. É isso que quero. É isso que exijo do Cardozo. É isso que critico, já que oportunidades e equipa para o apoiar não lhe faltam para cumprir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1 - Não concordo. O Messi marcou 14 golos de pénalti em 2011/2012. Deixa de ser o melhor do Mundo para ti por causa disso? O seu recorde de golos num ano deixa de contar por causa disso? Além disso o Messi falhou 3 penálties a época passada. Se o melhor do Mundo falha pénalties é porque não são tão fáceis de marcar pois não. Se o Baggio falhou um na final de 94 é porque não são assim tão simples de marcar pois não? Tu é que pelos vistos sofres de uma paranóia em que tens que desvalorizar qualquer coisa que o Cardozo faça bem porque não gostas da sua forma de jogar.

      2 - A prestação dele no campeonato é bastante ilustrativa pois é. É o melhor ponta-de-lança do campeonato português. E é um jogador ao nível do Liedson, Lisandro Lopez e Falcao (antes deste explodir esta época). De facto tem uma prestação que não deixa margem para dúvidas a não ser na cabeça daqueles que vêm gigantes onde só existem moinhos de vento.

      3 - Eu nunca disse que ele era um Deus futebolístico. Vai lá reler o que escrevi se faz favor e pára de por palavras na minha boca. Ele tem as suas limitações e eu sem bem qual é que são. Mas sei ver os seus pontos fortes o que alguns parecem ter dificuldades em ver.
      E se também defendo apostas noutros avançados o facto é que nenhum mostrou a regularidade do Cardozo. Lembro-me claramente de em muitas épocas ele ter aquecido o banco. Por exemplo, com o Quique a aposta foi em Suazo. O Jesus chegou a meter o Nelson Oliveira com o Rodrigo, tal como meteu o Lima com o Rodrigo (o Cardozo não começou a época a titular).

      4 - E ficaste muito longe de provar que é mau jogador. Aliás, até provaste o contrário: que é o melhor ponta-de lança do Benfica dos últimos 20/30 anos.

      5 - Olha aqui o Zé já te lixou com essa do Magnusson. Querias números e factos ali os tens. Queres mais de vinte golos por época? Pá arranja quem faça melhor!!! Então o Benfica não joga em 4-4-2??? Não há outro avançado em campo? Porque é que não é esse a marcar os mais de vinte golos por época? A única época em que o Cardozo jogou totalmente sozinho na frente foi com o Quique. Com o Jesus jogaste sempre em 4-4-2, com Saviola, Nuno Gomes, Nelson Oliveira, Rodrigo, Lima. Nenhum marcou tantos golos como o Cardozo.

      Mas pronto, não gostas dele. Daqui a dez anos talvez estejas a suspirar por ele, como hoje muitos suspiram pelo José Águas, pelo Torres, pelo Néné. Aposto que também não gostavas nada de ver esses a jogar! Os dois primeiros se calhar não os viste mas o Néné aposto nisso.

      Eliminar
    2. 1. Se comparar o Cardozo com o Messi não é endeusar um jogador, então não sei o que será…

      2. Neste ponto até concordas comigo, por isso nem vale a pena dizer mais nada.

      3. Não disseste literalmente, mas felizmente sei ler nas entrelinhas. Se as afirmações:
      “Renovem já com Cardozo porque um jogador como ele merece todas as condições que peça.”
      “Ter um jogador com o rendimento de Cardozo no Benfica é uma benção“
      não é endeusar um jogador, então não sei o que será…

      4. Nem eu queria provar que ele é mau jogador. Só quis provar o que tu não queres perceber.

      5. Mas afinal quem é que fez comparações com o Magnusson???? Eu não fui de certeza. Passo a citar:
      “Talvez não tenhas visto o Magnusson jogar à bola, mas desde essa altura que não vejo um ponta de lança no Benfica que marque mais golos do que jogos no campeonato.”
      Onde está a comparação aqui???? Só disse, e passo a explicar, que desde o Magnusson que mais ninguém marcou mais golos do que jogos feitos. É um facto. Não é uma comparação. Não o comparei com o Rui Águas, nem com o Vata, e muito menos com o Cardozo…

      E mais, garanto-te que não vou nunca suspirar por um jogador que se dirige aos sócios do clube que representa e os manda calar… É certo que toda a gente erra, e ele até pediu desculpa. Mas diz lá, gostaste de ver? Ajudou-te a admirá-lo ainda mais? Ou simplesmente ignoras coisas tão frívolas como esta e preferes ganhar a todo o custo como o fêcêpê?

      Eliminar
    3. 1 - Se gostas de usar argumentos parvos nem sei o que dizer...

      3 - Pois não é endeusar o jogador. Lês nas entrelinhas o que não está lá. Um jogador com o seu rendimento merece ter todas as condições para ter a cabeça limpa e estar satisfeito. Ao contrário de muito jogador que já teve pelo clube com salários milionários e sem rendimento condizente.

      4 - Eu percebi o que tu tentas mostrar. E não concordo.

      5 - Uma época boa toda a gente tem. 5 épocas a marcar golos consistentemente nem todos.

      Olha, acho muito bem que tenha mandado calar os adeptos/sócios do clube. Porque existe muito sócio que devia ter mais respeito pelos jogadores. Não gosto nadinha do "gangue do assobio" e vou aplaudir sempre os jogadores que os mandem calar.
      O que admiro no Cardozo é o seu RENDIMENTO. O número de golos que marca, o facto de aparecer constantemente nos grandes jogos (golos a Porto, Sporting, colossos europeus...) e de ter a força psicológica de aguentar a pressão nesses jogos e de ser um mal-amado de muitos benfiquistas como tu.
      E estamos a discutir jogadores, não me venhas com tretas dos Corruptos.

      Eliminar
    4. Concluindo:
      - Tu dizes que o que admiras no Cardozo é o seu rendimento. É exactamente o que eu critico;
      - Tu dizes que o Cardozo merece tudo o que pedir. Eu digo que nenhum jogador merece tal coisa, ainda mais tendo em conta como as coisas estão atualmente (financeiramente);
      - Tu gostas da forma de jogar do Cardozo, reconhecendo-lhe alguns defeitos. Eu não gosto da forma de jogar do Cardozo, reconhecendo-lhe algumas virtudes;
      - Tu medes o Cardozo pelos golos que marca. Eu meço o Cardozo pelos golos que falha;
      - Tu achas que o papel de um avançado se resume a marcar golos. Eu defendo que um avançado tem muito mais responsabilidades num jogo de futebol do que isso.
      - Tu não te importas que um jogador te mande calar. Eu não admito isso a nenhum jogador, pois acho que para calar as críticas e mostrar que estas são injustas só tem é que provar isso mesmo e fazer o que lhe compete;

      É isto, não é? Não estou a pôr palavras na boca de ninguém, pois não?

      Pois olha, da minha parte não me importo minimamente que ele me faça mudar de opinião e prove que consegue ser melhor do que foi até agora. Tu defendes com unhas e dentes o Cardozo, mas tens de perceber que nem todos os críticos do Cardozo o assobiam. Não percebo essa tua agressividade na defesa de um jogador, até porque tenho a certeza que tu, tal como toda a gente, em alguma altura
      criticou (atenção criticou, não assobiou) um jogador. Ou vais-me dizer que NUNCA criticaste um jogador do Benfica?

      De resto, só tenho a dizer-te que o que me interessa é o Benfica campeão, e tudo o resto são tretas...

      Eliminar
  14. Sem me querer meter na vossa discução, o Cardozo, ganhou duas bolas de prata em 5 anos de Benfica, há quantos anos não havia um jogador do Benfica que tivesse ganho 2 bolas de prata? penso que desde os tempos do Artur Jorge, no inicio dos anos 70.
    Eu vi o Magnusson, mas o Magnusson, jogou 5 epocas no Benfica e marcou 84 golos, na epoca 89/90 realmente marcou 33 golos, mas muito pouco deles foram realmente decisivos, era bom jogador, melhor tecnicamente que Cardozo, mas Cardozo é muito mais marcador e goleador que Magnusson, e Cardozo tem uma coisa, mas para mim muito importante, é que Cardozo, marca golos a qualquer equipa, Liverpool, Man.United, entre outros, contra o Porto tem 5 ou 6 golos, contra o Sporting tem uns 10 golos, eles tinham o Liedson nós temos o Cardozo, isto para dizer que Magnusson nos jogos grandes nao fazia golos a ninguem, nunca marcou um golo ao Porto e mesmo ao Sporting lembro-me de ele marcar 2 em 88 numa vitoria por 4-1 na Luz e pouco mais, e mais que os 33 golos do Magnusson que de pouco valeram ao Benfica, recordo-me das suas não actuações nas finais da taça dos campeões, de tão más que foram, nem cosegas fez ao Koeman e Nielsen, nem ao Baresi e Costacurta, e a de Viena estive lá a ver ao vivo.
    percurso de Magnusson no Benfica no campeonato:
    1991/92 - S.L.Benfica - 22 Jogos / 9 Golos
    1990/91 - S.L.Benfica - 14 Jogos / 3 Golos
    1989/90 - S.L.Benfica - 32 Jogos / 33 Golos
    1988/89 - S.L.Benfica - 27 Jogos / 6 Golos
    1987/88 - S.L.Benfica - 26 Jogos / 13 Golos

    Mesmo Cardozo sendo um jogador com pouca mobilidade e mais posicional, e não sendo nada consensual, é muito mais jogador que Magnusson, apesar de gostar do Mats, já o disse depois de Nené, outro mal amado, este era porque não corria a bolas perdidas e não sujava os calções mas marcava golos com fartura, criticado até mais não, Cardozo é o maior goleador do Benfica de longe e só terá o devido valor quando for embora.
    Sobre aquilo que eu gosto de um ponta de lança, gosto de outro tipo de ponta de lança, mas do que gosto é de alguem que coloque a redondinha dentro da baliza, que parecendo facil, é só a coisa mais dificil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé, eu não comparei o Magnusson com ninguém. Nem sequer falei das características dele. Simplesmente mencionei o facto de que desde ele que não há ninguém que marque mais golos do que jogos feitos. Só isso. Só falei nele porque esses números são o que eu quero voltar a ver no Benfica.

      Eliminar
  15. No tempo de Magnusson e de Benfica, o Rui Aguas era muito mais jogador e avançado, até o nosso Vata em 88/89, marcou apenas 16 golos, ainda deu para ganhar a bola de prata e quase todos eles foram decisivos em dar vitorias nesse ano, outro jogador não elegante a jogar mas de uma eficiencia a toda a prova, custou-nos 10 mil contos mas rendeu-nos imenso dinheiro e titulos e prestigio.
    Portanto respeitando a opinião do Ricardo, não penso que tenha tanta razão de queixa do Cardozo, mas como disse respeito a sua opinião, claro que eu gostava que tivessemos antes um Drogba, Sheva, Villa, um Rui Aguas ou outros que vi jogador, mas Ricardo o Cardozo é um excelente goleador, só que com caracteristicas especificas, mas temos que aproveitar as suas caracteristicas, porque arranjar quem marque tanto golo custa dinheiro, muito dinheiro, tambem lhe digo que gosto do Lima, que sempre me faz lembrar mais o Isaias

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking