O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

As 2 fases do declínio - Benfica

. 21 comentários
Os mais recentes números da SAD, bem como os fracos resultados desportivos do futebol nos últimos 10 anos, deixam o nosso Benfica à beira das 2 fases do declínio: a 'Sportinguização' e a 'Belemnização'.

A actual direcção teve nas vitórias em 2005 e em 2010 duas oportunidades de ouro para tirar o clube desse caminho para  o abismo.
No caso do Benfica, sucessos desportivos resultam sempre em sucesso financeiro, devido à enorme massa que são os benfiquistas.

Em ambos os casos, o caminho seguido não foi o de consolidação dessa dinâmica de vitória.
Nem se aproveitaram esses triunfos para dar um golpe fatal no sistema corrupto.

Apoio a Fernando Gomes, boicote a uma candidatura da esfera do Benfica à FPF, convivência e conivência em decisões e orientações com elementos hostis ao Benfica.

Introdução nas estruturas do clube e gestão do futebol de elementos declaradamente anti-benfica num passado recente.

Política de comunicação e de imagem no mínimo ridícula.

Gestão amadora e incompetente do futebol. Incapacidade de antecipar problemas e soluções. Defesa dos atletas e estrutura de apoio medíocres.

Culto da figura do presidente, asfixiando a discussão crítica e democrática dentro do clube, como o golpe dos estatutos deixou bem claro. 

Falta de peso nas estruturas do futebol português, onde possa combater directamente a batotice que adultera os resultados desde há 30 anos.

Falta de envolvimento com clubes do nível de grandeza do Benfica e com as estruturas da UEFA, não tendo ninguém com prestígio que de forma permanente vinque a imagem do Benfica como um clube sem igual em Portugal. 
Até para vendermos jogadores, quem vai lá somos nós. Revelador.

Estamos, infelizmente, a entrar com os dois pés na 'Sportinguização'.

Negação da realidade financeira do clube, com uma constante fuga para a frente com consequências desastrosas para o grau de endividamento e respectiva componente de juros.

Refúgio em chavões como o 'ecletismo'(que será das modalidades sem o futebol a atrair gente ao clube?), na inauguração de Casas que se transformaram num momento de acção de propaganda, em vitórias morais e inócuas como o clube com mais sócios ou com mais fãs no Facebook.

Depressão da massa benfiquista, que se radicaliza e prefere apoiar caras a apoiar políticas.

O que se passa nos nossos vizinhos da Segunda Circular deve preocupar-nos e muito. É um espelho do que será o Benfica a breve prazo, caso nada mude.
Anos de rebaixamento aos interesses de terceiros tornou o Sporting(clube com um potencial enorme)  completamente incapaz e refém dos seus actos desastrosos.

E depois disto? Depois vem a 'Belemnização'.

O que é essa fase está à vista. Ruína e até descida de divisão.

Confesso que sou do tempo em que o Sporting era um rival do Benfica e em que quase todos simpatizávamos com o Belenenses.
Ainda hoje o jogo que mais gosto de assistir é sempre o Derby. Na Luz e em Alvalade, acompanhado de benfiquistas e sportinguistas que gostam de bola e de vitórias limpas.

Infelizmente, o ódio ao Benfica(alguns dirigentes do Sporting) e a pequenez e chico-espertice de alguns dirigentes do Belenenses levaram estes clubes a serem durante tempo demais fantoches do sistema, manobrados a acreditar que sairiam beneficiados.

O tempo mostrou como isso estava errado. O tempo demonstrou que o único caminho é o da confrontação com o sistema. 
    
Os benfiquistas, talvez demasiado massacrados pelos resultados fracos e insuficientes para um clube da grandeza do nosso, estão a tornar-se demasiado conformistas. Pouco exigentes.

Os benfiquistas caíram na armadilha do 'sem mim é o caos'.

É trágico que a tão pouco tempo das eleições, não tenhamos um nome para discutir esse sufrágio com LFV. Que obrigue o presidente do Benfica a tomar medidas e apresentar um caminho diferente, para melhor.

Que possibilite aos benfiquistas ESCOLHER.

Negar o declínio do Benfica é o mesmo que dar um pontapé a quem já está no chão.

Esse declínio não começou com LFV, mas os tiros fatais estão a ser dados pelo presidente do clube.

O benfiquismo hoje não significa nada para a liderança do clube.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

21 comentários

  1. Bandarilheiro Mor21/9/12 12:17

    Shadows, será que alguém em seu perfeito juízo tem vontade de avançar? 1 seria difamado e maltratado pelos apaniguados do LFV; 2 se fosse um nome forte o LFV alteraria os estatutos; 3 para melhorar o passivo e diminuir a massa salarial corria o risco de não ganhar campeonatos por muito tempo.
    Infelizmente, assim vai o grande BENFICA a caminho do benfiquinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, já passamos a linha do Benfica para o benfiquinha. Cada vez me convenço mais disso.

      Eliminar
  2. duas soluções:
    primeira;
    vende-se tudo,mas,tudo mesmo,e voltamos ao campo grande tirando de lá os cavalos e iniciando uma nova estância.
    segunda;
    pedimos a liga americana para nos mudarmos para lá.
    que acham.
    corta-se o mal pela raiz e assim já dormem descansados os que não gostam da gestão mas também não apresentam alternativas.
    eu arranjei duas;só não sei se são viáveis já que não passo de um matarruano
    joão 2

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A brincar, lembraste-me de algo impensável neste país de gente atrasada.

      Se SLB e SCP tivessem apostado num Estádio Municipal, com 70 ou 80 mil lugares, talvez mais de metade dos encargos que têm agora não existissem.

      Eliminar
  3. Totalmente de acordo mas ..... qual a alternativa? O GRANDE problema é que é esse!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A alternativa é... votar em branco!!

      Eliminar
    2. Aí está. Até as alternativas foram cirurgicamente decepadas no golpe dos estatutos.
      Quem tem memória e lembra assembleias gerais inflamadas do passado nem acredita que o Benfica chegou a isto.

      Eliminar
  4. ACADÉMICA

    «Como há bons e maus jogadores, também há bons e maus árbitros» - Pedro Emanuel

    O treinador da Académica deixou críticas implícitas ao árbitro da partida, nomeadamente devido ao lance que permitiu ao Viktoria empatar logo nos primeiros instantes da segunda parte.

    SÓ PARA LEMBRAR
    Ó PEDRO EMANUEL
    E QUANDO GAMARAM 5 PENALTIS
    NUM BENFICA-ACADÉMICA?

    E QUANDO MARCARAM FALTA ATACANTE
    AO AIMAR
    QUANDO FOI PONTAPEADO
    POR UM ACADEMISTA?

    MAS TENS TODA A RAZÃO
    COMO TE COMPREENDEMOS

    EHEHEHEHEHEHEHE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Pedro Emanuel sabe o que tem que fazer...daí a conversa. Vem aí o jogo com o Benfica...

      Eliminar
  5. patriarca disse:


    Correcto !!
    Enquanto nos mantivermos subjogados ao Sistema Mafioso Corrupto, sem falar e não nos insurgindo contra AS PATIFARIAS que nos fazem cada vez nos AFUNDAMOS MAIS.
    A Direcção do Benfica tem que OBRIGATÓRIAMENTE ser Composta por Benfiquistas e não POR PORQUISTA, LAGARTIXAS e toda uma camaca de VERMES Rastejante que fazem com que o Clube não consiga Singrar e tenha a OPOSIÇÃO COBARDE e Sistemática do Sistema que o Domina Totalmente. Só não vê quem não quer ou então ande só para fazer número. Nunca pensei que este Grandioso Clube, do qual FAÇO PARTE HÁ DÉCADAS chegasse onde chegou, o mais baixo, porque não tem NINGUÉM que o defenda e não conseguiu colocar ninguém nos orgãos Representativos do Futebol português e ainda muito menos no futebol internacional UEFA/FIFA, tal como os CORRUPTOS TÊM e dominam INCLUSIVÉ os meandros daqueles organismos e isto parece simples, mas não É MUITO GRAVE e as consequências aí estão, são visiveis sempre que existe algo, se for contra o BENFICA É CASTIGADO SEVERAMENTE e as mesmas ou faltas mais graves cometidas pelos Javalis NADA LHES ACONTECE, são Sempre aliviadas e na maioria dos casos ficam IMUNES aos castigos e vários factores contribuem para isso. Ou os responsáveis do Benfica mudam RADICALMENTE a sua forma de proceder ACTUAR ou então amanhã será tarde demais. Estamos portanto numa altura própria para Alterar este rumo, daqui a dias´há Eleições e DEVE-SE COLOCAR no OLHO DA RUA os Anti-Benfiquistas ou não Benfiquistas que estão nos dominios efectivos do Clube e fazem com que isto assim continue.

    ResponderEliminar
  6. @Shadows, quero parabenizar-te por este texto simples e directo. Partilho, a 200%, tudo o que aqui está escrito e explicado.

    Sinto-me realmente feliz por ver alguém explanar assim o seu raciocínio.
    "Negar o declínio do Benfica é o mesmo que dar um pontapé a quem já está no chão.", e só não se nota mais porque desde há bastantes anos, caiu o Belenenses e está a cair o Sporting, o que nos deixa num nível intermédio sem rival. Mas efectivfamente nós estamo-nos a por a jeito para seguir as pisadas do Sporting.

    Um abraço sincero, porque quem vê o Benfica como eu, com esta preocupação, merece o maior respeito.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. POC, apesar da rivalidade, nunca deixei de estar bem atento ao caminho do SCP e do CFB. Gostava que os dirigentes do Benfica tivessem estado também atentos e tivessem aprendido com os erros dos outros.

      Infelizmente, não só não querem aprender, como bloquearam nos estatutos que quem tenha outra opinião os pudesse enfrentar em eleições democráticas.
      Aliás, de democracia, estes senhores nada gostam.

      Obrigado pelas tuas palavras.
      Abraço!

      Eliminar
  7. É dificil aparecer soluções quando se alteram os estatudos com o unico proposito de impedir que possam aparecer outras pessoas para dirigir o clube, claro que se pode dizer que ficamos ou fica o LFV, a mim parece mais isso, a salvo dos chamados intrusos, paraquedistas como lhes queiram chamar, mas isso é a consequencia de um clube democratico, a moeda tem sempre dois lados, cabo a nós adeptos escolher bem, e caso a escolha não seja boa altera-la, agora aquilo que fizeram com a alteração dos estatudos foi um assalto ao clube e nada mais.
    Não seria tambem conveninente colocar algo nos estatutos que impedisse qualquer socio que fosse socio de outro clube, ainda para mais do principal rival presidente do Benfica? e como já disseram ai, quantos intrusos que eram doutros clubes e continuam a ser, estão lá metidos? falam na parte profissional, mas isso em desporto é dificil de existir, até na sociedade juizes decidem mal alguns em função da cor clubistica, quem avisou o Bobby e o Tareco que ia ser preso e fez com que ele fugisse para Espanha? concerteza que foi alguem da policia que era do Porto, ou há duvidas? se fazem isto em instituições de estado mais depressa o fazem dentro de um clube, ou pensam que essas pessoas despem a camisola, já dizia o ditado podemos trocar de tudo, de carro, de mulher, mas de clube nunca se troca, os ditados populares têm sempre logica.
    Quanto a soluções, é simples o problema do Benfica é mais que tudo um problema desportivo, gestão e planeamento desportivo, há decadas que fazemos isto mal ea lei bosman teve efeitos nefastos para o Benfica, um clube que antes disso era maioritariamente constituido por jogadores portugueses, depois disso foi invadido de estrangeiros com resultados negros para o clube, em 18 anos apenas 2 campeonatos e 2 taças de portugal e sem uma presença sequer numa final europeia, portanto o problema do Benfica é desportivo, ganhando com alguma assiduidade consegue-se inverter a situação e fazer mais receitas, levando o clube para um patamar desportivo e financeiro diferente, e não se pode vender jogadores que fazem birra por não irem para o estrangeiro como fez David Luis, o Benfica não paga tão bem como os clubes da Europa mas paga muitissimo bem, demais até, para a realidade do país, devemos investir numa boa rede de olheiros pelo pais fora, em todas as divisões e só comprar jogadores estrangeiros para posições deficitarias e não comprar à palete, para ver se pega, o clube desde que Vilarinho chegou ao clube e de forma mais acentuada com LFV virou um entreposto de jogadores, com muita gente a meter dinheiro aos bolsos, engrossando as suas contas bancarias à custa de negocios que ninguem percebe no clube

    ResponderEliminar
  8. para se combater os corruptos, só tem um lugar, é no campo de batalha, no campo, só ai podemos derrota-los e não nos bastiadores, nós não somos nem devemos ser iguais a eles, esse foi o nosso mal, querer-mos ser e agir como eles, eles são assim e têm aquilo no ADN deles, mas o Benfica não era assim, mas para isso precisamos de sermos muito fortes em todos os aspectos e se muitas vezes os arbitros tem culpa, tambem devemos assumir as nossas culpas, pois muitas vezes o Benfica é que se coloca a jeito, como sucedeu o ano passado.
    Só gostaria tambem de dizer que cada vez que algum adepto do clube fala ou aparece a querer ser dirigente ou presidente do clube, apelida-lo de que quer é poleiro, que quer este, de paraquedista, etc etc, pois varias têm sido as pessoas mal tratadas pelos acolitos de quem está no poder, não é dessa forma que se arranjam alternativas, dessa forma fazemos com que pessoas que até podem ser validas não tenham o minimo interesse em entrar para o cluben e se afastem, não devemos esquecer que muitas pessoas têm as suas vidas privadas e não estão para se meter no mundo obscuro do futebol, e os dirigentes não podem e nem devem sequer admitir estarem refens de quaisquer lobbies e muito menos de claques, que têm actualmente demasiado influencia em certos assuntos e questões, como por exemplo pararem treinos para lhes darem satisfações entre outros exemplos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compõe este comentário num texto e envia-o para o endereço do blogue.
      Excelente visão.

      Eliminar
  9. Rui Sérgio Guerra21/9/12 19:36

    Caros amigos benfiquistas, (parte I / II)

    Depois dos vergonhosos resultados financeiros oficiais da SAD, eis os do Clube… e os totais!
    Desculpem mas,… TENHO VERGONHA!!! Como sócio cumpridor a 300 kms,… e a viver na zona Sul do… Porto,… TENHO VERGONHA!!! Sinceramente,… esperava algo de MAU… mas tanto NÃO! MAU DE MAIS PARA SER VERDADE!


    RESULTADOS LÍQUIDOS:
    SAD : -11.7 Milhões €
    Clube: -12.9 Milhões €
    RESULTADOS LÍQUIDOS TOTAIS SLB: -24.6 Milhões €


    ACTIVO:
    SAD: 411.9 Milhões €
    Clube: 15.8 Milhões €
    ACTIVO TOTAL SLB: 427.7 Milhões €


    PASSIVO:
    SAD: 426.1 Milhões €
    Clube: 113.4 Milhões €
    PASSIVO TOTAL SLB: 539.5 Milhões €


    SITUAÇÃO LÍQUIDA (CAPITAIS PRÓPRIOS):

    SAD: - 14.2 Milhões € … ( 14,2 M€ NEGATIVOS !!!)
    Clube: - 97.6 Milhões € … ( 97,6 M€ NEGATIVOS !!!)
    CAPITAIS PRÓPRIOS TOTAIS SLB: -111.8 Milhões € … (111.8 M€ NEGATIVOS !!!)



    Agora,… a/c dos ESTIMADOS BENFIQUISTAS QUE… andavam numa de…
    … “Goebbels”… by “LFV & Co.”,… keep going,… MAS SÓZINHOS!
    Sejam “kamikases”,… cumpram o “v/ Bushido”,…
    OU RACIONALIZEM… E ACORDEM!!! Libertem o n/ amado SLB destes incompetentes e irresponsáveis!!! PAREM DE TENTAR ATIRAR OS BENFIQUISTAS CONSCIENTES p/a… 1 Auschwitz qualquer!

    Um abraço benfiquista de Palermo (sim, do Porto!) RSG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abraço! Talvez vivamos o suficiente para ver esse dia.

      Eliminar
  10. Rui Sérgio Guerra21/9/12 19:37

    Boas, caros benfiquistas, (parte II / II)

    Eis a m/ sinopse da actualidade e passado recente da SAD do n/ SLB:


    A) - RESULTADOS FINANCEIROS CONSOLIDADOS do exercício
    (discriminados nos comunicados oficiais do Clube)

    Quanto ao teor económico-financeiro expectável do próximo Comunicado Oficial do Clube:

    Obs n°1 - Começaremos por TRANSITAR C/ + DE 14 M€ DE CAPITAIS PRÓPRIOS NEGATIVOS !
    Obs n°2 - SERÃO CREDITADAS as verbas das Vendas dos passes do Javi e Witsel (+/- 65M€),
    mas JÁ NÃO SERÃO CREDITADOS os 52 M€ (30M-Coentrão + 22M CL) de 2011-12 !
    Obs n°3 - A ALIENAçÃO dos passes de Javi + Witsel DIMINUIRÁ, E MUITO, o n/ ACTIVO.
    Obs n°4 - SERÃO DEBITADAS as verbas das Compras dos passes de Salvio+Lima+Ola (20M€ ?)
    Obs n°5 - QUAL A EVOLUçÃO DO PASSIVO CONSOLIDADO? (de 2011-12 AUMENTOU 47 M€ !)
    ...


    B ) - RESULTADOS DESPORTIVOS CONSOLIDADOS (resumindo os 12 anos da "era-LFV" no SLB):

    Sim, c/ o devido respeito às outras Modalidades (parabéns Futsal+Hóquei+Basket+Atletismo),
    focalizo a m/ abordagem no Futebol do Clube porque… É O CORE BUSINESS do SLB!

    Em 12 épocas (2000 a 2012) do Sr.LFV no PODER ABSOLUTO DO FUTEBOL DO SLB:

    Resumo - NOS 36 TÍTULOS IMPORTANTES POSSÍVEIS (36 !!!)… GANHÁMOS 4 !!!
    COMO? É lamentável, doloroso… e até vergonhoso, mas eis os factos:

    Obs n°1 - GANHÁMOS 2 CAMPEONATOS (2004-05 e 2009/10)... EM 12!
    Obs n°2 - GANHÁMOS 1 TAçA PORTUGAL (2003-04)... EM 12!
    Obs n°3 - GANHÁMOS 1 SUPERTAçA (2004-05)... EM 12!

    Obs n°4 - P.F.,…EM NOME DA HONRA E HISTÓRIA DO SLB, não escondam esta calamidade c/…
    4 Taças da Liga!!!


    Racionalizando o exposto… E A PAIXÃO INCONDICIONAL QUE TENHO PELO N/ BENFICA,…
    … o Sr. LFV e respectivas equipas… de Gestão Financeira (DSO) e Desportiva (JJ e… RC ???) NÃO MERECEM MAIS A M/ CONFIANçA,… NEM O MEU VOTO DE SÓCIO!

    Sim, tenho consciência que… NÃO HÁ,… NEM SE PERFILA(M) ALTERNATIVA(S) ao Sr.LFV,…
    mas… NÃO ASSINO/NÃO SEREI CONIVENTE… c/ o harakiri do meu amado S.L.BENFICA! Nunca!

    Daqui de Palermo,
    um abraço de esperança pelo regresso do VERDADEIRO… SPORT LISBOA E BENFICA,
    gerido por benfiquistas apaixonados, competentes… e humildes, tal como a história do n/SLB!
    RSG

    ResponderEliminar
  11. João Oliveira21/9/12 20:22

    Muito se fala dos estatutos. Foram VOTADOS. Se estavam contra tinham ido à assembleia votar contra. Se não o fizeram apenas têm de ficar chateados com vocês.

    O Benfica de hoje passa por dificuldades. Mas no meio dessas dificuldades são quem se melhor apresenta em Portugal. Quem tem mais capacidade e quem demonstra estar mais preparado para o que aí vem. Pelo menos uma das coisas que valeu a pena o esforço financeiro foi em todas as infraestruturas para a formação. Finalmente esses jogadores podem mostrar-se na equipa B e finalmente, até devido ao momento actual, podem começar a aparecer na equipa principal.

    Agora fala-se à boca cheia de falência técnica. Mas ninguém quer falar dos 60 milhões pelas vendas de Javi e Witsel. Se tivessem sido vendidos 2 meses mais cedo e já contando com a compra de Salvio e Lima tínhamos 35 milhões de lucro. Para além disso não se fala de algo tão importante como o dinheiro que o Benfica gera. Todos os anos tem aumentado e num ano de crise aumentar 10 milhões é fantástico.

    Agora não se pode é também achar que está tudo muito bonito. O Benfica tem de pagar os empréstimos que tem contraídos. Grande parte das despesas são juros desses empréstimos e o Benfica tem de tentar diminuir isso ao máximo. Outro item tem a ver com redução de custos. A melhor forma é evitar ter jogadores excedentários.

    Concluindo o cenário nem é tão mau nem tão bom como a maioria o está a pintar. Estamos numa situação desconfortável mas dentro do momento que atravessamos até se pode considerar positiva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Mas ninguém quer falar dos 60 milhões pelas vendas de Javi e Witsel. Se tivessem sido vendidos 2 meses mais cedo e já contando com a compra de Salvio e Lima tínhamos 35 milhões de lucro."

      Se o meu avô não tivesse morrido, ainda era vivo.

      As receitas geradas pelo Benfica estão a ir para onde?
      Fantástico?

      O endividamento do Grupo Benfica está num nível insustentável, e sem sucessos desportivos que sequer justifiquem esse endividamento.

      João, sem te querer ofender de forma pessoal, mas é por sócios como tu que esta gente se perpetua no clube.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking