O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Benfica: O Clube que não sabe ganhar

. 16 comentários
Num momento em que, como o GB previu há mais de 4 dias, o jogador que estava a chegar, garantido, por horas... acabou noutras paragens (o "colosso" Birmingham), já deu também para ver que nem há quem saiba esclarecer-nos sobre o tema O Dinheiro da Sagres?, nem sequer o tema é do interesse.

Por vezes questiono-me: Terei eu uma noção errada de clube grande? Eu olho para o meu clube e fico com uma ligeira noção que ali se navega à vista e os exemplos começam a acumular-se! Começa a haver uma sólida justificação para dar razão aquele meu amigo que, como referi no tópico Tarda... e falha?, me disse que "Por muita vontade e disponibilidade que tenham, não conseguem evitar serem amadores, a gerir recursos profissionais de forma amadora... procurando com isso resultados profissionais".

Se eu olhar apenas para a actualidade do SLBenfica o que encontro?

» Jogadores excedentários que custam milhares de euros mensalmente ao Clube, que se encontram por colocar, sabendo o Clube há um ano (ou mais) que não conta com eles. Para quando capacidade de decisão?

» Jogadores jovens, estranhamente considerados excedentários, que se encontram por colocar ou são colocados em clubes onde andarão na sobra ou, foram colocados "em pacote" na Liga Orangina. Que futuro para estes jovens?

» Investimentos avultados em propagandas em torno da formação para, previsivelmente, não termos nem um jogador da formação do SLBenfica a fazer mais de 90 minutos esta época. O único que poderá fazer sequer um minuto é Roderick. Triste, não?

» Olhar para os rivais e ver João Pereira, Silvio, Miguel Lopes como jogadores que constituem verdadeiras opções, especialmente os dois primeiros, e saber que foram formados no SLBenfica... onde continuamos orfãos de soluções alternativas para as posições desses jovens.

» Aquisição de jogadores jovens, por valores elevadíssimos (6M€), para emprestar... em Espanha, sem nunca sequer chegar a vestir a camisola do SLBenfica. Parece-me que o SLBenfica está a tentar copiar o Keirrison com o Barcelona... mas neste caso não temos dinheiro. Ricos?

» Durante dois meses percebeu-se que Roberto não tinha capacidade para os objectivos do SLBenfica... volvidos um penalty e uma defesa à figura, num jogo que deu vitória... e agora o Roberto passou a ser bestial! Estupefactos?

» Há uns largos meses anuncia-se um "mega-contrato" de patrocinio que revitalizaria o futebol, as modalidades e até as Casas do Benfica, garantindo uma canalização de verbas durante 12 anos para o Clube investir nas modalidades. Poucos meses volvidos, o Clube ficou sem patrocinador, as Casas sem as prometidas receitas e a SAD parece ter "engolido" tudo! Surreal?

» Jesus cada vez que abre a boca não perde a oportunidade de dizer que estão assuntos por resolver, problemas identificados, carências a tentar ser colmatadas e alinha até com o discurso de um opositor com atitude oportunista Moniz. Da SAD diz-se que está tudo bem! Estranho?

» Os reforços parece que chegaram bons jogadores, mas infelizmente... não para as funções e com as características que se exigia. Pelo caminho muitas apostas fundamentais ficaram pelo caminho, como Jorge Jesus assumiu, e outras estão certas, depois por horas... até que não chegam! Desnorte?

» Numa época que poderia ser a "machadada final" no Sistema, porque andámos meses a dormir, já em cima do joelho o melhor que fizemos foi apoiar o candidato do FCPorto à Liga, entregando-lhes de mão beijada o poder da Liga e, digo eu, da Federação para onde ainda nos hei-de ver a apoiar Vitor Baía, pois a "manobra de saída à Fernando Gomes" tem muito para dar ainda. E agora choramos as arbitragens e convocatórias da selecção?

» Muitos negócios, pelo caminho, mal explicados com o Presidente cada vez mais rico e o Clube cada vez mais pobre - apesar de ter cada vez mais receitas. Vale-nos o facto de o Presidente não ser dedicado e forte na gestão desportiva, mas pelo menos não rouba como o outro. O que dizer dos negócios com gente que vive no mercado do presidente (imobiliário e construção) e o que dizer, por exemplo, da permanência de Mantorras no plantel? Terá a ver com os interesses Angolanos? BIC... Sagres...?


Não me venham agora com as tretas da união, dos inimigos e do raio que parta a isto tudo! Eu pago quotas e tenho o direito de questionar. Se vamos todos enveredar pelo desporto favorito dos lideres fracos, o "Carneirismo", nesse caso o melhor é o Clube começar a habituar-se a deixar de contar com o reforço mais valioso que tem em todos os jogos: Os benfiquistas!

Sei que poderá haver "profissionais" que não sabem o que isso é, mas aqueles que não enriquecem com o SLBenfica, aqueles que pagam e gastam dinheiro com o SLBenfica sabem bem o que isso é!

Questionar não é criticar e mesmo criticar, se construtivamente, não é acusar ninguém de nada. Os mais fortes líderes crescem com a necessidade de ter um conjunto de seguidores a quem tem que prestar contas e que só o seguem porque sentem estar no caminho certo. Nada do que acima me levanta dúvidas me parece ser o caminho certo.

Ainda assim, estou e estarei sempre disponível para uma melhor explicação dos temas acima, dado que não sou dono da verdade e, muito menos, do conhecimento. Se houver quem me saiba ver o lado bom destes temas, ficarei muito contente por mudar de ideias e saber que afinal há um "lado bom" disto.

O Presidente está no lugar onde deve estar e de onde não deve sair até final do mandato... mas isso não lhe confere poderes de ser dono do Clube ou de não prestar contas pela sua gestão, seja ela boa, má ou excelente. E por prestar contas não falo de Relatórios e Contas...

Chego a conclusão que não sabemos ganhar! Que achamos que ganhar um campeonato é ganhar tudo e resolver todos os problemas da humanidade. Como dizia o Bola7, "Convém dizer a todos os endeusados que ganharam o 32º campeonato para o Benfica, que NÃO GANHARAM 32 CAMPEONATOS PARA O BENFICA.

Ou percebem a bem, ou percebem a mal…isto se os adeptos do Benfica ainda tiverem tomates como tiveram os que ganharam para a história, o grande Sport Lisboa e Benfica!"
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. Isto tudo deixa-me apreensivo... também não percebo o que se passa, não percebo esta política do aparente "deixa andar que as situações resolvem-se por si".
    Mas este comportamento não é mais que a atitude 'normal' do português típico, acho. Será necessário levarmos duramente na cabeça para finalmente aprendermos?
    Mas afinal estamos a pagar quotas para quê?
    Apoiamos um clube (SAD) para que?

    SLBenfica Sempre!!!

    ResponderEliminar
  2. Caro Valco, apoiar o Clube e a SAD não está nem pode estar em causa.

    Mas é fundamental sabermos ser vigilantes e exigentes.

    ResponderEliminar
  3. Apoiar o clube e a instituição SLB não está em causa, mas a SAD, digamos que às vezes irrita.
    Mas é o que temos...

    ResponderEliminar
  4. Se bem para aqui dar a entender que o presidente tem "roubado" o clube, é o que se depreende quando diz - "Muitos negócios, pelo caminho, mal explicados com o Presidente cada vez mais rico...", não espere que se comente o seu post com argumentos que possam contestar os seus, não vale a pena - Não vejo como poderei saber se a conta bancária de LFV aumentou...

    Este post presta um mau serviço ao Benfica. Serve apenas para desgastar a imagem de LFV e ir abrindo o caminho à corja que espera o seu momento para atacar.

    No dia que vir como presidente do Benfica, um fulano que esteve muitos anos (os mais difíceis da vida clube) sem pagar quotas de associado, deixo de ser sócio. Eu para pagar quotas tenho de fazer algum esforço. A José Eduardo Moniz nunca terá faltado dinheiro para isso no entanto deixou de as pagar, porquê??????

    O seu benfiquismo têm dias! Agora, com o clube bem apetecível, ele aí está, a preparar lentamente o caminho!

    Não fossem os tais "carneiros" e há muito que o Benfica não existia!!!

    ResponderEliminar
  5. Miccoli_3030/8/10 16:11

    Perante tamanha "trapalhada" , para não dizer pior, que temos assistido durante este inicio do de época, os sócios têm não só o direito como o dever de questionar as decisões do Presidente(sim porque é ele que toma todas as decisões no Benfica, e esse é o grande problema)por eles eleito há poucos meses com 90% dos votos. Concordo perfeitamente com o "deixem se de tretas de união" porque o Benfica cresceu e tornou-se no que é debaixo do apoio e da exigência dos seus adeptos/associados, portanto temos de apoiar sim a equipa dentro no estádio, mas temos de questionar todas as decisões menos claras

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente sinto-me esgotado com o benfica , sempre que somos campeos a fama sobe a cabeça de certos dirigente de bigode e nao só.

    É impressionanto como tinha-mos td para "matar" o sistema e vamos ser novamente atropelados pelo msm. Sinto-me exausto , tenho 30 anos de vida e cerca de 20 a "compreender e viver" melhor o benfica e todos (ou praticamente) os anos é o msm.

    Estou "esgotado" tantas perguntas por responder, tantas....

    Gastar mais de 30M em esperanças para o futuro (sera que sao msm assim ???? ) ter enconstados no plantel que por ano devem mamar perto de 3M em salarios (zoros, adus, mak , balboas, etc...)

    A lenga lenga da espinha dorsal da selecçao nacional (qual?? a do brasil so pode)

    Jovens sem UMA unica oportunidade de estar no plantel principal.

    Como é que um muido de 10 anos quer ir para o benfica se ve que nao existe UMA unica aposta nos jovens???

    A CFC serve para que ao certo ???

    por tudo isto estou fartoooooo , dps ter a carneirada nas AGs que nem nos deixam falar nem nos deixam ter liberdade de expressao como ja me aconteceu N vezes. (ate ja me custou umas bastonadas no lombo)

    Nesta altura aptece-me desligar o interruptor benfica . Dcp o desabafo

    Bruno Machado

    ResponderEliminar
  7. Caro Oscar-r

    Qual é a parte de "Vale-nos o facto de o Presidente não ser dedicado e forte na gestão desportiva, mas pelo menos não rouba como o outro"

    que o meu amigo não entendeu?

    ResponderEliminar
  8. Calma, muita calma nesta hora.

    Vão ver que ainda acabamos todos a saltar no Marquês em Maio próximo.

    Muitas vezes um mau começo, quer dizer que se acaba em beleza...até tem mais sabor!!!

    ResponderEliminar
  9. Geração Benfica
    este presidente não rouba como o outro?
    Primeiro quero ouvir como é que um presidente de uma instituição como o Benfica apalavra um acordo que provoca um rombo nas nossas finanças em cerca de 5 milhões de euros,na venda do Ramires.

    ResponderEliminar
  10. Ricardo Carvalho30/8/10 17:26

    "Eu pago quotas e tenho o direito de questionar."

    Aqui está o argumento daqueles que gostam muito de criticar e que se fossem eles faziam isto e aquilo, mas é quando o dinheiro deles não está atravessado.

    Enquanto que certos benfiquistas não se convencerem que aquilo que pagam individualmente é uma gota no oceano que representa o dinheiro que é necessário para manter o Benfica no nível que todos desejámos, continuarão a emitir opinões baseadas em estados de espírito e a mudar a mesma consoante acordem ou não do lado errado da cama. Até porque, por enquanto emitir opiniões não tem quaisquer custos associados, se não for mais muda-se e espera-se que ninguém repare, tomar decisões já pode ter consequências negativas, uma vez que, por mais convencidos que possamos estar que é a decisão correcta, a mesma no futuro pode revelar-se a mais errada.

    Há certos benfiquistas que ainda não perceberam que ter muitas ideias para o Benfica e não ter capacidade financeira (dinheiro próprio ou capacidade de o arranjar) para as concretizar é o mesmo que não ter ideia alguma. Mas esses benfiquistas que acham que é tudo muito fácil e que os outros fazem tudo errado, têm uma boa solução, arranjam quem suporte financeiramente as suas ideias e candidatam-se à Presidência do Benfica sujeitando-se ao veredicto dos restantes sócios e no caso de serem eleitos implementam as suas ideias. E se calhar já não vão achar tanta piada ao facto de passarem a ser o alvo daqueles que estão sempre prontos a criticar quando algo correr mal.

    No dia em que as Sad's possam processar por danos patrimoniais as pessoas que levianamente provocam desvalorizações dos seus jogadores (chamo a atenção para o caso do Roberto, por muitos erros que ele tenha cometido, qual é a posição negocial que o Benfica terá se o quiser negociar quando são os próprio sócios do Benfica a desvalorizá-lo), se calhar certas pessoas (incluindo os "jornalistas") já pensarão duas ou mais vezes antes de emitirem aquilo que apelidam de opinião por essa blogsfera.

    ResponderEliminar
  11. Estou totalmente de acordo com o Ricardo Carvalho.

    ResponderEliminar
  12. Caro geração,

    Entendi bem os seus argumentos, à minha maneira claro!

    Se considera que LFV não rouba, pergunto porque usou o argumento de que está cada vez mais rico?!!!

    Disse que ele não rouba como o outro o que não quer dizer, taxativamente, que não rouba, apenas não o faz como o outro!

    No fundo acusa sem acusar. Levanta as questões que ficam prontas a cair na mesa de quem se quer servir. Aproveitam o repasto e depois arrotam o mesmo de sempre - E estes não são carneiros são os tais críticos...

    Não posso afirmar que o faz conscientemente, mas estou convencido que é um mau serviço que presta ao Benfica.

    Pode haver gente que seja capaz de fazer melhor pelo Benfica mas não é fácil. Depois de três décadas a seguir atentamente a "governação" do nosso clube, não vislumbro nenhum presidente que tenha feito melhor e isto apesar das muitas discordâncias que sempre tive com LFV.

    Sou um crítico deste seu post, não porque sou um seguidor de LFV, mas apenas por sou benfiquista...

    ResponderEliminar
  13. Oscar-r,

    mais uma vez absolutamente errado e por um pressuposto base: Está a ler o que acha que eu quis dizer, e não o que eu efectivamente escrevi.

    O que afirmo sobre isso é que a Presidencia de LFV tem sido melhor para o próprio (pelo protagonismo e acesso indirecto a centros de decisão) do que para o SLBenfica.

    Isso é muito, mas muito diferente do que o Oscar-r está a querer dizer.

    MAIS: Eu não presto serviços ao Benfica, isso é noutros sitios. Eu limito-me a dar a minha opinião individual e, como pode ver, sempre sustentada.

    ResponderEliminar
  14. Caro Ricardo Carvalho,

    VIVA A UTOPIA!

    As SAD processarem quem dá a sua opinião? O meu amigo era homem para se dar bem no tempo da PIDE.

    Entao querem ver que a Direcção e Administração de um Clube, seja ela qual for, tornou-se "dona" de um patrimonio histórico sem ter que o adquirir? Bastou ir a votos, foi?

    E essa conversa da "gota no oceano"? Bem isso é surreal... essa gota é tao insignificante, que foi tão-somente um dos principais bastiões de Vieira: Mais sócios » Mais receitas fixas!

    Caso o meu caro amigo não saiba, a quotização é das maiores, se não a maior, receita do SLBenfica.

    MAIS: O SLBenfica é, desde sempre na sua história, um clube "dos sócios".

    MAIS AINDA: Se cada um dos sócios deixar de contribuir com essa "gota"... sabe o que acontece? A Direcção, seja ela qual for, fica como o Sporting: Vazia de receitas e a contar tostões dos empréstimos.

    O que escreveu é da mais profunda utopia e falta de respeito pelos sócios. Está bom de ver que desconhece a condição de Sócio do SLBenfica.

    ResponderEliminar
  15. Ricardo Carvalho = LAMBE BOTAS DO ORELHAS

    ResponderEliminar
  16. Caro Anónimo,

    Respeito por quem comenta, mesmo que digam as maiores barbaridades, como foi o caso.

    E respeito, ainda mais, por que ocupa um lugar no SLBenfica. Nem que seja pelo SLBenfica, mas respeite-se as pessoas

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking