O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Uma batalha minha: o futebol jovem do SLB

. 3 comentários
Um tema que me caro: o futebol jovem do SLB. Foi hoje anunciado que João Santos, homem conhecedor da casa, foi nomeado Director Técnico do "Caixa". Parece-me um posto muito interessante! E aliciante. Formar fornadas jogadores "à Benfica" é algo de honroso! E prestigiante: ser o mentor do futuro do SLB! Não conheço a competência de João Santos, por assumo que é um homem capaz.


Agora... Qual é a efectiva importância do cargo de Director Técnico da Formação? Qual o seu peso no futebol benfiquista? Qual o peso de João Santos, entre Rui Costa, António Carraça e LFV? E já agora o treinador principal. O Seixal custa muito dinheiro aos cofres do clube e está mais do que na hora de o futebol sénior ter retorno! Basta das parvoíces de dizerem que os jogadores não têm estaleca para o SLB. E só se vê em campo! E não é com empréstimos a equipas do sistema que vamos lá! Eu não espero que saiam enormes craques todos os anos! Mas se sairem jogadores que "componham" o plantel, para mim é óptimo! Exemplo: o 3º gr pode ser um júnior/senior 1º ano. O 4º central um produto das escolas e por aí a fora! Neste momento temos no plantel jovens jogadores, mas que peso terão para JJ? Todos sabemos que lá estão pelos regulamentos. Senão vejam os minutos na pré temporada!


O Director Técnico da Formação tem de ser uma voz de peso na altura de construir o plantel! E também de ser um produtor de resultados! E sejamos honestos: o David Simão merece o plantel do SLB! Pelo que fez no seu empréstimo ao Paços! É já um craque? Não! Titular? Longe disso! Mas também não podemos esperar logo isso! E isso é o erro dos benfiquistas: esperar que os miúdos sejam logo craques! Lá fora os jogadores jovens passam 2/3 temporadas a "marinar" no plantel principal, são a 3ª opção na sua posição! Mas vão entrando, a pouco e pouco!


O exemplo também vem lá de fora. FC Barcelona e o Man United, os clubes mais bem sucedidos dos últimos 10/15 anos, fomentam os jovens! As realidades são diferentes, bem sei! Mas porque não nos aproximamos das boas práticas em vez de as rejeitarmos logo?

PS: Até porque é bom não esquecer que temos duas das maiores promessas ao nível de área no Mundo! Uma formada cá, outra lá fora! Vamos enjeitá-los? Ou trabalhá-los com jogadores mais experientes e craques feitos? É preferível por o Nelson Oliveira a treinar ao lado do Saviola e Aimar ou de um qualquer brasileiro?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

3 comentários

  1. Ninguém fala da renovação do Luisão? Tanto se critica, elogiar e q nada

    ResponderEliminar
  2. Só espero que não tenham falhado neste treinador que substituiu o João Santos.

    Quanto a isso dos jovens a entrar no plantel, concordo plenamente e acho que o 3/4 extremo deveria ser também um desses produtos, temos o Helder e o Sancidino a aparecer, espero que um deles venha a ser um nome comum no plantel principal nos próximos anos.

    ResponderEliminar
  3. Eu só quero ver no final da época quanto minutos somados terão todos os jogadores provenientes das nossas camadas jovens (M Vitor inclusivé)
    No campeonato e Champs aposto em 0 (zero)
    taça da liga e taça de Portugal logo se vê, em especial os primeiros jogos com equipas menores, mas não conto com muito porque esses não são "activos para rentabilizar"

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking