O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 16 de setembro de 2012

"Takeover" ao Sistema ou "Takover" do Sistema? É escolher...

. 13 comentários
Na crónica do João Querido Manha no Record, ele aponta e muito bem como a falta de capacidade de antecipação e péssimo aconselhamento do Presidente (e Direcção) do SLBenfica têm contribuido para muito do que nos tem acontecido na última década por parte do Sistema Corrupto que lidera o futebol português. Leitura recomendada.

João Querido Manha chama a atenção para a forma como ciclicamente são "bloqueados" jogadores chave do SLBenfica, dando como demonstração que nos últimos seis meses assistimos a castigos absurdos aplicados a Aimar, Jesus e agora Luisão, sem que o SLBenfica tenha sabido reagir à altura ou sequer previnir algumas acções claramente bem pensadas pelo Sistema Corrupto para nos atingir.

Curiosamente, como advoga João Querido Manha, e muitíssimo bem, o Sistema Corrupto limita-se a aproveitar-se da forma amadora como os profissionais do SLBenfica se "põem a jeito" para serem apanhados nestas manobras e, tão ou mais grave, como os dirigentes do SLBenfica demonstram uma incapacidade total para reagir às adversidades ou antecipar essas movimentações de quem domina os meandros obscuros do futebol, abrindo-lhes assim espaço para nos prejudicarem constantemente.

João Querido Manha, chama a este um "Benfica ingenuo, errático e em perigo de perder a identidade".

Perante isto, ou Luis Filipe Vieira muda de equipa e de estratégia ou efectivamente o SLBenfica daqui a menos de uma década será na realidade uma visão do passado, engulido pelas sucessivas estratégias de comunicação incompetentes e impreparadas ao que se junta uma total ausência de modelo estratégico desportivo que seja capaz de traçar um rumo de ele não se desviar. Como se percebe são dois pilares que podem até ser de relativizar nas formulas de Excel de gestão empresarial do Domingos Soares Oliveira ou na protecção de imagem do Presidente com que se preocupa a Comunicação do Benfica... mas seguramente que se trata de dois pilares FUNDAMENTAIS num clube de desportivo, que é o SLBenfica.

Mas mudar de equipa e de conselheiros não é apenas uma questão de manter o SLBenfica fiel à sua história, mas também fundamental para aproveitar (mais) um momento para fazer um "Takeover" aos corruptos e ao Sistema Corrupto. E porquê?

Há duas formas de os Corruptos acabarem! Sim, acabar...
1. O SLBenfica vencer dois títulos consecutivos. Sim, bastam dois...
2. Ter uma estrutura Desportiva e Comunicação de topo no futebol num momento de crise económica

O FCPorto tem uma estratégica assente nos pressupostos de circulação de dinheiro entre diversas entidades e pessoas para "financiar" a promoção e venda de jogadores com elevadas margens de lucro e com isso reiniciar o ciclo de circulação de dinheiro por essas mesmas entidades. Um modelo simples onde todos ganham... com as vitórias dos Corruptos.

Para isto são precisos três factores fundamentais: a) Títulos que dão projecção; b) Pessoas de confiança colocadas em cargos-chave na FPF e Liga; c) Haver capacidade financeira no mercado internacional.

Destes três factores, os Corruptos só não dominam um e é logo o que mais dinheiro faz entrar, pois a capacidade financeira dos clubes internacionais é, obviamente, condicionada pelos momentos financeiros e pela capacidade dos sistemas financeiros que, como sabemos, na Europa estão em grave crise.

A degradação deste último factor já se fez sentir nas duas últimas temporadas. Os Corruptos não conseguiram vender jogadores pelos valores pretendidos, ou diria antes, necessários. E inclusivamente não conseguiu sequer transferir alguns dos jogadores que necessitava (casos de Moutinho, Rolando ou Fernando).

Ora, com a entrada de dinheiro em baixa, os Corruptos agarram-se com unhas e dentes aos factores que tem capacidade de influenciar: Colocar as pessoas certas nos lugares certos que lhes permitam utilizar os regulamentos e os intervenientes nos processos de decisão (juizes dos Conselhos de Disciplina e Justiça, árbitros, etc.) para potenciar o primeiro factor: a conquista de titulos que valorizem os seus jogadores e lhes permitam ter capacidade negocial para fazer entrar dinheiro que volte a financiar todo o ciclo que não gravita apenas em torno da FPF e árbitros, mas também inclui empresários (vários), media (com a ajuda fundamental do "nosso amigo", mas não só), convocatórias da selecção, delegados, observadores, cargos na UEFA e FIFA, etc. etc. etc....

Como se percebe, é FUNDAMENTAL ter uma estrutura capaz de ANTECIPAR e REAGIR de forma mordaz e assertiva a TODOS os acontecimentos do desporto nacional, pois como é fácil demonstrar... os Corruptos têm a sua própria estrutura a mexer-se a vários níveis.

FÁCIL? Claro que não... ou melhor, não de um dia para outro, mas seguramente que o é em 10 anos de Presidência, disso não tenho dúvidas. Poderei concordar que 10 anos seriam talvez pouco tempo para "substituir" essas pessoas estrategicamente colocadas, mas bolas... até esses lugares mudaram nesta última década com várias opções para posicionarmos pessoas isentas e desligadas do Sistema Corrupto, com vontade de intervirem e mudar os Regulamentos que foram "arquitectados" de forma engenhosa para permitir tudo o que temos assistido nos últimos anos.

É absolutamente vital mudar o que está errado no SLBenfica e na Direcção do SLBenfica para ser possível fazer o Takeover ao Sistema aproveitando o momento económico frágil que afectará quem mais depende dele e não tem uma massa adepta gigantesca e fiel como tem o SLBenfica.

Se não o fizermos... haverá "Takeover" na mesma. Mas será o Sistema a impor-nos uma submissão para os próximos anos, fruto da renovação que estão a operar nos Corruptos, como dá conta a notícia do Correio da Manhã que demonstra como estão a ser afastadas as "pedras" que podem criar problemas e sujeitar os Corruptos a escrutínios que não têm interesse e ao mesmo tempo criam já um modelo de transição que permitirá, em caso de necessidade, que o Papa saia de cena sem que o castelo caia.

Lembram-se de uma das expressões que vos escrevi atrás? CAPACIDADE DE ANTECIPAÇÃO! Pois claro, eles sabem bem como isso se faz.

Penso que está claro para todos que estamos numa fase de "Matar ou Morrer" e quem Matar... criará condições para Reinar durante muitos anos, enquanto quem Morrer volte a ter capacidade de voltar a reagir.

Os últimos anos e os actuais dirigentes deixam-me pessimistas face a este momento de "Matar ou Morrer" que parece que poucos ainda perceberam que estamos a viver.

A 1 mês e 10 dias das eleições do SLBenfica, e conhecendo apenas os acontecimentos decorridos até ao momento, salvo alguma situação que não vislumbro realista, acredito que a melhor solução para o SLBenfica será a reeleição do Sr. Luis Filipe Vieira. Mas...

... Mas, com uma fortíssima remodelação na sua equipa de gestão, especialmente na SAD. A Direcção que vai a votos merecerá pequenos reajustes que não serão de grande relevo, pois infelizmente a Direcção do Clube tem nos dias que correm pouca relevância.

Mas na SAD, é preciso uma remodelação profunda que ponha fim às ineficiências (ou mesmo incompetências) em áreas como a Comunicação e a Gestão Desportiva que, de uma vez por todas, tem que assumir a liderança da SAD. Ou seja, o gestão empresarial e financeira têm que ser elementos de apoio à Gestão Desportiva e não o inverso. Não podemos continuar a ter a política desportiva refém das estratégias empresariais ou financeiras, por muito que isso custe a alguns credores ou implique maior flexibilidade no cumprimento de algumas obrigações financeiras.

Só desta forma será possível intervirmos no futebol português de formal "letal" para os Corruptos e para o futuro desse clube. Só dessa forma será possível dominarmos o Sistema Corrupto e impormos a Verdade Desportiva e a vitória pelo mérito. Só dessa forma será possível "limparmos" do futebol nacional e do dirigismo toda uma corja de parasitas que pugna pela corrupção. Só dessa forma será possível voltarmos aos títulos de forma sustentada. Só dessa forma... não perderemos a identidade centenária do nosso SLBenfica.

É preciso aproveitar o momento para os eliminar... senão poderemos ser eliminados.

A Oposição é fundamental
Uma nota final, antecipando o período eleitorial para a palavra "Oposição". Eu considero fundamental que, seja qual for a liderança, seja em que área for (países, clubes, etc...) deverá ter sempre uma oposição responsável e colaborativa. Ou seja, é importantíssimo que, tal como no país, apareça uma oposição disposta a ser parte da solução. Disposta a apresentar ideias e projectos que possam até ser adoptados pela Direcção em funções. Oposição responsável não é "pensar o contrário sem critério", mas antes apoiar as iniciativas válidas e criadoras de valor para o Clube e para os sócios e também propor alternativas a iniciativas e decisões que considerem não criar esse valor. É preciso mesmo transformar isto numa "guerra de pessoas e nomes"?

Mas os benfiquistas são pessoas de bem e saberão distinguir essa oposição responsável e desprovida de sede de poder ou de promoção pessoal, daqueles que pretendem apenas usar os momentos e as decisões menos boas para tirar proveito da pressão dos sócios para se elegerem, não tendo como preocupação fazer melhor, mas apenas tirar mais proveito.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. Texto excelente com o qual concordo totalmente.

    Esperemos que com as próximas eleições se possa corrigir o que de facto está mal, e é muita coisa.

    ResponderEliminar
  2. Sim senhor! Um grande texto, mesmo á GB. Este dão gosto de ler.
    E óbviamente que concordo com tudo.

    ResponderEliminar
  3. Talvez o melhor post do trimestre!!!

    ResponderEliminar
  4. Águia Preocupada16/9/12 22:50

    Estou plenamente de acordo. Só que o português e por arrasto nós benfiquistas, gostam pouco de mudanças. E também não concordo nem aceito que o homem ideal para o nosso clube seja LFV. A sua continuação é o seguimento do passado a ele ligado. Mesmo com uma remodelação e com nomes sonantes que ao que parece estão na grelha, é sempre o presidente o primeiro responsável. E ele já mostrou que é mais problema que solução! Quem é que o respeita? Quem é que o teme (no bom sentido!)? Quem é que lhe dá importância? As provas estão à vista com a profusão de títulos que (não) se ganharam!
    Quanto à oposição, se aparece alguém é logo mimado com os carinhos de abutre, oportunistas, paraquedista e outros epítetos!
    Não, não creio que o Benfica tenha futuro... Oxalá me engane mas o Alverca está sempre presente no meu pensamento quando se trata do Benfica!

    ResponderEliminar
  5. Neste post estao indentificados os maiores problemas actuais do Benfica e concordo que Vieira sera talvez o melhor candidato mas temos de pensar se ele neste tempo todo nao mudou sera que vai ser agora que vai apostar na parte desportiva com toda a forca? Se o SLB ganhar a parte financeira vai melhorar de certeza ou sera que estou errado?

    ResponderEliminar
  6. Esta águia preocupada por nada muda o discurso inconsequente de sempre.Não duvido de que se o JVA tivesse possibilidade de se candidatar o seu voto não falhava.Percebe-se à légua a nostalgia.
    Tristeza de benfiquistas.

    ResponderEliminar
  7. Arouca admite exposição para abandonar futebol profissional
    Por Pedro Cadima

    Revolta. É o sentimento que paira em Arouca após a derrota (1-2) com o Sporting B, jogo em que os ânimos se exaltaram após o apito final do árbitro João Capela.

    «A revolta é grande. Houve penalties que não foram, um foi fora da área... Por tudo isto pretendemos fazer exposição para abandonar o futebol profissional. Foi um bom espetáculo na primeira parte mas, na segunda, foi uma vergonha para os espetadores. Somos pequenos mas temos dignidade. Regemo-nos pela seriedade e, se não sérios connosco, não vale a pena estar aqui», disse o diretor desportivo do Arouca, Joel Pinho, assegurando que a exposição será «pelo que se viu hoje» e não por situações verificadas noutros jogos


    COMENTÁRIOS
    ESCREVER COMENTÁRIO VER TODOS OS 17 COMENTÁRIOS
    jmc499
    16-09-2012 - 23:22

    Este João Capela cada vez que é o Zporting tem de arranjar maneira de inclinar ... Ele bem tentou ao expulsar o Cardozo por nem faltas fazer ... Enfim, mais um grande árbitro!

    ResponderEliminar
  8. Atenção que já na tapadinha tinha havido um roubo de proporções gigantescas quando a lagartada lá foi jogar. Pelos vistos sempre que é difícil têm uma mãozinha

    ResponderEliminar
  9. RedSpecial17/9/12 08:51

    Epah, coitado do Vieira! Sempre a bater nele... Ele não faz mais porque o sistema não deixa! Ele nunca tem culpa de nada...

    ResponderEliminar
  10. Ora bem.

    JQM e o postante por arrasto,querem que o Benfica aplique a receita do PORKO para o anular, e em vez de denunciarem com revolta e razão pelo trafico de influencias, corrupção e chantagem para obter titulos e dinheiro, não. Gastam tempo e espaço para incentivarem tais metodos no Glorioso.

    Ora bolas

    ResponderEliminar
  11. JediVermelho17/9/12 11:38

    Apostar na reeleição de Vieira? Isso só irá acontecer porque ninguém com juízo, capacidade e competência avança. Ninguém vai arriscar ver o seu nome na lama, graças às armas que Vieira dispõe: um jornal, um canal de TV e os palanques das Casas (locais de comício popularucho). Somado isto temos sempre A Bola e o Record dispostos a dar uma mãozinha a LFV. Ninguém se arriscar a ver a sua vida profissional devassada pela equipa de Vieira, pois este tem o clube preso na Banca, que não deixará que outro assuma o SLB, sujeitando-se a ver as deliciosas contrapartidas advenientes do aproveitamento da nossa grandeza!
    Eleger Vieira à espera de melhoras? Porquê? Se em 12 anos ele não aprendeu... Porquê agora? Se chegamos ao início da última época do "mandato do futebol" com um plantel reduzidíssimo em soluções!? Tal como no Governo, as opções não existem. É o lento arrastar do clube: um passivo galopante e chances de primazia no futebol a esvairem-se lentamente... Pobre SLB!
    JQ Manha apenas escreve aquilo que há muitos os benfiquistas conscientes já perceberam. É clar que para muitos isto é mais um ataque ao Rei-Sol, os mesmos que confundem o clube com o presidente... Só temos o que merecemos. Nada +!

    ResponderEliminar
  12. NauBenfica17/9/12 18:38

    Acho extraordinário que se considere, como aqui se faz, que a atual direção e o seu presidente só se preocupem com as finanças e desprezem o sucesso desportivo. Mas há alguém que acredite nisso? Mais: os sucessos desportivo e financeiro não estão associados?
    Também acho extraordinário que se fale do nosso clube como se estivéssemos a um passo da descida de divisão no futebol, as modalidades estivessem ao abandono, não pagássemos aos atletas e treinadores,tivéssemos destroçado a formação... Lembro que somos líderes no futebol profissional (e não só) e que quarta-feira jogamos para a Liga dos Campeões!
    Reafirmo: em 10 anos, e pese embora todos os erros cometidos e todas as velhacarias do sistema, o Benfica levantou-se, está vivo, de cara lavada e pronto para nos dar mais (porque, entretanto nos tem dado muitas)e grandes alegrias - é a minha convicção.
    Mais uma observação: fica mal benfiquistas desrespeitarem outros benfiquistas, ofendendo-os apenas porque não dizem amén a certas opiniões. Somos um clube onde cada qual pode ter a sua opinião ou não somos?
    Saudações a todos os que amam o Glorioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos ultimos 10 anos o Benfica ganhou 2 Campeonatos, os Porcos no mesmo período ganhou o dobro em Taças Internacionais, ganharam 4, e é esse Benfica que os Benfiquistas preconizam?

      Não imagino, nem quero imaginar se nestas ultimas 3 temporadas Jesus não tem potenciado Coentrao, Di Maria, Davi Luís, Javi ou Witsel, isto é, mais de 140 M€, onde e como estaria o Benfica. Aliás, é Jesus que segura a Admnistração do Benfica, e não o contrário, paradigmático!

      Estranhamente, vejo/ouço muitos sócios a pedir a cabeça de Jesus, preferem o "Mestre das Conferencias de Imprensa" Quique, e os respectivos 3º/4º lugar? Porém, vejo pouca gente abordar o puro Amadorismo da Admnistração do Benfica, esta politica desportiva errática, e que tem mutilado o Benfica, prevejo que após a saída de Jesus, o Benfica irá entrar em agonia, e sabem para onde Jesus irá ganhar títulos e Taças?

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking