O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Nuno Gomes: Opinião de um "Autêntico"

. 19 comentários
Perdoem-me os meus companheiros de blog, mas tinha mesmo que partilhar este texto de (mais um) um grande benfiquista como muitos, que nunca teve vergonha de manifestar a sua condição benfiquista publicamente, na sua actividade profissional... Sendo uma figura pública, nunca teve vergonha de dar a cara e a sua opinião.

"A anunciada dispensa de Nuno Gomes pelo Benfica, mostra, a meu ver, aquilo em que o SLB se tornou: uma caricatura do que foi.

Um clube cheio de gente demasiada cheia de si mesma.

É hoje um clube poucochinho nas ideias, sem nenhuma noção de valores éticos, estratégia de comunicação enquanto forma aglutinadora de adeptos e investimentos, gestão de recursos humanos em nome de um bem maior, nível.

Claro que Nuno Gomes não tem hoje o que é imprescindível, ou deve ser, para ser titular do Benfica. Claro também é, para mim, pelo menos, que mais vale um Nuno Gomes no plantel do que um plantel de argentinos, uruguaios, paraguaios, brasileiros, espanhóis e outros que não sabendo o que é o Benfica, permanecem, quase sempre, na ignorância, não tendo gente como o 21 na equipa. Com o consequente prejuízo, na hora de dar, senão tudo, um pouco mais porque...é o Benfica. Ele não tem lugar no plantel, porque tem 34 anos? Bom, se o critério é estritamente futebolístico o que é o Benfica esteve a fazer anos a fio ao pagar o ordenado ao Mantorras? Se o critério é meramente futebolístico, o que fazem mais de metade dos jogadores do plantel, claramente sem categoria para vestir aquela camisola?

Ao menos o 21 é uma mais valia, para lá do terreno de jogo. Sendo que, mesmo no terreno de jogo apresenta, velho e cansado, números que outros, mais novos, mimados e caros, não apresentam! Não, agora o Benfica dispensa jogadores portugueses internacionais pela televisão, para substitui-los por jogadores inflacionados no preço e medíocres no rendimento em campo. Agora o Benfica elimina quaisquer referências do clube, para substitui-los por jogadores que dizem logo que olham para o Benfica como "ponta aérea" para "a Europa".

A forma como este Benfica trata o seu capitão de equipa, a maneira atrapalhada como trata de renovar (trata mesmo?) com Maxi Pereira (um dos poucos estrangeiros que parece saber o que é jogar à Benfica), a forma como pede aos seus próprios adeptos para não irem aos jogos fora (que inteligente!), como responde a uma acusação de irregularidades com um "vão mas é investigar as contas dos outros", a maneira como permite um cartaz gigante de publicidade a 50 anos de uma marca de café no Estádio, como se, naquele dia, fosse o SL Bica; mostra que o clube não tem, na gestão do seu futebol, para começar, gente à altura. Mas que o problema vai ainda mais fundo. E que o Porto continuará, naturalmente, a ganhar.

O Benfica está cada vez mais pequeno, e o benfiquismo também.

Qualquer dia, na Luz, benfiquistas só os adeptos"

Pedro Ribeiro - um grande Benfiquista, no seu blog pessoal

********************************************************
O blog esta manhã já teve uma actividade muito elevada em termos de novos posts, pelo que deixo abaixo os links de todos para que possam ler também:
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

19 comentários

  1. Saudações,

    Sinceramente, de todas as decisões discutiveis no Benfica de Vieira esta terá sido, para mim, uma gota no oceano.

    O Nuno Gomes, embora tenha sido útil quando jogou, não virou a maré quanto a fazer a equipa sentir a mística... nem devia ser isso da sua inteira responsabilidade.

    O novo estádio, o mandar a formação às malvas em detrimento de contratações sul-americanas de nível muitas vezes igual ou inferior, a estranha amizade que Vieira publicamente mantém com Salvador... para mim isso é pior em termos de extinguir a mística do que decidir que o tempo do N. Gomes no Benfica acabou.

    ResponderEliminar
  2. Agora digam-me também também que este é um abutre e um antibenfiquista.
    Fico á espera dos comentários do Manuel e do L..

    ResponderEliminar
  3. Lembram-se da notícia do Record que dava o Ricardinho no plantel de futebol senior do Benfica???

    Lembram-se de depois do Record dizer que o Benfica recuou porque eles descobriram a notícia?

    Lembram-se de o Benfica ter dementido? http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=310121

    O Ricardinho confirmou: http://www.ionline.pt/conteudo/129489-ricardinho-o-cardinal-e-mais-adepto-do-fc-porto-do-que-eu

    E o futebol? Teve quase uma oportunidade no Benfica.

    Sim, essa oportunidade foi real. Ia fazer a pré-época em 2007 mas as coisas saíram cá para fora muito rápido. Passou de real a irreal em muito pouco tempo. Nestas coisas, os clubes gostam de ser eles a dar as notícias. Tiraram-me esse pequeno sonho mas se calhar se não fosse isso não tinha chegado onde cheguei. Mas quem sabe um dia, quem sabe. Continuo a pensar nisso. Sei que vou morrer com essa ideia na cabeça.

    ResponderEliminar
  4. eh pah oh Glorioso, essa história cheira a mofo! O que te deu para vires com essa agora? loooooool

    ResponderEliminar
  5. Mas que paranóia com o Nuno Gomes.

    É que nem o José Águas nem o Eusébio, que metem o Nuno Gomes num cantinho, terminaram a carreira no Benfica!!!!

    ResponderEliminar
  6. Eu já tinha lido esse texto assim bem como outros do Pedro...só não entendo qual é a parte que faz dele "autentico" e outros não.
    Apesar de gostar imenso dele.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Ninguem disse que os outros nao sao autenticos.
    Mas este dá a cara na rádio, nos blogues e suporta gozação como ninguém ainda para mais participando no Lei da Bola e tendo que comentar os clássicos em conjunto com comentadores sportinguistas e portistas. Ou seja, foi gozado forte e feio.

    ResponderEliminar
  8. tinha acabado de ler o post no topico do mesmo e vinha aki recomendalo, so tenho uma questao em relaçao a ultima frase:

    Qualquer dia, na Luz, benfiquistas só os adeptos"

    qualquer dia???

    ResponderEliminar
  9. Editor69, mas alguém disse que ele é e... outros não? Eu o que advogo é que ele é! tal como também me considero a mim e a muitos, muitos, muitos outros que conheço, como tu se calhar tb.

    Estas opiniões de gente que sente o clube têm valor. Podemos discordar delas, mas têm valor, bolas! Não precisamos logo bater nas pessoas se não concordamos ou distingui-los seja de quem for... é um dos nossos e está magoado! Dá que pensar.

    ResponderEliminar
  10. @Gandaia, meu caro... mas o que está em causa não é o Nuno acabar ou não no Benfica. O que está em causa é que nas circunstâncias actuais, deixar sair o Nuno é "criminoso" (passo a expressão) para o benfiquismo.

    Se não saiu até agora... já não há espaço para sair. Olhem para os exemplos do Rui Costa, do Mantorras, até...

    Ninguém pede que ele jogue mais ou menos tempo, mas uma coisa é certa... ele fez por merecer isso e não o teve. Justificou mais que outros e não lhe deram. Não merece ser assim tratado.

    ResponderEliminar
  11. E mais: Félix Bermudes, Germano, Coluna, Torres, Simões, Chalana , Diamantino, João Alves... Nenhum acabou a carreira de futebolista na Luz.

    O Nuno Gomes era o jogados mais assobiado há dois anos. Hoje é o novo Mantorras... Haja juízo. O homem não tem lugar no plantel e foi-lhe oferecido um lugar. Mais do que a muito boa gente, gente com mais futebol e de benfiquismo inatacável.

    ResponderEliminar
  12. NSC nessa altura o Benfica estava entupido de referências dentro do clube. Tanto a nível directivo como de treinadores como no balneário.

    E como pelos vistos estás amnésico: o Chalana já esteve no Benfica, o Simões também já foi director desportivo, o Coluna não ficou porque quis ser dirigente no seu País e por aí fora.
    Além de que tens o Shéu e o Pietra na estrutura do clube.

    Quem é que tens no Benfica hoje em dia que se compare a esses homens? Pois...
    Nem a nível directivo tens dirigentes de referência, nesse nível quem é sobejamente conhecido por ser benfiquista desempenha papéis irrelevantes (Sheu, Pietra e Rui Costa) e no balneário então diz-me quem são os bastiões do benfiquismo que seguram o balneário e motivam os mercenários sul-americanos!

    ResponderEliminar
  13. A época já acabou há muito tempo. O Nuno Gomes já podia ter tomado uma posição.

    Vendo os poucos minutos que jogou esta época, ele bem que já podia ter tomado uma decisão.

    Se o Benfica não lhe renova o contrato (o que seria uma estupidez), ou acaba a carreira ou vai jogar para outro clube.

    Se o Benfica lhe ofereceu uma posição na estrutura, ou aceita ou rejeita.

    Agora ele também tem culpa no arrastar desta situação, se é que esta situação toda existe, porque ainda não vi nem Benfica nem Nuno Gomes falarem deste assunto.

    Engraçado como agora a maioria adora o Nuno Gomes, quando há 3 ou 4 anos era assobiado por meio estádio e era apelidado de Maria Amélia!!!

    E quer dizer, o Nuno Gomes está bom para ficar no plantel mas o Aimar já tem idade avançada e salário elevado.

    O que se poupa no salário do Nuno Gomes já dá para ficar com o Aimar!

    ResponderEliminar
  14. Quem é que tens no Benfica hoje em dia que se compare a esses homens?

    Certamente não é o Nuno Gomes...

    Engraçado que no ano passado o Nuno também muito pouco calçou e ninguém se lembrava dele...

    ResponderEliminar
  15. Concordo totalmente com o Gandaia. Alguns Benfiquistas têm de pensar em mudar de século, pois ainda vivem no séc. XIX. O tal Pedro já deve andar afectado da cachimónia de tanto andar com andrades e lagartos. Toda a gente sabe que andar com más companhias leva as pessoas por maus caminhos. Altera-lhes o sentido de orientação. E o espirito crítico, também. Neste caso, leva as pessoas pelo mesmo que caminho que levou o Chamberlain. Ou, como dizia o Churchill, "um apaziguador é aquele que alimenta o crocodilo na esperança de ser devorado em último lugar".

    Os Benfiquistas têm de deixar de ser aquilo que é uma característica (má) de muito português: piegas, lamechas e romântico (no mau sentido).

    Os interesses do Benfica têm de estar acima de todos os interesses próprios de, esses sim, verdadeiras Marias Amélias!

    PS1. Acredito que muitos destes benfiquistas indignados que vêm agora, hipocritamente, falar contra o "despedimento", eram os mesmos a quem eles chamavam "Maria Amélia" e outros nomes que, eu como benfiquista, me envergonhava e indignava.

    PS2. Estou cada vez mais convencido que alguns Benfiquistas fazem dos blogues um consultório de psiquiatria. Bem, fica-lhes mais barato.

    PS3. Expliquem-me lá o que é um "autêntico". Não me digam que é como "os notáveis". Lol.

    ResponderEliminar
  16. O GLORIOSO10/6/11 18:59

    É de facto incrivel como esta estupidez da normal saida de 1 jogador que há 3 anos é suplente pouco utilizado com um ordenado brutal dá isto.
    Estou farto destes benfiquistas que sabem tudo, que são grandes gestores, que são fantásticos directores desportivos e então como treinadores nem se fala.
    Aí que o Nuno Gomes vai sair, aí que injustiça, aí que merda isso sim. Não são os mesmo que durante anos lhe chamavam a Maria Amelia, o Nulo Gomes, etc. Agora já é bom. Sabem, mais do que ser o melhor treinador do clube dos ultimos 30 anos Jesus acabou com alguns mitos no Benfica. Acabou com o Mantorras um coxo que fazia á anos parte do plantel e do Nuno Gomes que há anos não tem categoria para estar no clube (ainda falta um tal de Moreira o menino bonito e um...bufo).
    Para mim Nuno Gomes é obvio faz parte da nossa historia e todos agradecemos tudo o que fez, mas "amigo não se enxerga". Acabou, vá chular outro clube que não acredito pague o que o Benfica lhe paga pois o seu tempo já acabou.
    Falam de outros jogadores como o Weldon (que no ano passado os seus golos deram-nos uns 5/6 pontos) ou Kardek e até posso concordar mas só isso justifica o Nuno ficar no plantel? Depois a tal mistica. Pois é mistica tem o Luisão que há muito tempo encarna o nosso espirito mesmo quando ainda não era capitão. Quem em 2005 depois de 1 derrota na Luz (Beira-Mar) foi á sala de imprensa dizer que no "fim veremos quem festeja", lembram-se? Ou o Aimar que ontem deu uma lição a todos os quem amam o Benfica e assinam para toda a vida mais do que tudo respeitando o clube. Estes sim são imprescendiveis, são fabulosos, são grandes senhores que não têm preço. Mas o Nuno Gomes é que é bom.
    E já agora aqui que se elogia tanto a forma como tratam destes casos do clube Corrupto lembram-se como os seus simbolos foram simplesmente tratados e escorraçados do clube. Ou não se lembram o que aconteceu ao Gomes, ao Jorge Costa, ao Jaime Magalhães e outros. Pois é ali não há parvoiçes. Não rendem, acabaram o tempo, rua, sem mais nem menos. Mas não o Nuno Gomes devia estar no plantel até aos 40 anos.
    Por outro lado apenas reparo nos números do Nuno com outros. Pois é o Cardozo (aquele que aqui se diz não servir) em 4 anos está a 50 e tal golos dos enorme goleador Nuno Gomes fez em...12 anos. Parecido de facto.

    P.S- Sabem que mais ás vezes muitos Benfiquistas (todos como o grande Pedro Ribeiro) deviam saber mais da nossa História. Quem foi o nosso maior Simbolo? Sabem que em 76 depois de jogar nos States quis regressar ao clube. Sabem a resposta: só depois de fazer uns testes se está em condições de ser util. Assim mesmo sem caroliçes porque do outro lado esta o Eusébio. Foi por isso para o Beira-Mar e o Benfica foi Tri Campeão. De facto malvados nesse tempo não havia Benfiquismo, malvado do Treinador Mortimore, malvado do presidente Borges Coutinho, não acham?

    ResponderEliminar
  17. João Couto11/6/11 00:52

    "E que o Porto continuará, naturalmente, a ganhar."

    Um benfiquista que escreve isto não respeita o seu clube. Dizer que o Porto ganha, naturalmente, é meter a cabeça na areia, por um olho de fora, e olhar apenas para o Benfica!

    E é isso que Pedro Ribeiro faz descaradamente. Toma partido por Nuno Gomes, talvez porque lhe dê jeito. É apenas um meio para atingir um fim.

    O que me revolta é ver as questões sempre colocadas ao Benfica. Porque não se faz perguntas a Nuno Gomes? Pretende jogar mais um ano mas o treinador tem outras ideias para o plantel, a direcção respeita isso e propõem-lhe um lugar na estrutura técnica ou directiva, ele recusa, porquê???

    Quer jogar mais um ano, o treinador não o quer, O Benfica deve renovar-lhe o contrato? Por que valor? Deve dizer ao treinador: - Desculpe lá mas tem de contar com Nuno Gomes...

    O, Benfica, o nosso clube, não tem outra possibilidade que não seja ceder, porque se não o fizer não sabe tratar os seus capitães. É isto que querem? Um Benfica amarrado às exigências dos seus "símbolos" porque estes não vieram da Argentina ou do Brasil?!?!?!

    Não sou muito inteligente, mas detesto quando vejo fazerem de mim burro!

    O Porto ganha naturalmente? Então a saída de Bruno Alves, o capitão, e de Meireles o ano passado, não foi colmatada com dois capitães, um brasileiro e outro colombiano que nem quatro anos têm de clube?

    Onde andam Jorge Costa e Vitor Baía. Foram tratados com dignidade e ética? Claro que sim, tal e qual o árbitro que recebeu aconselhamento matrimonial!!!!

    Quando teremos um treinador portista a treinar o Benfica? Isso é heresia para muitos! Já ver treinadores benfiquistas a treinar o Porto, é normalíssimo - estão a olhar pela vida!

    "Um clube cheio de gente demasiada cheia de si mesma."

    Não podia estar mais de acordo, só que a gente cheia de si mesmo são os adeptos, e Pedro Ribeiro dá um belo exemplo disso mesmo com este texto!

    ResponderEliminar
  18. QUANTOS GOLOS MARCOU NO ULTIMO ANO? QUANTOS JOGOS? QUANTOS MINUTOS? PARA MIM QUE CADA X PERCEBO MENOS DE BOLA, A RESPOSTA A ESSAS 3 PREGUNTAS DITAM A PERMANENCIA DO NUNO

    ResponderEliminar
  19. A mística benfiquista vai muito para além da permanência de qualquer jogador no plantel. Prova disso foi o facto do Nuno Gomes ter estado a época passada no plantel e isso em pouco ou nada ter beneficiado desportiva ou animicamente a equipa.

    Não vejo qualquer drama num 1 jogador (que certamente representou o melhor que soube o clube com o qual tinha contrato) em, chegados os 34 anos e o final de contrato, não lhe vê ser renovado o mesmo. Há que respeitar a decisão de 1 estrutua de futebol com níveis de exigência altíssimos e que, ainda assim, consta ter proposto a integração do jogador na sua estrutura directiva (o que demonstra toda a consideração tida pelo seu passado, ainda que face à total inexperiencia no cargo a exercer).

    Assim como compreendo perfeitamente 1 jogador que, consciente da chegada dos seus ultimos dias de carreira, quer ser opção e voltar a ter o prazer de jogar. Veja-se o caso de Raul do Schalke... Não me parece contudo ser legítimo que isso, só por si, seja condição imperativa para que se tenha de se renovar contrato com o mesmo (+ em consideração pelo que fez do que por aquilo que possa vir a fazer).

    Quanto não seja, pensem na hipótese de uma nova esperança poder surgir e ver a sua possibilidade de integrar o plantel esbarrar na intrasigencia de ter alguem que, apesar de não entrar nas contas, tem de ali estar. Penso que nem o próprio Nuno Gomes teria interesse numa situação dessas...

    Ah, e não tenham dúvidas: toda esta sensibilidade em torno de Nuno Gomes? Apenas + 1 novela, apenas algo + para encher páginas e fazer manchetes. Mesmo que renovassem com o jogador, no dia seguinte algum outro "escandalo" teria de vir forçosamente à baila. The show must go on...

    Ainda sobre a tão "apregoada" mística... mas alguém acretida que se ele tivesse o Real Madrid e afins à perna que mudaria de ares num ápice? Benfica acima de tudo! E de todos...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking