O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Inequivocamente II

. 21 comentários
Portugal, 13 de Outubro de 2011

Através de uma declaração formal na inauguração de uma Casa do Benfica, o Sr.º Vieira anunciou ao mundo benfiquista que “o Benfica apoia inequivocamente o Dr.º Fernando Gomes à Presidência da FPF”. Esta declaração gerou uma onda de comentários desfavoráveis, em particular na blogosfera, pela incompreensão da estratégia que lhe está subjacente.

Como referi no texto anterior, tudo isto só pode surpreender quem acreditou que as eleições de 2000 vinham colocar o Benfica no trilho do sucesso, fosse desportivo, fosse económico. Quem analisou essa campanha eleitoral ao pormenor, percebeu desde logo que a alternativa que desafiou, com sucesso, a recandidatura de Vale e Azevedo, era uma mão cheia de incertezas. Porque a maior parte dos vectores principais da campanha eram incongruentes com as acusação que se fizeram a quem durante 3 anos, tentou fazer o melhor que pôde, depois dos desastrosos e ruinosos 4 anos e meio da gestão de Manuel Damásio.

Adiante. Ao fim de 5 meses o Dr.º Manuel Vilarinho, o tal que ia “ensinar futebol” a Vale e Azevedo, admitia a derrota e convidava o Sr.º Filipe Vieira para gestor do Futebol. O descalabro desportivo tinha vindo para ficar ...

A minha dúvida sobre esta fase da vida do SL Benfica resume-se a isto: será que o Sr.º Vieira já estaria destinado a ser presidente do Benfica, quando Manuel Vilarinho se candidatou, ou se o Sr.º Vieira foi candidato a Presidente porque foi escolhido, ao acaso, Gestor do Futebol? Dadas as ligações que posteriormente se vieram a conhecer, do Sr.º Vieira ao BES (através da sua empresa de construção) e ao Sr.º Joaquim Oliveira (através da SAD do Alverca), começo a pensar que o Sr.º Vieira já estava destinado a ser Presidente do Benfica do BES, da PT e da Olivedesportos. Ou seja, nesta hipótese o Dr.º Manuel Vilarinho foi um cavalo de Tróia que trouxe no seu interior, tudo aquilo que hoje domina e condiciona a liberdade económica e desportiva do Benfica!

Foi assim que o ex - Presidente do Alverca e ex-sócio de FCP e SCP, chegou à Presidência do Benfica: com apoio de muita gente de dentro e de fora do Benfica, sendo que os de dentro fazem parte daquele grupo de românticos que continuam a pensar que é possível regressar ao élan dos anos 60, e os de fora que habilidosamente alimentam o ego dos românticos, a troco do controlo dos interesses económicos e rumo desportivo do Benfica. O Sr.º Vieira é a figura que aglutina todas estas vontades! Todos estes interesses!

Poderia o Sr.º Vieira conquistar a confiança dos benfiquistas mais dados a pensar no futuro do Clube e menos dados a ir na onda do marketing e propaganda que acompanhou a sua chegada? Acho que sim, se os actos de gestão demonstrassem sagacidade, visão, humildade, pureza e amor ao clube!

Mas aconteceu o que eu esperava. O oportunismo instalou-se, a estratégia desapareceu ou era ininteligível, o clube rendeu-se aos preconceitos instalados na comunicação social e o 6º lugar já vinha a caminho.

Primeiro erro de Vieira: associar a equipa de futebol do Benfica a uma equipa de Vale e Azevedo. Isto foi premeditado e abriu portas para fazer desaparecer muitos jogadores de qualidade que foram ter sucesso noutras paragens. A que preço fosse!

Van Hooijdonk foi vendido por 240 mil contos, meses depois de ter custado 1,2 milhões de contos! Marchena dizem-me que foi vendido por 1 milhão de contos. Maniche, Poborsky, Ronaldo, Kandaurov, Calado, tudo saiu de borla. João Tomás vendido por, dizem, 800 mil contos. Convenhamos que na situação difícil que o Benfica se encontrava, foi preciso muita falta de amor ao clube para optar pelo caminho da total renovação do plantel, vendendo ao desbarato para eliminar Vale e Azevedo dos tais sucessos que acreditavam que iam ser alcançados.

Os jogadores em questão vieram a brilhar noutros clubes: Van Hooijdonk foi campeão da Taça UEFA pelo Feynoord, taça nunca ganha pelo Benfica! Marchena foi campeão espanhol, da Taça UEFA e Supertaça Europeia, finalista derrotado na Champions, onde o Benfica ainda nunca esteve no actual modelo. Ronaldo foi campeão pelo Fenerbahce. Maniche ganhou tudo no FCP. Poborsky jogou ao mais alto nível mais uma meia dúzia de anos.

O tempo encarrega-se de colocar as coisas no seu sítio. Inequivocamente! (cont)
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

21 comentários

  1. Com mais esta rábula sobre o Inequivoco apoio do Benfica ao Dr.º Fernando Gomes, gostava de sublinhar novamente que não tenho particular interesse em defender quem saiu por criticar quem está. O meu objectivo é tentar que os adeptos tenham outra perspectiva das coisas. Quer do triénio 1997/2000 quer dos anos seguintes e imediatamente anteriores.

    Viver na mentira não é caminho para retornar à grandeza. Eu acho, e isso é uma opinião que tenho direito a ter, que vivemos na mentira dentro do Benfica. E continuamos a viver em função de uma máquina que faz uma propaganda incrível ao Sr.º Vieira. E fá-lo de forma absolutamente ridícula, passando sucessivos atestados de estupidez aos adeptos e sócios do clube.

    A seu tempo voltarei a esta parte do tema. E também irei, quando puder, esclarecer a situação financeira do Benfica quando JVA saiu. Para que alguns dos rancorosos apoiantes de Vieira (mais do que do Benfica) não me venham atirar "pedras", irei basear-me no Prospecto do Aumento de Capital da SAD, elaborado pela Direcção de Manuel Vilarinho!

    Tenho tido muito pouco tempo para ler os vossos comentários, pelo que peço as minhas desculpas por não ter comentado nada nos posts anteriores.

    ResponderEliminar
  2. Red Sniper13/10/11 20:25

    http://www1.ionline.pt/conteudo/4296-este-homem-vai-eleicoes-no-benfica



    "Um dia ainda vou voltar ao Benfica. Pode durar seis meses, cinco, dez anos, mas hei-de voltar", dizia José Veiga em Março. O futuro pode ser agora: o antigo director-geral da SAD encarnada já está a preparar uma lista de candidatura às eleições do clube, em Outubro. Resta saber se vai apresentar-se como presidente ou integrado numa estrutura que apresente outro nome presidenciável.

    José Veiga, responsável pela contratação do último treinador campeão (Giovanni Trapattoni, 2005), tem-se desdobrado em contactos com figuras interessadas na gestão do clube ou no combate ao actual líder, Luís Filipe Vieira, caso este tente o terceiro mandato. Depois de estar sentado à mesa com Bruno Carvalho (o empresário portuense, que já garantiu candidatar-se, confirmou o encontro), demarcou-se dessa lista, prosseguiu sondagens e avançou para outra estrutura. Nesta altura tudo indica que pode vir a ter o apoio de Fernando Tavares, antigo vice-presidente para as modalidades que saiu do Estádio da Luz em choque com Vieira. Os esclarecimentos, no entanto, são para já adiados. "Sobre o Benfica só falo depois do campeonato terminar", diz Veiga ao i.

    "Ele sabe que precisa de dinheiro e é nisso que trabalha nesta altura", explica uma das figuras que se movimentam na oposição benfiquista, justificando a discrição. "Qualquer candidato, por muitas e boas ideias que tenha, precisa do apoio dos bancos. Não é qualquer um que entra no BES e diz que não vai cumprir o project finance porque precisa de comprar um jogador", lembra outra fonte, próxima da actual presidência.

    Seja com euros na mão ou através de alguém que os garanta junto da banca, José Veiga precisa de um envolvimento que, no limite, lhe permita o confronto com Luís Filipe Vieira. E quando se fala de dinheiro e de Benfica, surge Joe Berardo. "Anda aí muita gente a mexer-se, à procura de uma boleia", confirmou ao i o comendador, dando a entender que foi procurado mas preferindo não identificar nomes. "Não quero envolver-me directamente, vou ficar à espera que apresentem os respectivos projectos e depois logo se vê qual deles apoio. Até pode ser o de Luís Filipe Vieira", perspectiva, deixando apenas uma indicação. "O Benfica precisa de um presidente a tempo inteiro, como o do FC Porto [Pinto da Costa] ou o do Nacional da Madeira [Rui Alves]. É preciso um plano para ganhar títulos, só sei que isto não pode continuar assim..."

    As duas faces da moeda Em tempo de crise, com os (maus) resultados desportivos da trindade Vieira-Rui Costa-Quique a darem-lhe ânimo para avançar, José Veiga pode apresentar aos sócios o melhor argumento - responsável pelo último campeonato conquistado - mas também surge condicionado pelos seus problemas com a justiça. Arguido no caso Dexia (processo interposto pelo banco luxemburguês, depois suspenso), arguido num processo movido pelo Sporting (queixa de difamação, enquadrada no mistério dos dinheiros da transferência de João Vieira Pinto para Alvalade), Veiga é o dirigente que muitos desejam ter ao seu lado, devido à habilidade para a gestão nos bastidores. Outros, no entanto, consideram-no incómodo.

    A sua saída do Benfica, em Novembro de 2006, além de nascer do divórcio com Luís Filipe Vieira, foi também resultado do choque com o administrador da SAD, Domingos Soares Oliveira - após o arresto dos bens da sua vivenda, no seguimento do processo Dexia, Veiga demitiu-se na esperança de voltar; só que depois, na Luz, nunca mais se gerou consenso para o seu regresso

    Publicado em 14 de Maio de 2009


    CANTAS BEM MAS NÃO ME ALEGRAS ...

    ResponderEliminar
  3. Caro Eagle01
    Leio-te com a atenção que o tema merece e o BENFICA obriga, mas não achas que estás a ser repetitivo demais???
    Sabes que nos dias de hoje uma década é muito tempo, e já não há paxorra!!!!!!!!!
    Sabes o que disse o Pombal após o terramoto de 1755????
    -Tratar dos vivos e enterrar os mortos.

    No nosso clube enquanto houver fantasmas no armário, e enquanto esses fantasmas não forem iliminados,não sairemos da cepa torta.

    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  4. Águia Suiça13/10/11 21:57

    Inequivocamente tu com este género de discurso já começa a ser repetitivo e já mete nojo.
    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  5. Conde de Vimioso13/10/11 22:01

    Mafarrico

    O fantasma que eu tenho nao no armario na minha cabeça a amrtelar-me ha mais de 10 anos e ter visto com estes olhos,que a terra ha-de comer,
    O Vieira sentado ao lado do Corrupto num jogo que perdemos com um golo limpo do Kandourov e salvo erro com um jogador nosso expulso.

    No camarote do antigo cemiterio de Contumil, sentava-se ao lado do corrupto, esse mesmo que hoje e presidente do Benfica a apludir a nossa derrrota.

    Esqueletos do armario, nao porque a entrada das equipa estava o Vieira e o corrupto lado a lado e em e provocadoramente mente a passagem de Vale o corrupto disse-lhe: A tua filial agora e minha (Alverca do Vieira presidente e aquem o Benfica pagava os salarios dos jogadores e staf tecnico.

    Digam que isto e mentira, publiquem aqui esqueletos do Veiga de ha 3 anos e do golpe palaciano que foram as eleiçoes e digam que foi o vale que convidou o Veiga para director desportivo. A mim da-me ideia que o Veiga que era na altura o unico a fazer frente ao corrupto foi despachado que so ele afrontava o sistema.

    Digam-me se depois disto QUE E INDESMENTIVEL, e de muitas outras coisas que aqui poderia narrar se nao tem VERGONHA DE TER UM PRESIDENTE DESTES.

    Nao me façam falar porque euescrevo muito mas so digo o que quero e o armario ainda tem la muitos esqueltos e grandes do passado de Vieira.

    Entre Vieira e o corrupto a diferença e pouca, ou nao sabem que eles foram amigos e do peito que ate era visitas mutuas com altos festins na quinta de Alverca.

    Se quiserem escrever alguma coisa fael do que conhecem e nao constestem quem viveu os factos.

    CABEÇAS NA AREIA E O QUE POR AI MAIS HA.

    QUEM TEM CARACTER TEM MEMORIA.

    ResponderEliminar
  6. Calma ó Conde...Calma ó Mafarrico....calma a toda a gente.
    Há um clube QUE É APENAS O NOSSO, que precisa de todas as nossas forças. Não vamos gasta-las aqui agora, ok???

    ResponderEliminar
  7. JediVermelho13/10/11 22:24

    Nós, como bloggers, temos de dar a nossa visão das coisas! E argumentá-las com factos! E eu quero acreditar que o Eagle sabe o que diz! Alguns dos afactos apresentados são públicos e notórios! 10 anos de magistério LFV e o retorno à grandeza, 0! As amizades que ele mantém em nada nos ajudam. Para já, concentremo-nos na equipa! Mas é altura de sangue novo no clube! Disso não duvido!

    ResponderEliminar
  8. Brilhante! E nota-se pela forma como te atacam que acertas em pontos fulcrais da "mentira" em que vivemos...

    Temos o que merecemos!

    ResponderEliminar
  9. Conde de Vimioso13/10/11 22:49

    Viriato

    Nunca o clube foi tao poucos dos Benfquistas como hoje,

    Baster ver a frequencias das assembleias, a alteraçao dos estatutos, a antecipaçao das eleiçoes, o apoio duplo ao factruas. a amizade com xalabor e oliveirinha , o clube infestado de lagartos e corruptos em cargos de direcçao.

    VA, CHAMEM-ME MENTIROSO.

    ResponderEliminar
  10. Impressionante as coisas que se lêem por aqui.

    Luís Filipe Vieira por ter sido sócio do FCP e do SCP faz com que se imaginem 1001 teorias de conspiração. Um homem (Veiga) que já foi presidente de uma casa do FCP e membro activo desse clube nos tempos de maior corrupção já é um bom salvador para o Benfica.

    Ouço falar muito da frequência às assembleias. No entanto penso que não proíbem ninguém de entrar. Penso que aí existe mau adepto e não mau presidente.

    O Azevedo é que era bom... Afinal de contas apenas ROUBOU o BENFICA e isso é algo comprovável. Para além disso penso que não faz bem parte do ADN do Benfica ter presidentes assumidamente corruptos.

    Parece o regresso à grandeza foi 0. Quanto a mim não estou satisfeito com os títulos conquistados nestes 10 anos (muito longe disso), mas enquanto à 10 anos atrás chegávamos a Dezembro afastados de todas as frentes agora isso já não acontece. E penso que nas últimas 6 épocas chegar pelo menos aos quartos-de-final de competições europeias por 4 vezes já é alguma coisa.

    Agora pergunto. Se Vieira e Vilarinho querem destruir o Benfica porque é que foi feito tanto esforço para ter um estádio novo, um centro de estágio (ainda se lembram de quando o Benfica tinha de treinar todos os dias em locais diferentes) e sermos o clube com mais sócios do MUNDO? Para quê profissionalizar o Benfica ao nível dos melhores da Europa? Para quê recuperar as modalidades e colocá-las a vencer títulos (inclusive europeus)? E podia estar aqui a noite a fazer perguntas.

    Obviamente não é nem foi o presidente perfeito, mas no mínimo penso que não merecia sequer ser comparado com Vale e Azevedo.

    ResponderEliminar
  11. pedrosousa57, vc tem razão. Vieira e Vilarinho não podem ser comparados com Vale. São muito piores. Mas ja agora pode dizer-me o que é que Vale roubou ao Benfica? É que eu não sei, pode-me explicar?

    ResponderEliminar
  12. José Veiga, fundou, com um grupo de amigos, a casa do F.C. Porto no Luxemburgo, o clube do seu coração. Detesto o rei-sol mas apoiar o Veiga para presidente do Benfica??? Jamais. Este Veiga quer a presidência do Benfica simplesmente para afrontar o corrupto do norte, com quem está desavindo.

    ResponderEliminar
  13. Conde Vimioso14/10/11 10:38

    Pedro57

    Se o 57 e o ano do teu naascimento ainda tens menos desculpa, porque do Benfica nada sabes e dizes tanta mentira a respeito do passado como dos ultimos, ja sao 11 anos, que nem Vale a pena responder-te.

    E por haver muitos como tu que o Benfica continua assim.

    Friso-te so uma. "Ha dez anos no Natal estavamos arrumados". Mentira, verdade e que o ano passado ficamos arrumados a quinta jornada, pouco depois de sermos campeoes.

    Le menos jornais. Vai la as assembleias, mas pensando melhor, nao vas, tu nao acrescentas nada.

    Depois venham para aqui falar que nos e que falamos do Vale.

    ResponderEliminar
  14. LFV foi (ainda será?) sócio do Porto, do Sporting, do Benfica. Estranho, ou talvez não? Se a paixão clubística é imutável, só posso entender isso no pressuposto de esperar vantagens pessoais dessa situação...e atrevo-me a dizer que, se calhar, se daí tirasse proveitos LFV seria simultaneamente ateu, agnóstico, cristão, maometano e hindú...

    ResponderEliminar
  15. Conde de Vimioso14/10/11 12:40

    FL

    Sobre o caso Ovchinikov eu fiz um post a relatar o julgamento, porque sim, eu fui a todas as audiencias para me certificar se Vale rinha roubado o Benfica. E como so digo aquilo que me apetece,para nao incebdiar mais oa animos, referi la que Vale nao foi ondenado a devolver o dinheiro e justicou na conta que tinha com o Benfica, cooroborado em tribunal pelo tesoureiro do Benfica , que continuou com Vilarinho, que aquele dinheiro foi gasto a saldar debitos do Benfica, mas nao disse que perante a recusa do Vilarinho em encontrar-se com Vale depois das eleiçoes que Vale moveu um processo ao Benfica que apos recursos do Benfica chegou ao supremo e que o supremo enviou o acordao a instabcia de justiça recorrente condenando o Benfica a pagar ao Vale.

    ESTE ACORDAO E DE 2005 e alem dos 6.999M€ mais uns trocos o Benfica foi tambem condenad o a pagar juros.

    Vao la ao tribunal e peço uma certidao,eu tenho uma.

    Depois tambem tenho os papeizitos ja do tempo dos actuais e entao do seu passado e que tenho e ha muitos anos.

    O Vale, dizem, so foi vigarista depois de deixar o Benfica, veremos o futuro.

    Ha uns que passaram a vigaristas depois de sair do clube, possivelmente outros conseguiram com a entrada uma capa mesericordio, ou algum imbeci tem duvidas que se Vale tem ganho as eleiçoes nao conseguiria ocntinuar a ser um homem impoluto.

    Repito o que ja disse: So conheci dois Presidentes que deixaram a carteira no Benfica o Grande Jorge de Brito e Vale e Azevedo, dos outros uns serviram, outros serviram-se.

    Vale entrou rico no Benfica e saiu com a vida arruinada e depois disso paasou a vigarista.

    PS. Sendo eu um dos mais acutilantes defensores de Vale e detractor de Vieira, noto que dificilmente ripostam os meus comentarios.

    Pois e a verdade e irrefutavel e depois essa gente enterra a cabeça na areia e como nao ha argumentos recorrem ao silencio dos nescios.

    Acompanhem mais o Benfica mas fisicamnete, deixem de se empanturrar por noticias dos jornaleiros que ate sao lacaios dos maiores inimigos do Benfica.

    Acordem que o Benfica nao e isto

    O BENFICA PODE SER O DE LONGE, MELHOR, PORQUE O MAIOR JA E DE PORTUGAL E UM DOS 10 A 15 MELHORES DA EUROPA E DO MUNDO.

    Juntar tijolos com cimento e facil, ainda se estivessem pagos, PENSAR GRANDE, TER LIDERANÇA E CAPACIDADE DE MOBILIZAÇAO ISSO SO ESTA AO ALCANCE DE INTELIGENTES E NUNCA DE PATOS BRAVOS.

    ResponderEliminar
  16. Fernando Manso.
    Por amor à verdade, o Vieira foi sócio do Porto porque um amigo o lá inscreveu e lhe foi pagando as cotas...

    Sócio do Ceportem, por causa de poder lá frequentar as piscinas.

    ResponderEliminar
  17. Porra e o Vieira não pode cancelar as suas próprias inscrições?!!! Eu tinha vergonha. Se ele não a tem...

    ResponderEliminar
  18. Caro Flic Flac
    Nem sequer se trata de cancelar ou ter já cancelado as inscrições...acontece é que, tanto quanto sei, as propostas de adesão têm de ser assinadas pelo candidato a sócio; quanto ao Sporting, até parece que em Lisboa não haveria mais piscinas...que eu saiba: Alvalade (Av.Roma),Olivais, Campo Grande, Lumiar, Algés e Dafundo, e até Alverca...e mais certamente. A do
    Sporting só serve de desculpa...

    ResponderEliminar
  19. O que vale é que a esmagadora quantidade de adeptos/sócios do SL BENFICA é "romântica" como eu. Se fossemos todos inteligências raras como a pessoa que escreveu este post, era o fim do nosso clube.
    Será que ainda não perceberam que poucos caiem nesse folhetim de pasquim. A obra vê-se e bem, tanto no plano financeiro, como desportivo. Financeiramente o clube está cada vez mais saudável e desportivamente, basta ver a equipa de futebol e as ditas amadoras.
    Mais palavras para quê?

    Luís Almada

    ResponderEliminar
  20. FL, ripostar os seus comentários? Você ao mostrar esse apoio a um gatuno da pior espécie já mostra o que vai nessa cabeçita, portanto, basta ler os seus comentários e rir perdidamente.

    Almada

    ResponderEliminar
  21. Peço desculpa, o meu último comentário não era para o FL, mas para o conde.

    Almada

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking