O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 7 de janeiro de 2012

Olivedesportos: de Cancro a Lixo

. 10 comentários
Neste início de 2012, com a divulgação dos programas com maiores audiências em 2011, ficou-se, mais uma vez, a saber que o Benfica é incomparável face aos restantes clubes desportivos e mesmo entre todos os programas que interessam aos telespectadores em Portugal.
  
VINTE PROGRAMAS COM MAIORES AUDIÊNCIAS EM 2011

VINTE PROGRAMAS COM MAIORES AUDIÊNCIAS EM 2011

Sem comparação
Entre os 20 programas mais vistos, estão 15 jogos de futebol. Entre os 15 jogos de futebol estão 5 da Selecção Nacional e 10 que envolvem clubes. Entre os 10 jogos de futebol a nível de clubes, o Benfica está em… oito (!) e o FC Porto em dois. Oito a dois! O SCBraga em três (um com o FC Porto e dois com o Benfica), Sporting CP está num devido ao Benfica, tal como o Vitória SC, de Guimarães (também num com o Benfica).

O Benfica é, de facto um clube, sem paralelo entre a simpatia (e o interesse) dos portugueses. O nosso valor no mercado televisivo é gigantesco face ao dos restantes clubes portugueses. Além de mostrar que somos o clube com mais simpatizantes (porque são poucos – percentualmente - os adeptos que assistem, integralmente, a jogos que não envolvam os seus clubes) estas audiências ilustram, na perfeição, o valor assimétrico do “Glorioso” no mercado televisivo de Portugal. São as maiores audiências que permitem maiores lucros para as operadoras de televisão. O Benfica é um gerador (e desmultiplicador) de lucros para todas as operadoras.

Um cancro chamado Olivedesportos
A empresa monopolista dos direitos televisivos do futebol nacional tem sido um factor retrógrado para a melhoria da qualidade do futebol português. Recebe muito e dá muito pouco. Em qualquer negócio que envolva espectáculos televisivos, quem explora deve fazer retornar aos organizadores dos espectáculos as verbas necessárias para poder melhorar a qualidade dos espectáculos. Todos ficariam a ganhar com o aumento da qualidade, até a Olivedesportos (Sport TV), que certamente teria mais assinantes e telespectadores se os espectáculos fossem melhores. Só que a Olivedesportos está no mercado televisivo por mesquinhez. Interessa-lhes explorar apenas o lado da “paixão” dos telespectadores e muito pouco o negócio Desporto/ Futebol. Por isso nunca poderá, nem deixará, internacionalizar as transmissões televisivas da Liga ZON Sagres. Não há nenhuma estação estrangeira a querer comprar direitos televisivos de espectáculos paupérrimos em 90/95 por cento dos 240 jogos (oito por jornada e 30 jornadas) do campeonato nacional. Poucos golos, bancadas vazias, jogos tácticos entre treinadores e número muito elevado de futebolistas caceteiros vocacionados em destruir.

Será verdade que a política de preços de bilhetes elevados para as bancadas dos estádios deve-se a imposição da Olivedesportos para "justificar" a opção em "ser mais barato assinar a Sport TV que frequentar os estádios"?

A Olivedesportos transforma luxo em lixo
O outro lado negativo são as diferenças de tratamento nos contratos com os clubes. Num negócio que vive da venda de assinaturas e da publicidade face às audiências, os clubes devem ser tratados equitativamente. Quem "oferece" mais retorno deve ter maiores receitas. Mas não é assim. Segundo consta, em relação aos lucros da Sport TV, o Benfica contribui com 40 por cento, cabendo ao par FC Porto/Sporting CP mais 30 por cento, sendo o restante (30 por cento) distribuído pelos outros...29 clubes: 13 da Liga ZON Sagres e 16 da Liga Orangina (incluindo alguns que só dão prejuízo...mas fazem parte da competição)! O “Glorioso” deveria receber aquilo que lhe é devido em função da maior capacidade em gerar receitas para a Sport TV. Pelo bem que é até deveria contribuir com menor percentagem para os lucros totais da Sport TV. Mas...mesmo admitindo paridade com Sporting CP e FC Porto, a Olivedesportos deve, moralmente, ao "Glorioso" milhões de euros após tantos anos com valores abaixo do valor justo. Mas...nem para o futuro querem corrigir o que está, no passado e presente, incorrecto?!

Será verdade que a política de contratos da Olivedesportos com os três principais clubes tem por base, ou seja é deliberado, impedir o Benfica de ter orçamentos mais robustos e elevados face a FC Porto e Sporting CP? A Olivedesportos é um sorvedouro do dinheiro investido no desporto. Não dá o devido retorno para melhorar o espectáculo e explora o Benfica (dando-lhe menos...) para redistribuir (dando-lhes mais...) ao FC Porto e Sporting CP.


NOTA: As dificuldades do grupo liderado por Pais do Amaral (GPA) em conseguir garantias bancárias para comprar direitos televisivos “estreita a porta” das negociações do “Glorioso” para os novos contratos. Como não se percebe bem o que se está a passar com o GPA o EDB não traça cenários, nem "opina benfiquisticamente" acerca do assunto. Aguarda por novos desenvolvimentos. Depois falamos!

Alberto Miguéns, in Blogue Em Defesa do Benfica
------------

ADENDA: ( autoria de Viriato de Viseu)
Como é possível a Benfica-TV dar-se ao luxo de abdicar do calibre do Miguéns, autentico Arquivo Vivo de todas as coisas relacionadas com o Benfica... e não só. A Biblioteca do Benfica está toda na sua cabeça!!! Mais, o nosso Museu que será inaugurado antes das eleições, afinal vai ser no sítio que o MIGUÉNS sempre preconizou e não onde os "sábios" queriam que se fizesse...a teimosia do Miguéns neste ponto, valeu-lhe também (entre outras) o ostracismo com que tem sido brindado pelo seu clube do coração...que prefere as "sabedorias" de pessoas vindas de outras cores... e não penso eu de que...

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

10 comentários

  1. Amigo Master,

    Li isso no EDB e está de facto lá QUASE tudo, houve um pequeno detalhe que escapou ao Miguéns (o que prova que ele é humano, lol)

    Só está UM!!!! JOGO da Liga Zon Sagres no TOP20 e claro que inclui o Glorioso!

    Quanto estamos a falar de direitos é a isso que nos referimos, Liga Zon Sagres: Essa lista aumenta ainda mais a nossa importância.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7/1/12 11:17

    Excelente texto.

    Já agora uma opinião, se o jogo Benfica - sporting fosse visto na Benfica Tv por 1 milhão de espectadores ao preço de 4 euros daria 4 milhoes de euros, sem contar com o valor da publicidade.

    Benfica

    ResponderEliminar
  3. Há muitos anos que a Oliverdesportos como monopolista que é das transmissões dos campenatos profissionais, chantageia a seu belo prazer (em especial todos os clubes não grandes) e assim tem tudo dominado pelo medo. Os clubes não têm receitas para pagar as suas obrigações e chegam-se ao oliveirinha. Este dá-lhe uns trocos e alargam o prazo dos contractos de transmissão para anos longinquos, comprometendo irremediavelmente com isso, o futuro dos clubes e de dirigentes que tentam salvar esses clubes. É um circulo vicioso a que eu chamaria "mafia ao estilo de Al capone nos anos 20 30 nos states".
    Esta chantagem está também presente actualmente em cima de nosso Clube Benfica. Luis Filipe Vieira, tem lutado bravamente para acabar com esta chantagem e vê-se que não está fácil para que outras empresas entrem no mercado da concorrência.
    Cabe-nos a nós acabar com isso. Em todas as empresas que O sr. Oliveirinha tenha interesses,(SPORTV, ZOON CABO/SATÉLITE, nós benfiquistas devemos cortar com eles.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo7/1/12 13:34

    anda tudo a viver a custa do benfica

    ResponderEliminar
  5. Anónimo7/1/12 17:33

    Tudo a partilhar este link

    ResponderEliminar
  6. E que tal anónimo das 17:33, inserires depois do teu comentário que muito apreciamos, o teu nik, nome, apelido, nome da tua terra...seja o que for!!!

    ResponderEliminar
  7. Como se comprova o Benfica é o abono das transmissões de futebol. Será que não conseguimos vender os direitos dos nossos jogos a outra empresa que não a Olivedesportos que ainda ontem, pela voz de um dos seus sócios, disse taxativamente que "comandava o futebol português à 30 anos"?!
    Quanto ao Enorme Alberto Miguéns, espero sinceramente que alguém no Benfica se aperceba que fez um erro ao prescindir de uma verdadeira Enciclopédia Benfiquista e de Futebol. O Alberto Miguéns é daquelas pessoas que podemos estar horas a ouvir que não nos cansamos de querer saber mais. Resultados, momentos importantes, jogos decisivos, minutos de jogo(!), nomes de jogadores (!), factos, provas... Alberto Miguéns tudo isso sabe de cabeça! Já que o saudoso Macarrão não está já entre nós, só consigo ver alguém como o Alberto Miguéns à frente do Museu Cosme Damião!

    ResponderEliminar
  8. eupensopelaminhacabeçaeusoulivre27/1/12 13:22

    Os Benfiquistas e a Direção do Benfica têm que ter a noção de que aquilo que o Benfica vai pedir tem que ser mais do que a soma de Porto e Sporting... e só não digo muito mais porque é "irreal"... mas se o porto recebe 20 milhões e o scp 15 ou 16... para se começar a conversar menos de 40 milhões é um ABSURDO! Até digo mais o Benfica que venda jogo a jogo se não quiser meter os jogos na BenficaTV... ou ponha a benfica tv a 5 euros com uma campanha de 300 mil assinantes e que vá vendendo os jogos para sinal aberto... ou coloque o jogo através da Benfica TV em sinal aberto... eh pá não sei mas o Benifca precisa de uma equipa de criativos para enunciar várias soluções... entregar à Sporttv por exemplo por 30 milhões é um absuro total...

    ResponderEliminar
  9. eupensopelaminhacabeçaeusoulivre27/1/12 13:26

    Alguém falou em vender os jogos em pay perview... tipo 3 ou 4 euros por jogo... se fosse a dois euros eu comparava os jogos todos... e certamente que se conseguiria 400 ou 500 mil assinantes por jogo... eh pá uma equipa de criativos para elaboorar um negócio original... e não esquecer que o Benfica para ceder os direitos de imagem tem que ser ressarcido pelos outros clubes...

    ResponderEliminar
  10. http://www.futebolfinance.com/audiencias-tv-e-share-dos-3-grandes-do-futebol-portugues-de-2008-a-2011

    NOTAS

    (1) Os dados apresentados sobre audiências TV e share, têm como fonte a Marktest.
    (2) Fazem parte dos dados apresentados, os jogos com maior audiência da Liga Portuguesa realizados entre Benfica, Porto e Sporting contra outros adversários e transmitidos em sinal aberto.
    (3) Os dados apresentados sobre audiências TV e share, excluem os jogos realizados entre os 3 clubes em causa.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking