O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Discurso e consequências

. 20 comentários
Portugal, 31 de Maio de 2012

O Benfica conquistou brilhantemente o campeonato nacional de Basquetebol em casa do nosso principal rival, e como é habitual naquela casa houve incidentes entre o público e as forças policiais, com a nossa equipa de permeio, tendo-nos sido negado o direito a receber o troféu dentro do recinto, sendo remetidos para o balneário, onde estivemos retidos, por questões de segurança, uma hora e meia.

Também como é habitual nestas alturas, o Presidente do clube optou por dar um tiro no pé, reagindo com palavras extremamente inadequadas ao momento de celebração pela vitória conquistada e aos pergaminhos culturais do Benfica. Alguns aplaudiram porque continuam a não perceber o contexto em que convivemos e nos relacionamos com as outras equipas.

A reacção do presidente do Benfica foi despropositada, uma vez que aconteceu cerca de 22 horas depois dos incidentes terem sido iniciados e quando a PSP procedia ao apuramento de responsabilidades. Foi inadequada, uma vez que a equipa foi convocada pela Direcção, para celebrar com os adeptos essa conquista e não para servirem de figurantes numa peça de mau gosto. Foi demagógica por ter evocado aspectos relacionados com o compadrio reinante no futebol português que durante a época não foram criticados, bem pelo contrário. Foi de mau gosto por ter forte componente de ataque pessoal ao Presidente do FCP, que com todos os defeitos que tem, deve ser tratado com o respeito que a nossa Instituição centenária nos ensinou. Foi inconsequente porque mais do que esclarecer, apenas levantou uma nuvem de poeira que não defende Carlos Lisboa, não acusa Nuno Marçal, nem critica o FCP por mais uma demonstração de falta de fair-play.

A importância desta vitória foi pois empolada por questões de agenda pessoal do Sr.º Vieira – estamos em ano de eleições, com ataques para o lado oposto mas sem haver qualquer perspectiva de acertar nos alvos principais ou de ganhar a contenda. Um rotundo fiasco.

Para dar corpo a esse empolamento, os capitães das outras modalidades anunciaram (ou foram obrigados?) publicamente o seu regozijo pela vitória, com o pormenor de haver duas modalidades que estavam em estágio para provas importantes: o Futsal, iniciando a meia-final do play-off, o Hóquei participando na fase final da Liga Europeia (a Champions do Hóquei).

No Benfica, como aliás entre os analistas desportivos, os pormenores costumam passar despercebidos. E por isso os maus resultados acontecem e ninguém os sabe explicar.

Tenho para mim que o mediatismo dos incidentes em torno da equipa de basquetebol, a necessidade do Sr.º Vieira capitalizar desportivamente essa conquista, o envolvimento das outras modalidades no sentido de empolar mais essa vitória, à qual o Sr.º Vieira com a “diligência” que se lhe reconhece, se veio rapidamente colar, originou uma perturbação na concentração das equipas de Futsal e Hóquei, que se traduziram em 2 derrotas: 3-2 no Futsal, contra os Leões de Porto Salvo (a 1ª derrota da época), e 11-5 no Hóquei, contra o Valdagno.

Não há base científica para fazer esta associação, é certo, mas podemos recorrer a exemplos semelhantes e tirarmos conclusões por comparação. Como por exemplo quando o Sr.º Vieira andou a passear a equipa de futebol, durante quase uma semana, após a conquista do título de 2005. No domingo seguinte perdemos a final da Taça com o “poderoso” Setúbal ... não são coincidências ...

Como seguramente não foi coincidência que o Hóquei do Benfica tenha falhado 7 (!) livres directos e grandes penalidades (contra 3 do adversário), o que só por si explica 4 dos 6 golos de diferença. Mas se considerarmos que o 1º lance foi falhado por nós, se calhar podemos pensar num jogo diferente e num resultado muito diferente. Assim a equipa estivesse devidamente concentrada. 

No Futsal estivemos a perder 1-3, depois de estar a ganhar 1-0. Ficando nos 3-2. Ricardinho jogou e pergunto: não teríamos obrigação de voltar a ganhar aos Leões de Porto Salvo, com todo o respeito pelo adversário? 1ª derrota da época! Coincidência? Acho que não...

A necessidade do Sr.º Vieira se afirmar numa suposta luta contra o FCP, por via das eleições que se aproximam, custou-nos caro do ponto de vista desportivo e custará mais caro do ponto de vista da conflitualidade, pois não tenho dúvidas que as agressões contra adeptos do Benfica e até atletas do Benfica, irão aumentar nos próximos jogos. Mas que lhe interessa isso? Saia mais um empréstimo bancário ...

http://www.youtube.com/watch?v=kXgjpD2Lark&feature=em-share_video_user


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

20 comentários

  1. Se duvidas existissem de como o futebol está controlado por gente ligada ao FCP, pelas suas múltiplas relações que têm com gente da comunicação social, do dirigismo desportivo, na politica, etc, eis uma resposta colada no SAPO escassos minutos depois de Vieira ter proferido o tal discurso "tiro no pé", há uma semana atrás:

    http://desporto.sapo.pt/basquetebol/campeonato_portugal/artigo/2012/05/24/_um_ladr_o_n_o_deixa_de_ser_ladr.html


    "Paulo Silva
    há 5 minutos atrás

    O único Presidente de clubes em Portugal condenado na justiça por assalto é mesmo o Senhor Luis Filipe Vieira.

    O presidente do Sport Lisboa e Benfica tem no seu currículo uma passagem pelo Tribunal da Boa-Hora em Lisboa, onde foi julgado e condenado por roubo. Na altura e sem o protagonismo de hoje no mundo do futebol, o actual presidente movia-se no mundo obscuro do crime, tendo sido iniciada na PJ uma investigação relativamente ao tráfico de estupefacientes.

    Se relativamente ao tráfico de droga não surgiram as evidências necessárias para o acusar e julgar já quanto ao crime de roubo foi efectivamente julgado e condenado pelo Tribunal da Boa-Hora em Julho de 1993 com uma pena de 20 meses de prisão.

    No acordão divulgado pelo 3.º Juízo Criminal de Lisboa, o Juiz-Presidente, Afonso Henrique Cabral Ferreira refere com algum humor e ironia à mistura:

    «esta história é digna da sétima arte»

    E destaca no mesmo acordão:

    «o Sr. Luís Filipe Ferreira Vieira foi o único que não se declarou arrependido pelo crime cometido»

    No mesmo período surgiu inexplicavelmente um homem morto nas instalações da empresa de Luís Filipe Vieira. Crime para o qual não se encontrou explicação, nem se conseguiu descobrir o responsável pelo sucedido. Um mistério."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo Lopes2/6/12 03:51

      Pareces um corrupto a escrever. Faz um serviço ao Benfica e deixa de dizer tais alarvidades. Já não há pachorra para os MST benfiquistas que ontem diziam que o presidente devia falar e hoje depois de falar foi despropositado mesmo depois de uma equipa ter sido agredida e impedida de receber um troféu. São contradições atrás de contradições deste movimento que muitos pensam que é anti-vieira mas que não passa de manobras à pintinho da bosta. O pintinho nos seus discursos e nos seus comunicados é o mesmo destes supostos benfiquistas. Sem tirar nem por nada. IGUALZINHO. Será que ninguém vê isso? 5 a 6 bloggers do universo benfiquista mais uma dezena que está a ir por arrasto seguem a ementa vinda do norte. Quanto a mim não vão ter qualquer hipótese por muito que esperneiem.

      P.S. Se existirem candidaturas sérias que avançem. Destas é que não vale a pena. Os planos Z do pintinho para evitar o desaparecimento do seu clube nem deviam constar de uma lista.

      Eliminar
    2. dá-me lá uma fonte credível dessa história sem ser um blog de um portista ou um comentário feito por um portista num lado qualquer?

      eu já estou farto de mentiras que são repetidas mil vezes e ainda mais dos que acreditam nelas!

      Eliminar
  2. Águia Preocupada1/6/12 22:12

    É uma questão recorrente. Sempre que Vieira abre a boca, temos como certas as derrotas nos próximos jogos... sejam em que modalidade for!
    Ainda neste último campeonato, toda a blogoesfera se insurgiu contra a ida de Vieira à RTP... lembram-se? Pois a história dizia-nos que que era contraproducente. E foi efectivamente. Tínhamos 5 CINCO pontos de avanço e num ápice, vimo-los voar! Coincidência? Possivelmente sim! A prática é o que nos demonstra. Mas o ego de Vieira é bem maior que ele próprio e por vezes até parece maior que o Sport Lisboa e Benfica!
    O discurso já foi aqui comentado, pelo que me escuso de repetir o meu repúdio pelo mesmo!

    ResponderEliminar
  3. Mas está tudo doido??? que merda é esta?!

    ResponderEliminar
  4. Não me posso basear em factos cientificos mas estou convencido que as derrotas do Benfica e uma menor eficácia dos seus dirigentes começa quando adeptos e sócios nos criticam por tudo e por nada, por ter cão ou não ter, por falar ou estar calado, por ser brando e agressivo. No fundo por mesquinhez! É uma minoria mas são incomodativos e estão permanentemente a alimentar o discurso dos nossos adversários, sobretudo dos corruptos.
    Foi graças a esta linhagem de apoiantes que Manuel Damasio dando ouvidos a uns quantos iluminados, despediu Toni e contratou Artur Jorge com os resultados que se conhece. Na altura os sabichões diziam que se com um bêbado fomos campeões, com um treinador a sério o que seria! É cronico, existem sempre uns quantos que não conseguem colocar os interesses do Clube à frente dos seus, porque são permanentemente do contra e jamais admitem não estar certos, nem perante a maior das evidências, aí ou desconversam ou recorrem à demagogia. Já não cola, vejam o sucedeu ao Bruno Carvalho nas ultimas eleições. Hoje espreitei o seu Facebook onde a criatura promove uns inquéritos doentios e vejam lá que tinha aos 15 e 20 participações nos seus post! Uma minoria que apenas incomoda em período eleitoral e após as derrotas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo, caro Fernando T. É isso tudo que dizes. Essas coisas também me incomodam por eu ver claramente que os que poucos que gritam ouvem-se mais do que os milhares que estão calados. Mas fazem muito mal ao clube!

      Este Bruno Carvalho aquando das últimas eleições, escrevi muita coisa no seu blogue antigo, NovoBenfica, aberto apenas como instrumento e com intenção de lançar e promover a sua candidatura. Eu guardei muitos desses comentários que agora tenho de ir desenterrar. Desmascarei mais do que uma vez a sua incompetência, falta de visão e narrow-mindeness. A sua mediocridade é aterradora.

      Mas temos de ser a maioria silenciosa, à qual eu não quero pertencer pois não quero cometer o mesmo erros dos que estão calados, que temos de fazer-se ouvir de modo a defender o clube desta gente que fere o clube.

      Eliminar
  5. ..." Foi de mau gosto por ter forte componente de ataque pessoal ao Presidente do FCP, que com todos os defeitos que tem, deve ser tratado com o respeito " ...

    ..." Pinto da Costa reagiu de forma irónica e incisiva. «Estava a caminho das urgências, quando passei pela morgue e vi que lá estava grande parte do Benfica. Aí, melhorei e vim embora», afirmou o presidente dos dragões ao semanário online." ...

    Será que a perda de certas capacidades cognitivas aumenta com a distãncia ?

    ResponderEliminar
  6. o srº vieira é o PRESIDENTE DO SLB!!! Não que isso para ti tenha grande importância....

    ResponderEliminar
  7. Anónimo2/6/12 01:09

    fodase se o homem nao diz nada é porque nao defende o clube se defende ( concordo que o discurso feito por terceiros era fraco e grosseiro ) é porque perdemos os jogos a seguir , por favor tenham coerencia nao sejam ridiculos , se voces me disserem que ele veio falar pq lhe da jeito para as eleiçoes ok , se voces disserem que o discurso de terceira categoria podia ter menos palavras ser mais subtil e arrebentar com o alvo ok mas por favor nao me digam que o homem nao dvia ter falado .

    ResponderEliminar
  8. Tu é mesmo um artista.
    Então metes Basket, Futsal e Hóquei tudo no mesmo cesto,para ti é tudo uma questão de bola rolando. Quero ver o que vais dizer depois de sermos campeões nestas 2 ultimas modalidades.
    E o que é que esse paulo silva tem a ver com isto tudo??será por ser adepto corrupto??e porque é que esse p. silva não falou na fuga para compostela do mafioso. e porque é que se esqueceu das escutas e porque é que não mencionou a remessa dos cornos de elefante cheios de droga apreendidos no Sá Carneiro cujo destino era a casa do mafioso e foi depois tudo abafado?????????
    Enfim !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  9. Sempre Atento2/6/12 10:03

    Cadê o Viriato?

    ResponderEliminar
  10. HelenaMartins2/6/12 10:52

    Desculpem lá, mas vocês neste blogue são os maiores inimigos do Benfica. Nem os adeptos do scp e fcp tratam tão mal o Benfica como vocês aqui. Será que são mesmo do Benfica? A vontade é nunca mais cá vir, mas como é bom ter os inimigos debaixo de olho...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo2/6/12 11:15

    rebuscadíssimo, caro Eagle01

    ResponderEliminar
  12. Anónimo2/6/12 12:59

    Bonito...Entao o Pestilento Enviagrado nao perde uma unica ocasiao de cagar em cima do Benfica, e este nosso colega ainda se sente ofendido com as palavras do nosso presidente. Que aconselhas? Que o Viera responda com poemas, para o outro recita-los com refinada ironia?...E ja agora, porque nao fazeres uma reflexao sobre o desproposito dos teus posts, reflectires se nao estaras a contribuir para um ambiente tenso no seio dos adeptos que vao apoiar as nossas equipas de futsal e hoquei( ha ja sei, tu nao te sentes com responsabilidade nenhuma!), entao o valor das tuas palavras e nulo

    ResponderEliminar
  13. angolanovermelho2/6/12 15:26

    ... o presidente do crac ser tratado com quê!!!???



    RESPEITO:(Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)
    (latim respectus, -us, acção de olhar para trás, espectáculo, atenção)
    s. m.
    1. Sentimento que nos impede de fazer ou dizer coisas desagradáveis a alguém.

    2. Apreço, consideração, deferência.

    3. Acatamento, obediência, submissão.

    4. Medo do que os outros podem pensar de nós. = RECEIO, TEMOR



    Ontem foi sexta-feira, fui jantar com os amigos, estrumei-me todo, tou de ressaca. Para agravar o meu estado acabei de ler isto... estou a sentir-me mal... xau, tenho que ir já para as urgências.
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  14. As consequências podem ser varias ,mas quem perde de certeza é a Instituição Sport Lisboa e Benfica.
    -O discurso desde logo afastou-se da Grandiosa Vitoria da Secção de Basquetebol do Sport Lisboa e Benfica.
    -Discursou o Presidente ao "vivo e a cores" e do outro lado dos "homens sem escrúpulos e sem lei", chovem comunicados, do velho papa... só aquele "dedo em riste".
    -Não era bonito um "debate ao vivo" para um Portugal Desportivo ver ???,analisar...,e tal como na Democracia, julgar o "lavar de roupa suja" destes dirigentes desportivos do Nosso Portugal.
    -O que dizem os investidores bancários (se forem sérios) das Sad´s que movimentam milhões....silencio.
    -Se a coisas que não suporto, é ao fim de 12 anos do Sr. Presidente do Sport Lisboa e Benfica não ter aprendido que o Sport Lisboa e Benfica é diferente, e que tem uma "Massa Adepta" a nível Mundial, mas que vem perdendo a Cultura Desportiva. Julgo que ainda existem alguns Tribunais...
    -Estes comunicados levantam ainda mais pó, constipam as pessoas, e ao entreterem os adeptos até pensam melhor nos Negócios e os "árbitros" pro ano são os mesmos.

    Nota: talvez... ,longe..., algures..., num jogo do Europeu se cruzem e sintam "o aroma" de convívios do passado.

    Normalmente 10 anos é muito tempo.

    ResponderEliminar
  15. e quanto a equipa de hoquei falhar livresatras de livres , a equipa de hoquei tem ou tinha na epoca que escreveste isto , um homem e de resto eram meninos que o seguiam o homem foi se embora e o titulo vai sorri ao porto novamente , contra os corruptos as equipas do benfica borram se todas , mas tu achas q o lfv devia estar caladinho pq podemos sofrer retaliaçoes , isto é tu és um daqueles fracos q se resigna , enfim nem sei bem que diga .
    o discurso de lfv ja que foi violento podia ter sido mais cirurgicu e incisivo , à que arrasdar aqueles filhos da puta sempre que pudermos seja dentro ou fora do campo , e era bom que começacemos a rrasa los dentro de campo e seja na modalidade que for ja que costuma mos perder em todas .

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking