O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Museu Cosme Damião

. 19 comentários


Quem já teve oportunidade de visitar o Museu do FC Barcelona terá seguramente ficado impressionado com o conteúdo multimédia disponível e com a interactividade proporcionada aos visitantes - já para não falar nos possibilidade de pousar com réplicas da Champions e outras taças.

Em Portugal não há nada sequer parecido. Ou melhor, não havia! O SLBenfica nas próximas semanas apresentará o seu Museu Cosme Damião, que promete ser um passo à frente na dinâmica de interactividade e multimédia em... grande. Literalmente.

A Norte, aquela gentinha continua a espera que o Museu do SLBenfica abra portas para poder dar um passo no mesmo sentido e tentar fazer melhor (maior não vale a pena, senão fica muito vazio). É assim a vidinha triste de gente de merda que sobrevive com o síndroma da inferioridade.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

19 comentários

  1. RedSpecial18/9/12 15:13

    E aqui estão os 5 campeonatos do Mandato Desportivo!
    Não menosprezando a obra em si, é pena que se continue a trilhar este caminho! O da vanglória do passado à falta de sucessos do presente. O mesmo acontece com estátuas dos "BI" ou praças de heróis... É a continuada apropriação do passado, não todo, para a legitimação presente! Pergunto onde estava LFV no período negro de VA? Será que haverá referência a esses tempos??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada18/9/12 20:27

      Meu caro! Nesse tempo, andava LFV a aplaudir os corruptos e a festejar as suas vitórias sobre o nosso clube! E sabem porquê? Porque era sócio desse clube e não era sócio e quiçá nem adepto do Benfica. Repito, VIEIRA NÃO ERA SÓCIO DO BENFICA! Vieira ainda não tem 25 anos de sócio! E por aqui me fico... Lá mais para a frente, poderei dizer mais qualquer coisita...

      Eliminar
  2. Touché :) (em especial o último parágrafo!)

    ResponderEliminar
  3. O museu do clube corrupto que era para ter sido feito - já têm uma parceria com um Banco Brasileiro - está entretanto em compasso de espera, para verem primeiro o do GLORIOSO.

    A ideia dos corruptos é tentarem depois fazer melhor. Alguns sinais de fumo já me disseram que, quem vai lá fazer o Museu mafioso, será a mesma equipa (Argentinos) que anda a fazer o nosso.

    ResponderEliminar
  4. benfiquista do coração18/9/12 16:22

    Leia o comunicado integral:

    «Com o objetivo de analisar e tomar posições sobre o jogo AROUCA x SPORTING “B” realizado no domingo dia 16/09/2012, a contar para a 6ª jornada da Segunda Liga, a direção do FC Arouca decidiu emitir o seguinte comunicado:

    1. Tendo em consideração a importância do jogo e as equipas posicionadas na tabela classificativa, a direção do clube estranhou a nomeação do Sr. árbitro João Capela, quer pela sua postura em jogos anteriores em que ajuizou o F C Arouca, quer pela sua proveniência (Lisboa).

    2. Lamentamos profundamente a falta de ética demonstrada por aquele senhor na abordagem com o presidente do clube Carlos Pinho, quando chegou as instalações desportivas com cumprimentos algo comprometedores, diferentes dos cumprimentos apresentados pela generalidade das equipas de arbitragem, as quais nos merecem respeito e admiração.

    3. Quanto ao jogo propriamente dito, queremos destacar o comportamento diferenciado das duas partes do jogo, pese embora a dualidade de critérios nas decisões da equipa de arbitragem prejudicando sistematicamente o F.C.Arouca.

    4. Com uma exibição digna de registo o F C Arouca viria para o intervalo com a vantagem de um golo (1-0),

    5. Contudo, com o intervalo e com a pressão que o Sr. Manuel Fernandes (delegado do Sporting) fez sentir junto ao balneário dos árbitros, através de um tratamento de grande intimidade suspeita, tipo: “Ó João não te deixes ir em fitas por esta gentinha que está nos lugares cimeiros à custa de penalties, eles não prestam para nada são uns serranitos”, tal comportamento causou nos arouquenses grande indignação, a que não estavam habituados, uma vez que sempre foram tratados pelos adversários com muito respeito.

    6. Com este “modus operandi”, o tal amigo João Capela deixou-se influenciar pela dita pressão, pelo que com as suas decisões desastrosas influenciou o resultado final, já que em apenas 5 minutos apontou a marcação de duas grandes penalidades inexistentes, conforme se pode comprovar pelas imagens televisivas e presenciadas em direto pela SPORTV.

    7. Este Sr. João Capela, em apenas poucos minutos, conseguiu desvirtuar a verdade desportiva do encontro, pelo que a direção do clube, os adeptos do futebol e em nome da verdade desportiva, exigem que este senhor seja responsabilizado.

    8. Nesta conformidade, Ficou decidido pela direção do F C Arouca, de que vai manifestar em audiência marcada para hoje dia 18/09/2012, com o Sr. Presidente da Liga que se este senhor árbitro não for responsabilizado pela atuação danosa que provocou ao F C Arouca, causando-lhe prejuízos que poderão ser irreparáveis, obriga o clube a tomar posições irreversíveis, designadamente, abandonar as competições profissionais.

    9. O F C Arouca não duvida da boa-fé e da idoneidade da arbitragem portuguesa, o mesmo não poderá dizer deste senhor João Capela.

    10. A direção do F C Arouca e o seu presidente sempre se têm norteado por condutas de educação e fair-play, e ao longo dos últimos 6 anos, com um percurso que vem desde a distrital ao futebol profissional, que muito nos orgulha, granjeou elogios de todo o mundo desportivo

    Com este comunicado pretendemos apenas que se faça justiça, e que se apure responsabilidades pela atuação danosa do Sr. João Capela
    Arouca, 18 de Setembro de 2012
    A Direcção»

    ResponderEliminar
  5. JediVermelho18/9/12 17:18

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=353053

    Cá está mais um belo capítulo da competência e preparação do ultraprofissionalizado DPT De Futebol do SLB! De fazer inveja à Europa do futebol... Pobre SLB!

    ResponderEliminar
  6. Excelente projecto do Filipe Vieira! Estou ansioso para que abra, para que possa ir visitar o nosso museu! Em relação ao clube do norte, o síndrome da inferioridade é notório, a espera para fazer um museu melhor

    ResponderEliminar
  7. "A Norte, aquela gentinha continua a espera que o Museu do SLBenfica abra portas para poder dar um passo no mesmo sentido e tentar fazer melhor (maior não vale a pena, senão fica muito vazio)."
    Estás desatualizdo nas contas...deves ter parado em 1980 ou coisa parecida!

    ResponderEliminar
  8. Os andrades corruptos assumidos estão esperando que o porcodacosta dê o peido mestre para ser embalsamado e passar a ser a atracção da porcalhada nas visitas obviamente pagas ao tal museu a enaugurar na pocilga de contumil.!

    ResponderEliminar
  9. Não se esqueçam é de lhe dar o voto. Isso é que é importante...

    ResponderEliminar
  10. Já tive a felicidade de visitar o museu de Camp Nou e sim, é sem dúvida um museu impressionante... Mas na minha opinião, o nosso dificilmente se poderá equiparar ao do Barça principalmente por um simples facto: a experiência multimédia a preto e branco, pelo menos a mim, não me cativa.
    Este museu, com toda a fanfarronice que trará associada não será mais do que uma prova de um passado sem futuro...

    Norte Vermelho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizes que o Museu "não será mais do que uma prova de um passado sem futuro". Estás equivocado porque o Museu não é sobre ti! Ó "Norte Vermelho"esclarece lá se és do Leixões, do Salgueiros ou do PCP.
      Dizes que a multimédia a preto e branco não te cativa e o que é que nós temos a ver com isso? Se calhar preferes azul cueca e branco sujo ou cor de cáca de bébé ou seja lá o que for, mas isso é um problema teu e gostos pessoais não se discutem! Nunca ouviste? Ou nem consegues perceber o significado?
      Sabes que a vida é a cores, mas os grandes acontecimentos são a preto e branco (casamentos, funerais, baptizados, lutos, grandes recepções, graduações e queima das fitas, carros oficiais, juízes e tribunais, o Papa, etc). No Museu do Benfica vai haver muita cor e muito preto e branco porque é um clube com uma história longa e cheia de grandes acontecimentos, conhecidos e reconhecidos em todo o mundo por gente de todas as idades!
      Ó "Norte Vermelho" apesar de detestares o Benfica aconselho-te a visitares o Museu porque, tendo preto e branco e cores, é uma oportunidade para poderes fazer comparação. Não sei em que sítio do que tu chamas "Norte" é que vives mas aí não encontras praticamente nada de museus desportivos a preto e branco. Por exemplo, no Porto também vai haver um museu da quadrilha fc porto mas aí as únicas peças a preto e branco devem ser as fotos dos vários presidentes do fc porto que foram Ministros do Salazar, ou fotos dos julgamentos do apito dourado (os tribunais são a preto e branco), ou as declarações do Alex Fergunson estupefacto com o facto da quadrilha fc porto comprar taças no supermercado (desculpa lá mas os jornais e livros usam quase sempre preto e branco), ou o equipado de preto José Pratas a praticar joging de costas. O que haverá preto e branco será pouco, e nenhum acontecimento de grande dignidade e, mesmo assim, vá-se lá saber se as imagens não estarão manipuladas como a quadrilha manipulou a data da sua fundação.
      Por todas estas razões, aconselho-te a visitar o Museu do Benfica e talvez adquiras alguma sensibilidade estética. Mas isso já é optimismo meu...

      Antonio B

      Eliminar
    2. Caro António B,

      Não sou do Leixões, Salgueiros nem tenho tão pouco filiação política.
      Sou antes dos que não se contentam com títulos de betão.
      Sou dos que querem na direcção coisas tão básicas como rigor, exigência, ambição e amor ao clube.
      Sou dos que pagam 30€ para apanhar chuva.
      Sou dos que questionam o porquê de já quase não me lembrar o que é o Jamor.
      Sou dos que cobrem a cara de vergonha enquanto outros se riem a tapar os dentes.

      E assim sendo.. Talvez seja mesmo dos que detestam o Benfica...

      Norte Vermelho

      Eliminar
    3. Ó "Norte Vermelho", quando se afirma "passado sem futuro..." significa que não se acredita que o clube sobreviva. Portanto, não percas tempo com mais nada do que simplesmente propor o encerramento do Benfica! Vamos directos ás coisas sem rodeios! Vens para aqui falar de "rigor, exigência, ambição e amor ao clube" quando dizes de ti que "talvez seja mesmo dos que detestam o Benfica...". Se detestas o Benfica não te preocupes com os problemas do Benfica (a menos que sejas accionista da SportTV e estejas preocupado com futuro se desaparecer da grelha o Benfica) nem venhas incomodar os benfiquistas.

      Só uma dúvida final: gostas tanto de apanhar chuva que até pagas para isso ou comprar um chapéu de chuva custa mais de 30€? Eu já não moro em Portugal há muitos anos mas estou convencido que se arranja um chapéu de chuva por muito menos dinheiro. E há sempre a possibilidade de ir para um sítio abrigado. Olha , por exemplo, as bancadas do estádio da Luz que são totalmente cobertas.

      Antonio B

      Eliminar
  11. www.record.xl.pt/opiniao/leitores/interior.aspx?content_id=778805

    que bela gestão que estão a fazer no nosso clube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, há anos que isto se passa. Só viram agora? O MAntorras não lhe diz nada? Pois acho que devia dizer. Uma vez que logo se viu do que é capaz este Vieira: vender por umas cascas de alho um jogador (Van Hooijdonk) desperdiçando 3,5 milhões de euros logo aí, e assim poder justificar a entrada do super avançado Mantorras que custou 5 milhões por metade do passe, quando mais tarde nesse ano, o Alverca comprou a outra metade do passe por 1,8 milhões (3,2 de inflacção pagou o Benfica). Só nesta operação o Benfica "torrou" 3,5+3,2= 6,7 milhões de euros, numa altura em que diziam que o Vale e Azevedo tinha deixado o Benfica de rastos. Opinião que ainda hoje muitos otários bem falantes e bem vestidos (tipo Bagão Félix, Pedro Ferreira, António P. Vasconcelos, Seara, sexólogo, Rui Gomes da Silva, Manuel Botto, Vasco Pinto Leite, Braz Frade, Figueiredo, José Eduardo Moniz, etc, etc), continuam a propagandear .. enquanto o Sr.º Vieira vai fazendo "isto" que o leitor aqui mostrou ...

      Por alguma razão o Sr.º Vieira está tão agarrado ao clube. Ele nunca fez nada de graça (como no caso do camião roubado), por isso ...

      Eliminar
  12. O ano passado tambem tive a oportunidade de visitar Camp Nou, gostei mas espero mesmo que o nosso esteja um pouco á frente , os auscultadores para ouvir o hino é boa ideia , tal como os próprios jogadores a cantar, espero que não se esqueçam das claques e quer queiramos ou não esses estão sempre lá, aqui ou no Japaõ.

    O BENFICA é mundial.

    http://apenas1de6milhoes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Por acaso já lá estive há 3 anos. Quando me "converti" ao barcelonismo ... o Museu é fantástico e logo percebi que essa ideia seria copiada para outros museus. Incluindo o do Benfica ...

    ResponderEliminar
  14. Sérgio Rosa19/10/12 12:32

    A nível de museus o Sporting é o exemplo maior pois tem um excelente museu em Alvalade e ainda um 2º museu em Leiria. Ambos, em particular o primeiro, modernos e com alta qualidade. Benfica e Porto seguem naturalmente as pisadas. Cada um dos quais terá as suas virtudes. Em alvalade destaque para os 5 violinos, para Morais e a Taça das taças, para a dupla Jardel e JVP, etc., Benfica com as brilhantes equipas da década 60 de Eusébio e companhia, Chalana, Diamantino, Rui Águas até aos dias de hoje de Luisão, Cardozo, entre outros. O Porto em particular com a grande equipa que foi campeã europeia em 1987 com Futre, Madjer e Gomes, mais tarde o destaque vai todo para José Mourinho que fez uma dupla fantástica com Pinto da Costa e construiu aquela equipa maravilha de 2004. Mais ou menos tecnologia, multimedia, etc qq um dos 3 grandes tem história e grandes figuras para ter um museu fantástico.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking