O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Nolito e Artur / Saviola e Bruno César

. 22 comentários
Um adversário de respeito e que nos permite tirar boas conclusões sobre o SLBenfica 2011/12 e em que um vitória nos assenta muito bem. Não me vou alongar muito em análises ao jogo, deixando isso para outros companheiros do blog, queria apenas destacar algumas impressões muito boas e algumas menos boas que retirei de hoje.

SINAL MAIS!
Nolito! Nolito! Nolito! Nolito! Nolito! Que jogador! Que escola... que raça... que qualidade! Depois de DiMaria, não tenho dúvidas que a nossa ala esquerda vai voltar a "voar". Nolito é muito, mas muito bom jogador.
Artur, um pouco mais em jogo hoje, também demonstrou muita segurança, muita qualidade e transmite uma confiança enorme.

Aimar, Gaitan, Javi e Miguel Victor em muito bom plano também. Uma chamada de atenção para os poucos minutos, mas na posição certa de Nuno Coelho! Não o dispensem! Muito bom jogador. O mesmo se aplica a Urreta, é uma excelente alternativa ao Enzo Perez.

E Witsel não engana! Mesmo "meio perdido" dá bem para ver que é craque.

SINAL MENOS!
Saviola não muda a minha opinião por um grande remate! Saviola não é um mau jogador, porra! Mas com a qualidade e dinâmica de Gaitan e Jara para aquela posição, juntamente com a opção Rodrigo e ainda Enzo Perez que pode jogar ali também... Se Saviola fosse um jovem e "mais em conta", não tinha duvidas que devia ficar, mas como não é... eu optaria pela venda do jogador. SE FOSSE O NUNO GOMES A FALHAR ESTAS BOLAS..!

Bruno César, quando a dinâmica e complexidade aumenta, fica claro que um jogador com aquelas características físicas não pode jogar naquela posição. Bruno César é claramente um nº10, mas está muito atrás de Aimar e Gaitan e agora Witsel. Com Nolito a carburar na esquerda e com Gaitan a poder também jogar ali... Bruno Cesar fica sem espaço senão o banco.

Fabio Faria e André Almeida foram os que acumularam mais erros. O primeiro porque não é, nem fisicamente, defesa esquerdo e o segundo porque se apanha agora numa equipa onde a exigência é muito maior, ainda para mais depois de um temporada quase inteira a jogar a médio.

Com Nuno Coelho e Ruben Amorim, Matic continua a não me impressionar a não ser pela vezes que impõe a estampa física, qualquer das formas, penso que a equipa não fica mais pobre se Matic não jogar. Atenção que isto não quer dizer que tenha jogado mal! Vai tirar espaço aos dois portugueses que indiquei e... não vai jogar com Witsel e Javi Garcia no caminho dele.

E sobre o Matic há uma coisa que não entendo! Porquê forçar a adaptação de um "nº8" a médio defensivo, quando se tem um jogador de qualidade e que faz a posição de raiz (Nuno Coelho)?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. Interessante como alguém que acha que entende tanto de futebol, não percebe que uma equipa é feita de muito mais do que 11 jogadores? E que certos jogadores são mais adaptáveis a uma tática e outros a outra?
    E então... uns são melhores que outros agora... daqui a uns meses pode ser o contrário. Mas há algo que tu muito criticaste no passado que era o Benfica não ter banco.
    Tem juizo e pensa mais no que escreves, homem!

    ResponderEliminar
  2. Considero o B.César um excelente jogador que está claramente a adaptar-se à equipa, penso que será muito útil ao Benfica, até porque pode jogar tanto na esquerda, como no meio e até mesmo como 2º avançado, mas teremos que aguardar um pouco mais.
    JM

    ResponderEliminar
  3. Não contando com os que chegam da Copa América, eis o meu 11 para o jogo da Liga Europa:

    4-3-3
    Artur
    A.Almeida, M.Victor e Javi, F.Faria
    Matic (será a escolha de JJ, mas eu optaria por Coelho), Witsel e Aimar.
    Gaitan, Jara e Nolito

    mas como o JJ vai jogar em 4-4-2 losangulo:

    Artur
    A.Almeida, M.Victor e Javi, F.Faria
    Matic (será a escolha de JJ, mas eu optaria por Coelho)
    Enzo, Aimar e Nolito
    Cardozo e Gaitan

    PS- Em 4-4-2 um avançado mais fixo como Cardozo é fundamental, em 4-3-3 nunca optaria por um jogador tão fixo, daí a não inclusão do Cardozo na minha escolha em 4-3-3.

    No futuro em 4-3-3:
    Artur
    Maxi, Luisão e Garay, (a contratar)
    Javi, Witsel e Gaitan
    Perez, Jara e Nolito

    Atenção: o JJ que experimente um 4-3-3 com Nolito na frente (avançado) e Gaitan na esquerda, com Enzo Perez na direita e um meio campo com Javi, Witsel e Aimar....

    UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUI!

    ResponderEliminar
  4. Ao primeiro Anónimo, mas eu queixei-me de alguma coisa? Apenas disse que Bruno Cesar não será, do que temos visto, titular face às demais opções disponiveis (que temos visto, repito).

    E quanto a Saviola, se custasse menos dinheiro e/ou fosse mais jovem, penso que faria sentir manter uma opção dessas, mesmo jogando menos. Mas ao que custa, ou é para titular ou não podemos dar-nos ao luxo de o sustentar.

    Quanto ao Matic, como o Cardozo, é um jogador útil e que traz mais-valias. Contudo, tal como o Cardozo, é um jogador com uma morfologia que não agrada a todos e eu pessoalmente não gosto de jogadores tão grandes e menos dinâmicos. São opiniões, achas que consegues respeitar?

    ResponderEliminar
  5. Concordo com quase tudo,excelente análise!Só acho que senao fosse o excesso de médios Matic seria uma boa opção mas não a numero 6,aí terão que ser javi e Coelho.Matic seria uma boa alternativa para quando jogássemos com 2médios mais equilibrados..como alternativa a Witsel,tem uma boa capacidade técnica e seria uma mais valia nas bolas paradas.
    Saudações

    ResponderEliminar
  6. Querem manter o Saviola? Já sei... diga-lhe que a FIFA se enganou e afinal há Mundial este ano... ;)

    ResponderEliminar
  7. O que me preocupa é a falta de defesas. Apesar da ausência de titulares,a 2 linha tem d dar mais. P frent,sim. Mt qualidade! Mt mesmo. Nolito,witsl e perez sao um luxo!

    ResponderEliminar
  8. Águia Preocupada15/7/11 23:24

    Infelizmente não vi o jogo. Não tenho Sportv e não tenho oportunidade para ir a um café ou associação para ver. E como eu haverã milhares que são impedidos de ver os jogos do Benfica! É assim o respeito que os dirigentes do clube tem pelos associados e adeptos. Entretanto, vão transmitir jogos de equipas que para nós tem interesse, mas relativo!
    Mas sinceramente, com tantas alterações, uma equipa praticamente renovada, sem entrosamento, sem automatismos, onde parece reinar uma anarquia incompreensível e inaceitável, não me oferece grandes esperanças e não prevejo nada de bom. Oxalá me engane! (Mesmo sem expectativas positivas, renovei o meu Redpass!)

    ResponderEliminar
  9. Pena termos muitas opções na frente..Mora parece ter excelentes características..rápido,expontâneo e batalhador..pressiona os defesas e não vira a cara à luta.
    Saudações

    ResponderEliminar
  10. Eu só pude ver a segunda parte (segundo a opinião geral: a melhor do Benfica).
    Acho que o JJ fez bem em colocar já o Witsel. Claro que ele andou um pouco perdido ao principio, mas também o que poderia acontecer para quem quase não treinou? Este foi sem dúvida o melhor treino que ele podia ter, pois a pouco e pouco foi entrando no jogo e começou a mostrar aquilo que realmente é…

    Como eu já tinha escrito anteriormente, “Nolito e Enzo Perez quando estiverem em forma serão um terror”. Hoje só vi o Nolito e…pronto, chegou. Muita bolinha joga aquele menino!
    O Jara está a meter o Saviola em sentido. Não querendo parecer ingrato com aquele que para mim foi o melhor jogador da Liga no ano do título, mas o Saviola parece que deixou de saber jogar. Falha passes fáceis, parece que tudo sai cada vez pior...Ele não pode com o JJ, mas porra, para todos os efeitos ele é treinador do Benfica e ambos são profissionais. Para mim é neste momento (principalmente pelas opções que temos) perfeitamente aceitável que ele saisse.

    Para além da equipa parecer ter “desenperrado”, e para além do Super-Nolito, os meus dois destaques vão para Artur e André Almeida. Quanto á baliza, uma frase muito simples mas que diz tudo: “Problema resolvido!”
    Quanto ao André Almeida, acho que a cada jogo se nota crescimento e sem ser deslumbrante, o que é certo é que ele cumpre á risca, é muito voluntarioso, sobe quando deve e encara o jogo com uma tranquilidade completamente “anormal” para quem vem da Liga Orangina para o Benfica. É sem dúvida alguém sobre o qual duvidei que pudesse continuar (até porque é um médio adaptado a Lateral-Direito), mas que nesta pré-época já demonstrou que merece ficar.

    ResponderEliminar
  11. "Jonas Thern" excelente análise!!Embora o Enzo hoje não tenha feito nada..as alas na 1a parte foram inxistentes.
    Acrescento apenas que gostei do Coelho..nota se que tem escola naquela posição.
    Jj provavelmente não rodará muito a equipa mas para domingo gostava de ver Wass e Mora durante mais tempo.

    ResponderEliminar
  12. GB

    O JJ é o treinador oficial do SLB, e que eu saiba ele não é frequentador do Geração.
    E essa de dizeres que não podemos dar-nos ao luxo de sustentar Saviola, é a tua opinião, vale o que vale, mas não metas todos no mesmo saco ,porque há os que acham que é um privilégio ver jogar o Saviola, e eu só dos que continua disposto a pagar para manter esse privilégio se não te importares muito " of course " !

    ResponderEliminar
  13. Acho que o Saviola e o Cardozo continuam a ser os melhores avançados. Jara ainda não provou o suficiente para destronar qualquer um deles.

    O Bruno César como vem do campeonato brasileiro precisa de mais tempo para entrar no ritmo europeu. O Enzo como é argentino já está mais no ritmo certo, mas ainda lhe falta o natural entrosamento...

    Witsel fez um bom primeiro jogo, tem muita qualidade (o preço está bem de acordo) mas também deverá de precisar de algum tempo. Mas provavelmente menos que os sul americanos.

    O Matic ainda está a aprender o lugar, tem qualidade, boa capacidade física como faltava ao Benfica, e não é nada tosco. Se calhar entra melhor num 4-3-3. Mas o 4-4-2 losango continua a ser um bom esquema para quem conta com Aimar na equipa.

    Fabio Faria e André Almeida até têm qualidade mas o melhor seria rodarem. Se o Faria é para ser central que seja emprestado a um clube que aposte nele como central.

    Se há muita qualidade do meio campo para a frente, que vai dar uma boa dor de cabeça para fazer as escolhas finais, na defesa com o regresso dos 3 das seleções e o lateral esquerdo que vai ser contratado devemos ficar com um excelente plantel. Depois é só formar uma excelente equipa.

    ResponderEliminar
  14. Eu estou rendido ao nolito. E nem sei se ele rende mais na esquerda ou no lugar do Saviola. Tem o drible curto do saviola mas é muito mais raçudo e fução a disputar os lances. Estou a gostar muito de ver as opções ofensivas este ano.
    Lá atrás é que seja a ser de amadores, mas pronto. Não bato mais nos ceguinhos.

    ABraços

    ResponderEliminar
  15. Dantes o Bruno César era rotulado como craque! E que não enganava... Agora é para o banco!
    Oh GB mas tu costumas reler os teus anteriores posts? Tanta incoerência...

    ResponderEliminar
  16. João Couto16/7/11 00:08

    Há gente que confunde o Benfica com a Misericórdia. Quer dizer, um gajo é benfiquista e tem de ter todas as mordomias e mais algumas!

    Fico atordoado!!! Um benfiquista que não teve oportunidade de se deslocar para ver o jogo, critica o clube por isso. É um benfiquista que exige ao Benfica que todos os seus jogos sejam transmitidos em canal aberto.

    Pouco interessa quem paga mais ou quem organiza os torneios que, como é óbvio pagam um montante ao Benfica e depois gerem todas as receitas à sua maneira. É assim em todo o lado e com todos os clubes. Os mais ricos do mundo vão jogar para a Ásia ou USA e disputam os jogos a horas em que os seus adeptos estão a dormir e estes aceitam porque querem é ver os melhores no seu clube! Já o Benfica tem de pensar se os seus adeptos vão poder ver os jogos. Sempre que forem convidados para a realização de qualquer jogo, têm de perguntar se o jogo vai dar em sinal aberto!!!

    Não estou a ver como poderia participar na liga dos Campeões ou Liga Europa, já que quem negoceia os direitos é a UEFA!

    Ah..., já sei!!!

    Vamos por lá uma direcção que se comprometa com os adeptos e sócios a só disputar essas competições se a UEFA se comprometer a que todos os jogos do Benfica sejam transmitidos em sinal aberto, que nunca se realize jogos às cinco da tarde e que nunca falhe a electricidade, pois só assim os benfiquistas não têm razões para se queixar!

    Eu estou disponível para fazer barulho, vamos, organizem-se!!!

    Águia preocupada??? Só se for com os cabrões - perdão, dragões!!!

    ResponderEliminar
  17. O Benfica de Jesus tem uma dependência crónica de um certo modelo de jogo estéril e entediante - normalmente protagonizado quando Cardozo está em campo - que leva os adeptos ao desespero. Depois de uma primeira parte mastigada, em que fomos claramente inferiores ao adversário, entraram em campo as segundas escolhas de Jesus e com elas chegou a velocidade, a garra e a objectividade ao jogo do Benfica. Os adeptos gostaram da mudança.

    Aimar insiste em jogar à Barcelona esquecendo que é o único que conhece bem essa linguagem. Tabelar com Cardozo não é a mesma coisa que fazê-lo com David Villa ou Messi e normalmente o resultado é a perda de bola para o adversário.

    Esta seria uma óptima oportunidade para dar 45 minutos a Mora. É uma pena que, segundo Jesus, não haja espaço no plantel para este jogador.

    Finalmente parece que temos no plantel um guarda redes que inspira confiança.

    ResponderEliminar
  18. Boas!
    Para mim hoje destacaria Artur, André Almeida, Nolito, Jara e Witsel! Confesso que não sou grande admirador do Jara, não tecnicamente, mas acho q tacticamente ainda tem q melhorar! Mas hoje fez grande jogo, e Saviola tem q ter atenção! Witsel é craque, Nolito idem aspas...
    Artur é garante de qualidade! Mas atenção, ele um dia pode errar, e aí temos que demonstrar-lhe o nosso apoio..
    Agora a minha divergência quanto à análise feita... André Almeida e grande jogador, e nem é DD de raíz! Atenção a este miúdo! E mesmo nao gostando muito de Faria, hoje nem esteve nada mal!
    Benfiquistas, vamos apoiar o nosso clube que todos amamos! Somos tão grandes, devemos demonstrá-lo! Temos tudo para uma grande época, toca a apoiar o clube e estar sempre ao lado do grande JJ!
    Um grande abraço benfiquista

    ResponderEliminar
  19. Criticar o Saviola utilizando o argumento "Nuno Gomes" por amor de Deus!!!

    Não perdes uma para dar uma bicada!!!

    P.S.: Seria um excelente post, mas pelo facto de mandares a tua bicada esquece-lá isso do excelente post!!!

    P.S.: Sabes o que diz um dos teus ídolos da gestão de clube (PC, já aqui muito elogiado) diz que os adeptos estão se nas tintas para quem marca o que conta é o golo ser do ... benfica!!! - acho que deverias aguardar pelo que virá o Nuno dizer no antes e pós jogos com o Benfica, se abrir a boca como o Quim acho que mudarás de opinião...ou então passas para o lado do Braga??

    ResponderEliminar
  20. FCdaFruta16/7/11 00:30

    Concordo com quase tudo. Só menos na parte do Matic. O gajo é muito evoluido tecnicamente, sobe muito bem e remata muito bem. Só tem que assimilar aquilo que o JJ lhe está a transmitir. Esqueceste-te do Cardozo que parece que este ano não lhe vai faltar golos... E aqueles livres, até fazem chorar os guarda redes... LOL

    ResponderEliminar
  21. Estive no estádio e considero que o grande problema do SLB é a ocupação tactica do trinco ou medios interiores. Não podemos exigir ao Matic que faça de Javi. Reparem que as entradas no defesa do Benfica é pela zona central.
    Outro ponto negativo é o nosso lado direito, André Almeida e Enzo. Enzo esteve mal a defender. Razoável a atacar. André Almeida não teve a ajuda necessaria e falta-lhe experiencia nas pernas.
    Quando o SLB joga com 2 médios interiores estes não podem jogar lado a lado em linha, têm que jogar fechados mas em diagonal, para que quando um for ultrapassado o outro faça a dobra.

    André Silves

    ResponderEliminar
  22. Eu até gostei do miúdo André Almeida.Claro que ainda não é jogador para o SLB,mas se for emprestado e continuar a sua evolução como d.direito,pode ser que evolua.A ver vamos.Quanto ao resto dos já aqui foi dito quase tudo.Acho que temos bons avançados.Ainda bem que temos,tanto o Saviola como o Jara.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking