O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Não precisamos, Obrigado!

. Sem comentários
Deixem-me começar pelo prognóstico sarcástico para amanhã: 3-0 para o Benfica, claro, e ficamos todos contentes: O Sporting porque leva poucos e o Benfica porque ganha.... ehheheh!

Mas avançando na ordem do dia, li ontem no Record uma crónica de nuno Farinha a propósito de... Quique Flores. Quase me emocionei, então não é que deviamos ter ficado com o Quique porque ele afinal não é o bombeiro do Calderon... é o dono do prédio. Porque teve a arte e capacidade de apanhar o Atlético em 17º e está agora nas meias da Liga Europa (depois de corrido da Champions) e em 10º na Liga Espanhola.

Ora, a primeira coisa que se me oferece dizer sobre esta brilhante conclusão é o mesmo que o o Jesus disse ao Shuster quando apanhou, então no Belenenses, o Real Madrid: "Com aquela equipa dava 3 de avanço e ao intervalo ganhava 5-3".

Pois é, eu tive a oportunidade de acompanhar a eliminatória da Liga Europa do Atlético contra o Sporting e alguns jogos da equipa espanhola na liga do país vizinho... e, sinceramente, via o Benfica a jogar. Tímidos, pouco audazes, pouco agressivos e apoiados nos rasgos individuais de alguns jogadores, no ano passado era DiMaria, Aimar, Cardozo, Suazo, David Luiz, Yebda (não muitos) e no Atlético é Kun Aguero, Simão e Forlan. O elogio a Quique Flores não poderia ter vindo em pior altura para o Nuno Farinha... logo a seguir os espanhóis levaram 3 do Espanhol de Barcelona.

Por outro lado, e o título do tópico é precisamente pelas linhas que se seguem, o SLBenfica não precisa da obra de caridade do Nuno Farinha para dar continuidade à defesa da posição de Rui Costa, por ter escolhido Quique Flores e não ter permitido a entrada de Jorge Jesus no ano em que Luis Filipe Vieira se apoiou nos ombros do ex-jogador (ainda a cheirar a relva) para "salvar a pele" quando a contestação apertava.

Não ficou bem a Vieira relativizar e quase humilhar Rui Costa na entrevista que deu ao Miguel Sousa Tavares, não percebo porque sentiu agora necessidade de clarificar essa situação se esteve confortável no silêncio todo este tempo. Estas são aquele tipo de polémicas que o Benfica... não precisa.

Mas por outro lado, também não precisamos desta defesa pública encapotada de Nuno Farinha a Rui Costa, é conhecida a sua amizade, porque Rui Costa não precisa de defesa. Puseram-no a decidir e ele fez o que fez na certeza de que estava fazer o que sabia e podia, com o que tinha. Ainda que discorde de algumas coisas, NUNCA colocarei em causa que as decisões são feitas na certeza que são as melhores, quando têm que ser tomadas... posso discordar, mas NUNCA escrevi que faziam com a consciência que erravam.

O GB foi dos que gostou do trabalho de Quique... mas dos que se cansou da sua falta de ambição e do constante "politicamente correcto", do culto da boa imagem... apenas fora de campo. Reconheço, como já fiz várias vezes, vários méritos ao Quique, nomeadamente o de estar rodeado do "estratega físico" Pako Ayestaran que é, para mim, o obreiro da constituição física e subida de rendimento de DiMaria, David Luiz, Aimar e Cardozo.

Nem o SLBenfica, nem Rui Costa precisam desta "defesa invisível" para recordar uma expressão de Quique Flores. O Rui Costa fez o que fez, está onde está e contribui agora da forma que pode... como se costuma dizer: "cada qual faz a cama onde se deita". É tempo agora de aguentar o momento e aprender para o futuro, mas é preciso avisar estas amizades que estes textos de crónica não defendem os interesses do Rui Costa, nem do SLBenfica...

É minha opinião que o texto não terá sido a pedido, mas sim para agradar... O Rui Costa não precisa de ser agradado, nem o Benfica tem nada a ganhar que haja cá fora quem cultive "tricas internas" em vésperas de derby. Eu não me esqueço que Quique Flores ganhou na Luz ao Sporting 2-0, mas também não me esqueço do final de época penoso... Eu sei que com esta crónica, Nuno Farinha está de cavalinho para em caso de desaire vir apontar o dedo a Jorge Jesus e mostrar que o ano passado com Quique Flores o desfecho foi outro...

Pois é, caro Nuno Farinha, não vai haver desaire e o Benfica de JJ vai vencer categoricamente o Sporting, ajudando Costinha a sustentar a tese do despedimento do Carvalhal e da contratação de Jorge Costa, Paulo Sérgio ou de um treinador estrangeiro. Assobiaram-me que há a hipótese de realinhamento do Guimarães com o Sistema com a contratação de Jorge Costa, caso o Costinha consiga por o amigo Jorge Costa em Alvalade, ainda assim... a preferência vai para Le Guen, da selecção dos Camarões.

Por afirmo, "defesas" destas? Não precisamos, Obrigado! O Benfica não precisa, Rui Costa não precisa... enquanto no mesmo jornal outros "colegas" fazem a apologia da submissão do seu posto de trabalho aos interesses do Sistema, apontando o dedo e procurando a desestabilização dos adversários, quase sempre o Benfica, Nuno Farinha escolhe o caminho de falar do Benfica, com recados para dentro do Benfica.

Não precisamos, Obrigado!

PS- Porque o tema da Liga de Clubes e da "dança de treinadores submissos" me preocupa (muito mais que o "fait diver" deste tópico de hoje), não esqueçam os dois tópicos da "Cortina de Fumo":

A Cortina de Fumo veio para ficar...
A Cortina de Fumo veio para ficar... (parte II)

0

Enviar um comentário

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking