O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Recuperar o espírito do Terceiro Anel

. 25 comentários
Carlos Manuel, um grande futebolista, afirmou que 'o terceiro anel era o tribunal'.

De facto o Terceiro Anel era mesmo o grande barómetro no que diz respeito à equipa e aos jogadores. Aliás, a tudo o que dizia respeito à vida do clube.

Quem não passasse no crivo do Terceiro Anel, não tinha estaleca para estar no Sport Lisboa e Benfica.

Estamos a viver uns tempos difíceis para o benfiquismo. 
As divisões no clube e entre os adeptos são mais que muitas. E entra-se no exagero. Uns criticam tudo, outros elogiam tudo. Uns advogam o silêncio, outros acham que tudo serve para abrir a boca.

Alguns(como eu) queixam-se do autismo desta direcção, da sua falta de amor ao clube e das prioridades erradas que têm guiado a sua gestão.
Outros defendem que nunca estivemos tão bem financeiramente e que até temos no banco o melhor treinador.

Bem, o que falta a todos nós? O espírito genuíno do Terceiro Anel.

O Terceiro Anel sempre foi implacável e justo, sim. Mas em quê? Na defesa dos superiores interesses do Benfica!

Um jogador não tem categoria para estar em campo com a camisola do Glorioso? O Terceiro Anel fazia inequivocamente todos sentirem isso. O resultado e a exibição são fracos? O Terceiro Anel deixava bem claro que ao Benfica só a vitória interessa! 
Chamava-se a isso cultura de exigência, que tristemente vejo um pouco perdida nos dias de hoje.

Mas o Terceiro Anel não era só para bater. Era também a força que muitas vezes galvanizava os jogadores!
Quantas vezes a equipa do Benfica não estava a carburar de forma adequada e o Terceiro Anel fazia sentir o seu apoio, a sua força, o seu amor ao clube e aos que com zelo envergavam a camisola de águia ao peito!

É imperioso recuperar o espírito do Terceiro Anel. Ser exigente, não regatear o apoio, mas tendo nos jogadores e no treinador gente que dá TUDO! Gente que coloca o Benfica em primeiro lugar. Gente que não procura massajar o seu próprio ego nem obter destaque à custa do trabalho de outros.
Nunca vi o Terceiro Anel negar apoio a quem sua a camisola e dá o seu melhor, com qualidade.

A bem do verdadeiro benfiquismo, é necessário recuperar este espírito. Todos irão beneficiar.
Lembrem-se que acima de qualquer homem estará sempre o interesse do clube.

Nota: O que ninguém pode negar é que nunca os sócios foram tão relegados para 2ºplano como agora. De 'donos' do clube passaram a clientes que interessa fidelizar, não da forma que um clube o deve fazer(com vitórias), mas sim com sucessos morais, com prémios de consolação, relembrando um percurso descendente idêntico que outros já fizeram. Até quando, sócios?(Esta parece o Futre...) 
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

25 comentários

  1. RedSpecial17/8/12 10:42

    "Nunca vi o Terceiro Anel negar apoio a quem sua a camisola e dá o seu melhor, com qualidade."
    Esta é a pura verdade e a essência do que é ser Benfica! No SLB não, nunca bastou, ser "esforçado" ou o "desenrasca bem o lugar"! Não. Eram só os melhores. E mesmo esses tinham de ser escrutinados! Agora não. Apoia-se só porque sim... Mesmo que um jogador comprove jornada após jornada que não serve para SLB, por muito esforçado que seja. E isso mata o Benfica, mata a exigência e é a mesma cultura que permite a satisfação com o 2º lugar, com a taça da liga e os 1/4 de final da Champions! E é pena que se tenha perdido tanta exigência... Era duro jogar no SLB e a entrada de jogadores era difícil, pois sabia-se que os adeptos (todos, sócios e não sócios) iriam apreciar o jogador à lupa! Hoje não é assim, tendem-se a permitir a entrada de jogadores sem categoria e sem currículo só porque em 10 ou 20 tentativas, uma bateu certo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pro vezes parece que nem somos tantos a ver as coisas assim...

      Eliminar
  2. até quando, eis a questao! mas os sinais de impaciencia jà nao estao reservados à socios anonimos. quando benfiquistas de renome como leonor pinhao, antonio de melo, pedro ribeiro, bagao felix, etc. comecem a torcer o nariz é sinal que alguma coisa tem que mudar, alguma coisa vai NECESSARIAMENTE mudar porque, à continuar assim, a obra de divisao e destruiçao do Benfica que é o antigo sonho de todos os anti-benfiquistas do pais vai tornar-se uma realidade. O benfica hoje é considerado por uma empresa pelos seus dirigentes e por um clube de futebol pelos seus adeptos. Mas os adeptos-clientes estao cada vez mais insatisfeitos, por isso a rotura vai acontecer ou por mudança do rumo do clube à nivel da gestao ou por desinteresse cada vez mais pronunciado dos adeptos-clientes por aquilo que eles pensam jà nao existir : o espirito do Benfica! Estamos à cruzada dos caminhos, vamos esperar e assistir a resoluçao desta dicotomia nos proximos tempos. Viva o Benfica!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos esses que citaste têm vindo a ser enxovalhados pelos defensores da actual direcção, quando apenas demonstraram discordância pelo caminho que o clube está a seguir.
      Essa política de insultar quem discorda de nós está a destruir o clube.

      Eliminar
  3. Vocês soam como os velhos do Restelo. Querem que o tempo volte para trás. Parecem o D. Quixote a lutar contra moinhos de vento, a lutar contra realidades que já não existem. Eu não penso nada assim. Também tive no 3º anel quando o Benfica ganhou ao Marselha. Mas não tenho saudades. Parecia uma selva, sem lugares marcados, todos aos pulos, aos gritos e aos insultos.

    Eu também gostei da vitória, mas não vi grande coisa. A iluminação era fraca e a distância era grande. Os índios acabaram e agora as pessoas (algumas) são mais civilizadas. Vão ver os jogos com a família e assim é que deve ser. O futebol tem de começar a ser cada vez mais uma festa de família.

    Os tempos mudam, os costumes mudam e com eles as pessoas devem mudar também, as pessoas inteligentes, claro está. Que as outras são passadas a ferro pelos acontecimentos e morrem um morte lenta e dolorosa. Quem não se adapta, MORRE!

    O Benfica tem vindo a adaptar-se lentamente a uma nova realidade e ainda bem!

    Get real!!!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 'Vocês soam como os velhos do Restelo. Querem que o tempo volte para trás.'
      Eu quero sim. Quero que o Benfica volte ao tempo em que o interesse do clube imperava sobre todos os assuntos. Em que jogadores, equipa técnica e dirigentes sabiam que não estavam lá para se servir do clube, mas para o servir.
      Se é a isso que te referes, sou um grande saudosista.

      Pena que perante factos, prefiras vir com demagogia barata. Com os preços que se praticam nos estádios portugueses, e com a crise que ninguém pode negar, o futebol é para famílias?
      É interessante perceber que o antigo Estádio afinal não prestava para nada. Era para selvagens, gente sem civismo, segundo a tua visão.

      Segundo o nosso amigo Manuel, agora é que estamos bem.

      Eliminar
    2. És ridiculo, a tua defesa cega desta direção é vergonhosa...

      Riquelme_10

      Eliminar
    3. o problema é precisamente esse : os senhores que se pretendem bem educados sao, segundo eles, os unicos à poderem desfrutar dum espetaculo que nao é feito para "selvagens". Esses borgueses lisboetas pensam o povo como os homologos deles em qualquer parte do mundo pensam o povo: gente sem classe, mal educados e até mal cheirosos. Mas o Benfica foi o clube do povo antes de ser o clube dos senhores dos croquetes; estes ultimos estao mudando aos poucos o adn do clube para que ele entre nas suas categorias de respectabilidade mas como tudo o que a borguesia toca torna-se rapidamente insipido e cinzento nao tenho a minima duvida que eles ou ficarao com o clube limpo de toda e qualquer espirito de exigencia de amadores populares ou terao que sair para se tornar adeptos do lol de portugal. Agora todo isto foi teorizado em dois livros para quem quiser se documentar: "os inteletuais, o povo e o futebol" do filosofo francês jean-claude michea e "futebol, sombras e luzes" do escritor uruguaio Eduardo Galeano. Esses dois mostram como a chegada da cultura do dinheiro dentro do futebol criou as condiçoes para uma mudança do espirito do adepto, tecnicista e conhecedor da arte do futebol, para o "supporter" esse apoiador dum clã e sempre pronto a defender a qualquer custo um clube, um pais sem ter o discernimento necessario para notar o que de mau està inserido nessas instituiçoes. A cultura do amadorismo da arte futebolistico é substituida por uma cultura de apoio incondicional e belicista. Hà muito que pensar do nooso Benfica mas que alguem me diga se nao é isto que està a acontecer no clube ultimamente. Viva o Benfica!!

      Eliminar
    4. Que seguidismo mais vergonhoso. Índios, pulos, selva, insultos. Eu estive lá e não vi nada disso. O que eu vi e vivi foi a famosa mística, agora morta e enterrada nos escombros do velho estádio. Os mais novos nem sabem nem sonham o que era o Benfica desse tempo. Um Benfica que construiu um estádio grandioso. Estádio construído de raiz, e totalmente, pelos sócios e simpatizantes benfiquistas. Os tais "índios" deste "benfiquista". Some-te Manuel, a tua prosa é sempre e invariavelmente vergonhosa. E já que és tão "educadinho" : "Também tive no 3º anel quando o Benfica ganhou ao Marselha." Não é "tive" oh Manuel, é "estive".

      Eliminar
    5. ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO!
      COMEÇO A DUVIDAR MUITO DO BENFIQUISMO DESTE MANUEL!!
      transpira flagrantemente uma inaceitável intolerância em todos os comentários, bem ao estilo do corrupto-mor!

      Eliminar
    6. Philippe, só quem não quer é que não percebe onde sempre esteve a força do Benfica. A sua força sempre esteve nos seus adeptos, que entrando na Luz, não faziam distinções entre eles. Eram simplesmente benfiquistas.

      F.L.: o Manuel devia sentar-se entre as claques adversárias, está visto.

      O Manuel aparenta fazer parte da polícia anti-críticas.

      Eliminar
    7. Têm razão eu sou um andrade disfarçado. Vou contar-vos um segredo: pronto, confesso, eu sou o Pinto da Costa.

      Sim, não tenho saudade do estádio antigo independentemente da maneira como foi construído. O que interessa isso agora?
      É apenas um nota histórica e curiosa. E que fala a favor de quem o construiu.

      Mas o Benfica é muito mais do que isso e à semelhança de outras empresas passa por fases e tem a obrigação de se modernizar, de se adaptar aos novos tempos. Os velhos do Restelo que vêm para aqui perorar a pedir para o tempo voltar para trás, a carpirem mágoas por verem as memórias da sua juventude desaparecer não estão a fazer um favor ao Benfica.

      Estão apenas a tentar lamber as feridas derivadas da inexorabilidade do tempo. Todos nós envelhecemos e vivemos das memórias. Mas dizer que antigamente é que era bom é uma maneira muito reaccionária de ver a realidade. É uma maneira egoista de ver a realidade.

      Deixem os novos construir um novo futuro, pois é lá que o Benfica vai viver. O Benfica não vai viver no passado, vai viver no futuro. As únicas conquistas que interessam agora são as conquistas que iremos fazer. As que já fizemos são apenas marcos na nossa gloriosa história. É bom lembrar-mo-nos delas, mas nada mais do que isso.

      Trabalhar e apoiar o clube agora é trabalhar para o futuro e deixem de imitar as pieguices das carpideiras hipócritas!


      Eliminar
  4. "Estamos a viver uns tempos difíceis para o benfiquismo.
    As divisões no clube e entre os adeptos são mais que muitas".
    Caro Shadows, não estejas tão certo disso, o que todos vemos são, umas dezenas entre alguns milhões e fazem tanto barulho que até parecem muitos.
    Mas em Outubro ficaremos a saber que afinal são mesmo umas dezenas, e o foguetório acabará logo aí.
    Quanto ao terceiro anel,fazes aí uma mistura de grelos do "caneco" então o que tem a ver todo o teu texto com esta tua frase??
    "Lembrem-se que acima de qualquer homem estará sempre o interesse do clube".
    Então pedes a união e a força do terceiro anel e depois dizes isto???
    Eu sei, é lenha prá fogueira, mas os BENFIQUISTAS já lá não vão com "bocas" foleiras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mafarrico, tu quando queres percebes. E sei que no fundo percebeste ao que me refiro.

      Eliminar
  5. águia democrática17/8/12 13:48

    Não são os presidentes, os directores, os jogadores, etc etc, que devem estar acima de tudo..
    O Benfica e só o BENFICA é que deve estar acima de tudo e de todos!
    É bom ter isto sempre presente.

    ResponderEliminar
  6. Teria o Shadows lugar no Terceiro Anel?

    É que, os que não têm valores benfiquistas também eram corridos do Terceiro Anel!
    O crivo do tribunal aplicava-se aos atletas e para os adeptos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No outro estádio, tive lugar em quase todos os sectores do estádio. E sempre a pagar!
      Coisa que muitos não podiam dizer...

      Eliminar
  7. "É imperioso recuperar o espírito do Terceiro Anel. Ser exigente, não regatear o apoio, mas tendo nos jogadores e no treinador gente que dá TUDO!"

    O Terceiro Anel era sobretudo exigente para os que não tinham valores benfiquistas, não só no campo, mas nas bancadas da luz também.

    Tu, Shadows, tens sido acintoso.Um provocador sem pejo algum, que revela apenas ausência do tal benfiquismo e daquela exigência que ousas reclamar.

    Será apenas falta de vergonha?
    Quanto a mim, recuperar o espírito do Terceiro Anel passa por excluir benfiquistos. Como tu.

    São os tempos e, aparentemente, estamos todos mais tolerantes

    ResponderEliminar
  8. Conde de Vimioso17/8/12 17:55



    Quando já saltou a tampa aos Benfiquistas referidos no post...

    Quando a Leoaor numa ironia lavada mas demolidora diz que já não há Benfica....

    Porque estes manifestam o sentir do povo Benfiquista e agora há por aqui muitos ""indios e selvagens"" que começam a ficar engasgados,

    Porque quem assim nasceu, assim morrerá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol, o Shadows manifesta o sentir do povo benfiquista?

      Compreendo a defesa do "compadre", mas não é preciso tanto...

      Arrastar o nome da Leonor para este blog e confundir críticas que ela faz com as injurias, insinuações e provocações do Shadows, é um pouquito exagerado, não?


      Eliminar
    2. Conde de Vimioso17/8/12 23:56


      Não perco tempo com toda a gente,sõ com quem diz algo de relevante, mas como ou bem educado respondo sempre.

      Eu só defendo o Benfica, tu defendes outras coisas.

      Percebeste???????

      Eliminar
  9. faltou-te ir um pouco mais alem perceber quem era esse terceiro anel, composto maioritariamente por adeptos não sócios e que esporadicamente iam aos jogos por isso quando lá iam eram exigentes e queriam ser compensados com bom espectáculo, e porque não existe hoje ou tem pouca força, a maneira como são hoje distribuídos pelo estádio os sócios e os cativos nos quais se incluem os red pass impedem que se forme um grupo solido, ou ainda que os poucos que ainda tem esse espírito são apelidados hoje de demasiado exigentes ou que não percebem nada de futebol.

    ResponderEliminar
  10. Falta classe ao dirigismo em Portugal ...

    Que saudades de presidentes com a tarimba do grande Borges Coutinho ou do enorme João Santos ...
    Homens que por si ajudaram a construir a nossa mística que não passa só pelos resultados dentro do campo mas por uma postura à Benfica ...

    Hoje em dia somos comandados em todo o sitio por novos-ricos engravatados que preferem muitas vezes perder amigos a perder um euro ... São os chamados vendilhões do templo ...
    Mas a vida também não está fácil para eles e espero eu o futebol irá regressar um pouco às suas origens e abandonar estas megalomanias que só o corroem e destroem ...


    É a triste realidade do capitalismo selvagem ...

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  11. Quantas vezes também o Benfica precisou do Terceiro Anel e o Terceiro Anel esqueceu-se do Benfica? Diria até que temos hoje no plantel um jogador que é o melhor goleador do Benfica nos últimos 20 anos, e por muito triste que pareça, o Terceiro Anel não o atura. Poupem-me com o Terceiro Anel. Já lá vai o tempo em que o Terceiro Anel levava o Benfica para as vitórias. Hoje... hoje é o Benfica a ter que puxar pelos seus adeptos.

    ResponderEliminar
  12. Caro shadows, apesar de posições contraditórias que temos, tenho de te dar os parabéns deste post, assim sim, é manifestar discordância com o actual Benfica, o que é legítimo, mas sem barbaridades, colocar as pessoas em causa ou julgar quem ache que o Benfica está bem gerido, ou que há erros, mas também virtudes, no fundo todos temos legitimidade por pensar diferente.
    Assim dá gostpo ler posições contraditórias às minhas.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking