O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

As aparências iludem

. 14 comentários
O nosso Benfica, está hoje muitíssimo mais forte do que quando Vieira assumiu a Direção . Tal só foi possível com uma grande dose de coragem, inteligência, competência e credibilidade. Nenhum outro dirigente desportivo em Portugal, pelo menos nos últimos 40 anos se lhe compara. É uma máquina imparável de conceber e desenvolver projectos de sucesso. Todos os outros vão a reboque. Sem as alegadas teias do sistema, Costa é um infeliz inepto. Estou convicto de que, a fraqueza a que aludem, é aparente, na medida em que, quanto a mim, recusa ao “inimigo” o pretexto de que necessita para desenvolver a sua velha e conhecida estratégia provocatória, a qual, quanto a mim, tem seis objetivos bem definidos: Enfraquecer a concentração competitiva dos nossos atletas técnicos e dirigentes, dividir os Benfiquistas e virá-los contra a sua Direção, unir os Portistas contra o inimigo externo, preparar o caminho à sucessão no FCP, transferir o odioso social do FCP para o SLB servindo-se, alegadamente, de terceiras entidades para fazer o “trabalho sujo”, combater a expansão do Benfiquismo alegadamente, promovendo acções discriminatórias quer espontâneas quer institucionais contra o os Benfiquistas. Não tenho dúvidas de que, alimentar uma “guerra” nos média ser-nos-ia mais prejudicial. Estes, só querem vender e não têm coragem de censurar as alegadas desvergonhas dos Portistas e seus aliados; imaginem só a que aconteceria se o Vieira chamasse palhaço a um dirigente Portista agredido em Lisboa por um Benfiquista! É isto; aos Portistas, dirigentes ou não, tudo é permitido, já aos Benfiquistas tudo é exigido. A bem do Progresso da Pátria e da justiça desportiva, os “coitadinhos” de ontem são os algozes de hoje!

Por outro lado, não podemos acusar o Vieira de passividade. Quando os órgãos directivos do Benfica recomendaram o boicote aos jogos fora, os adeptos não acataram, enfraquecendo-os. Alguns dos notáveis Benfiquistas apressaram-se a manifestar a sua discordância pública. A mensagem, foi, que os adeptos do Benfica não estão com a Direção. Esta, sentindo-se desapoiada, ficou sem argumentos para novas ações. E é este um dos grandes paradoxos do nosso Benfica; somos muitos, amamos muito o nosso clube, mas quando toca a reunir é cada um para seu lado!

No entanto, defendo que, a Direção do Benfica, deve ser mais interventiva institucionalmente e publicamente na defesa dos interesses do clube, sem alimentar paleio provocatório; com sobriedade, oportunidade, fundamentação e firmeza. Luís Filipe Vieira, deve perceber que é mau para o clube que alguns dos seus adeptos o julguem fraco e deve procurar conhecer a razão desse entendimento. E já devia saber que se deve olhar de frente os interlocutores e de queixo levantado.

LFV sempre disse que tem a porta do seu gabinete sempre aberta. Lanço aqui o desafio; pedir uma reunião com a Direção afim de cada um colocar as suas objecções e pontos de vista. Eventualmente com gente de outros blogues. Estou “certo” que será aceite. É assim que se tratam estes assuntos; ouvindo a outra parte.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

14 comentários

  1. Desafio-te a experimentares esse pedido de reuniao.

    ResponderEliminar
  2. Cá está um post sensato, que contraria a histeria descabelada que se tem lido neste blog. A única parte do post que me parece algo irrealista é a sugestão da reunião. Com todo o respeito, acho que nenhum clube se gere assim, até porque nenhum blog tem qualquer base de legitimação democrática ou pode reclamar representar os sócios, para além dos que escrevem no próprio blog.
    Isto não significa que não se possa tentar, mas duvido que isso tenha grande resultado.

    Poder-se-ia promover uma iniciativa diferente, talvez. Uma carta aberta à direcção, com apoio de vários blogs, enviada, depois, por cada um dos sócios, ou a subscrição de uma petição online, enfim algo que pudesse, por via de uma aferição da dimensão da preocupação existente nos sócios, tornar claro à direcção que algo precisaria de ser feito sobre matérias que os sócios entendam relevantes.

    Da minha parte analisarei qualquer iniciativa que não seja encabeçada pelo SouBenfica. Para histerias descabeladas, não estou disposto a dar esmola.

    ResponderEliminar
  3. "O nosso Benfica, está hoje muitíssimo mais forte do que quando Vieira assumiu a Direção . Tal só foi possível com uma grande dose de..." ENDIVIDAMENTO E PREJUÍZOS FINANCEIROS ACUMULADOS ANO APÓS ANO.

    ResponderEliminar
  4. Essa questão do "endividamento e prejuízos" é uma questão muito fácil de ser falada mas bem mais complexa ao ser analisada.
    O que é facto é que tudo serve para atacar uma direção que apesar de muitos erros, tem colocado o Benfica no trilho certo.
    Erros, todos os cometem e decerto que o presidente não é exceção, o que acontece é que neste clube, há muita pouca margem de erro, margem essa já gasta por um senhor que foi um autentico coveiro do nosso clube, de seu nome Manuel Damásio e outro que foi um autentico ladrão.
    Se me perguntarem saberei apontar alguns erros de Filipe Vieira que poderiam ter sido evitados facilmente mas também não sou hipócrita e acho que devo prestar uma palavra de agradecimento pelo Benfica de hoje relativamente ao de há 6/7 anos.
    Como diz o António Barreto quando toca a reunir as tropas, vai cada um para seu lado, e é mesmo assim. Acredito que quando tivermos todos um pouquinho de vaidade no nosso clube e em defender os nossos isto irá mudar.
    Enquanto esse momento não chega, bem podemos gritar e espernear que eles bem agradecem.

    JB

    ResponderEliminar
  5. Boa posta, achei muito bem lembrado esta parte:

    "Quando os órgãos directivos do Benfica recomendaram o boicote aos jogos fora, os adeptos não acataram, enfraquecendo-os. Alguns dos notáveis Benfiquistas apressaram-se a manifestar a sua discordância pública. A mensagem, foi, que os adeptos do Benfica não estão com a Direção. Esta, sentindo-se desapoiada, ficou sem argumentos para novas ações."

    Não sei que accoes mais fortes pode fazer um clube contra o sistema, até pergunto aos iluminados que por ai andam outras acçoes possiveis. ??
    Muitos BENFIQUISTAS acharam uma boa decisao, mas foi logo criticada por tudo e todos, e não foi acatada for certos(muitos) benfiquistas(letra pequena), tendo a direccao de abdicar de tal pedido.

    Maraxus

    ResponderEliminar
  6. A ideia de os benfiquistas não irem aos jogos, é a mesma que pedir a um esfomeado para não comer, podendo.
    Foi irrealista e mal formulada. Atiraram para o ar e depois nem conseguiram defender essa ideia em público.
    Quem enfraquece mais o clube? Os adeptos que não regateiam o seu apoio ao clube, mesmo em tempos de aperto na carteira?
    Onde está a política de reciprocidade com quem nos prejudica ou prejudica os adeptos?
    Não está.

    ResponderEliminar
  7. Antonio Correia10/11/11 15:31

    Totalmente de acordo, parece que muita gente se esquece do passado recente do clube e da complexidade que é gerir esta instituição.... contra tudo e contra todos.

    ResponderEliminar
  8. "Quando os órgãos directivos do Benfica recomendaram o boicote aos jogos fora, os adeptos não acataram, enfraquecendo-os. Alguns dos notáveis Benfiquistas apressaram-se a manifestar a sua discordância pública. A mensagem, foi, que os adeptos do Benfica não estão com a Direção. Esta, sentindo-se desapoiada, ficou sem argumentos para novas ações."

    Ou vocês andaram distraídos ou fui eu que sonhei mas não foi a própria direcção que "furou" esse boicote quando pediu bilhetes para o jogo no antro da corrupção? Apesar disso a adesão ao apelo já não tinha surtido efeito num dos jogos fora.

    Esse medida de boicote era FANTÁSTICA mas o Benfiquistas não aderem ou não aderiram. Gostam é de malhar na direcção do Benfica por não fazer nada e quando é feito um apelo os Benfiquistas cagam de alto.

    Por mim, os preços dos bilhetes em jogos fora deveriam custar entra 100 a 200 euros para Benfiquistas. Mesmo assim acredito que muitos dariam o dinheiro.

    ResponderEliminar
  9. Só mais um coisa:

    Para aqueles que dizem que vão ver jogos fora porque é a única oportunidade de verem o Benfica jogar, lembro todos esse adeptos que o Benfica tem Casas espalhadas por todo o país e que fazem várias excursões para irem á Luz ver o jogos pelo mesmo preço que pagaram, por exemplo em Braga, vejam aqui :http://geracaobenfica.blogspot.com/2011/10/carrega-antonio-salvador.html

    ResponderEliminar
  10. gosto do blogue e do Benfica, pois claro.
    E gosto da maior parte dos contributos.

    Mas convém ter sempre objectividade, mesmo falando de futebol.

    Eu gosto de LFV a quem trato por tu. Mas não posso concordar com o autor...o maior gestor dos últimos 40 anos é o PC...não gosto de o reconhecer...mas com ele teríamos ganho a Liga dos Campeões/Taça dos Campeões várias vezes...e provavelmente teríamos sido campeões uma dúzia de vezes consecutivamente....LFV é bom. A equipa de gestores profissionais que o acompanha é de elevado nível. Mas não chega. Precisamos de mais e melhor.

    ResponderEliminar
  11. Águia Preocupada10/11/11 18:44

    Sinceramente, acho um bocado rebuscado e forçado o que é descrito no post, se não vejamos:

    1 - "O Benfica está melhor"! Aceitando como verdade, porque haveria de estar pior? Vieira quando foi para lá, prometeu o quê? Que iria acabar com o clube? Para fazer pior, há por aí muitos... Desculpa mais esfarrapada...

    2 - "Nenhum dirigente dos últimos 40 anos se lhe compara?" Oh meu amigo, conte as vitórias dos nossos adversários e logo verá a verasidade dessa sua afirmação.

    3 - "É uma máquina imparável de conceber e desenvolver projectos de sucesso". Diga-me qual o projecto que se identifique com o desporto, que qualquer outro clube, dos considerados grandes em Portugal, não tenha!?
    Negócios? Mas o Benfica é um clube desportivo, não é nenhuma empresa de produtos ou serviços negociáveis! O negócio do Benfica são as vitórias, são os títulos... Ou não? E nisso, meu caro, Vieira está a milhas de todos os outros que estiveram no nosso clube o tempo de que ele já dispôs! Não me atire areia para os olhos! Já me basta ele Vieira e quem o rodeia!

    4 - Reunião? Eu já fui ao estádio para falar com ele. E sabe que aconteceu? Não sei, fale com A! Ah, não sei, dirija-se à porta B! Olhe tente falar com quem está em...
    Nem se dignaram dizer: Não é possível, ou tem que marcar, ou outra justificação qualquer...

    Vieira é um cobarde. Não é corajoso, não é inteligente nem é credível. O que lê, não é escrito por ele e o que diz é, normalmente asneira! Por acaso ouviu o que ele disse na ante penúltima Assembleia? Eu lembro-o:
    "Olha aí oh rapaz, cala-te! Tu não sabes o que é o Benfica! Eu sou do tempo do Benfica ganhador!" Elucidativo duma inteligência que nem escamotear as suas deficiências sabe!
    Mas isto tudo sou eu que acho que, não sou BENFIQUISTA... (Sou apenas benfiquista com Águia de Prata e lugar Título Fundador no Estádio!)

    ResponderEliminar
  12. António Barreto10/11/11 19:36

    Obrigado a todos pelos comentários;

    Caro Sou Benfica; Já fez alguma diligência nesse sentido? Na medida das minhas possibilidades, estou disposto a colaborar com os Administradores deste Blogue nessa iniciativa sob seu patrocínio, se assim o entenderem, sugerindo desde já o alargamento a outros blogues de referência e desde que se elabore previamente um documento que reúna os temas que se pretenda tratar. Refiro porém que não frequento os corredores da Luz nem tenho relações pessoais com nenhum membro da Direção.

    Caro Rui; estas iniciativas são informais e inserem-se na estratégia de aproximação aos adeptos que esta Direção tem defendido, não vinculando ninguém, mas estabelecendo uma dialética que pode ser útil à Direção e importante para a coesão e consciência crítica dos adeptos. No entanto, há uma miríade de alternativas possível, como por exemplo, através das Casas do Benfica.

    Caro João; O ativo da Benfica SAD supera o passivo, o que nos permite concluir que a dívida é ”boa”, na medida em que gerou património e recursos de vária ordem necessários ao desenvolvimento do clube e de valor superior. Sem dúvida que poderemos identificar investimentos ineficazes e pedir explicações. Vamos a isso; quer ter a iniciativa?

    Caro JB; Criticar racionalmente e construtivamente é importante para o desenvolvimento do nosso clube. A desunião dos Benfiquistas é fomentada do exterior explorando a nossa tradição democrática. Não sejamos “totós”.

    Caro Maraxus; há muitas ações possíveis mas só serão eficazes se os adeptos estiverem com a Direção.

    Caro Shadows; A decisão de recomendação do boicote foi tomada, com toda a categoria, pelos órgãos sociais e anunciada e fundamentada pelo Presidente da Assembleia Geral. Faltou o apoio dos adeptos. Era importantíssimo dar um sinal de força e coesão não só para os aliados desportivos do Porto como também para o universo político conivente com o status quo. Não se pode abandonar a Direção e exigir de seguida que tome posições de força.

    Caro António Correia; Hoje mais que nunca, é preciso “unhas” para gerir o nosso Benfica.

    Caro pjsimões; acredito que essa medida - o boicote - teria efeitos fortemente dissuasores, colocando muita gente “em sentido”. Quanto ao pedido de bilhetes para o Dragão, foi surpreendente, mas compreendo que seria o único caso em que importava marcarmos presença.

    Um abraço a todos

    Viva o nosso Benfica!

    ResponderEliminar
  13. António Barreto11/11/11 18:43

    Caro Paulo Marques: Obrigado pelo comentário. Porém, não me parece que seja objetivo. Presume que Pinto da Costa poderia ser presidente do Benfica, o que é um absurdo. Presume ainda que, nas mesmas circunstâncias de Filipe Vieira, continuaria a ganhar títulos, o que é um absurdo ainda maior. No primeiro caso, jamais os Benfiquistas aceitariam um Presidente com o perfil de Pinto da Costa. No segundo caso, está por provar que saiba ganhar com lealdade. Sem os processos espúrios que, alegadamente, lhe são atribuídos, jamais ganharia o quer que fosse. No plano da gestão empresarial andou sempre a reboque de Lisboa; quer do Filipe Vieira, quer do José Roquete, revelando-se incapaz de inovar no que quer que seja, a não ser no insulto fácil, na “fina ironia” e na alegada “chantagem política”.

    Caro Águia: Obrigado pelo comentário; vou tentar responder sinteticamente:
    1: Podia estar pior sim. A recuperação financeira, económica e desportiva que se verificou não é para qualquer um.

    2: Se os dirigentes do Benfica usassem os mesmos métodos que são atribuídos aos dirigentes do Porto, não tenho dúvidas que teríamos ganho muito mais.

    3a: Permita-me o gracejo; Painteball conta? Râguebi feminino? Sueca? Não leve a mal. Tínhamos a formação no futebol extinta e as modalidades nas lonas. Restaurou-se a formação, o eclectismo e a capacidade competitiva. Acha pouco?

    3b: Para aumentar o nível competitivo da equipa de futebol sénior é necessário melhorar o respectivo orçamento, diversificando e maximizando as receitas, lançando mão de todos os recursos disponíveis. É aqui que Vieira dá cartas; quer o Porto quer o Sporting andam a reboque. É Vieira que inova incessantemente. Sei do que falo.

    3c: Com fruta, chocolatinhos, quinhentinhos, aconselhamento matrimonial e afins, Vieira teria ganho muitos títulos no Benfica. Satisfá-lo-ia?

    4: Não me passa pela cabeça aparecer ao Luz para falar com Vieira. Mas parece-me adequado pedir uma reunião pelas vias apropriadas apresentando uma agenda de trabalhos. Já me reuni com Vieira, Rui Costa e Paulo Gonçalves e não foi assim tão difícil.

    5a: Cobardes são os dirigentes desportivos que, alegadamente, corrompem atletas e dirigentes adversários e árbitros nos confrontos com a sua equipa. Inteligentes e generosos são as pessoas humildes que sobem na vida a pulso e não se atribuem remunerações sumptuosas nos clubes que dirigem. Credíveis, são os dirigentes que se apresentam com a sua família nos sindicatos bancários caucionando financiamentos avultadíssimos ao seu clube.

    5b: Nem o Presidente da República nem o Primeiro Ministro escrevem os textos que lêm; dão as orientações gerais para outros escreverem. É o que faz, alegadamente, Vieira.

    5c: Uma pessoa que se apresenta tal como é merece respeito pela sinceridade.

    5d: Critique-se com racionalidade o que for criticável. A liberdade de expressão é um valor inalienável.

    6: A sua condição de benfiquista distinto tem todo o meu respeito, mas permita-me que lhe diga que está a ser injusto com o nosso Presidente.

    Um abraço a ambos,

    Viva o nosso Benfica!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking