O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Mensagens do jogo de ontem

. 4 comentários
Impossível não alimentar a ilusão positiva criada por Nélson Oliveira sobre o futuro de um jovem formado no SLBenfica. É um orgulho para qualquer benfiquista (bom, se calhar não para tantos assim) ver um produto da nossa formação apresentar uma qualidade imensa a jogar na primeira do clube que o formou... do seu clube.

Assim Jorge Jesus queira, e ficou claro que Nélson Oliveira tem qualidade e muita, mas mesmo muita margem de progressão para nos dar muitos momentos de grande qualidade, não apenas na Taça da Liga. Como aqui defendi já várias vezes, o Nelson precisa de regularidade para, tal como aconteceu com o Rodrigo, poder corrigir algumas componentes do seu jogo.

Não quero com isto dizer que o "nosso Nelson" é melhor ou pior que seja quem for. Não o advogo como substituto de ninguém, apenas digo que merece o seu espaço e as suas oportunidades. Tal como já referi aqui algumas vezes, a dupla Rodrigo e Nélson Oliveira é demolidora na velocidade, mobilidade e intensidade.

No mesmo jogo, deu para perceber que o (futuro?) contrato de Gaitan continua a pesar-lhe muito às costas. Não sei se é coincidência ou não, mas desde as notícias que davam o acordo com o ManUtd como finalizado, o Nico basicamente parece que joga com uma mochila de 20Kg às costas. É pena, porque é um jogador fantástico!

Capdevila é definitivamente uma carta fora do baralho! Quem Jesus não lhe dirigia uma palavra nos treinos já tinha sido possível ver, parece que também nos jogos isso se verifica. A forma como se irrita quando o questionam sobre Capdevila mostra bem que o jogador é uma pedra no seu sapato. É pena! Não sendo um craque, penso que com regularidade em campo, a sua experiência seria muito útil. Desta forma, é apenas um jogador "fora dela", como diz Jesus. Jesus não o quer aqui, nunca quis...

Jesus ontem mostrou também que se está nas tintas para a história, ao fazer entrar Cardozo. A probabilidade de o paraguaio "destronar" Eusébio ao entrar a 5 minutos do fim era infíma, mas mesmo assim Nolito teve nos pés essa possibilidade. Com sinceridade, acho que se era só para os aplausos ao Nélson, não valia a pena ter tapado a porta da história ao Cardozo.

Por fim, Rodrigo. Está a tornar-se um caso sério de qualidade. O puto sobe de performance de jogo para jogo. Tem uma velocidade impressionante e uma qualidade técnica notável. Vale claramente os 6 milhões que foram abatidos ao negócio DiMaria - mas o argentino também vale mais do que um negócio envolvendo Rodrigo. Ainda assim, feitas as contas, o SLBenfica sai a ganhar com os 25M€ do DiMaria... e com outro tanto que Rodrigo vai valer. Congrats, mr. Vieira!

PS- Desnecessária aquela expulsão do jogador do Marítimo. Bem sei que o SportingCP não pode dar-se ao luxo de perder mais um jogo no campeonato, mas era preciso aquilo? Façam as contas às expulsões e amarelos penalizadores aos nossos adversários sempre que a seguir aos jogos deles com com o Benfica, vem o FCPorto ou SportingCP.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

4 comentários

  1. Jogadores não critico. Tenho opinião mas não a expresso aqui.

    Posso criticar o Vieira o o JJ por eles é que dirigem, mandam e critico o JJ porque já estou farto de o ouvir falar em nota artistica, em arte, etc.

    A arte é e exclência da vida mas eu só me vou lembrar da arte se ela teve eficiência, conse quência, golos.

    Não quero estar de coração na mão a ver arte e golos esbanjados, porque amanhão ninguém se vai lembrar desses pormenores artisticos. Lembra-los-e-mos se eles resultarem em golo.

    É cerimónia a mais e JJ devia era criticar este esbanjamento.

    Abro uma excepção para falar do GRANDE GAITAS.

    Atravessa um perido menos bom, é verdade mas mesmo assim não deixa de ser um predestinado, que só ele faz as coisas que faz.

    Possivelmente não deram contas de mais duas assistências para mais dois golos fabuloosos, 2º. e 3º.

    Isso sim é arte e fica gravada.

    Só tenho um pesar. Não podemos falhar tantos golos.

    ResponderEliminar
  2. - Apesar de não achar que o Nelson tenha a qualidade que apregoas, espero sinceramente que tenhas razão. Ontem fez um jogo muito bom , melhore ele a sua capacidade de decisão e terá mais minutos.

    - Acreditar que iremos ter Rodrigo e Nelson muito tempo juntos no Benfica é utópico. Segurar o Rodrigo mais 1 época já será muito bom.

    - O Gaitán esteve fraco ontem, esperemos que melhore com os minutos que vai tendo porque iremos precisar dele ao melhor nível.

    - Continuo sem perceber a pancada Capdevila. Parece que falamos do Messi. E não vejo em que o Capdevila seja tão melhor que o Emerson. E apesar de não lhe falar tirou o Enzo e colocou-o na lista da Champions. Ainda ninguém ouviu uma palavra de desagrado do Capdevila até hoje e esta suposta embirração é criada pelos adeptos, pelo facto de quererem que um jogador jogue pelo currículo que apresenta e não pelo que mostra nos treinos. Que eu saiba o Emerson quando joga, também veste o manto sagrado.

    - Quanto à entrada do Cardozo, o Jesus não tem que orientar a equipa consoante os recordes individuais que podem ou não ser batidos. Tem que orientar a equipa tendo em conta os interesses do Benfica. Além disso, como referiste, o Nolito podia ter dado o golo ao Cardozo. Agora segue-se outra série do Tacuara!!

    - Quanto ao Rodrigo, pouco mais há a dizer. Foi um excelente negócio que o Benfica realizou. Não só ao colocá-lo na transferência do Di Maria, como também o cancelamento da cláusula de recompra no negócio Coentrão.

    - Gostava também de recordar que no fim da época passada, muitos benfiquistas queriam que o presidente mandasse embora o Jorge Jesus porque tinha feito uma "má" época. Má época essa que foi uma das melhores dos últimos 20 anos. A época actual começou a ser ganha com a manutenção de Jorge Jesus. É bom lembrar esse pormenor.

    - Quanto ao PS, o Sporting está tão fraco que nem essa expulsão os livra de perderem na Madeira.

    ResponderEliminar
  3. Ainda relativamente ao Nelson:

    A diferença entre o Rodrigo e o Nelson, que têm a mesma idade, espelha a diferença entre a qualidade da formação em Espanha e em Portugal.

    ResponderEliminar
  4. John Wakefield6/2/12 14:01

    Se não estiver enganado, Rodrigo ficará mais 1 ano no Benfica e depois é vendido por 30 milhões no mínimo. O Nélson Oliveira ficará mais tempo porque ainda terá de evoluir mais, mas talento não lhe falta e acredito que, se for devidamente moldado, será o avançado pedido por Paulo Bento. A ver vamos. O Nélson trabalhou muito bem no jogo de ontem e podia ter bisado mas verdade seja dita, parece-me ser um pouco egoísta. Todavia, isso também pode ser trabalhado. De resto, ele tem muito potencial e merece mais oportunidades. Vamos a ver se o Jorge Jesus o mete mais vezes no campeonato, pelo menos para fazer os últimos 15 ou 20 minutos.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking