O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 10 de julho de 2012

O clube do Regime

. 22 comentários
Maio de 2003

O FCP conseguiu um feito inédito no futebol português ao vencer a Taça de Portugal por um “magro” (os “media” esqueceram de catalogar a vitória tangencial) 1-0, com mais um penalty não assinalado a favor do Leiria e com o habitual perdão aos excessos gestuais e linguísticos dos jogadores do FCP. Com esta vitória na Taça, o FCP ganhou todas as provas em que participou esta época, ultrapassando o Benfica dos anos sessenta, o clube do “regime” como ainda hoje os nossos adversários referem. Esse Benfica que ganhou na mesma época o campeonato e a Taça dos Campeões Europeus, sossobrou na Taça de Portugal, aquela que nos dizeres do elogiado Pinto da Costa, se realiza no estádio de Oeiras.

Temos hoje um novo clube do regime, ou será que o FCP ganha com mérito as provas que antes o Benfica ganhava por ser o clube do regime? Eu penso que o FCP é de facto, aquilo que o Benfica nunca foi: o clube do regime.

Em matéria de futebol já tudo foi inventado: disputa-se com 11 jogadores de cada lado e se o árbitro errar mais para uma equipa do que para outra – a tal história dos campos inclinados – é fácil que uma equipa técnica e tácticamente inferior, vença uma que lhe é superior. E vencendo mais vezes que as demais, aumentam os níveis de confiança individuais dos seus jogadores, dos seus treinadores, dos seus dirigentes e da sua massa adepta, que é também importante no sucesso da equipa.

Ou seja, controlando a arbitragem – por via directa ou indirecta - pode-se construir uma boa “equipa”, esperando que as vitórias adulteradas produzam “efeitos” positivos na equipa beneficiada, e “efeitos” negativos nas equipas adversárias.

Naturalmente temos de contar com a importantíssima comunicação social, que em termos de impacto e fluxo de opiniões, é um motor poderosíssimo sendo dotado do único “termómetro” do meio futebolístico. Termómetro, porque avalia o nível de cada equipa e das competições em geral, estabelecendo níveis hierárquicos em função das subjectivas avaliações dos seus profissionais. Único, porque quem contraria a versão dos factos por ela transmitida é marginalizado.

Assim, um jogo em que o FCP fez uma exibição pouco atraente e pouco interessante, em que a vitória acontece com erros de arbitragem, é retratada como uma vitória do pragmatismo, do querer, da cultura de vitória que existe no clube. Se acontecer algo idêntico ao Benfica, mesmo com menos erros de arbitragem, a vitória será retratada como polémica, com erros de arbitragem a condicionar o resultado e uma pálida exibição da equipa que veste de encarnado.

O adepto nunca fica imune aos que se diz nos jornais, ao que se fala nas rádios e ao que se mostra na TV. Nunca uma equipa teve tanto poder como o actual FCP, fruto da estratégia errada da actual Direcção do Benfica que se limita a endividar o clube e SAD. Porque no final, ganha (quase) sempre o clube do Regime!



Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. Este texto foi escrito em Maio de 2003, embora não possa precisar a data. Foi escrito após vitória do FCP sobre o Leiria na Taça de Portugal, arbitrado por Pedro Proença, João Ferreira ou Pedro Henriques. Porque tenho dúvidas? Muita coisa que escrevo cito de memória. Não tenho disponíveis elementos que ajudem a esclarecer a questão da arbitragem, no local onde me encontro neste momento.

    Os dois últimos parágrafos foram escritos hoje, são pois recentes, porque o texto original de Maio de 2003 por qualquer razão que desconheço, foi guardado com truncagem dos parágrafos finais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas esse clube do regime já começou a cair! Repare bem no ultimo ano, em relação às modalidades! E ainda não percebo porque é que ainda não deram o titulo de campeão nacional ao Benfica, na modalidade de hóquei e patins! Poderiam escrever sobre esse tema. Saudações Benfiquistas

      Eliminar
  2. O clube do regime festeja os titulos na Assembleia da Républica à conta do povo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sortilégios da democracia ... se o Benfica visitasse a antiga Assembleia Nacional, ao tempo de Salazar, imagine o que hoje diriam ...

      Eliminar
  3. pedro proença

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho uma dúvida acerca disso. De facto tenho o palpite que terá sido o Proença, mas também me lembrei que pode ter sido o Benquerença. Irei tentar saber isso e um dia voltamos a falar do tema.

      Eliminar
  4. Águia Preocupada10/7/12 20:18

    Por incrível que pareça e sendo um texto de Maio de 2003 - há quanto tempo Deus meu e tudo continua igual - li-o ao mesmo tempo que ouço uma entrevista de José Nuno Martins à BenficaTV.
    E que tem a ver com o texto? JNM desmascarou o que hoje se passa nas TVs no que ao Benfica diz respeito em comparação com o tal clube corrupto! Desancou na RTP e chamou os bois pelos nomes - Bruno Prata e António Tadeia - ainda que, disse, mencionou apenas estes dois como exemplo... E fê-lo com convicção, com autoridade, com a dureza que esta acusação exige e impõe. E sem se dirigir a alguém especificamente mas que eu entendi ser a Vieira, exortou a "temos que acabar com isto"!
    Quanto ao clube do regime, transcrevo este texto do Dr. Alfredo Barroso:

    "Passados 38 anos do fim da ditadura, vale a pena recordar as palavras do sportinguista Alfredo Barroso, sobre o Benfica a democracia e o Estado Novo. (in Record Maio/2000)

    «Nos tempos da outra senhora, o Sport Lisboa e Benfica chegou a ser considerado como uma referência democrática, um oásis onde coexistiam vozes de todas as origens políticas e em que algumas figuras notórias da oposição ao Estado Novo chegaram a ser membros dos órgãos sociais do clube. Digo isto com tanto mais admiração e à vontade, quanto é certo que sempre fui adepto do Sporting Clube de Portugal, o qual, pelo contrário, era conhecido pelas suas notórias ligações ao Estado Novo e foi quase sempre dirigido por figuras mais ou menos proeminentes da extrema-direita do regime salazarista. Para grande desespero de alguns adeptos como eu que, por carolice ou amor à camisola, nunca viraram a casaca, apesar dos dichotes e bicadas (mais que justas) de muitos adeptos do Benfica»"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Nada mudou porque o Presidente do Benfica não existe para mudar nada mas para cumprir a estratégia que outros desenharam para o Benfica. Não é por acaso que eu tenho dele a opinião que tenho. Estes textos que escrevi nessa altura ajudam-me agora a defender-me de certo tipo de acusações. Se Vieira fosse um bom Presidente, não era o facto de ter andado aos pulos a comemorar as vitórias do FCP, que me iria incomodar. O problema é que ele é um mau Presidente e a mesma comunicação social, que o Nuno Martins diz que vai desmascarar, é a mesma que trata bem Vieira. Ou ele não sabe?

      Aliás, outro exemplo. Há aí um batráquio que ganha uns cobres a escrever livros sobre Vale e Azevedo. Na altura ninguém o conhecia, mas agora ele até sabe pormenores dos contratos que JVA assinou com os jogadores. Adiante. Porque razão a RTP Informação ontem promoveu o livro do batráquio e até o convidou a estar presente num programa?

      A mesma RTP que promoveu uns estranhos programas de "informação" antes dos julgamentos de JVA se iniciarem, onde os convidados eram 5 contra JVA e 1 a favor de JVA (e mesmo este, tótó, no caso o António Sala). A mesma RTP que quando ia ao leilão da venda dos direitos televisivos, nunca cobria a proposta da Olivedesportos mas depois comprava-lhe os pacotes todos, antes de surgir a Sporttv!

      Há que pensar. Esta RTP, como aliás outras TV's, estão conluiadas (de muitas formas e feitios) com o poder e portanto PROMOVEM-NO. Esteve na RTP o batráquio pelas mesmas razões que NUNCA há criticas sobre Vieira e a ruinosa gestão que está a levar a cabo. E o José Nuno Martins deve saber disso. Ou então é mais ingénuo do que eu pensava.

      O que disse Barroso do Benfica é uma pérola para guardar :)

      Eliminar
    2. Águia Preocupada11/7/12 19:22

      Caro Eagle01,

      Penso que foi aqui neste espaço, que opinei sobre a "oportunidade" do lançamento do livro do tal lambe botas que se movimenta pela Luz e tem assento seguro na BenficaTV. É que, este livro, mais não é que um alertar bacoco e saloio, para os "perigos" do voto num outro candidato que não LFV, pois serão todos, mesmo todos cópias fieis do dito cujo. Só LFV é que é impoluto, leal, verdadeiro, defensor e sobretudo SALVADOR. E dizem alguns, que o Benfica é um GRANDE! Se é, como se explica que em tantos milhões só se aproveite um indivíduo? Até o Estoril ou Atlético,(com todo o respeito que me merecem) tem mais opções!

      Quanto ao que disse Barroso, guardei este manifesto como uma Bíblia Sagrada. Aliás, Júlio Machado Vaz, fez dele eco num dos últimos programas, levando o bêbado ROC a mudar o discurso e a concordar.

      Eliminar
  5. Ricardinho pondera abandonar seleção nacional de futsal, devido a alguns dirigentes.
    Infelizmente no futebol não há nenhum Ricardinho:

    http://aovivo.slbenfica.pt/Noticias/DetalhedeNoticia/tabid/790/ArticleId/23436/language/pt-PT/Ricardinho-na-hora-da-saida-Lutamos-contra-tudo-e-contra-todos.aspx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele sentiu na pele as injustiças dos castigos da FPF (Alex num derrube semelhante levou 1 jogo, Ricardinho levou 2). A Direcção do Benfica mais uma vez nada fez, não lavrou protesto público, não condicionou positivamente a FPF porque o Sr.º Vieira apoiou "inequivocamente" o Dr.º Fernando Gomes, o tal das facturas ...

      Eliminar
  6. Correndo o risco de me repetir:

    O que faz LFV acerca destas situações?
    Não está tudo mais que explicado na blogosfera benfiquista, de tal modo que até um miúdo de 5 anos pode entender? Sabemos como o fcprôença tem construído a hegemonia que hoje goza no futebol nacional, sabemos quem são os agentes ao serviço, na CS, na Abitragem, na Liga, nos painéis de comentadores e ATÉ no governo, e NÃO FAZEMOS NADA!

    Ainda ontem a discutir com um "novo" gayrreiro do minho (antes era portista) acerca do proença ele me repetia, como único argumento, que o dito cujo é Benfiquista e que o Benfica "nos anos do Salazar tinha ganho tudo", nada fazemos para desmascarar estas e outras mentiras. Não discuti mais com o gayrreiro porque teria que baixar ao nível dele, o da estupidez, e depois ele ganhava pela experiência :)

    Por esta altura o Benfica devia ter já feito um escândalo com as classificações do Árbitros, entrar em blackout, deixar de comparecer em cerimónias vergonhosas de entrega de prémios ao fcproênça, e pressionar em toda a linha (como diz o relvas) os agentes desportivos, a CS avençada, tirar todo o apoio aos tarecos dos painéis de comentadores, etc etc

    LFV MENSAGEM IMPORTANTE só para ti:

    Concordo contigo quando afirmas “vai começar uma nova época. Não devemos reagir a provocações”

    PORQUE ESTE ANO, E A PARTIR DE AGORA SOMOS NÓS QUE VAMOS PROVOCAR

    É este presidente que eu quero para o meu Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, lamentávelmente vai ter de esperars entado por esse Presidente. É pena mas é a verdade. Daqui a uns meses você me dirá se estou certo ou errado. 12 anos meu caro, 12 anos, nunca ouviu que "burro velho não toma andadura"?

      E porque não toma? Basta conhecer o seu percursos desportivo. Ele é um "pendura" dos poderes do futebol, ele não fez nada de relevante no Alverca. Mesmo algum brilharete que fez foi quando o Benfica transformou o Alverca em Benfica B, onde jogaram Alemão, Wagner, Deco e Caju. FOi nessa altura.

      Houve um ano que a coisa correu mal e desceram de divisão. Foi JVA quem o safou ao exigir a aplicação do acórdão do caso Leça. E aí por pressão do Benfica (o tal que não tinha credibilidade dizem estes "coiros" agora), quem desceu foi o Leça e safou-se o Alverca por ser a melhor equipa das que desciam ...

      Eliminar
  7. Já há muitos anos que catalogo as pessoas da seguinte forma:
    - os que são comidos pelo que a comunicação social quer (e omite);
    - os outros.

    Infelizmente a maioria continua na primeira premissa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não é dificil perceber porquê. Não é por acaso que eles são o 4º poder. A capacidade de influenciar é brutal. Aliás na blogoesfera é recorrente aparecerem textos sobre assuntos que "estão a dar" na comunicação social.

      Não é fácil fugir a isso, mas não quer dizer que tenhamos de acreditar em tudo que eles dizem. O esforço do contraditório tem de ser feito por nós, pelo Benfica, pela Direcção, pelos que ganham milhares para defender a instituição e são uma cambada de nababos que só querem presença em festas e reuniões.

      Eliminar
  8. E ainda tem os chamados chicos-espertos e os porreirinhos-pá que aparecem em todos os "catálogos sociais" ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Especialmente nos programas televisivos a "falarem" de futebol, quando na realidade estão a defender a avença de milhares mensais.. e são sempre os mesmos.

      No dia que mudarem o discurso, são convidados a sair. Pior ditadura que esta, não conheço. O lápis azul ainda deixava rasto ...

      Eliminar
  9. Julio Moreira11/7/12 15:06

    Meus caros.
    Estou cansado.
    De dizer sempre a mesma coisa.
    De chamar a atenção para coisas que se fazem e não deviam ser feitas.
    Para medidas que deviam ser tomadas e não o são.
    A ordem dos factores é arbitrária, tal como há muitos anos aprendemos sobre a multiplicação.
    Pela soma dos pormenores podemos chegar ao "pormaior", ou o inverso.
    Mas uma coisa é certa. Os pormenores têm que estar em consonancia com o "pormaior", o mesmo é dizer que, com as linhas de orientação estratégica.
    E é na desconformidade entre as duas coisas, sucessivamente, ano após ano, verificada que reside o meu cansaço.
    LFV pura e simplesmente dá um murro na mesa e fica á rasca da mão.
    E porquê? Porque não é consequente naquilo que é a necessidade de dizer basta á corrupção reinante no futebol português.
    O texto é de 2003? E está tudo na mesma?
    Como poderia não estar se LFV não sabe fazer respeitar o clube a que preside?
    Peguemos num exemplo mais actual.
    Luisão resolveu, sabe-se lá porquê, e a que titulo, elogiar a prestação de Proença no Europeu.
    Mas Luisão é, APENAS, o capitão do Benfica e tem anos de futebol português mais que suficientes para lhe permitirem não caír na esparrela de um qualquer jornalista.
    Claro que a CS veio fazer eco das declarações de Luisão e obter de Proença o comentário que o nosso capitão é um excelente profissional, bla, bla, bla e a malta vai toda descalça para a cama.
    Dias mais tarde, Proença, do alto da sua sabedoria, veio provocar o Benfica dizendo que antes da desculpa com os árbitros conviria que os dirigentes explicassem os seus fracassos face ao não retorno dos elevados investimentos.
    Primeiros
    Se fosse no Porto Luisão estaria calado.
    Segundos
    Como é no Benfica de LFV pode falar á vontade mesmo dizendo aquilo que não deve ser dito.
    Mais, LFV, cheio de desportivismo, vem dizer que não responde a provocações.
    Pois, dava jeito que respondesse e com chumbo grosso.
    Proença é um exclente árbitro mas é lá fora.
    Aqui dentro a sua competencia desaparece e sempre em desfavor do Benfica, seja quando nos prejudica directamente, seja quando beneficia o Porto.
    E isto Senhor LFV deveria ter sido dito ao Proença em lugar de um altivo "não respodemos a provocações".
    Vai continuar a ser mais do mesmo porque LFV é incompetente, tal como o Gabinete de Comunicação que superintende.
    Estou cansado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada11/7/12 20:32

      Também já não aguento mais! E apenas para completar o diz, dou dois exemplos:

      - Os jogadores dos corruptos não dão as mãos a CRIANÇAS(!?) equipadas à Benfica. Porquê? Porque são (mal, ignóbil e abominavelmente) amestrados para tal pela estrutura corrupta.

      - Janko, assim que chegou a contumil, abriu logo a cloaca para defecar palavras tolas em relação ao Benfica e a Lisboa. Quem lhe impôs tal estúpido discurso? A tal estrutura corrupta.

      Ali, nada se deixa ao acaso. Os mais pequenos pormenores são pensados e colocados em prática, sempre que os seus intentos assim o exijam.

      No Benfica, todos falam, todos opinam. Sem estratégia, sem orientação, rumo, sem o seguimento duma política de defesa e de ataque consequentes.

      Mas Vieira é o maior, é o salvador. E há que defender a todo o custo o Rei Sol, o Querido Líder!

      Eliminar
    2. Penso exactamente o mesmo que o meu caro. A diferença é que sei que não temos presidente porque quem tomou conta do clube com a cassete da "credibilidade" etc, e que ia ensinar Vale e Azevedo a ganhar campeonatos, são os que manipulam a opinião dos adeptos através da comunicação social: BES e Joaquim. Eles querem este Benfica.

      Eliminar
  10. A mensagem para isso será de não reagir, fechar-nos e preparamo-nos da melhor forma visto a um objectivo, estar na melhor forma e dentro do campo conseguir marcar o maior numero de golos, ser superior, ser melhor, para que nada nem ninguém nos consiga” dificultar” as vitórias, ou não hajam desculpas para que o 3 pontos sejam nosso e o campeonato não fuja! Vamos defender o nosso Benfica e ajuda-lo a fechar se da corja que mina o futebol português!

    ResponderEliminar
  11. Aqui parecemos ser muitos de olho aberto. Mas na hora H, é o que se vê. Fico possesso.

    Que vai acontecer nas eleições?! Se não aparecer ninguém? É votar em branco massivamente!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking