O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Assembleia Geral hoje ás 20.30

. 8 comentários
Hoje começa ás 20.30 uma Assembleia Geral ordinária, a última antes das eleições de Outubro.
Por isso deixo aqui um apelo a todos os benfiquistas que possam que participem na AG de logo á noite.

Na minha opinião, uma das características mais marcantes do Grande Benfica eram as suas AGs vibrantes ás sextas-feiras frequentadas por milhares de benfiquistas que discutiam acaloradamente o clube e faziam sentir aos dirigentes a sua ambição de ter um Benfica cada vez maior, mais forte e mais conquistador. As AGs foram essenciais para o Benfica ser o que é muito por obra de todos os Benfiquistas, anónimos e notáveis que contribuíram com a sua voz para o crescer do clube.
O que me leva a interrogar por onde andava Vieira nos anos 80 e 90. Se o nosso extremoso Líder se preocupa tanto com o Benfica, alguém o viu nas AGs durante estas décadas?

Infelizmente, com Vieira como Presidente, o orgão de excelência da democracia benfiquista (que precede a democracia portuguesa) foi ferido de morte. O número de assinaturas necessárias para convocar uma AG é inalcançável para quase qualquer grupo de sócios e as AGs passaram a ser durante o meio da semana e quase sem divulgação como que se as decisões lá tomadas tivessem que ser feitas ás escondidas dos benfiquistas.

Como o descontentamento de uma grande franja de benfiquistas não parece ter levado ao surgimento de candidaturas alternativas é essencial que a participação nesta AG seja elevada. A AG é o orgão de excelência para os sócios fazerem as suas vozes serem ouvidas e como tal se a Direcção menorizou o papel das AGs, os sócios não podem fazer o mesmo.

O Benfica é o que é não só por causa de 11 jogadores que jogam vestidos de encarnado. O Benfica distingue-se dos outros colossos europeus porque pertence aos sócios e porque os sócios sempre lutaram para que o Benfica fosse sempre maior. Manchesters, Arsenais e tantos outros clubes são grandes mas não têm a mística do Benfica porque não cresceram pelo força dos seus sócios mas sim de meia dúzia de personalidades.

Logo á noite é urgente estar presente na AG porque são as AGs que transmitem vida e ambição ao clube.


Urge mostrar a urgência em discutir a falência técnica da SAD, a falta de resultados desportivos, o péssimo planeamento desportivo desta época, entre muitos outros assuntos que qualquer benfiquista tem que se interessar em ver clarificados.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

8 comentários

  1. Boa tarde...

    Lendo a convocatoria dá a entender que é preciso levar o comprovativo de pagamentos de cotas? Eu pago cotas anuais. Nem me lembro de ter nenhuma comprovativo do seu pagamento. Alguém sabe se à entrada é mesmo preciso mostrar o comprovativo?

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,
      Acabei de telefonar para a Secretaria e uma simpática menina diz-me que que está lá um funcionário a validar os sócios que têm as cotas pagas. Também eu pago as cotas anuais por ordem que dei ao banco.

      ...cheira-me que que aquele "recado" é para os sócios que pagam as cotas mensais que estão em atraso, e que são os que vão às Assembleias mais para provocar "estrilho".

      Eliminar
    2. Obrigado...

      Viva o Benfica

      Eliminar
  2. Não, o cartão é electronico e como tal eles tem acesso dentro do pavilhao a essa informaçao.

    ResponderEliminar
  3. Espero uma assembleia de ideias...

    ResponderEliminar
  4. Espero que os comentadores do NGB estejam presentes na Assembleia e tomem da palavra para no local próprio dizerem o que têm vindo a escrever aqui no Blog.
    É aí que os sócios devem explanar as suas ideias e as suas frustrações.

    Pedro

    ResponderEliminar
  5. Boas Vermelhusco,
    Antes de mais quero referir que considero o NGB, uma referência dos Blog Benfiquistas, inclusive a lista e blog, que vão publicando noticias sobre o Maior, o que permite acompanhar vários pensamentos Benfiquistas de uma forma mais rápida.
    Antes de mais informo que não sou do LFV, não sou do JJ. Sou do BENFICA.
    Como reconheço, este Blog, como referência, também gostava que houvesse alguma seriedade, dos assuntos aqui lançados. Pergunto, o Vermelhusco, alguma vez leu os Estatutos do SLB?? Pode ler na seguinte ligação: http://www.slbenfica.pt/Portals/0/Documentos/Estatutos/ESTATUTOS.pdf
    Chamo atenção para o nº 3 do Artigo 55 "As reuniões extraordinárias da Assembleia Geral podem ser da iniciativa do Presidente da Mesa, a pedido da Direcção ou do Conselho Fiscal, ou de um número de sócios efectivos no pleno gozo dos seus direitos, cujos proponentes, na sua totalidade e com observância dos demais preceitos estatutários, perfaçam pelo menos dez mil votos."
    Em relação aos números de votos, chamo a atenção, para o nº 1 do Artigo 51:
    "a) Sócios com mais de um ano de filiação associativa e até cinco anos – Um Voto;
    b) Sócios com mais de cinco anos de filiação associativa e até dez anos – Cinco Votos;
    c) Sócios com mais de dez anos de filiação associativa e até vinte e cinco anos – Vinte Votos;"
    Portanto, quando diz, que para convocar um AGE, é impossível, julgo não ser uma coisa do outro mundo, creio que até poderia recolher assinaturas, num jogo, fora do Estádio de Luz, que conseguiria as assinaturas suficientes.

    O que será mais difícil (para não dizer impossível, é conseguir uma AGE, para alterar os Estatutos e numa AGO, só está prevista em 2016.

    Espero que tenha ajudado a reflexão.

    Abraço,
    BMC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado por elucidar-me sobre o assunto. Mas eu considero que exigir 10.000 votos é um número elevadíssimo. Para mim isso não seria grave se as AGs continuassem a ser ás 6ªs e com mais divulgação.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking