O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Conduta Discriminatória e Antidemocrática!!!

. 21 comentários
Data: 9 de Novembro de 2011 19:00
Assunto: Conduta discriminatória e antidemocrática na Escola EB 2-3 de Celeirós
Para: info@eb23-celeiros.rcts.pt
Cc: gmec@mec.gov.pt, gabpresidencia@slbenfica.pt, belem@presidencia.pt, atendimento@sic.pt, benficatv@slbenfica.pt, relacoes.publicas@tvi.pt


Na sequência da noticia saída nos jornais desportivos acerca do impedimento a que foi votado um dos vossos alunos, pelo simples facto de ter uma preferência diferente dos demais, venho por este meio manifestar o meu repudio pela acção levada a cabo por um dos profissionais do vosso estabelecimento de ensino. Sendo eu bracarense, ainda mais envergonhado fico pois a imagem que a minha cidade passa é quase equivalente ao regime Salazarista, que também perseguia grandes Benfiquistas, dado o Benfica ter sido o único clube português que sempre teve eleições democráticas, mesmo em época de repressão. Sempre assim foi porque o Benfica é o clube do povo e o povo é diversificado, tanto em raça como em credo. Como tal um Benfiquista, por norma, não é antidemocrático nem discriminatório. Aquele que devia ser o local onde se aprendem os melhores valores educativos e sociais acaba por dar um exemplo de intolerância e discriminação perante uma corrente de opinião diferente. Estamos a falar de um jovem!
Não seria esta a oportunidade perfeita para dar um exemplo de civismo e cidadania? Não seria esta a altura perfeita para explicar aos mais novos que devemos aceitar as diferenças, não devemos enveredar pelo caminho da violência e da barbárie simplesmente porque não somos da mesma opinião?
Relembro aos membros do concelho directivo desta escola quais os Direitos do Aluno.

O aluno tem direito a:
  • Uma educação de qualidade – ou seja, usufruir de todas as aulas e actividades previstas no currículo do ano que frequenta, de acordo com horário definido pela escola;
  • Usufruir de um ambiente seguro, tranquilo e equilibrado que facilite a aprendizagem e propicie o seu pleno desenvolvimento físico, intelectual, moral, cultural e cívico;
  • Ser tratado com respeito e correcção por todos os membros da comunidade;
  • Beneficiar dos serviços de Acção Social Escolar de acordo com as regras em vigor;
  • Apresentar problemas ou questões aos professores, director de turma, director da escola;
  • Beneficiar de apoios específicos, se as suas necessidades de aprendizagem o justificarem;
  • Ser assistido em caso de acidente ou doença súbita, que possam ocorrer na escola;
  • Participar nas actividades e nos órgãos da escola, nos termos da lei e do regulamento interno de cada estabelecimento de ensino.

      Como se pode ver pelo exposto, há aqui uma grosseira falha no cumprimento do proposto. Esse tipo de conduta é e pode vir a tornar-se altamente lesiva na formação académica e pessoal do jovem visado, assim como das restantes crianças presentes no evento,criando uma falsa ideia de que quem pensa diferente deve ser excomungado, afastado,seja de que forma for.
      Este tipo de comportamento já começa a ser visível em alguns jovens locais pois o sentimento de ódio pela diferença já ficou bem patente nas deslocações a Braga dos últimos 2 anos por parte da equipa do Sport Lisboa e Benfica.
      Há um espírito de guerrilha que se vai instalando na cidade, importado talvez de outras "escolas" com mais tradição na arte de odiar os Benfiquistas, e esse estilo não pode ser dissociado da chegada à direcção do clube de determinadas pessoas, pessoas essas com peso na sociedade bracarense, tanto politica como industrial, pessoas essas com aspirações aos mais altos cargos nessas mesmas "escolas" de bons costumes.
      Tenho esperança que o concelho directivo deste estabelecimento tome os devidos procedimentos para punir os responsaveis por tão aberrante situação,algo que se julgava impensável em pleno séc.XXI e, mais grave ainda, num País democrático (ou pelo menos assim o julgava).
      Com os melhores cumprimentos deste cidadão português e bracarense, Luís Bastos.
      Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

      21 comentários

      1. To Ferreira9/11/11 20:44

        Tiro-lhe o meu chapéu.
        Bravo. Deviamos ser todos assim.
        Para além do Benfiquismo, é essencialmente um acto de cidadania.

        ResponderEliminar
      2. Mais nada

        Fez muito bem em mandar esta carta para esses destinos. Parabéns.

        Cumprimentos benfiquistas

        ResponderEliminar
      3. Para Celeirós já seguiu emilio. Para a presidência do Benfica não vale a pena...

        ResponderEliminar
      4. Grande e Enorme LUIS BASTOS!!!!!!
        Um Bracarense e Benfiquista de eleição!!!

        ResponderEliminar
      5. clap clap clap (pena ter de escrever as "palmas", porque foi mesmo o que fiz quando acabei de ler)

        ResponderEliminar
      6. Um cidadão português,e um benfiquista que merece a minha respeitosa vénia !

        Chapeau !

        ResponderEliminar
      7. Muito bem. Este e-mail devia poder ser assinado por centenas de benfiquistas e depois enviado para o/a Ministro/a da Educação. Ao mesmo tempo uma cópia enviada para os diferentes membros da CS portuguesa, especialmente para os orgãos de comunicação social bracarense.

        Veríamos quem o publicaria.

        ResponderEliminar
      8. AvanteSLB9/11/11 22:39

        Manuel, boa ideia.
        olha lá o teu amigo (estranhamente) sobre a vergonha que o Salvador anda a afazer ao Benfica, não diz nada!!!! pq?

        ResponderEliminar
      9. Quem fala assim não é gago! Este nosso Portugal cada dia tem a sua história hilariante, pobre do jovem que nem a camisola do seu clube pode envergar, isto é pior do que chamar preto a um preto

        ResponderEliminar
      10. O que gosto também é da cara de 'sacana' do puto. Mostra fibra, coragem! O que falta a muitos benfiquistas de hoje, que são só bons a insultar os outros e qualquer opinião que não lhes agrade.
        Todos os benfiquistas de Braga fossem como estes, e não havia Salvador que triunfasse.

        ResponderEliminar
      11. Firme, com correcção, clareza, sólida argumentação e isento de demagogia gratuita.É um acto de cidadão... é um acto de benfiquista!Os meus parabens.
        Saudações benfiquistas

        ResponderEliminar
      12. AvanteSLB, eu vou brincar contigo, ok? Deves estar a referir-te ao presidente do clube de quem eu sou adepto, e de quem tu também és adepto, presumo eu. Mas nem ele é meu amigo, nem deixa de o ser. Para mim é apenas uma pessoa que foi eleita democraticamente por grande maioria dos benfiquistas e que por isso me merece o maior respeito, até prova em contrário. Não conheço o homem, nem tenho intenções de o conhecer.

        Por uma questão de temperamento e educação, eu defendo que os benfiquistas deviam tentar unir-se, especialmente quando estamos a ser atacados de variadas formas e não tentar dar tiros nos pés como se isso resolvesse alguma coisa. Não resolve. Virar as espingardas para dentro do forte e começar a disparar é próprio de gente desmiolada e estúpida, especialmente quando estamos a ser sitiados por índios. É sempre uma má ideia.

        Alegar liberdade democrática para dizer tudo o que nos vem à cabeça penso ser um argumento de pessoas que ainda não entenderam o que é a democracia nem disciplina. De pessoas que confundem democracia e o direito a falar e de expor as suas ideias com licenciosidade e irresponsabilidade. Sinto-me, por isso, no direito de dizer delas exactamente o mesmo que elas dizem dos outros. A democracia funciona assim, tanto para um lado como para o outro.

        Se sinto que a crítica é injusta para com o clube de que eu sou adepto, e que por definição devo defender, sinto-me com o direito de fazer o mesmo. O facto de ser um benfiquista ou um andrade que faz a crítica para mim não muda nada. Ou melhor, muda, pois perdoo mais facilmente a um andrade ou um lagarto uma crítica do que a um benfiquista. Para os que não entendem, leiam a alegoria do forte.

        Há críticas e críticas. Algumas justificam-se. Mas outras... Este blogue é bem o exemplo mais acabado daquilo que afirmo, de um blogue que de um ponto de vista benfiquista é uma vergonha. Viram as espingardas para dentro do forte. Deve ser para dar mais côr à coisa...


        PS. Sobre as vergonhas que o Salvador anda a fazer o Benfica, e que o PC já anda a fazer há 30 anos, quem tem de responder são os benfiquistas todos. O LFV é tão vítima como todos nós.

        Como dizia John F. Kennedy, "Pergunta o que podes fazer pelo teu país. Não perguntes o que o teu país pode fazer por ti".

        ResponderEliminar
      13. Manuel... xiii..! mas o que é isso pá?
        tanto texto para dizeres quase nada!!

        olha lá, se este blog é uma vergonha, tu és um desenvergonhado... teres a lata de vir aqui comentar e a insultar o blog!!
        é preciso descaramento!! isso é muito feio amigo manuel! se fosse comigo, nunca mais entravas aqui.

        ResponderEliminar
      14. Mas ó AvanteSLB, eu disse que estava a gozar contigo! Não leste?

        ResponderEliminar
      15. Isto sim, é uma vergonha. Estão a tentar fazer com que os Benfiquistas cada vez menos possam expressar o seu clubismo a Norte.
        Acho que quem nasce em grandes cidades, e tem clubes na 1ºdivisão devem ser 1º desse clubes, mas por escolha dessa pessoas e não por imposição.
        A verdade é que neste momento o que estão a fazer em Braga é dizer aos miudos "Não podes ser do Benfica, escolhe outro clube", acho que isto se pode comparar a Racismo.

        Maraxus

        ResponderEliminar
      16. Sou portista mas acho que qualquer adepto do futebol tem que admitir que foi um acto lamentável da escola.

        Mas acredito que se fosse um jogador do Benfica e um miúdo com camisola do Porto vocês iam ficar todos felizes da vida.

        ResponderEliminar
      17. Pensa por ti ó TO13 !!!

        No nosso Clube impera a democracia desde a sua nascença e o direito às manifestações de maiorias e minorias. Está no nosso ADN

        ResponderEliminar
      18. Carissimos

        Este mail foi facílimo de fazer pois senti que a nação Benfiquista,através dos mais novos,estava a ser atacada e coisas do genero não deixo passar de animo leve.
        Cada um de nós pode e deve fazer o mesmo,não só relativamente ao NOSSO GLORIOSO BENFICA mas tambem na sociedade em geral.
        Temos de ser pró activos,temos de ser interventivos,Portugal e o Mundo estão como estão muito por culpa da inercia popular,vemos um sem numero de barbaridades a acontecer à nossa frente e nada se faz,tudo se permite.
        Olhem pra situação actual,o panorama economico em ruina e nós(aqui e lá fora)sempre com a mesma conversa do "com o mal dos outros posso eu"...
        Pois bem,olhem o "mal dos outros" ai tão perto,quero ver se realmente "podem" com ele...
        As pessoas têm dificuldades em perceber que se tivermos práticas honestas,TODA A GENTE sai a ganhar(olhem pro exemplo nordico e o canadiano).
        Enquanto durar esta politica do umbigo a situação vai piorar,toda a gente vai sofrer e ai estas situações como a de este jovem vão-se tornar em saudosas recordações.
        A mudança tem de ser feita já,não é quando isto estiver já tudo escavacado,que futuro querem dar aos vossos filhos?
        SEJAMOS INTERVENTIVOS,pelo Benfica e por um mundo melhor,principalmente!

        Grande abraço a todos e obrigado pelos comentarios

        Luis Bastos aka Benfica-Orgulho,Honra,Gloria!!

        ResponderEliminar
      19. E sim,to13

        Se fosse ao contrario ou com qualquer outro clube era igualmente aberrante,seja de que forma for.
        Mas vocês insistem em projectar a vossa filosofia nos outros adeptos,não entres por ai.
        Os matulões das claques tem corpo pra apanhar,não gosto mas quando acontece(infelizmente)já não fico chocado,agora putos?Numa escola?Fosse de que clube fosse,seria sempre uma aberração.

        ResponderEliminar
      20. sois uma merda

        ResponderEliminar
      21. É comentários destes como este ESTUPIDO das 11:38 que vão pelo cano e onde estragamos as tesouras.
        Tás a ver ó Staline???

        ResponderEliminar

      O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

      ranking