O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 19 de agosto de 2012

BENFICA vs Braga - um balde de água fria!!!

. 22 comentários
O que dizer?
O Benfica não entrou bem no jogo: muitas bolas perdidas, muitos passes falhados... foi notório que ainda temos de afinar a máquina. Houve momentos em que fiquei com a sensação que a equipa não estava muito concentrada, isto para além de pouco pressionar quando perdia a bola. Não deixar a equipa adversária “sair a jogar” é fundamental. Afinal, quem é que tem de assumir o comando do jogo, quem tem de ter a iniciativa?!
Não entendi, deixem que vos diga desde já, o onze inicial da nossa equipa, sobretudo no que toca à titularidade de Salvio, que mal acabou de chegar, e que – verdade seja dita – não está em forma! Estaríamos nós à espera – como do “pão para a boca” – de Salvio, até ao ponto da sua compra ser fulcral para a base da equipa? Penso que não, mas é o que leio das entre-linhas. Contudo, como já fui dizendo ao longo de vários textos aqui publicados, são opções do treinador, que, apesar de não concordar neste caso, respeito-as.
Não percebi, também, a não entrada no onze inicial (nem numa substituição!!) de Carlos Martins depois da estrondosa (!) pré-época que fez. Enfim.

O jogo esteve equilibrado, durante largos minutos, estando tendencialmente a favor do Braga e – como não poderia faltar – com alguns lances para apimentar: desde cedo percebeu-se a existência de um especial duelo entre Maxi Pereira  - com a raça do costume - e Rúben Amorim, de onde surgiu um cartão amarelo (mal dado, fica a referência) para o nosso jogador, em resultado de um espalhafatoso teatro do jogador do Braga (o seu a seu dono: foi um belo cartão amarelo arrancado – literalmente – pelo Rúben Amorim!); Alan teve uma entrada muito dura sobre Bruno César, pelo que, no seguimento deste lance, deveria ter visto o segundo amarelo, algo que não aconteceu (uma pequena nota, com relevância extrema: foi poupada uma expulsão ao Braga, ainda a noite era uma criança, ou melhor, no decorrer da primeira parte, o que, eventualmente, poderia ter tido reflexos no resultado.

Afinal, jogar contra dez ainda com bastante jogo pela frente não é o mesmo que jogar em superioridade numérica já com a partida praticamente no final!).

Não obstante o marcador a zero, poderíamos ter ficado em desvantagem ainda no primeiro tempo, devido a alguns sustos – que poderiam ter corrido mal – pregados por Artur. Ouviu-se, não só no estádio, mas também na boca daqueles que seguiam o jogo noutros locais um “ai Jesus”. Para agravar mais a situação, os adeptos acabaram por perder a cabeça com o nosso guarda-redes quando falhou um passe, mandando a bola para fora das quatro linhas.

Ouviram-se assobios, o que é de lamentar!! Quiseram e conseguiram deixá-lo algo desestabilizado. Contudo – e como não poderia deixar de ser - , respondeu afirmativamente, com uma boa defesa, arrancando aplausos da plateia (incluindo os daqueles que o assobiaram, presumo. Adoro!).

Resta dizer, para terminar a análise da primeira parte, que temos algumas novidades (estarão elas para ficar?) na marcação de livres: quando todos esperavam, num livre directo, e após um pequeno toque de um dos nossos jogadores, o (forte) remate de pé esquerdo de Cardozo, eis que surgiu uma bonita “jogada de laboratório”, envolvendo o “Tacuara”, Maxi, entre outros, que quase resultou em golo. Quase.

No que diz respeito ao segundo tempo, o nosso Benfica entrou claramente melhor. Fomos superiores e, portanto, não foi com surpresa que chegamos ao golo. Salvio, que não fez uma boa exibição, na minha humilde opinião, e após ter falhado – à semelhança dos seus colegas – alguns passes, redimiu-se e coroou o seu regresso com a marcação de um golo.

No entanto, nem tudo foram rosas. Melgarejo, que estava a fazer uma exibição razoável, não comprometendo a equipa marcou um auto-golo, sendo imediatamente consolado por Artur (bonito!). Foi um lance bastante infeliz, que acabou por se reflectir no resto do seu jogo. Quem o viu (no Paços!) e quem o vê, o que prova, mais uma vez, a dificuldade que os jogadores têm de jogar ao mesmo nível de outrora numa equipa como o Benfica. Compreende-se, é uma grande responsabilidade. O peso do Manto Sagrado acaba por provocar alguns dissabores. Mas acredito que o Melga vai crescer e que ainda nos vai dar muitas alegrias, sabendo, porém, que o caminho até lá nos tratá alguns amargos de boca.

Passado algum tempo, e para mal dos nossos pecados, o adversário adiantou-se no marcador, com um passe literalmente oferecido por Melgarejo. Notou-se que acusou o auto-golo.

Apesar de ver um Benfica mais denominador, esteve (sempre) presente alguma indefinição.
De uma bonita jogada, já quando o tempo parecia “estar a voar”, resultou uma grande penalidade (marcada pelo marcador de serviço: Óscar Cardozo, fixando o 2-2 final) a nosso favor. Indiscutível. E de onde resultou, também, uma má expulsão de um jogador do Braga, por acumulação de amarelos. Carlão foi expulso, quando quem cometeu a falta foi Custódio.

Até esta parte, e no que toca à arbitragem, uma expulsão poupada a Alan e uma má expulsão de Carlão. Quanto ao resto, nada mais a assinalar, apesar de não concordar com o seu critério largo, por um lado, nalguns lances e, por outro lado, tão apertado noutros, Enfim, critérios!

Contudo, foi anulado um terceiro golo ao Glorioso, por eventual toque de Cardozo no Beto. Nada de mais errado!!! Cardozo nem toca no Beto, pelo que me questiono: como foram anular um golo limpo ao meu Benfica??? Inacreditável!!! Regressou o campeonato, e com ele regressaram, também, as polémicas, os lances-chave que decidem uma partida. Nada que me admire, mas uma coisa é certa: uma vez mais fomos claramente prejudicados!!! Este lance marcou a diferença entre empatar ou ganhar.

O Benfica poderia ter feito mais, é certo. Poderia e deveria, pois estava em superioridade numérica. Contra dez, ainda que a poucos minutos do fim, era para ter carregado.
Faltou-nos, não só aqui, como também ao longo do jogo, as tais “ganas” para ganhar o jogou.
Faltou-nos a “raça, querer e ambição”. Isto para não falar na individualidade de alguns jogadores (Nolito é um deles. Até poderia deixar passar, mas irritou-me bastante algumas perdas de bola, onde não foi capaz de correr atrás do prejuízo. Aqui, no Benfica, luta-se até ao fim. Nunca se dá um lance como perdido!) que só prejudica o colectivo: há jogadores que de tanto (querer) fintar, acabam por se fintar a eles próprios.

Para terminar, três substituições da nossa parte que mal resultaram. Há noites assim, umas mais inspiradas que outras...

Há muito a fazer e a trabalhar. CARREGA BENFICA!!!

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. Sébastien Pocognoli, 25 anos, lateral-esquerdo do Standard de Liège e internacional belga por sete vezes, vai ser reforço do Benfica.




    Pocognoli chegou ao Standard de Liège em 2010

    Representado pelo inglês Gerome Anderson, o mesmo agente FIFA de Witsel, Pocognoli chegou ao Standard de Liège em 2010, oriundo dos holandeses do AZ Alkmaar. Tinha contrato com o clube belga até 2014 e estava a ser seguido de perto por clubes italianos e ingleses.

    A transferência só foi possível graças ao apoio financeiro do Doyen Group, num modelo de negócio idêntico ao que foi realizado na recente compra do passe de Ola John.

    As águias resolvem, dessa forma, um problema no plantel de Jorge Jesus, que desde a saída de Coentrão não encontrou substituto à altura para o lado esquerdo da defesa, como ontem se verificou no jogo com o Braga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço só uma pergunta;

      Para que se comprou o Luisinho para enganar os sócios concerteza.

      Eliminar
    2. E esse tal Pocognoli, será bom?

      Eliminar
  2. Foi um bom jogo, apenas acho que se o treinador tivesse arriscado mais podíamos ter ganho, crucificar o Melgarejo é mau porque penso que se esforçou e com trabalho pode estar ali um ótimo jogador agora claro sem rotina de posição ao mínimo erro torna-se um erro que custa 2 pontos. Mas calma há que apoiar e fazer com que a equipa sinta que os adeptos estão com ela!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada19/8/12 10:05

      Apoiar? Claro! É predico mostrar ao JJ e ao rei Sol que os benfiquistas estão SATISFEITÍSSIMOS e que podem continuar a desbaratar o património do clube que são INEQUIVOCAMENTE as vitórias e os êxitos e continuar a comprara ao desbarato e a INVENTAR como ontem aconteceu...
      APOIAR? O raio que os parta!

      Eliminar
  3. patriarca disse:

    Não devemos criticar ou coisa parecida o Melgarejo, mas que ELE FOI CULPADO nos DOIS GOLOS favoráveis ao Bragaporco, disso ninguém tem dúvidas, mas ele jogou onde o treinador Anti-Benfiquista mandou e ele naquela área do Campo é um, dois, três, quatro, cinco, etc, ZEROS à esquerda, bem como o é a validade do JJ, que não tem NEM NUNCA teve categoria e muito menos sabedoria para treinador do Benfica e os factos são indismentíveis.

    ResponderEliminar
  4. Pelos vistos parece que o Benfica contratou um LE. Isto é caso quase para abrir telejornais, face à dificuldade para contratar um LE quando há milhões de euros para gastar nos nossos 1001 extremos e avançados.
    Mas como não gosto de deitar os foguetes antes da festa, só quando vir o LE com a camisola do Benfica é que vou acreditar.

    ResponderEliminar
  5. Aguia desapontada19/8/12 03:41

    Do jogo nao gostei do Benfica hoje, nos jogos de preparacao jogou muito mais com adversarios melhres que este Braga o arbitro cometeu erros nao foi tudo nos os cometemos tambem,agora queria saber de onde sacaram essa noticia LE Pocognoli porque nao a vejo em lado algum.

    ResponderEliminar
  6. Levámos um banho de bola do meio-campo do Braga.

    EM TODA A BLOGOSFERA NÃO HOUVE UMA ÚNICA PESSOA QUE ACERTASSE NO ONZE DO BENFICA.

    De todos os palpites 98% acertaram em Artur, Maxi, Luisão, Garay, Melgarejo, Javi, estes são seis porque é que ninguém se lembrou dos outros cinco?

    Porque somos treinados pelo MESTRE DA TÁCTICA, vai para PQTP Sr. 333.333 euros! Desaparece já metes nojo.

    Jogar grande parte do jogo em 4-2-4, quando se vê a perder tira logo o Rodrigo, foi para equilibrar a equipa?

    O Benfica não precisa de um "Mestre da Táctica", com o plantel que temos, só precisamos de alguém com bom senso.

    ResponderEliminar
  7. Esgotei a paciencia19/8/12 03:56

    Este jogo só mostrou a incompetência ou algo mais grave que eu espero que não seja verdade que é o tar a lixar-se (JJ e LFV , Rui Costa , Carraça) e até dar uma mãozinha aos amigos do presidente (LFV) para talvez patrocionar mais um negocio de milhões na areá da construção civil.

    Será que nenhum Benfiquista tem vergonha do Benfica ter empatado e o nosso Presidente tar aos abraços e todo contente a sorrir mais o Presidente do Braga.Será que foi só eu que vi isso.Fazemos um péssimo jogo , um mau resultado e o Presidente LFV ta todo contente.O Homem não conseguia parar de sorrir.Provavelmente tava a gozar com cara dos benfiquistas e a pensar estes caiem sempre na mesma esparre-la e eu vou sendo endeusado por eles.Que tótos que estes benfiquistas me sairam.


    Será que não tivemos tempo para contratar um DE de qualidade e já com experiência de posição antes de começar o campeonato.Para que fomos contratar o Luisinho se o JJ não ia apostar nele.Foi para gastar dinheiro e ficar-lhe a Pagar o ordenado quando for emprestado.É que eu não duvido que ele seja dispensado.


    Alguém consegue explicar porque o Benfica tem cinco jogadores para extremo esquerdo e 3 para o lado direito e nao temos ninguém para a LD caso o Maxi se lesione e nao temos ninguém para fazer sombra ao Witsel.Eu sinseramente acho que isto já não é só incompetencia , tem algo mais por trás, é que cometer todos os anos os mesmos erros , faz-me estranhar que seja um acto de simples incompetencia.


    E esta tactica suicida de dois médios centros, mas não existe ninguém na estrutura que diga ao JJ que com esta tactica com equipas fortes nao conseguimos ganhar.Perdemos completamente o meio campo.É assim tão dificil ver isso.Hoje JJ levou um banho tactico de Peseiro.

    Gasta-se 20 milhões e nenhuma desta verba é para colmatar deficiencias do plantel.Até um Santo esgota a paciencia com este Benfica de LFV e JJ.É este Benfica que os Benfiquistas querem?Infelizmente quando for as eleições a maioria vai voltar nele na mesma,também não aparece ninguém a candidatar-se.Muito mal vai o nosso clube :-(

    ResponderEliminar
  8. Bruno Cesar- Treinou sempre no meio e jogou nas alas onde há 6 jogadores para essa posição.
    Sálvio- 0 minutos na pre epoca = a titular (que motivação para os alas q fizeram a pre epoca)
    Carlos Martins- Titular mais que obvio, o melhor marcador da pre epoca, com grandes exibições
    Rodrigo- 0 minutos na pre epoca = titular
    Melgarejo- não sabe defender
    Tática- Claramente que perdemos o meio campo desde o inicio, fruto da exclusão do cmartins ou aimar (o slb não joga bem sem um 10). O braga teve sempre um a mais no meio.
    Jesus- O melhor treinador do Estrela de Amadora
    Ele começou o jogo como deveria ter acabado. Primeiro jogava com o cmartins e no final em caso de necessidade colocava o rodrigo. É q nem sequer havia outro avançado no banco. O slb fica demasiado exposto no 442 e não constroi lances nenhuns. Contra o psv assim que saiu o cmartins perdemos o jogo. Só pode ser de proposito, ele sabe que vai sair e quer lixar isto tudo. até um desligado do futebol vê o q ele não quer ver! Mete-me confusão andarmos vergados a este arrogante. Nunorusso

    ResponderEliminar
  9. Fixando o 2-2 Final a nosso favor? Expliquem-me por favor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Domingos,

      A frase está correcta. No entanto, talvez os "travessões" tenham confundido... já os substitui por parêntesis. Mas repare: "(...) resultou uma grande penalidade (marcada pelo marcador de serviço: Óscar Cardozo, fixando o 2-2 final) a nosso favor." O que foi dito, deste o início, independentemente de serem utilizados travessões ou parêntesis, foi que tinha resultado uma grande penalidade a nosso favor.

      Saudações Benfiquistas!

      Eliminar
  10. Realmente acho que o JJ ensandeceu de vez. E digo isto sem qualquer ironia. A "tecnico-tactica" subiu-lhe à cabeça, julga-se um mestre e só faz borrada. Andou toda a pré-época a jogar com o Carlos Martins que correspondeu com grande exibições. Chega um jogo decisivo abre um buraco no meio campo, põe Carlos a marinar no banco e joga um Rodrigo que não liga com o Cardozo e que nem pré-época fez. O mesmo com o Aimar que entrou e nem se viu em campo. E psicologicamente? sem ofensa, aqueles jogadores do Benfica, pelo menos inicialmente, pareciam "meninas" mijadas, cheias de medo. Aquele Artur era só tremedeira. Passes errados, problema crónico do Benfica, eram mais que muitos. Depois do que vi ontem fiquei ainda mais pessimista. Alguém ponha mão neste JJ.

    ResponderEliminar
  11. Os erros são tão evidentes que começo a acreditar na tese de que há qualquer coisa mais por trás de tudo isto.
    Depois na conferência de imprensa jj repete 7 vezes que o braga é uma grande equipa. Talvez depois de ele de lá ter saído.

    ResponderEliminar
  12. Antes de mais felicito a nossa Maria da Fonte pelo bonito nick que adotou. Muito bonito.

    Gostei duplamente da sua crónica; primeiro porque faz uma excelente sintese do jogo, com a qual concordo em geral depois, porque gosto do estilo da sua escrita; "fresco", versátil e descontraido.

    Quanto ao jogo:

    Já sabiamos que o Artur Soares Dias ia prejudicar o Benfica, como, efetivamente aconteceu, mostrando que vai tudo bem no reino da dinamarca. E dois pontos a voar!

    Já sabíamos que íamos sofrer pelo lado esquerdo, como efetivamente, aconteceu! E dois pontos a voar!

    Não sabíamos que iriam ficar no banco alguns dos jogadores melhor preparados! E dois pontos a voar!

    Já sabíamos que o adversário iria sobrepovoar o meio-campo e pressionar com grande intensidade. E nós com dois médios! E dois pontos a voar.

    Na conferência de imprensa, por momentos pareceu-me que o Jorge Jesus era o treinador do Braga.

    Desculpem, mas não resisto: Sabe mais de futebol o nosso José Augusto a dormir, que o Jorge Jesus acordado! Jorge Jesus deve pensar que está a treinar o "trinca-na-pêra".

    Julgo que não é possível, devido aos elevados encargos financeiros que acarretaria, mas, se fosse possível, eu não hesitaria;agradecer o serviço, acordar as verbas e..até mais ver JJ. Punha lá o nosso Zé Augusto e mandava chamar o nosso Álvaro: Cum catano; até batia castanholas! além de saberem de futebol a potes, SABEM O QUE É O BENFICA!

    Fónix, para não dizer outra coisa!

    Já me estou a pasar outra vez!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro António Barreto,

      Muito obrigada pelas suas palavras!! :)

      Quanto ao jogo, foram cometidos erros que, num futuro próximo, poderão sair caros. Isto para além das circunstâncias exteriores, que bem referiu. Concordo com o seu comentário, mas tenha calma!
      Enfim... CARREGA BENFICA!!! Venha o próximo!!

      Saudações Gloriosas!

      Eliminar
    2. Acredite que são merecidas.

      Repetiram-se os erros do passado recente! Quem não aprende com os próprios erros tem o inssucesso garantido.

      Oxalá o Jorge Jesus não perca a equipa e os jogadores!

      Saudações Gloriosas!

      Eliminar
  13. Ok Maria da Fonte faz sentido o esclarecimento, tambem gosto da maneira como escreve
    Benfica sempre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Domingos!!

      E é isso mesmo... Benfica SEMPRE!!!

      Saudações Benfiquistas.

      Eliminar
  14. Infelizmente o cenário que antevejo é que o Jorge Jesus seja mantido até não dar mesmo para mais e na viagem o campeonato a ir para o douro outra vez por obra deste artista ... Mas eu já não culpo o Jesus ... Coitado ele não sabe mais ... O Presidente é que já deveria ter percebido o caos que vai o nosso futebol ... Mas será que ele já não percebeu? Não sejamos tanto ingénuos benfiquistas ...

    ResponderEliminar
  15. Este BENFICA é decididamente a galinha dos ovos de ouro, para alguns membros dos órgãos directivos, vejamos:
    É certamente do interesse de determinados membros do Clube (Rui Costa e Luis Filipe Vieira?) que Jorge Jesus, continue como Técnico/Treinador do Benfica, isto porque é desde a sua permanência no Clube que começaram as polémicas com jogadores.
    Na época 2010/2011 estamos lembrados da polémica que andou à volta dos Guarda-Redes Roberto e Júlio César (Tinha um bom Guarda-Redes Moreira que vinha fazendo excelentes exibições e dispensava Quim que havia feito uma excelente época 2009/2010 (Ano em que fomos Campeões).
    Época 2011/2012, foi o caso de Emersson que esta época passou de bestial a besta (dispensado sem justa causa) – Tinha como opções o Argentino Shaffer, entretanto emprestado ao U. Leiria e o espanhol Capdevilla que embora jogador da Selecção Espanhola (Campeã da Europa e do Mundo) não servia ao Benfica, não esquecendo do miúdo Luis Martins.
    Época 2012/2013 – Contrata-se Ola John (Se calhar para substituir Bruno César, Nico Gaitan, Yannick Djaló, Enzo Perez (embora vindo de uma lesão tem feito uma boa pré-época), Nolito, Malgarejo, não esquecendo Urreta e Fernandez (emprestado aos Estudiantes da Argentina) que nem fizeram a pré-época.
    Salvio (sem sombra de dúvidas um grande jogador – médio direito) – A questão que aqui se põem é se precisávamos de um defesa esquerdo (Luisinho não dá garantias), prescindimos de comprar Rojo por 4 milhões de Euros por ser caro, adaptando Melgarejo (Excelente médio-esquerdo que irá ser desperdiçado esta época) e contrata-se Salvio por 13 milhões, quando temos os jogadores atrás mencionados.
    Dispensa Rodrigo Mora que marcou somente 6 golos na pré-época, deixando Kardec que não fez um corno – incompreensível.
    Observação: A pré-época foi feita para rodar/entrosar jogadores – Jogam quase sempre os mesmos, correndo o risco de acabar mais uma época com a equipa toda rebentada física e emocionalmente.
    Com estas trocas/baldrocas não podemos almejar ganhar coisa alguma – Devemos correr com estes vendilhões/corruptos do Benfica – não deixemos que este tipo de gente delapide a Instituição Benfiquista.

    Jogo BENFICA/BRAGA
    Esta na calha mais um Campeonato perdido pelo Benfica, devido ao péssimo planeamento da época, pelos factos atrás mencionados e claramente mais um ano em que optamos por um Treinador que não tem categoria para estar à frente de um grande Clube (BENFICA).
    Vejamos as aberrações feitas neste jogo:
    1)Jogam de inicio dois jogadores (Salvio e Rodrigo) que não desvalorizando o seu valor, não fizeram a pré-época, deixando no banco E.Perez e Nolito que fizeram toda a pré-época a muito bom nível.
    2) Joga de inicio Bruno César na posição 10 (Tinha feito a pré-época, como Médio direito/esquerdo), substituindo Aimar que esteve em dúvida até à altura do jogo, quando na verdade deveria jogar Carlos Martins que fez a pré-época a muito bom nível, nesta posição (O melhor jogador do Benfica na pré-época) – um meio campo de merda que entregou claramente o jogo ao Braga.
    3) Deveria jogar de inicio Luisinho, atendendo a importância do jogo, embora não fazendo o corredor esquerdo tão bem como Melgarejo (ATENÇÃO – um excelente Médio/Extremo Esquerdo) é jogador mais rotinado na posição, com menos probabilidade de errar, sendo caso para dizer que quando não temos cão caçamos com gato que nos dê mais garantias.
    4) Além destes erros próprios de um Treinador de 2º/3º nível, borrou depois a pintura nas substituições, corrigindo o que deveria ter feito de inicio até certo ponto – Substitui Bruno César por Aimar, deixando no banco Carlos Martins, dando aqui por sinal o inicio a mais um possível folhetim que eventualmente terá como tema: “O queimar de Carlos Martins – além de Saviola”

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking