O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O ELO MAIS FRACO

. 13 comentários
Saltava de blogue em blogue quando me deparei com um post publicado no eternoBenfica, intitulado: "Expliquem-me lá isto". Fiz um comentário e a acabei por não o enviar. Apeteceu-me escrever algo sobre o que li mas de forma mais profunda! Não quero criticar ninguém em particular e só refiro o Blogue  e o post em questão, porque foi ao lê-lo que se despoletou em mim algo de incomensurável! Fiquei a pensar que  anda tudo louco ou sou eu que estou fora da realidade e com alguma doença mental! 

É de loucos, alguém acreditar ou imaginar, que antes de um jogo fundamental para o futuro próximo do Benfica, LFV encomende notícias que só servem para desestabilizar e virem a gerar - com o despedimento do treinador e a contratação doutro -, enormes prejuízos para o clube, quer desportivos quer financeiros!
Serei louco ao achar que LFV e todos os Benfiquistas (ou quase, porque afinal há grupos) querem  ver o Benfica a eliminar o Braga e a fazer uma boa temporada, a jogar bom futebol e com JJ a treinador!

Tudo isto a propósito da capa e do artigo (que só li agora, porque me recuso a comprar a "bola") de José Manuel Delgado. Ao que parece, há quem veja nisto tudo uma encenação de LFV, que visa despedir o treinador! Confesso que isto ultrapassa a minha compreensão! Num jogo que pode valer muito, nesta época desportiva, imaginar que LFV anda a encomendar este tipo de notícias é algo que não consigo qualificar! Por muito mau presidente que ele seja, ou por muito que se sirva do Benfica (como muitos defendem), tal possibilidade raia o absurdo. Confere ao homem o rótulo de estúpido, pois é dar um tiro nos dois pés. Mesmo que queira despedir o treinador, não precisa de criar ondas, pelo menos para já e não acredito que para conseguir isso, lhe dei-a jeito que o Benfica seja eliminado da taça, porque nesse caso, eu pergunto, se não lhe vão cobrar também, agora ou no futuro próximo, a perda de mais um título!

Depois da eliminação da Liga dos Campeões o presidente do Benfica querer a eliminação do clube da taça de Portugal é surreal!!! Surpreende-me que haja quem consegue ver isso nas notícias dos jornais!  

Talvez eu viva num mundo de fantasia e veja as coisas pelo seu lado mais cor-de-rosa, mas antes isso que ver em todo lado conspirações ou segundas intenções! Não tenho dúvidas que todos os que trabalham no Benfica querem ganhar e de preferência com JJ! O contrário é que será muito mau para todos! 

Alguns conhecerão a minha opinião sobre Jorge Jesus, no entanto desejo que ele cumpra o contrato até ao fim porque isso serve os interesses do Benfica, e isso é o que mais me importa. Apesar disso, não tenho dúvidas que ele, assim como todos os treinadores, são o elo mais fraco e o primeiro a quebrar! É assim em todo o lado! Se ele tiver que sair, que isso seja sinónimo de decisão acertada da direcção, pouco me importa se vai a favor ou contra o meu entendimento!

Estou fora, como todos nós, e a nossa parte é apoiar o clube e confiar em quem o dirige. Se não confiamos, devemos-lhe o respeito pelo clube e pela maioria que representa. Já os jogadores, infelizmente, estão de passagem assim como o treinador, e a sua continuidade no clube tem de ser vista pelo o que produzem no presente e não pelo que fizeram no passado, pois isso está reservado a muito poucos!   

É óbvio que LFV também é escrutinado pelo que o clube ganha e pode ser mandado embora pelos sócios, mas se a maioria não quer, a minoria tem de saber respeitar isso. E esse respeito não impede a critica a ninguém, apenas devia moldar a postura e evitar, com isso, machucar o clube!!!

Espero bem que no Domingo se inicie um ciclo positivo e com ele alguma paz! Se acontecer o contrário, o futuro de JJ no Benfica será bem difícil, mas bem pior que isso é o que sofrerá o Sport Lisboa e Benfica, e com ele, todos nós!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. Depois de terem vendido o despedimento do Queiroz, espero que não montem mais uma tragico-comedia. Não no Benfica.

    Espero que em breve não começe a ouvir falar em Scolaris e outros special-ones.

    Gosto que se começe uma coisa e que se leve até ao fim, foi assim com o Quique e com o JJ deve ser feito o mesmo. A ele já lhe devemos um campeonato e no final da epoca fazemos as contas relativamente a esta epoca.

    Pensar em despedir o JJ agora no Natal, para contractar um treinador para meia epoca, não tera qualquer efeito.

    Falta alguma tranquilidade no balneario e soluções no banco.

    ResponderEliminar
  2. Boas,

    OSCAR-R,

    Se me permites, vou dar a minha opinião analisando algumas das tuas frases.

    "Já os jogadores, infelizmente, estão de passagem assim como o treinador, e a sua continuidade no clube tem de ser vista pelo o que produzem no presente e não pelo que fizeram no passado, pois isso está reservado a muito poucos!"

    Esta parte também se aplica a presidentes, mas parece que o LFV é intocável, visto que a culpa é sempre de outros, mas se formos a verificar o denominador comum na equação dos problemas do BenFica e que sempre se mantém é só e apenas um...

    "É óbvio que LFV também é escrutinado pelo que o clube ganha e pode ser mandado embora pelos sócios, mas se a maioria não quer, a minoria tem de saber respeitar isso. E esse respeito não impede a critica a ninguém, apenas devia moldar a postura e evitar, com isso, machucar o clube!!!"

    Machucar o clube??!!
    Machucar o clube é o que o LFV tem feito ao longo deste tempo, os sócios servem apenas para comer e calar, visto que se alguém tenta falar a falange pró-vieira - existe uma falange pró e outra contra, independentemente de isso poder parecer estranho - trata logo de o calar com insultos gratuitos!
    Nunca no meu tempo de vida, senti tanto que o rumo que o clube leva é o do descalabro, pois estamos a ser presididos por alguém extremamente incompetente em várias àreas.
    Para mim já bastava as contas mirabolantes que esta administração faz, contar com o ovo no cú da galinha, geralmente corre mal e tal como a lei de Murphy o que pode correr mal, vai correr mal...
    A pré temporada, é apenas o repetir das últimas excepção feita da anterior...
    São demasiados erros, demasiados jogadores e treinadores contratados, demasiado dinheiro gasto para tão pouco lucro, quer financeiro, quer desportivo.

    Agora a questão mais pertinente para mim

    "Mesmo que queira despedir o treinador, não precisa de criar ondas, pelo menos para já e não acredito que para conseguir isso, lhe dei-a jeito que o Benfica seja eliminado da taça, porque nesse caso, eu pergunto, se não lhe vão cobrar também, agora ou no futuro próximo, a perda de mais um título!"

    As ondas a que te referes, têm exactamente o efeito contrário, servem para induzir o pessoal, de forma a que a opinião seja a de que o Benfica está melhor sem o JJ do que com o JJ, tão simples quanto isto. E sinceramente não parece uma ideia assim tão descabida e se o LFV era capaz de tal manobra??!!... Epá sem dúvida alguma!!!
    Em relação ao titulo perdido, assim como assim é apenas mais um titulo entre tantos perdidos e a desculpa ideal para meter o JJ a andar...

    _coal

    ResponderEliminar
  3. Oscar, desculpa q te diga mas este teu post está inundado de profunda ingenuidade. Achas mesmo assim tão dificil de acreditar q Vieira, para sacudir a água do capote, para escapar ao furacão das críticas, encomende notícias que apontem as atenções apenas e só para Jesus (e jogadores já agora) para depois ele aparecer como salvador, again, despedir o seu ex-amigo das conversas às 4 da manhã (como fez com o ex amigo Santos ou ex amigo Camacho)????

    Acho incrível...

    "Serei louco ao achar que LFV e todos os Benfiquistas (ou quase, porque afinal há grupos) querem ver o Benfica a eliminar o Braga e a fazer uma boa temporada, a jogar bom futebol e com JJ a treinador!"

    Resta saber se Vieira é benfiquista. Pq benfiquista não festeja derrotas do clube nos camarotes das Antas né?

    ResponderEliminar
  4. Boas,
    Não costumo comentar, tu não acreditas mas olha eu conheço pessoas que trabalharam com o LFV nos pneus e a opinião que eles têm é que ele é capaz disso e muito mais.
    E para quem está de fora como é o meu caso sou apenas um adepto que vai muitas vezes à Luz acho isso plausivel basta ver a forma com José Veiga, Camacho, Fernando Santos, Rui Costa, foram usados e deitados fora sim porque o "nosso" Rui Costa neste momento é uma figura decorativa ou achas que não?
    E o DELGADO é sem dúvida a voz do dono.
    Por ultimo basta recordar o Alverca....

    Infelizmente temos como Presidente alguém que não sofre como nos e que têm uma agenda propria, foi importante para o BENFICA ? Foi mas o poder corrompe por isso....

    BENFICA SEMPRE!!!!

    ResponderEliminar
  5. Tramontano10/12/10 11:21

    Parabéns por mais um grande post e por mais uma lição de Benfiquismo, especialmente a todos os ceguinhos de ódio pelo Presidente eleito pela esmagadora maioria dos sócios.
    Claro que essa de imaginar noticia encomendadas de dentro do Benfica, de alucinar que haverá alguém dentro do Benfica a torcer pela eliminação, e todas as patéticas teorias da conspiração só para atacar o Presidente democraticamente eleito, só mesmo nas cabecinhas de quem não faz a minima ideia do que fala.
    Se todos os que diariamente criticam o Benfica (seja através do Presidente eleito de forma esmagadora, quer seja por técnicos, jogadores ou até quem sabe o roupeiro) fossem aos jogos na Luz, isso é que era fazer algo pelo Clube, e não a habitual parvoíce que não leva nem levará a lado algum. Mas claro, quando se ganha e se tem uma época de sonho como a do ano passado é muito fácil estar sempre presente...
    Mais uma vez parabéns, e TU é que representas a verdadeira geração de Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  6. Oscar-R: Não me leves a mal, mas acreditas mesmo no que acabaste de escrever sobre o Vieira? Desculpa que te diga, mas isso passa inclusivamente o patamar da ingenuidade...

    ResponderEliminar
  7. _coal, está à vontade, pois não dou por adquirido ser o detentor da verdade e valorizo imenso as opiniões contrárias à minha!

    Ao contrário de ti, e do que conheço do Benfica, vejo um Benfica com rumo e numa situação económica como nunca vi. Pode parecer absurdo mas é a minha realidade! Sinto que mesmo que LFV se vá embora, os que se seguirem terão todas as condições para porem o Benfica a ganhar. Saber se serão capazes é outra questão porque enquanto a corrupção mandar no futebol, as condicionantes são muito adversas. E Eu não quero ver o meu clube tornar-se numa qualquer instituição distribuidora de fruta|

    Quanto à parte mais pertinente do teu comentário e às ondas, LFV não ganha nada com o despedimento de JJ. Foi ele, e disso se gabou, a responsabilidade da sua contratação. Se o tiver de despedir só está a favorecer o posicionamento dos seus oposicionistas. Ainda hoje, o despedimento de Fernando Santos (defendido na altura por muitos benfiquistas) é algo negativo e apontado por muitos, para demonstrar como LFV é incompetente! Imagina se fizer o mesmo com JJ, treinador campeão! Mesmo que existam razões para isso, que os adeptos desconhecem, o que ficará para a história é que LFV queimou mais um treinador!

    Mesmo que concordasse contigo sobre ele ser capaz de tais manobras, não consigo ver nela nada de positivo para a tal demagogia com que ele vai convencendo a maior parte dos benfiquistas! Tal atitude só serve para o enterrar e sendo ele tão bom, como muitos defendem nesse aspecto, para mim não dá a cara com a careta!

    No entanto, reafirmo, não tenho a presunção de deter a verdade e por isso gosto de debater ideias!

    ResponderEliminar
  8. Águia Preocupada10/12/10 18:50

    Este post neste blogue é algo de marginal! Contudo é positiva esta polivalência de opiniões!
    Contudo, há uma grande ingenuidade em tudo o que escreve! Vieira não está há dois dias no clube e já demonstrou até aos maus cépticos (ou cegos) o que é capaz e ao que veio...
    Pelas provas dadas e actos perpetrados, Vieira é capaz disso e de tudo o mais...
    Apenas um comentário a alguns comentários que confundem o Sport Lisboa e Benfica com Vieira!
    Desde quando é que criticar o Vieira, é criticar o Benfica?
    Eu critico Vieira, porque o que ele tem feito é denegrir o nome e a história do meu Clube o Sport Lisboa e Benfica! E Fá-lo-ei até ao dia em que ele se digne abdicar/largar a cadeira do poder que tantos benefícios lhe tem dado! Sim, ele sairá como e quando quiser... A menos que tal como todos os ditadores, caia de podre!!!

    ResponderEliminar
  9. Pedro, ingenuidade ou pragmatismo, porque não consigo perceber o que ganha LFV com o despedimento de JJ, ao contrário do que ganhará caso o mantenha e JJ consiga fazer uma boa época. Se o despedir e o seu substituto falhar, será ele o responsável...

    Mesmo que ele seja a pessoa que muitos defendem, não consigo perceber a lógica no despedimento de JJ, bem pelo contrário!

    Rsa, Benfica sempre é isso que importa. Não acredito que Rui Costa seja uma figura decorativa, porque lhe vejo personalidade e amor ao Benfica, acredito que tem a postura que acha que melhor serve o Benfica, é nisso que eu acredito!

    ResponderEliminar
  10. Tramontano, só procuro servir o Benfica na forma que entendo ser a mais correcta e como tu custa-me muito ver certo tipo de criticas, por isso tento dar a minha opinião, procurando ver as coisas de forma a que não sejam apenas pretas ou brancas!

    ResponderEliminar
  11. Este Domingo, vamos dar uma prova fenomenal de amor à camisola!!!
    VAMOS O ENCHER O ESTÁDIO, VA FALEM C AVÓ, C A TUA, C A PRIMA, C AMIGO DO PRIMO DO SOBRINHO, 65MIL FANÁTICOS A CANTAR COM MAIS GARRA QUE FREDDIE MERCURY E MAIS UNIDOS Q OS DEEP PURPLE! espalhar a mensagem boraaa

    ResponderEliminar
  12. Jonas Thern, não te levo a mal, dizes o que pensas e a ingenuidade tem o seu lado positivo. O patamar acima já vai mais para a fé sem sentido e nisso eu não costumo embalar!

    Mas acredito no que escrevo, aliás, não consigo funcionar de outra forma e procuro justificar o meu entendimento! Estou convencido que o pior que LFV pode fazer, a ele próprio, é despedir JJ! Acho que só o fará se não tiver alternativas! Ele não manda no Benfica sozinho ou, melhor, não decide contra tudo e contra todos! Já tivemos um cheirinho disso, com as considerações do Presidente da Assembleia-Geral após o jogo com os corruptos!

    Águia preocupada, eu não sou contra a critica, o que me custa aceitar é que LFV seja um ditador e muita da critica parta desse pressuposto!

    ResponderEliminar
  13. Oscar-r: É tua opinião e eu respeito, mas parece-me que já entraste no patamar ao “auto-convencimento” de algumas coisas. Por razões que não vem ao caso, eu conheço diversas pessoas (amigos mesmo, não são “amigos á Joaquim Oliveira”) e pessoas que lidaram muito directamente com o LFV e todos eles falam de uma pessoa completamente diferente daquela que tu idealizas…

    Ninguém regateia elogios á sua determinação em conseguir objectivos, á sua capacidade em gerir determinado tipo de situações, mas ele entrou no Benfica com o principio errado.
    E digo-o porque sei de fonte segura, ele entrou convicto que iria fazer um papel de “Justiceiro” do Futebol Português e derrubar alguém que em tempos foi um grande amigo dele….e que acho que não é preciso dizer quem é, porque é demasiado óbvio.

    Por muito que te queiras convencer do contrário, é alguém sedento de protagonismo e que está disponível para passar por cima do que tiver que ser para chegar aos seus objectivos, não ouvindo nada nem ninguém. Com ele só há dois lados….com ele ou contra ele.

    Isto não são teorias, nem lirismos, é a mais pura das realidades. Se eventualmente assim entenderem fazê-lo, há mais alguém entre os escribas do blogue que sabem tão bem ou até melhor do que eu que isto que estou a dizer é a verdade nua e crua…

    É claro, eu já sei que agora a seguir vem aí os fundamentalistas do Vieirismo chamar-me (tentar!) uma série de nomes e desvalorizar (tentar) o meu benfiquismo, etc etc etc….mas isso é daquelas coisas que entra a mil e saí a um milhão.

    Porque decido “abrir o livro”? Muito simples!
    Respeito a forma como escreves e como defendes a tua forma de ver as coisas sem entrares no caminho mais fácil, ofender, coisa que 80% das pessoas que escrevem na blogoesfera não são capazes de fazer quando se vem sem argumentos.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking