O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 27 de novembro de 2010

O Benfica e os títulos que não ganha!

. 11 comentários
Tenho lido bastantes comentários sobre o Benfica e os títulos que não ganha. O SouBenfica escreveu ontem um post intitulado: «Perto de sermos “Um clube que um dia ganhou”». Este título fez-me pensar um pouco e a curiosidade em comprovar uma ideia que tenho, fez-me ir ver o que ganhou o Benfica nas últimas três décadas. De 1981 a 2010 ganhou 9 campeonatos e 8 taças de Portugal. Descodificando, foram: 5 mais 5, nos anos oitenta; 2 mais 2, nos anos noventa e 2 mais 1, na primeira década deste século! Se considerarmos de 86 para cá, são 6 títulos de campeão e 5 taças de Portugal. Em 24 anos perdemos 18 títulos!

Não venho em defesa de LFV! Eu apenas defendo o Benfica. Aqueles que acham que defendo LFV, distorcem a realidade ou não aceitam que alguém possa pensar de forma diferente e tudo porque o Benfica não ganha! Equação simples: não ganhamos, logo, ninguém no Benfica presta!!!

Se quisesse ir por aí diria que, afinal, sempre são dois títulos em sete anos e uma taça de Portugal. Se fizer uma multiplicação simples chego à conclusão que para ganharmos 8 títulos precisamos de 28 anos, ou seja, está dentro da “normalidade”! Concluo, então, que somos “um clube que um dia ganhou”.

Obviamente, que não penso assim. São muitas as razões para estes números mas a principal (depois da corrupção), e é dela que quero falar somos nós, os benfiquistas! Depois de Fernando Martins e ao mesmo tempo que surgia uma personagem mafiosa no futebol, o descalabro iniciou-se. Um clube carregado de vitórias começava a ser fustigado por derrotas e os seus dirigentes faziam a fuga para a frente. Não tinham outra solução a não ser ganhar e, como não ofereciam fruta aos árbitros, viravam-se para a contratação de jogadores.

Como isso não resultava e os benfiquistas queixavam-se da falta de disciplina no balneário e da mística que se estava a perder. Empreendem outra fuga para a frente e contratam um capataz para por os “homens” a correr! O resultado foi catastrófico – estivemos dez anos sem ganhar um campeonato e sem dinheiro para nada. Aí sim, vivi humilhações, vi jogadores a irem para o rival Sporting porque tinham ordenados em atraso. Antes disso, já tinha visto Rui Águas fugir para os corruptos logo depois disputar uma final da taça dos campeões. E vi, em muitos telejornais, chamarem-nos de caloteiros pois de todo o lado se reclamavam dívidas.

Ao bater no fundo, os benfiquistas entenderam que precisam de salvadores para o próprio clube e não para ganhar. Sem dinheiro e totalmente descapitalizado foi um empreendimento gigantesco o que se consegui realizar nos últimos dez anos! Percebendo isso ninguém apareceu a reclamar o trono, tinham que enfrentar, como alguns lhe chamam, o Rei Sol. O seu brilho, sem títulos, era muito forte e ofuscava muita gente. Por seu lado, os benfiquistas anónimos e mais velhos sabiam de onde tinham saído e o que enfrentavam para poder ganhar!

Mesmo assim são muitos os erros cometidos e sempre pela pressa em ganhar. Os benfiquistas são insaciáveis e desesperam pelo regresso à glória. Quem dirige os destinos do nosso clube, tem de saber satisfazer-nos. Não nos contentamos com pouco. Temos de ganhar e limpar a corrupção do futebol. Como os actuais dirigentes não conseguem fazer isso, venham outros que com eles vamos conseguir!

O ano passado, antes da época começar, eram muitas as críticas sobre a incapacidade para preparar a época. Falcão e Álvaro Pereira tinham-nos fugido e logo para os corruptos. Vieram jogadores para passar férias e um suplente do Real Madrid por 7 milhões! No fim ganhamos o campeonato e tínhamos 5 jogadores que valiam mais de 20 milhões cada um! O herói chamava-se Jorge Jesus!

Este ano aconteceu exactamente o mesmo, criticas e mais criticas sobre a preparação da época, sendo ridículo a campanha contra Roberto. Começamos mal, muito mal (com a corrupção a ajudar) e pronto, tudo se desmoronou. Defendia-se que não se devia vender jogadores, que o presidente era um mentiroso por vender jogadores abaixo da cláusula de rescisão, que se devia contratar jogadores pagos a peso de ouro! Pois bem, o esforço para ficar com todos deve ter sido imenso e só os dois que se foram não justificam a hecatombe de uma época para a outra e muito menos o apoio dado ao actual presidente da Liga.

Por mim, tinha deixado sair também David Luiz e Cardoso e mandado às urtigas Jorge Jesus, a confirmar-se que usou de algum tipo de chantagem nunca deveria ter renovado e ainda recebíamos algum dos corruptos! Treinador para o seu lugar, Paulo Bento, e não pelo que está a fazer na selecção, mas sim, pelos quatros anos no Sporting em que ficou sempre à nossa frente e com muito menos recursos!!!

Como poderia LFV, ou outro qualquer presidente justificar a saída de JJ e logo para os corruptos?!!! Impossível, caía o Carmo e a Trindade! É por isso que os principais culpados pelos anos de poucas vitórias somos nós. A pressão que causamos e o entendimento que temos do que se passa no nosso clube é feito apenas com a contagem de títulos. Não estou a dizer que LFV quisesse fazer isso, a questão é que não o podia fazer mesmo que o quisesse!

Ao contrário do corrupto, que aparece depois de um tempo de vacas magras e obtêm resultados, granjeando com isso um poder intocável que faz com que praticamente todos os adeptos se sintam impedidos de o criticar mesmo que soubessem que tinha matado a própria mãe. No Benfica, estas três décadas seguiram-se a tempos de vacas gordas, o que faz com que a cobrança pelas derrotas seja estonteante e retire a lucidez… Nisso somos os principais culpados. Muitos dirão que se nos explicarem as coisas, se nos esclarecerem, se não nos mentirem e se não fizerem maus negócios estaremos com eles. Eu, pelo conhecimento das últimas três décadas, direi que se não ganharmos não nos calamos e só destabilizamos o clube indo de encontro à estratégia principal do corrupto.

Oxalá me engane, mas tudo indica que o circo está montado. E como sinto isso vou contribuir para o espectáculo, o que nunca faço, e dizer que a minha única esperança é que JJ se demita, racionalmente sinto que nunca irá acontecer! Quanto a LFV, acho que não deve demitir-se, e digo-o, não para o defender, mas sim, porque isso não funciona como as chicotadas psicológicas e sinto que possa perder-se muito do bom que ainda se têm. A época ainda tem muito para dar e temos jogadores para lutarmos por algum coisa!

Desde o inicio de época que vi em JJ o principal problema! Foram as considerações sobre Quim e sobre Cardozo. A presença no camarote na final da taça depois da maneira como a equipa do Benfica e os seus jogadores foram recebidos na pocilga dos corruptos. Afirmações como: “a jogar assim somos imparáveis”, “estamos a fazer a pré época”, “em Setembro é que vai ser”, e as muitas mais que foi proferindo! O tratamento a Nuno Gomes, a dispensa de Urreta e até de Yebda. O nunca enfrentar o corruptos evitando criar anticorpos!

Não pensem que ache que isso resolve tudo, mas o risco de mais uma época miserável é possível de suceder e desta vez não temos só mancos por muito que se fale em desequilíbrios no plantel!

Quando vejo jogadores que perdem a bola e não reagem (em jogos consecutivos) acho o seu treinador incompetente, a não ser que se trate de Cristiano Ronaldo ou Messi ou outros do mesmo calibre…

Honestamente, tenho de o dizer, nunca gostei de Jorge Jesus, mas mesmo quando vi que cometeu erros ou teve posturas que me desagradaram não o critiquei! Afinal, era o treinador do Benfica! Nunca gostei da sua atitude para com os corruptos nem lhe vi uma a única critica! Imaginemos o que diria o treinador dos corruptos se LFV chamasse caceteiros aos seus jogadores… É dessa forma, também, que se tem o plantel nas mãos – Mourinho é exemplar nesse aspecto. JJ não quer estragar o seu futuro…

Também não gostei quando LFV contratou JJ, mas não o vim criticar apenas porque não gostei. Hoje, posso afirmar que foi um erro, e de palmatória o da renovação. Mas como seria possível deixá-lo ir para os corruptos?

Se tivesse em primeiro lugar e apurado na liga dos campeões, poderia eu dizer o mesmo? Não, claro que não. Mas todos os críticos de LFV estariam na mesma situação.

Por muitas voltas que se dê, tudo se resume às vitórias, só que no Benfica, felizmente, não vale tudo para as conseguir!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

11 comentários

  1. Fui eu que chamei de Vieira o Rei Sol (n sei se o único) e penso ser perceptível a razão! O Benfica não é o presidente! Só me causa espécie a normalidade e o conformismo perante tal cenário miserável em títulos! Sim, os adeptos são insaciáveis, mas temos consciência de que o factor corrupção tem pesado! E muito! Mas o mesmo tem tido a incompetência de LFV ao longo dos anos! O que foi feito para desmontar a teia de corrupção? Apoiar Gomes, emparceirar-se constantemente com Oliveirinha! Aparecer ao lado do Cotonete! O que foi feito para fortalecer o futebol? Despedir treinador atrás de treinador! Mandar embora um DD campeão e e desautorizar Rui Costa em directo! Quantos milhões foram desbaratados inutilmente em jogadores? Muitos! E pq dos negócios esquisitos com os clubes de Madrid, explicas? Quantos anos tem LFV de futebol no Benfica? E o que fez ele para merecer tanto crédito? 0! Porque raio se tornou a Benfica TV num canal de propaganda?
    Amigos, alguém se lembra do FC ALverca?

    ResponderEliminar
  2. Gostei do teu post.Metes alguma racionalidade nestes tempos conturbados.
    Concordo contigo quando dizes que o jesus esta a proceder de forma errada, e tb acho que o presidente não tem culpa nenhuma.
    Não foi o presidente que dispensou yebda, urretra, miguel vitor, eder luis etc.
    Não percebo o que faz o kardec em campo, weldon foi decisivo na epoca passada.
    Quando o geração fala que não devemos so falar do passado recente de recuperação financeira, esquece que não é o presidente que precisa do benfica e sim o benfica que precisa do presidente.
    Esquece de Manuel Damasio que delapidou financeiramente o benfica e niguem lhe aponta o dedo(incrivel) e o mais que falado Vale azevedo.
    Garanto que o presidente não precisa do benfica pois dinheiro não lhe falta, pois se lá está é por amor como nós ao benfica se não não teria dado avais pessoais ao bes como deu alguns anoa atrás.
    A epoca esta a correr mal, estámas não é por isso que vamos desmontar esta estrutura vencedora.
    Houve erros ? houve, corrige se agora com a contratação de jogadores para os lugares chaves.
    agora partir do zero, novo treinador, novo presidente, voces devem ser burros é isso que o sistema quer.
    Carlos joao

    ResponderEliminar
  3. PedroDiMaria27/11/10 18:29

    Ui, ui, grande post!!!
    Parabéns, totalmente de acordo com tudo o que foi escrito.
    És uma lição para muitos benfiquistas, e principalmente para os teus colegas de blogue.
    Claro que os ceguinhos de ódio a LFV não vão gostar muito deste texto, mas lá terão que "engoli-lo", pois o que está escrito é a pura da verdade.
    Assinas como Oscar-R, mas tu é que és Benfica, tu é que deves representar uma geração de Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  4. Texto com algumas verdades mas, a respeito de Jorge Jesus, aquilo que lhe digo é que é de uma ingratidão imensa aquilo que escreve. E sabe que mais, as contas fazem-se no fim. Tivemos o revés da champions mas esse não pode nem deve ser o nosso principal objectivo. Foi mau, foi muito mau mas a vida continua.
    Eu sou daqueles que acredito no treinador e, principalmente, nos jogadores do Benfica. O Chelsea também era a super equipa e perdeu três jogos seguidos. Como tal, vamos aguardar até ao final da época e aí retiremos todas as conclusões.

    Bruno Marques

    ResponderEliminar
  5. Tirando aquela do Paulo Bento ficar à frente do Glorioso durante 4 anos e não explicar o acordo CORRUPTO/ROQUETTE, o resto da prosa está de 5 estrelas e de chapelada com vénia!!!

    ResponderEliminar
  6. Jedi, tu e os teus textos são patéticos e já cheiram mal. É penoso vir a este blogue e deparar com comentários teus. Pareces um disco riscado. É PATÉTICO. Um conselho de amigo: muda de clube. No Benfica não fazes falta nenhuma. E não estou a, nem quero, defender o LFV.

    O OSCAR-R é o único comentador neste blogue que pensa e raciocina de uma maneira mais ou menos inteligente, embora por vezes dê uma no cravo e outra na ferradura. O resto é a confusão total. E é isto um blogue benfiquista?

    ResponderEliminar
  7. TRAMONTANO28/11/10 00:48

    Jedi, Ando a dizer o que bem disseste ha dez anos.
    Porque me lembro do Alverca e dos amigos do Vieira da altura.

    Eu pergunto? Ha dez anos alguem diria que o Vieira era benfiquista?

    Eu ainda nao sei se hoje ja o e....

    ResponderEliminar
  8. Manuel és 1 exemplo de democracia e de tolerância! e 1 orgulho para o slb! aliás és tudo o q o slb foi... cospes em tudo o q é ser benfiquista e pões essa pose de ofendido! ganha juízo...
    JediVermelho

    ResponderEliminar
  9. Jedivermelho,

    Falei em Rei Sol porque já o li em diversos sítios e não porque me estivesse a referir a ti. No resto que referes são interpretações livres que cada um de nós pode fazer. Eu não tenho fontes seguras. Há os relatórios e contas e por exemplo sobre o Oblak, falou-se em 3,5 milhões, fazendo apenas uma conta de merceeiro...
    Estou convencido que nunca o Benfica e nenhum outro clube no mundo se livrará de fazer maus negócios... Não sei o que se passa no Alverca e usa-lo para sugerir algo contra LFV parece-me pouco sério a não ser que se saiba coisas que eu não sei!

    PedroDiMaria, sou só um benfiquista mas há uma geração que sabe bem do que falo. No fundo é aquele ditado do "Em casa onde não há pão (títulos) todos ralham e ninguém tem razão".

    Bruno Marques, não é ingratidão, é só uma opinião! Se Jorge Jesus pôs o Benfica a jogar daquela maneira o Benfica deu-lhe jogadores que permitiram isso. No entanto, entendo a tua critica pois não gosto de falar mal dos meus e desejo que JJ ganhe sempre... Após a derrota em Israel escrevi num comentário que em 100 jogos iguais ao que eu vi, independentemente dos oponentes, a equipa que perdeu por 3-0 ganhava o jogo e não fiz nenhuma critica JJ.

    Viriato de Viseu, bem sei que houve outras razões para ficarmos 4 anos atrás deles e estou minimamente informado sobre o projecto roquete, é isso entre muitas outras coisas que me faz entender ser perigoso um caminho de isolamento total!

    Manuel, quanto a dar uma no cravo e outra na ferradura, gostava que argumentasse essa ideia, não porque me tenhas ofendido mas apenas porque gosto de entender as criticas! As considerações sobre as capacidades das pessoas, valem o que valem, mas parece-me que estás a misturar isso com a forma como cada um vive o Benfica!

    ResponderEliminar
  10. Ok, Oscar, então aqui vão as pancadas na ferradura. Nem comento:

    "Por mim, tinha deixado sair também David Luiz e Cardoso e mandado às urtigas Jorge Jesus..."

    "Oxalá me engane, mas tudo indica que o circo está montado".

    "...e dizer que a minha única esperança é que JJ se demita".

    "Desde o inicio de época que vi em JJ o principal problema!".


    E por aqui me fico para não estar a mexer mais na ferida.

    ResponderEliminar
  11. Manuel, não vejo que sejam pancadas são apenas opiniões, apenas o aceito que sejam na postura com que defendo o Benfica, mas abri uma excepção...

    Como disse no post nunca participo no espectáculo, mas desta vez resolvi fazê-lo para mostrar a alguns que embora tenha as minhas ideias sobre tudo o que se passa no Benfica, não me sirvo delas para atingir certos fins ou aproveitar-me das fraquezas das pessoas para as atingir e por por apenas não gostar delas.

    Assim, disse o que pensava e penso. Longe de mim julgar-me dono da verdade ou ter certeza que as medidas que defendo fossem as melhores.

    Quando refiro o circo, falo dos adeptos e se não ganharmos ao Braga...

    Quanto a JJ, acho que foi um factor mais negativo que positivo no nosso inicio de época e hoje vi alguma razão no meu pensamento. E questionava-me do porquê de não ter colocado equipas mais consistentes em Lyon e com Schalke, e principalmente no jogo com os corruptos sem precisar de alterar a defesa. O Sporting, com jogadores muito inferiores mostrou que isso é possível!

    Desejo, sinceramente, que JJ cumpra o contrato até ao fim pois isso será sinal de sucesso para o Benfica. Acho Paulo Bento melhor treinador que ele mas admito que possa estar perfeitamente errado! Não estou a dar nenhuma no cravo, só quero é estar enganado com a minha esperança...

    Quanto à ferida, a cura não está fácil...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking