O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

André Gomes

. 14 comentários


André Filipe Tavares Gomes, chegou ao Sport Lisboa e Benfica sem grandes alaridos.

Apresentou-se no Seixal no início da época 2011 / 2012, de uma forma discreta, humilde e com determinação de vingar no seu novo clube.

O seu carácter desde de cedo cativou a estrutura que habita no Centro de estágio do Seixal e os seus colegas de equipa, que desde cedo perceberam que estavam na companhia de um líder nato e sem qualquer pejo o nomearam um dos capitães da equipa de Sub 19.

Vindo da cidade do Porto e sabendo o que custa estar longe da família e dos amigos, sempre teve a constante preocupação de acompanhar os mais jovens futebolistas do Glorioso que vieram do Norte para o Caixa Futebol Campus. Sempre teve para com todos uma palavra de incentivo, de alento e de ternura quando as saudades apertavam aos mais novos.

Foi aparecendo na equipa de Sub 19, mas João Tralhão logo percebeu que André Gomes seria um dos indiscutíveis da sua equipa, e fixou-se como titular.

Na Madeira, num jogo da Fase Final do Campeonato de Juniores teve uma lesão que felizmente não foi tão grave como se pensaria e para gáudio dos colegas, voltou a tempo de os ajudar a tentar conquistar o título.
Com a criação da equipa B ( e muito boa notícia na minha opinião ), André Gomes continuou no Benfica. E ali mesmo, voltou a encantar Luís Norton de Matos que não o dispensa da titularidade.

Senhor de um fantástico porte atlético - 188 cm - André Gomes é um polivalente do meio campo, podendo fazer as 3 posições - 6, 8 ou 10 - apesar de aquilo que conheço dele, a posição 8 é a que se adequa melhor às suas características.

Tem o pulmão de um pivot defensivo, a atitude competitiva e agressividade para lutar pela conquista da posse de bola e tem a classe de um 10, jogador com lateralidade, pois joga quer com o pé direito, o seu preferencial, mas mostra qualidade com o pé esquerdo também. Dono de uma excelente visão de jogo e capacidade de passe, toma as melhores decisões em jogo, e se lhe dão espaço no último terço, aproveita logo para rematar de média / longa distância com qualidade.

Esteve no FCPORTO até 2007 / 2008, o 3º.lugar da equipa no Campeonato Nacional, levou-o à dispensa.

Assinou pelo vizinho e rival da cidade, Boavista FC, tendo no seu primeiro ano, o de Sub 16, jogado no satélite Pasteleira ( à imagem que o FC Porto faz com o Padroense no mesmo escalão actualmente ).

Ao contrário de muitos jovens quando são dispensados dos 3 grandes, não desisitiu e acreditou no seu sonho.
André Gomes é atleta profissional de futebol e estudante universitário. Já não vive no Caixa Futebol Campus, mas continua a ser um exemplo para os mais novos do Benfica.

Este ano assinou por Jorge Mendes e renovou contrato com o Benfica até 2018, com uma cláusula no valor de 30 milhões.
É a primeira grande aposta de jovens vindo do futebol de formação. Sim, porque não tenham dúvidas, não apenas no futebol que o Benfica decidiu apostar nos seus jovens da formação.
O comboio já está em andamento e ou Jorge Jesus altera a sua filosofia, ou o comboio irá passar lhe por cima.
E para o ano, com André Gomes no meio campo do Glorioso, já ninguém se vai lembrar de um tal Axel Witsel.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

14 comentários

  1. Rui Rangel com 60% de votos? Só? Mas ainda há 31% de benfiquistas a votar no LFV? Não pode ser. A vossa sondagem não é fidedigna. Eu acho que nas eleições a sério o Rui Rangel vai ter uma percentagem bem maior. Eu aposto em 105% de votos.

    Desculpem, reparei agora que este artigo não era sobre eleições. André Gomes, obviamente mais um jogador que não devia estar no Benfica. Apoio o Rui Rangel, só deveríamos ter uns 40 jogadores com contrato não há espaço para os que só conseguem jogar uns 15 minutos num jogo já resolvido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não, jogador português, nas selecções nacionais desde os Sub 17, apenas 19 anos...É fraquinho.

      P.S.- Caro Anónimo, sobre a votação...As Casas do Benfica aqui não votam, nem há votos que valem 25 ou 50..

      Eliminar
    2. Caro Snortinho, é o anónimo de novo.
      Agora, sem ironia, resolvi deixar aqui novo registo para agradecer a publicação do meu comentário de cima. Depois de fazer alguns comentários não publicados noutros artigos do NGB, foi com grande satisfação que vi este último comentário publicado. Obrigado.
      Quanto ao André Gomes, a dada altura não coube no lote de 100 atletas da folha salarial do clube do Senhor Viagra, Aquele Que Nunca Falha. Temos pena.

      Eliminar
    3. Caro Anónimo

      Do lado direito do écran, logo por baixo da coluna da Blogosfera estão descritas as condições para os comentários.
      Se alguém os apagou foi porque não cumpriam os requisitos. E aqui pode discordar das nossas opiniões, mas tem de as saber justificar e não partir para o insulto ou ofensas para quem escreveu o(s) textos(s) - E com isto não estou a afirmar que foi isso que lhe aconteceu.

      Aqui queremos um debate saudável, nós aqui no NGB não temos todos a mesma opinião sobre vários assuntos.

      Quanto ao que interessa que é o André Gomes, ainda bem que foi dispensado e ainda bem que alguém fez que o Benfica visse ali qualidade para vestir o manto sagrado.

      E pelo que sei, esse alguém até nem é Benfiquista...

      P.S. - E da próxima vez que comentar, pelo menos assine um nome no fim do comentário :)

      Eliminar
    4. Caro Snortinho, o anónimo "ataca" de novo.
      Compreendo que seja mais fácil para si associar cada comentário a um nome. Fictício ou não. Portanto desta vez colocarei um nome no final deste comentário.
      Passadas as eleições teremos que confrontar os vencedores com as suas promessas. Eu não serei muito severo. Por exemplo, se ganharmos 2 dos próximos 4 campeonatos já considero positivo, menos que isso é negativo.
      Não podemos ignorar que a NGB ficou com menos credibilidade para criticar a atual Direcção quando decidiu apresentar sondagens como as que comentei acima. De facto, prever 60% de votos para o RR e ele ter tido 13% é um erro muito grande. Os membros da NGB vão-se importar com este erro e tirar daí consequências, ou nem por isso? Naturalmente convém sermos exigentes com os outros, mas também connosco próprios.
      Tenho a consciência de que este comentário não será visto por quase ninguém uma vez que os leitores terão tendência em ler os artigos mais recentes e este artigo já é muito antigo. Servirá quanto muito para suscitar alguma reflexão entre os escribas da NGB e para reagir positivamente ao P.S. do comentário anterior.
      Cumprimentos.
      Sérgio.

      Eliminar
  2. Pela Biografia deve ser mais Portista que o vieira... desque faça ganhar umas massas a cosa nostra que está lá .. é o que vale

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão. Acho que seria um bom trunfo eleitoral quer para LFV, quer para Rangel.
      Antes de assinarem contrato, os jogadores têm de provar que são Benfiquistas desde que usam fraldas. De preferência com foto no Marquês a festejar títulos, ou na Baixa do Porto à homem!

      Eliminar
    2. Ainda vivo o estado ilusório que poderíamos apresentar jogadores claramente Benfiquistas (Rui Costa) e não fabricados por os € que dispensemos (Nuno Gomes, João V. Pinto. etc...), mas sim é algo de loucos. Pode ser que fique tão Benfiquista quanto o Coentrão que era Sportinguista.
      O Miúdo tem valor mas só calça porque é afilhado do Mendes.

      Eliminar
    3. O André Gomes quando assinou foi considerado um jogador de elevado potencial e de elite por parte do SL Benfica.

      Ele "calça" porque tem qualidade, porque o Benfica vai de facto apostar nos jovens da sua formação - Não apenas no futebol mas em todas as modalidades, e o Basquetebol e o Voleibol já são um exemplo -

      E caro Pimento, somos ambos uns poetas ( eles têm algo de louco, não é ? )

      Eliminar
  3. Está aqui um futuro craque, não engana. Tenho visto alguns jogos da equipa B e está ali um líder em campo. O André Gomes, André Almeida, João Cancelo, e Miguel Rosa são jogadores que deveriam integrar progressivamente os trabalhos da equipa principal e ir entrando para ganhar experiência, pois são belíssimos jogadores. Tem de ser feito um trabalho progressivo para integrar estes miúdos na equipa principal, mas com calma, 2 de cada vez, por exemplo. Depois ganham experiência e ajudam a integrar mais 2 e por aí fora. Há muita qualidade na equipa b e nos júniores, é preciso cabeça e também coragem para apostar nestes jovens, já chega de estrangeiros!

    Isto é que se devia discutir neste tópico, não disparates com os que li acima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oxalá todos te ouçam.
      Este André mais os Andrés que vestem o nosso Sagrado Manto bem mereciam uma atençãozinha dos que aqui vêm.

      Eliminar
    2. Caro conterrâneo Benfiquista Tripeiro, o objectivo era esse mesmo, discutir o Futebol de Formação do Benfica.
      Fica a garantia que da mminha parte sempre que possível irei trazer este tema à baila porque sou um apaixonado do futebol de formação, sou mesmo treinador nos escalões de formação.

      Sobre o Cancelo temos de ir ainda com mais calma pois ele ainda é Sub 19 e por vezes dar um passo maior que a perna não é benéfico.
      E esta mudança de mentalidade também não pode ser feita a curto prazo à espera de resultados imediatos.
      Todos sabemos que no Estádio da Luz ao primeiro passe errado começam logo os assobios ( aí também a mentalidade tem de ser alterada )

      Como escrevi, o comboio já está em marcha, o próprio Armando Jorge Carneiro já disse isso no Jornal do Benfica. Até porque não faz sentido ter uma rede de observadores espalhada por todo o país, inclusivé nas Ilhas, que traz custos ao clube, e não ser rentabilizado.

      E digo mais, as Casas do Benfica deveriam ser as primeiras a dar informções sobre os jovens de qualidade que jogam nas suas localidades.

      Eliminar
  4. NauBenfica20/10/12 22:49

    Há muitíssima qualidade na nossa formação. Vejo quase todos os jogos que a BTV transmite, e é um regalo ver certos miúdos jogar. O número de convocados para as seleções dos vários escalões comprova a qualidade do trabalho que vem sendo realizado e cujos resultados começam agora a aparecer.
    Concordo que devemos apostar desde já na integração progressiva de alguns jovens na equipa principal, para além dos dois Andrés. À medida que o formos fazendo, poderemos desfazer-nos de alguns estrangeiros que contratámos e que não se adaptaram, ou cuja qualidade não está de acordo com os pergaminhos do Glorioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo.
      Sobre o último parágrafo, espero que a tua visão do copo meio cheio (que é igual à minha), se concretize.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking