O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 10 de maio de 2011

Análise a uma entrevista crucial

. 7 comentários
Depois de uma noite para amadurecer os meus pensamentos sobre a entrevista de ontem a ideia com que fiquei foi a de uma confrangedora falta de ambição, competência e profssionalismo por parte de quem dirige o clube.

Pode haver quem pense que eu sou anti-Vieira apenas porque não gosto do homem mas tal não é o caso. Concordo que deixou obra feita no clube, nomeadamente obra de betão e cheguei a defender imenso esta Direcção.
Contudo, depois dos erros que começaram a ser cometidos no final da época passada simplesmente achei que o tempo de Vieira á frente do clube se esgotou. E embora ache que os benfiquistas têm que estar gratos a Vieira não sou da opinião que a gratidão deve ser igual a votos. Foi assim que foram implantadas inúmeras ditaduras pelo mundo fora. Começa com gratidão, com um discurso de que ou é o Presidente ou o caos, levantam-se restrições de mandatos, dificulta-se a organização de uma oposição credível e quando se acorda para a vida está imposta uma ditadura - este esquema aconteceu imensas vezes principalmente em países sul-americanos (tanto para a direita como para a esquerda).
Tal como o Benfica deve estar grato a Vieira existem inúmeros Presidentes do clube que deixaram mais obra feita no clube e aos quais o clube deve mais por ser o que é.
E acima de tudo no Benfica tem que haver uma cultura de exigência e de vitória que claramente não existem com esta Direcção tal como foi admitido ontem á noite pelo próprio Presidente do clube.

Quanto á entrevista acho digno de nota que Vieira tenha admitido vários erros na preparação desta temporada como a péssima construção do plantel, a má preparação da Supertaça entre outras coisas. Outra coisa que me ficou na cabeça foi que Vieira admitiu que não era necessária a venda de Di Maria nem David Luiz - que essas vendas foram opcionais. Ora se foram opcionais então houve uma decisão consciente da Direcção do clube de optar por dividendos financeiros em vez de resultados desportivos.

No entanto, apesar de ter apreciado a admissão de erros fiquei absolutamente chocado pela enormidade dos erros cometidos admitidos, pela razão por que esses erros foram cometidos e por dizer aos sócios e adeptos do clube para terem as expectativas baixas. Que Diabo, isto é o Benfica! O maior clube português, o clube que gera mais dinheiro em Portugal e os adeptos têm que baixar as expectativas? Porquê?

Para mim as razões para os adeptos terem que baixar as expectativas ficaram bastante claras no resto da entrevista em vários pontos sobre os quais tenho uma opinião bem clara: 


Acho inadmissível que se tenham cometido tantos erros porque "passámos demasiado tempo a celebrar o campeonato" e "O facto de andarmos em festa constantemente distraiu-nos de como deveríamos preparar o futuro." (in A Bola). Esta foi uma ideia que Vieira foi bastante veemente em transmitir na entrevista tendo repetido isto várias vezes.
Ou seja, enquanto os nossos adversários trabalhavam para nos roubar o campeonato (e roubar no sentido directo da palavra) a nossa Direcção perdia tempo em festarolas, descuidou a construção do plantel e deixou o caminho aberto para o descalabro. Francamente acho notável que tendo em conta os erros cometidos esta temporada ainda tenhamos chegado onde chegamos em tantas competições...

Esta falta de cultura de responsabilidade e de vitória por quem está no clube é incompreensível tendo em conta que o Benfica (ainda) é o maior clube português tal como é a admissão por Luís Filipe Vieira que os outros são mais competentes mais vezes. Ainda mais inadmissível este comentário quando Vieira teve imensos anos e acima de tudo mais recursos financeiros para criar uma estrutura sólida e capaz no Benfica.

Assim acaba-se por se perceber porque é que os benfiquistas com esta Direcção têm que ter menos expectativas. Se a Direcção do clube tivesse feito o trabalho para a qual foi eleita os adeptos tinham toda a razão para manter as expectativas elevadas. Infelizmente, e pela boca do Presidente esta Direcção abdicou das suas responsabilidades para com o clube.

As perguntas que eu deixo aos benfiquistas é:
 - Porquê apoiar uma Direcção que pela própria boca do Presidente admite que é menos competente que os rivais?
- Porquê apoiar uma Direcção que claramente não sabe o que é o Benfica? Que não faz aquilo que caracterizou o clube: uma procura constante pela vitória e que privilegia os resultados desportivos?
- Porquê apoiar uma Direcção que pela boca do próprio Presidente passou mais tempo em festa do que a preparar a época?

Também quero deixar saliente aqui outras declarações de Vieira nesta entrevista e vou estar atento aos próximos desenvolvimentos:
"Por mim, Fábio Coentrão não sai"

"Estamos muito longe do acordo com a Olivedesportos"

Sobre Cardozo «Não, Cardozo é jogador do Sport Lisboa e Benfica» 

Sobre Sálvio «Já manifestou que quer continuar no Benfica. Na altura certa de negociar, e ela há-de chegar, é natural que todos tenhamos que fazer um sacrifício para o Salvio continuar no Benfica»


Por isso, depois de ter assistido a esta entrevista só posso chegar a uma conclusão: quer haja eleições antecipadas quer estas sejam em 2012 o tempo de Luís Filipe Vieira á frente do Benfica esgotou-se. Pela boca do próprio admitiu-se que esta Direcção é menos competente que as dos nossos rivais, que passam mais tempo a festejar do que a trabalhar e que acima de tudo são incapazes de corresponder á ambição dos sócios de ver o Benfica no lugar que deve ocupar no futebol português dizendo antes que estes é que devem baixar as suas expectativas!!!

Então se pela boca do próprio, o clube está em óptimas condições financeiras porque não têm os adeptos direito de exigir títulos?

O  mais provável será que Vieira dure até 2012 mas para mim, tudo o que for menos que um campeonato ganho significa um rotundo falhanço desta Direcção em corresponder aos pergaminhos do clube e espero que todos os benfiquistas façam uma análise objectiva do que querem para o Benfica: um clube que ganhe títulos desportivos assiduamente, ou o Benfica de hoje em dia em que temos uma Direcção acomodada, pouco competente e que pede aos adeptos do maior clube português para não terem expectativas de serem campeões.

Esta entrevista apesar de ter tido alguns pontos positivos como o assumir de responsabilidades deixou transparecer factos inquietantes sobre o amadorismo e falta de ambição de quem nos dirige o que acaba por contradizer directamente a "estrutura profssional" implementada ao longo destes anos no clube e que acaba por pôr em causa a ideia de que a estabilidade directiva com Vieira á frente é que irá recolocar o Benfica no lugar de maior clube português
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. O problema não é ter uma Direcção acomodada é ter uma direcção que está comprometida e agarrada ao poder. Faz-me lembrar o nosso actual primeiro- ministro. A entrevista é clara e o Sr. vieira vai revolucionar o plantel. 10 entradas mais 10 saídas fluxos de dinheiro a entrar e a sair...humm cheira-me que mais alguns trocos vão cair em alguns bolsos. De facto o nosso clube é dirigido por um líder que há 2 anos não se coibiu de culpar o Rui Costa o ano passado foi mérito dele e este ano deixa claro que a culpa é dos jogadores. Isto é que é uma liderança...ainda por cima faz uso da sua tv para o tornar publico. Vergonhoso

    ResponderEliminar
  2. Estou completamente de acordo com este Post.
    Só gostaria de deixar mais algumas notas: isto não foi nenhuma entrevista. Que ninguém cometa o erro de lhe chamar entrevista pois não houve nenhum entrevistador, apenas houve um lambe-botas insuportável que lá se disponibilizou para ler em voz alta as perguntas pré-combinadas.
    Não entendo como é que se pode achar positivo o facto de o Presidente reconhecer que houve erros...Mas isso toda a gente viu! O ridículo era ele ainda ter o desplante de dizer que tudo correu às mil maravilhas! O preocupante, é que como é que é admissível que os dirigentes do SPORT LISBOA E BENFICA podem cometer erros destes?! Como não planear a época a tempo e o horas?! Para que é que eles ganham salários milionários? Para organizar jantares e idas ao Brasil para receber troféus nem se sabe bem porquê?
    Se eu no meu emprego cometesse um erro de palmatória como este, o meu chefe punha-me imediatamente na rua! E de nada me adiantaria reconhecer que errei!...
    Esta gente pensa que resolve tudo só porque reconhece agora o que já toda a gente sabia há pelo menos 6 meses. E o pessoal lá porque ele pediu desculpa acha bem...
    Que saudades do meu Benfica GLORIOSO e ambicioso...

    Sérgio Pereira

    ResponderEliminar
  3. Esta entrevista foi uma vergonha,o que nem me espantou,outra coisa nao seria de esperar ...qual seria o jornalista da Benfica TV com coragem de "entalar" o patrao??

    Chegou-se ao fim de uma hora ..hora e meia....e só se enxeram chouriços.......e é disso que tds os Benfiquistas estão fartos...de ver pessoas a enxer chouriços e a lambuzarem-se com eles á conta do nosso dinheirinho.....e pela parte que me toca meus caros......com a minha ajuda ninguem mama mais na teta.

    EU EXIJO SABER:

    Pq é que se apoiou o braço direito do Corrupto...para a presidencia da liga???

    Pq é que ainda foram cortadas relaçoes com o Braga e ainda o meu Presidente aparece de maos dadas com o nojento do Salvador.....ainda ontem lá estava ele na festa corrupta.......

    Até quando o Sr Oliveira tera lugar na tribuna presidencial do MEU ESTÁDIO?????

    Pq é que se pagou 8,5 milhoes de euros pelo Roberto........quando o atlético tinha pedido 3 ao Saragoça.......pk é que nos pediu mais do dobro???

    Onde estão os 2 envolvidos na transferencia do Simao???


    Se temos 25% do passe do Reyes......pk é k ainda fomos pagar 20% do Sálvio???pq é q nao se usaram esses 25 %????temos 25% dum craque e só o Atletico tira proveito???

    Pk é k se pagou 3,4milhoes de euros num GR de 17 anos.......depois de investir 8.5 num de 25 anos????(3,4 deram os corruptos por 60% do passe do Falcao.......nós damos por um gr de 17.....só pk ele tem 2 metros)

    Pk é que se perde James Rodriguez e Wesley (verdadeiros substitutos a Di Maria e Ramirez)???

    Pk Rodrigo???E nao Nelson Oliveira........
    Pk Fabio Faria??....e nao Miguel Vitor e Mario Rui

    Nuno Gomes????k se passa???

    Pk 3 jogadores do Varzim??????e no dia a seguir o presidente demite se

    O que falhou no projecto com o Fátima???

    Haveria mts e mts outras coisas....essas sim k o presidente NOS devia dizer........ESTAMOS FARTOS DE MENTIRAS E FANFARRICES!!!!!

    MT OBRIGADO SR LUIS FILIPE VIEIRA........MAS ATÉ UMA PRÓXIMA.......ADEUZINHO K JÁ VAI TARDE....NAO SACRIFIQUE MAIS A SUA FAMILIA.....EU E MILHOES DE BENFIQUISTAS NAO QUEREMOS ISSO.

    ResponderEliminar
  4. Águia Preoocupada10/5/11 16:58

    Isto foi mau de mais para ser verdade!
    Preparemo-nos para novo ano de sofrimento e humilhação!
    Esta conversa/entrevista serviu, se é que ainda era preciso, para colocar a nu a falta de capacidade do presidente e da sua estrutura para estar à frente dos destinos do clube!
    Afinal, assumindo frontalmente erros tão primários, foi e é o mesmo que aceitar a sua incapacidade e falta de profissionalismo!
    Sei que não é fácil, que ninguém estará preparado para assumir os destinos do clube, mas urge encontrar forma de depôr este déspota, este, vaidoso, este INCOMPETENTE!
    Já aqui escrevi que esta conversa estava programada ainda antes do jogo com o Braga, para que Vieira pudesse uma vez mais, apresentando-se como ganhador, alardear o seu alter ego e subir no pódio! Mas o tiro saiu-lhe pela culatra, infelizmente para todos nós!
    Apresentou-se como perdedor e nesta situação o Rei Sol não tem argumentos. E foi o que se viu. Um homem incomodado, comprometido e enfadado por ter de estar ali a dar justificações (na sua, dele, óptica) aos benfiquistas que ele despreza conforme já demonstrou muitas vezes!
    Preparemo-nos para nova época de sofrimento e humilhações, pois se em 10 DEZ anos não aprendeu mais que aquilo, não é agora como que por um sopro de magia, que vai aprender!

    ResponderEliminar
  5. João Vaz10/5/11 17:17

    Leio sempre que posso os vossos textos, concordo quase sempre com os conteudos e com as criticas às coisas más que estáo à vista de todos, mas, mas continuo sempre com uma interrogação. Quem será capaz de levar a cabo tal empreitada? É que eu não vejo/conheço ninguem com o perfil adequado para tal tarefa e inverter o estado das coisa.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Na minha opinião nunca há-de ser só uma pessoa mas sim uma equipa. Se houverem listas concorrentes quando voltar a haver eleições verei a constituição das listas e o que defendem para o Benfica.

    Para mim tem que oferecer uma alta ambição espírito de exigência e serem benfiquistas conhecidos de todos como tendo excelente reputação.

    Existem vários nomes que gostava de ver como candidatos.

    ResponderEliminar
  7. A onda aqui na G. B. ,e' perseguiçao permanente ao Vieira ,e quase elogios a um dirigente claramente corrupto ,alia's condenado. Portanto se e' para por tudo em causa quando nao se ganha,se calhar o Pessoal da G. B. ,devia pensar em candidatar-se nas pro'ximas eleiçoes,quando elas chegarem ,porque o Benfica e' um clube democra'tico ,e ha' prazos e datas a cumprir .chega de pseudo-especialistas que tudo sabem, vejam futebol e apoiem.Ja'agora a linha de pensamento e' toda a mesma no blog, sera' coincidencia, ou sera' um novo BENFICA?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking