O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Equipa para amanha!

. 8 comentários
Apesar de todo o dramalhao sobre a saida de David Luiz convem lembrar que o Benfica tem um jogo decisivo para todas as suas aspiracoes nesta temporada.
Felizmente, JJ parecia ja estar preparado para a saida de David Luiz, o que era notorio ate pelo tempo de jogo que tem dado a Sidnei e que aumentou nos ultimos jogos. Apesar de nao ir a bola com este defesa por achar que tem falhas de concentracao inadmissiveis para uma equipa que ambiciona conquistar titulos como o Benfica vejo nele o potencial suficiente para substituir o Xerife no medio/longo-prazo.
Tenho esperancas que o plantel ja tenha tido tempo de digerir a saida de David Luiz (prevista a algum tempo) e que nao afecte o equilibrio psicologico nem a moral das tropas, que na minha opiniao ja vao entrar com o peso dos 5-0 no Dragao e dos 2-0 na Supertaca nos ombros.

No entanto, para mim nao me sai da cabeca a eliminatoria da Taca de Portugal e como ja saiu a lista de convocados para o jogo de amanha decidi divulgar aquela que para mim deveria ser a equipa que deve entrar no relvado contra os Corruptos.
Esta e a lista de convocados: Roberto, Maxi Pereira, Luisão, Nuno Gomes, Jara, Kardec, Sidnei, Fábio Coentrão, Airton, Javi García, Salvio, Cardozo, Saviola, Gairtán, Júlio César, Rodrick, César Peixoto, Felipe Menezes e Aimar.

 Na minha opiniao JJ deve mexer o menos possivel na equipa que tao boa conta de si tem dado nos ultimos 13 jogos e que tem uma estrutura base bem definida. No entanto, acho que uma ou duas alteracoes devem ser feitas comparativamente com a equipa habitualmente titular no campeonato.

O onze titular para mim seria:
GR: Julio Cesar

Acho que se deve manter o brasileiro como titular na Taca como recompensa pelas boas exibicoes que tem vindo a fazer alem de ja ter mostrado inumeras vezes que nao vacila facilmente.

Defesa: Maxi, Luisao, Sidnei e Coentrao

Mexer o menos possivel na defesa ao contrario do jogo para o campeonato. Manter Coentrao na sua posicao e acima de tudo nao adaptar nenhum central ou medio a lateral-esquerdo. Luisao e Sidnei obviamente os titulares pois sao os unicos centrais que dao absolutas garantias para um jogo desta importancia (Jardel nao convocado e Roderick mal jogou esta epoca). Maxi no seu lugar do costume.

Meio-Campo: Javi Garcia, Airton, Salvio e Aimar

 Na minha opiniao Airton tem que iniciar o jogo a titular para ajudar Javi Garcia a fechar o meio-campo. Gaitan praticamente que nao trabalha defensivamente e contra uma equipa com alas fortissimos como o Porto e essencial blindar bem o meio-campo, especialmente as faixas. Aimar como a organizador mas a descair para a esquerda um bocado quando a equipa estiver recuada. Salvio com a sua genica e velocidade sera peca chave para desiquilibrar a defensiva contraria combinando com Aimar e Saviola para fazer o carrocel argentino funcionar.

Ataque: Cardozo e Saviola

Cardozo como o poste que e la na frente a moer os defesas e a esperar que uma bola pinguee Saviola a fazer o seu papel de fugir das marcacoes e andar escondido entre a linha media e a defesa do Porto.

A equipa deve entrar no 4-4-2 habitual mas com Airton em campo havera uma maior solidez da equipa nos trabalhos defensivos. Provavelmente a ala esquerda ressentir-se-a mas se Coentrao tiver pulmao acredito que nao se notara a ausencia de Gaitan por ai alem.

Qual deve ser a equipa titular para voces?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

8 comentários

  1. BENFIQUISTA2/2/11 00:54

    tambem acho que será essa a equipa de amanha.

    ResponderEliminar
  2. Rui Monteiro2/2/11 02:29

    por que razão o Martins ficou de fora??? Alguém tem informação?

    Concordaria mais com o Martins em vez do Airton na tua equipa... Temos de mostrar também poder ofensivo, senão o Aimar é presa fácil para o meio campo portista...

    ResponderEliminar
  3. Deve ser esse o onze, provavelmente num sistema táctico muito semelhante ao que descreves, ou algo mais parecido com um "falso" 4-2-3-1.

    Falta pelo menos box to box todo o terreno, como o Ramires, para podermos ganhar qualquer estádio mantendo a táctica habitual.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo2/2/11 09:04

    Concordo por completo!
    Carrega Benfica!!

    ResponderEliminar
  5. que crl...ia publicar um artigo e a equipa seria essa...grrr

    ResponderEliminar
  6. Essa é também a minha equipa, porque o jogo é a duas mãos e porque a força do Porto está em ganhar o meio campo, o Benfica tem de ganhar forçosamente vantagem nessa zona do terreno.

    ResponderEliminar
  7. Com esta equipa ficaríamos coxos do lado esquerdo. Temos de ocupar as duas faixas e Salvio e Gaitan tem de jogar. Para mim é no miolo que tudo se pode decidir!

    Javi e Ayrton tem de jogar para tapar os caminhos a Moutinho e Beluchi e ajudar a fechar as laterais! Com Saviola, Fernando fica livre sem que ninguém pressione pois nem ele nem Cardozo são esse tipo de jogadores; aqui tenho uma dúvida: jogar com Jara significava não lhe dar descanso e seria uma seta apontada ao contra-golpe; jogar com Aimar representa maior domínio na posse de bola, só que eles vão jogar pressionando o Benfica logo à saída da defesa e Aimar pode ficar emparedado no meio campo deles sem espaço nenhum para manobrar!

    Assim, se sálvio e Gaitan recuarem dão duas linha de passe a Ayrton e Javi e Jara (ou Aimar) posicionam-se entre a primeira linha deles e a defensiva o que os obrigará a recuarem! Será um jogo muito povoado mas eles não terão as avenidas que tanto precisam para jogar da única forma que o sabem fazer! Depois poderão ser os desequilíbrios individuais que poderão fazer a diferença mas aí também temos jogadores para resolver!

    Pode parecer sacrilégio não colocar Saviola em campo, mas ele poderá ser o ás de trunfo para lançar numa altura mais adiantado do jogo! Aí, quando o desgaste já fez das suas (espero que não haja a amarelinha), e ele pode mesmo resolver!

    Jogaríamos numa espécie de 4-2-3-1, sendo que a atacar ficaríamos num 4-2-4, o que parece loucura mas o normal de JJ é quando atacamos ficarmos num 3-1-6, pois reparem, Cardozo, Saviola, Sálvio, Gaitan, Aimar mais um dos laterais, e isto passa-se em saídas naturais para o ataque e quando perdemos a bola temos as avenidas estendidas para os adversários!

    Por isso JJ já o disse que ninguém joga como nós na Europa, pois não e isso com equipas fortes paga-se bem caro...

    Se jogar com a equipa do costume e sair-se bem JJ prova que é um grande treinador e sabe de futebol como ninguém, mas eu não acredito que isso seja possível e bem gostava de estar enganado! Os últimos três jogos que fizemos com os corruptos perdemos sempre da mesma forma e o jogo do título do ano passado, a jogar contra dez, mostrou que eles esperam por nós e em ataques rápidos resolvem o jogo!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo2/2/11 14:13

    Julio Cesar; Maxi Pereira; Luisão; Luisão; Coentrão; Airton; Javi Garcia; Gaitan; Salvio; Cardozo; Saviola... Para mim será esta a equipa...

    Ainda assim gostaria que a equipa fosse a mesma, mantendo o Aimar e sem por o Airton... So alteraria o guarda-redes colocando o Julio Cesar...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking