O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Os direitos televisivos - o cozinhado do Chef Oliveira

. 31 comentários
O que já se falava em 'voz baixa' foi ontem dito em voz bem alta pelo vice do Benfica, Rui Gomes da Silva.

A RTP, à falta de outros otários, prepara-se para comprar a preço inflacionado os direitos de transmissão de um jogo por jornada do Campeonato Nacional de Futebol.

SIC e TVI, por motivos diferentes, roeram a corda. 
O negócio que a Olivedesportos procurava em Angola para realizar uma grande injecção de capital e fazer face aos milhões que tem de pagar nos próximos meses, ruiu.

Resta o quê? Resta a influência de Oliveira, que não tem poupado esforços em reuniões pelo país fora.
Perspectiva-se, segundo RGS, também um possível negócio entre a PT e a Olivedesportos, entrando a empresa liderada pelo Mr.Bava para o capital da SPORT TV.

O que dirá a Autoridade da Concorrência sobre isto? A ZON (proprietária de 50% da SPTV) e a PT (através do MEO) são concorrentes directos e os principais 'players' no mercado de televisão em Portugal.
Não ameaçará o surgimento de novos canais de desporto se estas empresas, com posição dominante, partilharem a SPTV?

RGS também mencionou que esta jogada de Oliveira seria uma forma de limitar as escolhas do Benfica. Pode ter sim esse objectivo secundário, mas Oliveira neste momento tem que fazer dinheiro e rápido.

A Olivedesportos e a SPTV têm uma dívida acumulada, fruto de uma política de eucalipto. Tentaram secar tudo à sua volta e agora está a chegar a factura desse proceder.

Mais que nunca, é vital o Benfica encontrar um caminho alternativo à SPTV e ajudar a asfixiar este 'poder' paralelo que tem dominado o desporto em Portugal.

Isso também passa por pressionar os agentes políticos que podem influenciar os acontecimentos.
É altura de intervir, mesmo que discretamente, e não deixar que os parasitas continuem a infestar o nosso futebol.

Nota: o bom de ver o 'Dia Seguinte' gravado é que posso acelerar quando o GA ou o DF abrem as suas bocarras para vomitar o seu ódio pelo Benfica.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

31 comentários


  1. podes crer, Uffff! É também a técnica que uso nesse e outros programas. A bem da sanidade mental.

    ResponderEliminar
  2. patriarca disse:

    O que é GRAVE é que MUITOS Ditos Benfiquistas e que Criticam Severamente Tudo e todos, TÊM A SPORCUSTV e pelos vistos não vão desistir dela.
    Se TODOS OS VERDADEIROS Benfiquistas fizessem como EU, que PRESCINDI daquela Tv que é INIMIGA ACÉRRIMA dos Benfiquistas e do Benfica e JAMAIS ENTRARÁ EM MINHA CASA quem tão mal trata a Nação Benfiquista.
    Por MIM CORRUPTOS NÃO !!!
    Mas é preciso ACÇÃO de Todos os Benfiquistas e NÃO REAÇÃO a tudo e depois nada fazer para acabar com o poder dos javalis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu te percebo, meu bom amigo, estou 100% de acordo contigo. As vezes penso que deviamos criar uma especie de opus dei para defender a causa Benfiquista..

      Eliminar
    2. Já mandei desde há muito a sporka-TV para o quinto dos infernos.
      Quando quero ver um jogo na tV do mamão, uso a internet.

      Eliminar
    3. Eu já não contribuo para essa festa há muito tempo...! A net satisfaz a minha vontade de ver futebol!

      Eliminar
    4. Concordo e também fiz exactamente a mesma coisa. Eu também deixei de ter Sportv! Não dou dinheiro a vigaristas!

      Eliminar
  3. Shadows parabéns pelo artigo. È importante que os Benfiquistas não se esqueçam do inimigo principal e se deixem enredar em lutas internas que só nos dividem.
    Um abraço Benfiquista

    ResponderEliminar
  4. Águia Preocupada21/8/12 21:52

    Este é um problema dos diabos!
    Histórica e eticamente, o Benfica não deve nem pode misturar-se com a política. E esta situação tem muito a ver não com a política, mas com políticos que tudo fazem e usam para satisfazer as necessidades e desejos dos seus "amigos", ou seja, tudo serve para promover a TROCA DE FAVORES particulares e pessoais na maior parte dos casos!
    E perante este cenário, que poderá o Benfica fazer? Este é um caso nacional e não particular de alguma instituição.
    Este é um caso que a concretizar-se, deveria merecer a contestação veemente do contribuinte, já tão massacrado com impostos, cortes e dificuldades múltiplas.
    Vieira não tem capacidade, inteligência, cultura nem poder para fazer deste caso uma cruzada ou batalha! Se o fizer, será mais uma derrota, um vexame, tal como foi - ainda que parcialmente - o "Apito Dourado"
    Temo muito que nesta fase de pré eleições Vieira se entusiasme e use a seu favor uma luta da qual não tirará proveitos próprios e prejudicará sem remédio e uma vez mais o Sport Lisboa e Benfica.

    ResponderEliminar
  5. Águia Preocupada21/8/12 22:29

    Off topic!
    Desculpem mas não resisto! Acabei de ver o programa da Benfica TV "Vitórias e Património" em que foi lembrado essa figura incontornável, esse jogador genial, Vitor Batista! E perante vida tão atribulada e destino que o desatino concebeu, não pude deixar que uma lágrima de muita saudade desse Benfica e dessas vitórias memoráveis, me saltasse e rolasse pelo rosto!
    Que saudades!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostava que alguem mais maduro e com jeito para o conto nos contasse a historia do vitor batista... ja ouvi falar tanto dele e sei tao pouco..

      Eliminar
    2. Benfiquista de Braga

      Tive pena de não ver o programa de hoje sobre o Grande Victor mas espero que repitam.

      Tive o prazer de o conhecer e ser até amigo dele.

      O Victor era um génio e como os génios fez toda a vida o que quis e como quis pois para ele não havia impossiveis.

      Um dia pessoalmente conto-te algumas coisas vividas com ele e outras que fui tendo conhecimento mas quem sabe da vida toda do Victor é o Toni que na parte final da sua vida foi como um pai pare ele e o Sheu também.

      O Victor tinha de acabar assim, foi assim que ele escolheu e mesmo já doente e na miséria nunca baixou o cerviz.

      Bem haja Victor.

      Eliminar
    3. Águia Preocupada22/8/12 00:12

      BENFIQUISTA de Braga

      Tenta ver esse programa e ficarás a saber o quanto de génio e de louco era Victor Baptista! Desde o episódio do brinco perdido quando marcou o golo ao Sporting e que eu assisti ao vivo, até à recusa de treinar na Rússia sem calças compridas (estava frio) o génio, são assim os génios, excêntricos e anárquicos, o Victor protagonizou toda a espécie de loucura. Os depoimentos de antigos colegas, dirigentes e até de Valentim Loureiro, dão disso testemunha!
      Só para veres o desatino, um dia apareceu no treino com um cão que prendeu ao poste de uma baliza enquanto durou o treino! Tinha que ter o fim que teve! Sem glória, sem misericórdia, na miséria!

      Conde,

      Eles repetem muitas vezes. Este, é imperdível!
      E ontem na ESPN apanhei já só o final dum programa dedicado às lendas do futebol em que o homenageado era o Eusébio!
      Caramba! Que grande era o nosso clube! E que saudades!!!

      Eliminar
    4. Águia,
      Também estive nesse célebre jogo.
      Se aquela cabeça fosse igual ao talento que tinha para a bola, o Vitor Baptista teria outro fim...ou melhor, ainda cá estava!!!

      Eliminar
  6. o destino do benfica
    só pode ser acabar com
    essa organizaçon, carago

    ai carago, não
    carago

    não há volta a dar

    mudando de assunto:

    "Liga retira vermelho a Douglão

    A Secção Disciplinar da Liga analisou o lance da expulsão de Douglão, na partida entre o SC Braga e o Benfica (2-2), e decidiu alterar a decisão do árbitro Artur Soares Dias"

    CONCORDAMOS

    MAS E O CARDOSO ???
    QUE LEVOU UM AMARELO
    DEVIDO AO PALHAÇO
    SE TER AGARRADO À CABEÇA

    ENTÃO HÁ DUAS MORAIS ????

    AS IMAGENS SÓ SERVEM
    PARA ALGUNS ????

    ASSIM VAI O FUTEBOL...

    ResponderEliminar
  7. Isto antes de tudo é uma decisão politica, por mim não assinava com o Oliveirinha.

    O Benfica recebe agora 7 Milhões euros, será que sobrevivemos sem esse dinheiro, eu penso que sim, o que está em casa não são 21 milhões que nos foram oferecidos, nem 30 Milhões que alguns acham que é um valor justo. Se por 7 Milhões podemos estrangular o "polvo" eu penso ser um valor muito em conta.

    Sei que nesta questão temos uma serie de desvantagens:

    1. Os operadores televisivos não estão a investir devido à crise, veja-se o folhetim do jogo por jornada em que a TVI e SIC simplesmente se demarcaram vindo a RTP e o Relvas (ou o Relvas através da RTP) salvar a tesouraria e a face do Oliveirinha;

    2. Estamos ainda presos pela cláusula de preferência que o actual operador tem, mesmo que cheguemos a acordo com outro operador eles podem sempre igualar a oferta, ou seja não é garantido que as transmissões vão ser efectuadas por outro operador;

    2.1 Os corruptos tem uma cláusula que indexa o seu actual contrato ao futuro contrato do Benfica se superior, se o Benfica cedesse os direitos por 30 Milhões os corruptos passariam a receber 24 Milhões (80% do valor do SLB)em vez dos actuais 18 milhões;

    3. Sabemos que o SLB vale muito mais que qualquer outro clube em Portugal para as televisões mas de um universo de 240 jogos do campeonato, o operador que garantir os direitos do SLB só terá possibilidade de transmitir 15, o que é manifestamente pouco.

    Não vejo a Benfica TV como alternativa faltam-lhe meios técnicos, o facto de ser transmitida em canal aberto limita em muito as suas receitas, o sistema "pay per view" não está suficientemente implantado em Portugal para poder ser solução. Restam então duas vias:

    A politica, a Direcção abdica dos 7 Milhões por época actuais, que neste momento são menos de 10% das nossas receitas, e nas próximas épocas é menos um "Ola John" que se contrata, ou no caso dos 21 Milhões, menos 2 "Ola John" e 7 milhões para abater ao passivo, ou 3 "Ola John".

    A económica explica que os 7,21, ou 30 milhões são imprescindíveis para a sobrevivência/engradecimento do Benfica e é por essa via que vai seguir.

    Li a entrevista do António Melo que propõe referendar esta decisão, e concordo em absoluto. A actual Direcção termina o seu mandato em Outubro, não deveria tomar qualquer decisão relativa a esta questão pois irá condicionar o trabalho da futura Direcção(mesmo que seja a mesma, é uma questão de princípio).

    Como disse atrás apoio a decisão "politica", penso no entanto que isto todo que escrevi é apenas palha para encher blog, há um sinal claro que a decisão já está tomada, tendo o Oliveirinha os direitos televisivos da Liga Orangina porque carga de água a Benfica TV transmite os jogos do Benfica B? O Oliveirinha ofereceu-nos um rebuçado? Não acredito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentário muito bem elaborado e assertivo.
      Sobre o tal referendo, se ouvi bem numa Assembleia Geral( mas a minha audição já não é o que era...) parece que esse referendo foi falado ( quiçá prometido) pelo nosso Presidente.

      Eliminar
  8. Ao que parece o que RGS avisou ontem já terá sido alvo de acordo senão como se justifica a RTP Internacional e Africa transmitirem o jogo do Guimarães? Dizem que estes canais são privados e os únicos públicos são a RTP1 e 2 mas então não pertencem os 2 anteriores ao grupo RTP? - haverá alguém por aí com conhecimento mais aprofundado deste caso?

    Segundo o que disse o RGS e depois DF corroborou é que andam praí uns célebres encontros entre o Bava, o Jaquim e o rapaz do curso mais rápido da história universitária portuguesa, e como os encontros andavam a ficar muito visíveis até em Espanha têm andado a jantar para fugir dos olhares curiosos.

    Hoje também foi notícia uma coisa muito curiosa, a retirada do cartão amarelo a Douglão do Braguinha. Então e como chegaram estes senhores a esta conclusão? foram ver as imagens? então e as imagens já servem para estes casos? Então e o Cardozo como fica no meio desta história, também levou um amarelo sem justificação e não foi retirado!!!

    É curioso este modus operandi, pois para o que interessa as imagens servem, mas para ver que o Cardozo marcou um golo legal que nos daria a vitória, e para retirar o amarelo que injustificadamente viu, já não servem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se as imagens já servem, muito iremos lucrar no futuro...
      Ou talvez não, a avaliar pelo duplo episódio do Cardoso.
      Recapitulando;
      As imagens só servem para beneficiar os outros !!!

      Repararam no Custódio?
      Foi avisar o árbitro que teria sido ele a dar com a mão?
      Se fosse aquele o 1º. amarelo ao Douglão, acham que o Custódio admitiria alguma vez que tinha feito penalti???

      Eliminar
  9. Caro Fernando,

    Não sei se o Benfica tem já algum acordo com quem quer que seja, ou não, mas relativamente à transmissão dos jogos da equipa B e à questão de o Oliveirinha ter os direitos de transmissão da Orangina, existe jurisprudência a nível europeu de que os proprietários dos direitos de transmissão são, única e exclusivamente, os clubes visitados pelo que qualquer negociação coletiva carece do seu assentimento.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Bicadas,

      Então a ideia subjacente ao meu último paragrafo está completamente errada.

      A boa notícia é que temos para negociar no futuro 15 jogos da equipa A + 21 da equipa B, torna o produto mais apetecível, está será uma boa experiência para aquilatar o valor do Benfica em comparação com o os corruptos, tenho pena que a Benfica TV não esteja presente na grelha da ZON(o porto canal é distribuido por todos os operadores) o que lhe retira mais de metade das possíveis audiências. No entanto será fácil de aferir o posicionamento dos dois, basta ver o resultado de ambos os canais nos clientes que tenham como operador a MEO.

      Eliminar
    2. Águia Preocupada22/8/12 13:29

      Há aí qualquer confusão! Eu tenho a MEO e felizmente não tenho o Porto Canal... A menos que esse canal esteja disponível para quem tem mais de 100 canais... Eu tenho 70!!!
      Quanto à BenficaTV e segundo informação - que carece de confirmação - a partir de Setembro será um canal pago tal como a sporkatv! Sera?

      Eliminar
    3. Águia

      Vê la por onde anda mas deves ter o porco canal.

      Eliminar
    4. Águia Preocupada22/8/12 17:03

      Não tenho, não Viriato! Uma vez por outra vou conferir os canais - eles mudam-nos quando lhes apetece - e nunca me apercebi dessa pérola! Ainda Bem!

      Eliminar
    5. Fernado, tive o cuidado de não me pronunciar acerca da validade do seu raciocínio - não sei, de facto, se houve ou não alguma negociação. Sei apenas que os direitos de transmissão, em última instância, serão do Benfica.

      Quanto à questão da Benfica TV, lamento mas não partilho do seu entusiasmo (infelizmente). Para mim será sempre uma solução, certamente, mas uma solução de recurso, por reunir o que de pior se pode esperar neste processo: menos dinheiro, já que nunca obteremos um cash flow da dimensão que seria possível atingir com a venda a um operador especializado; maior risco; não provocamos grande abalo na estrutura da Olivedesportos, que continuará a transmitir os restantes jogos do campeonato e de outras competições.

      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Calma, não se iludam...

    Como Vieira vem avisando há algum tempo, o olibeiredo deu-nos a mão quando precisávamos. e, nos negócios, os favores pagam-se.

    o que diz RGS não se escreve, porque ele não manda nada.

    Se eu fosse vocês, não me entusiasmava muito. é que depois a desilusão custa menos...

    ResponderEliminar
  11. Esta máfia lidera tudo não é só no Desporto, e não sei se existe alguém capaz de lhes fazer frente, mas se existe esse alguém é o Benfica e os Benfiquistas. Para mim que se lixem os 30 milhões da Sportv, vamos mas é arranjar uma alternativa e rápido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, o problema é onde arranjar essa alternativa, neste momento.

      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Benfica TV não poderá ser uma alternativa?
      RTP1 ou SIC não poderá ser uma alternativa?
      Agora com o possível apoio do Eduardo Moniz, TVI não poderá ser alternativa?

      Eliminar
  12. por tudo isto acredito cada vez mais que o contrato nao sera renovado e assim o canal da benfica TV transmitir os jogos do Benfica, ou ser o Benfica a negociar directamente a transmissão dos jogos porque somos muito importantes, porque nao compactuamos com pessoas que apenas pensam nos milhões e interesses pessoais, mas sim quem gosta de ver o seu Benfica, quem gosta de desporto!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking