O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A Arte do Assobio

. 13 comentários
Ainda a propósito da assobiadela com que a passividade de desleixe de Cardozo foram brindadas no jogo com o Happoel, nos últimos dias DiMaria também tocou na questão dos assobios (no Real Madrid) e hoje Carlos Saleiro (no Sporting).

Curiosamente apenas Cardozo e respectivos adeptos olharam para os assobios como um insulto, um acto de ingratidão merecedor de condenação. O "mágico" DiMaria, que tanto fez sonhar os benfiquistas o ano passado, afirma serem sinal de exigência. Pelo mesmo diapasão afina o, já habituado, Carlos Saleiro que diz serem merecidos por não estarem a cumprir.

Posso até desvalorizar a questão do SportingCP. Para alguns trata-se de um clube submisso, um clube de segunda, o que quiserem. Mas não podemos desvalorizar a "pureza" que sempre caracterizou a ingenuidade de DiMaria, que sempre disse o que pensava - mesmo ficando mal.

Até hoje só "ergui" assobios contra árbitros! Nunca considerei que fosse a melhor forma de me manifestar, mas não concordo com o GB quando este diz ser uma falta de educação.

Na verdade, os "assobios" e a "excitação" sempre foram os barómetros que balancearam as relações dos Clubes com os adeptos. Muitos já foram assobiados, muitos mais estarão para o ser. Uns, como Luisão, souberam reverter esses assobios em respeito através de uma entrega única; Outros, como Quim ou Cardozo, nunca voltarão ao carinho dos adeptos pelas reacções despropositadas quando, na verdade, os adeptos estavam cheios de razão para estarem descontentes. Pelo caminho algumas injustiças como as que fazem com Luis Filipe ou César Peixoto. São jogadores que acredito que dão tudo o que têm... só que têm pouco.

Isto tudo para dizer que na Luz, os jogadores do Benfica vão ter sempre que justificar os ordenados principescos que auferem. Vão ter sempre que corresponder às expectativas dos que pagam para os ver. Sempre que isso não acontecer... os adeptos vão sempre manifestar-se, da única forma possível: o assobio.

Não compreendo mesmo essa teoria estéril de que os jogadores são intocáveis ou que são um activo que deve ser protegido. Acredito no contrário: No Benfica só os melhores e dos melhores só se espera se não o melhor, pelo menos que trabalhem sempre no limite para que isso seja possível.

Os que se queixam do assobio, querem que os benfiquistas manifestem o desagrado como? Lenços brancos? Esperar pelos jogadores à saída da garagem para uma conversa com cada um dos adeptos? Reuniões em casa dos jogadores para conversar amigavelmente? Espera já sei... não é suposto os benfiquistas mostrarem-se desagradados! Depois queixamos-nos que lá em cima ganham sempre!

Um destaque para a minha leitura de fim-de-semana:
» Dois grandes tópicos do GB
Eleições para a FPF - O que está em causa? e Curiosidade de uma Liga Corrupta
» Uma grande vitória do Benfica Goleada e Supertaça ganha!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. comparar assobios ao carlos saleiro e ao di maria, que nada fizeram de especial nos seus clubes, com assobios ao prestes a ser melhor marcador estrangeiro da longa e rica historia do glorioso slb nao me parece apropriado.

    sobretudo se pensares que o sporting perdeu 10 pontos sem ser roubado e sem jogar nada a bola e nos perdemos 9 roubados apesar de termos jogado a bola quando perdemos. o di maria, o mesmo, pois os adeptos do real nao percebem que o paradigma por la mudou e queriam violinos e nota artistica... que o mourinho nao lhes vai dar porque prefere ir ganhando 1-0...

    o cardozo reconheceu o erro e pediu desculpa e como tal o assunto devia estar morto. ja os palermas que o assobiaram e ao peixoto por... motivo nenhum, estao mortinhos por assobiar de novo.

    ResponderEliminar
  2. http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=465327

    Esta ninguem comenta..... xD

    ResponderEliminar
  3. Vocês já festejam as vitórias no Hóquei como se de futebol se trata se...este ano o futebol já não interessa! Lindo...o velho Benfica está de volta!

    ResponderEliminar
  4. Percebo onde queres chegar mas, não consigo concordar.

    ResponderEliminar
  5. eu também não.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo, o Benfica festeja todas as vitórias desportivas queobtem independentemente da modalidade. A grandeza de um clube não se mede só pelos títulos no futebol.

    Agora essa tua boca parece mais é dor de corno pelo Porto ter sido humilhado no hóquei. Em qualquer desporto em que a corrupção não é regra o Benfica vence. Porque será?

    ResponderEliminar
  7. Eu podia dizer que quem esta a 9 pontos e a jogar bem não tem azia de nada e que o Porto é que é o maior...e as tretas de adepto normal...mas não vou optar por esse caminho fácil! Só comentei para lembrar que gozam com o Sporting por só ganharem qualquer coisa nas modalidades ditas amadoras (que de amadoras só têm o ordenado, porque de empenho e dedicação batem o futebol de longe) e ficarem todos contentes, que não se lembram que o Porto é 9 vezes campeão nacional de hóquei...MAS...quando o Benfica ganha alguma coisa, é um grande feito..e dizem logo que sem corrupção o Benfica limpa tudo e que são os maiores! Resumindo só comentei para vos mostrar a vossa falta de...COERÊNCIA!

    Cumprimentos JS

    ResponderEliminar
  8. Exactamente Vermelhusco!

    Em qualquer desporto em que a corrupção não é regra o Benfica vence!

    E já temos o primeiro indicador claro e transparente de que no hóquei a corrupção já terminou: o Benfica ganhou!!!

    Mas teremos que estar muito atentos, porque com a mínima desatenção a corrupção pode voltar e o Porto voltar a ganhar!

    ResponderEliminar
  9. se esses "adeptos" têm direito de assobiar, também eu tenho o direito de dizer que eles são uns energúmeros...

    ResponderEliminar
  10. Darth, lá está... vai-se de um extremo ao outro com muita facilidade. Eu acho errado assobiarem, mas por outro lado, concordo com o SouBenfica, de que forma mostram o descontentamento? Ficam em casa? Isso não seria bem pior e mais condenável?

    O que sugeres? Um jogador (bom) que recebe muito dinheiro anda displicente, de um adepto e sócio o que achas de deve ser feito?

    ResponderEliminar
  11. Atenção!! Naõ confundam um assobio colectivo por A EQUIPA estar a jogar mal por um ASSOBIO INDIVIDUAL porque UM jogador está a ter uma noite menos boa.

    Os assobios ao Peixoto foram porquê? Foram para o Peixoto ou para o JJ?

    O Benfica é uma EQUIPA e como é óbvio, quando perdem, perdem todos. Sou contra os assobios aos jogadores de forma ndividiual só porque não se gosta do jogador, caso do Peixoto, ou ao futuro melhor marcador estrangeiro da história do Benfica, o Cardozo. Um porque não gostam dele e outro porque estava a fazer um jogo menos bom, há dias que as coisas não correm bem. Nunca se esqueçam que os jogadores não são máquinas, são seres humanos que erram e que têm dias menos bons. Grave seria se o jogador demonstrasse falta de empenho jogo atrás de jogo, e não confundam falta de empenho com um dia menos bom de um jogador.

    Acho curioso que ande tudo em silêncio em relação ao Peixoto... Sim, não está ao nível de um Coentrão mas Máxi estará?

    Não tem velocidade, sim... Mas Máxi tem?

    Peixoto é um jogador altamente profissional e empenhado e bom técnicamente, com mais alguns jogos, ele e o Coentrão poderão fazer uma ala esquerda de luxo.

    ResponderEliminar
  12. para mim é tão imbecil o assobiador, como aquele acha que os assobios trazem algo de positivo!

    ResponderEliminar
  13. tal e qual o pjsimoes disse GB...

    ha assobios e assobios...ha akeles que sao em alturas compreensiveis em que os jogadores se arrastam em campo e parece que estao a fazer um frete em jogar de aguia ao perto, ou o treinador so faz escolhas estupidas...

    depois ha akeles assobios que atingem uma equipa que sofreu uma serie de reveses das mais diferentes razoes, mas que nao mostra nada do que disse anteriormente...

    entao esses adeptos que assobiam a equipa nessas alturas ou uns certos jogadores so porque sao os alvos mais apeteciveis, porque nao cumprem os seus gostos ou preferencias (ou mm vicios)

    esses sao energumeros, e sim, podiam ficar em casa...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking