O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Imprensa diária desportiva

. 9 comentários
Por alto:

- 3 jornais diários desportivos;
- 3 jornais diários generalistas de referência;
- 3 canais de televisão exclusivamente de notícias com vários segmentos dedicados ao desporto;
- 3 canais dedicados exclusivamente a desporto;
- pelo menos 4 sites de internet dedicados exclusivamente a informação desportiva;
- inúmeros blogs com informação desportiva e artigos de opinião;
- etc., etc., etc.

Face a esta realidade, faz algum sentido existirem 3 jornais desportivos com periocidade diária? Existem eventos desportivos que justifiquem encher todos os dias 3 jornais de pelo menos 20 páginas? Será que não se poderia pensar noutros formatos? Não sou pago para isso, mas poderia lançar algumas ideias para debate:

- pequenos suplementos incluídos nos jornais diários generalistas;
- aposta mais forte nos sites reduzindo o número de edições impressas;
- aposta em formatos e suplementos semanais com artigos de opinião;
- etc., etc., etc.

O que aconteceu ao jornalismo de investigação? Lembram-se disso? Actualmente ouvem-se coisas pela porta do cavalo e publicam-se no jornal. Lêem-se coisas em blogs e publica-se como sendo uma notícia. Um amigo do amigo diz que ouviu dizer e imediatamente é capa de jornal com o título "fonte do jornal x garante que y".
Desde que abriu o mercado de transferências até ao último dia 31 de Agosto, surgiram 116 nomes de possíveis reforços para o Benfica. Obviamente que os culpados somos nós com a nossa avidez de sangue e de escândalo. Nós alimentamos este circo que é a informação desportiva em Portugal. Nós deixamo-nos manipular pelos que querem engrandecer o Manel e denegrir o Toni.
Citando uma certa personagem: E os burros são eles??
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

9 comentários

  1. Totalmente de acordo JMC.

    E acrescento: Vivo em Inglaterra, o pais do futebol onde esta a melhor liga do mundo, e sabes quantos jornais desportivos existem aqui? Nem um. Nem diarios nem semanais.

    E sabes quantos programas do genero do Trio de Ataque existem? Nem um.

    Sabes quantas vezes se ve nas paginas desportivas dos jornais periodicos, noticias de ligas de clubes, de dirigentes ou de perseguicoes a arbitragens? Nunca.

    Aqui fala-se pouco, mas quando alguem fala sao os treinadores e os jogadores.

    Sabes qual 'e a diferenca? A Inglaterra 'e um pais de futebol. Em Portugal o futebol 'e muito pouco, o que existe 'e clubismo, que 'e uma coisa bem diferente.

    ResponderEliminar
  2. RedMoon, tocaste num ponto fundamental e que faz toda a diferença...é que Portugal deixou de ser um país de Desporto, para passar a ser um país de clubismo, daí a constante guerrilha e a luta de poder nas instâncias do futebol.

    JMC, o post é pertinente e é algo que já falo á muito. Eu estou á vontade sobre o tema, pois à vários anos que não compro um jornal dito "desportivo", que mais não são do que jornais sobre treinos e lesões dos grandes em Portugal.

    Não só não compro jornais, como não subscrevo Zon e SportTV. Temos que ser nós os primeiros a dar o exemplo.

    ResponderEliminar
  3. Sabem porque ha tanta imprensa diaria desportiva: porque da dinheiro. Mas nao vejo problema na existencia de imprensa desportiva!
    O problema e que e imprensa diaria futebolistica. As capas sao so sobre futebol, e 3 quartos dos jornais sao sobre futebol.
    Existem mais do que noticias de desporto suficientes para haver jornais tematicos proprios. Contudo devia haver um maior destaque dado a outras modalidades.

    Mas isto so acontece porque somos um pais sem cultura desportiva e civica. Em que as pessoas tomam rivalidades por inimizade.
    Infelizmente para o Benfica, e a realidade que existe e temos que nos adaptar a ela.

    Nos somos um Pais triste e pequeno. Vejam a pujanca desportiva de Espanha: Campea Mundial de Basquete, Nadal, Alonso, campea Mundial de Futebol, Contador, etc.
    Reino Unido: O futebol e o desporto principal mas disputa esse privilegio taco a taco com o criquete, o rugby union e o rugby league (sim existem dois tipos diferentes de rugby) e ainda tem grandes torneios de tenis, praticam imenso golfe...
    Franca: Futebol, Rugby union - o melhor campeonato europeu, grande seleccao de basquete, Tour, Roland Garros.

    Fogo ate a grecia tem mais cultura desportiva que nos!!!!

    Aqui vemos futebol, depois futsal, depois futebol de praia e SO DEPOIS e que se liga a outros desportos.

    ResponderEliminar
  4. redmoon, tocaste na ferida...estou totalmente de acordo, não é de estranhar como a qualidade de jogo do nosso campeonato é tao má, nem é por os jogadores não terem tanta qualidade, mas é k nao se joga para o espectaculo, como quem gosta de futebol, mas para nao se perder, para deitar abaixo os rivais, para incendiar os adeptos uns contra os outros, alem de manipulações extra futebol para o seu clube vencer...

    as mentalidades não têm nada a ver, aki em portugal a takanhice é mt....

    ResponderEliminar
  5. eu tb nao compro jornais nem subscrevo a sporttv...nao suporto "chulos" do sistema

    ResponderEliminar
  6. Eu não compro jornais desportivos... raramente tenho paciência para os ler. Também não tenho SportTV. Como o DarthVader, não suporto os chulos... aqueles que não fazem nada em prol do desporto por cá, apenas olham para os seus bolsos.

    ResponderEliminar
  7. o jornalismo de investigação quase que já não existe. agora é o jornalismo do copy paste e dos opinadores!

    é que vê-se muito noticias que são copiadas dos blogs?

    ResponderEliminar
  8. Sim, como é possível haver tantos merdias num Pais que tem um futebol podre...

    ....ÁH....espera lá....é isso mesmo, existe tantos merdias, junta-letras,papagaios amestrados, cumentadeiros e paineleiros... por isso mesmo.
    É que da carne podre aproveitam-se os abutres!!!

    ResponderEliminar
  9. "O JORNALISMO DE INVESTIGAÇÃO NÃO É UMA VOCAÇÃO, É UMA OBRIGAÇÃO".

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking