O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Oscaralhinho...

. 4 comentários
O jornal A Bola vem acompanhando há alguns dias uma novela brasileira chamada: "A deseja aventura portuguesa de Oscaralhinho".

É a história de um empresário amigo (mais um amigo) que está a "orquestrar" uma saída litigiosa do São Paulo de um jogador de 18 anos e (alegadamente) muito potencial.

Infelizmente é o triste fado do futebol Mundial: Quem dita as regras são os interesses dos empresários e quando os clubes não alinham na história e facilitam as transferências pelos valores (e comissões) que eles pretendem... nada melhor que partir para a confusão.

Segundo a "Folha de São Paulo", há um litígio entre o jogador Oscar (18 anos) e o São Paulo, alegadamente por salários em atraso, sendo que por trás de toda a situação estará Giuliano Bertolucci - o tal "amigo" / empresário / quase-director desportivo - que alegamente pretende colocar o puto no Benfica para mais tarde promover uma transferência para um grande europeu.

Este Oscar é "apenas" o valor jovem mais seguro das escolas do São Paulo dos últimos anos, pelo que será desajustado estar aqui a promover quaisquer tipos de comentários a propósito da qualidade e/ou veracidade da ligação do jogador ao Benfica - não há quaisquer indícios de que isso seja verdade.

O que efectivamente me preocupa é o excessivo contingente de jogadores que tem chegado à Luz... a juntar à origem brasileira dos mesmos. Nada me move nem contra Airton, nem Kardec, nem agora Oscar (?). Não vou aqui estar a dissertar sobre a qualidade destes jogadores. Mas preocupa-me a oportunidade destas contratações:

Kardec? então e Nelson Oliveira? Makukula (a par de Cardozo entre os melhores da Europa)? Para que foi o investimento em Weldon? O que fazer com Mantorras e Nuno Gomes? E o empréstimo de Keirrison? De todos estes nomes... algum fará verdadeira sombra a Cardozo e/ou Saviola?

Airton? Lassana Camará sairá brevemente dos juniores e quem melhor que Javi Garcia ou Ramires para o acompanhar? O que vamos fazer com Ruben Amorim? Posso até aceitar a chegada deste jogador numa óptica de que Yebda será já uma carta definitivamente fora do baralho (ainda que seja titular na Premier League)...

Novamente, e para que não haja más interpretações, reitero que não estou de todo a questionar a chegada destes jogadores, mas sim o efeito que tal poderá ter na estratégia e "arrumação" da equipa. O que me preocupa é que possamos estar reféns de estratégias de empresários "amigos" e de problemas de tesouraria para aceitar esta chegada constante de camiões de jogadores brasileiros. Antes de qualquer contratação é fundamental perceber que tipo de estratégia pretende o SLBenfica seguir com estas aquisições.

Reforçar o ataque (Kardec)? Ok... mas o que fazer a Weldon, Keirrison, Nuno Gomes e Mantorras?

Reforçar a defesa (Fabio Faria)? Ok... mas o que fazer a Miguel Victor, Roderick, Sidnei, Zoro , Leandro e Halliche?

Reforçar o meio campo (Airton e Oscar)? Ok... mas o que fazer a Ruben Amorim, Fillipe Bastos, Filipe Menezes ou mesmo Yebda, Carvalhas, Miguel Rosa, Romeu Ribeiro? E Ruben Micael?

Qual o papel de Urreta? Qual a estratégia para o lado esquerdo da defesa onde nem Coentrão, nem Peixoto e muito menos Shaffer ou Sepsi convencem ou estão à altura?

E Luis Filipe, Jorge Ribeiro e Balboa? São dispensados, integrados ou "cruzes para carregar"? Quem secundará Maxi Pereira? É mesmo Luis Filipe ou poderia ter sido João Pereira? E o Patric?

E a baliza? Julio César é uma aposta de futuro... mas e qual será a equação? Precisamos de um GR de créditos firmados que Quim e Moreira parecem já não conseguir acompanhar.

E na direita? Ramires é uma solução ou uma opção? É estratégico jogar com uma ala esquerda e um interior direito ou pretendemos um ala direito? João Aurélio não poderá ser opção?

São, na minha perspectiva, muitas as vertentes pelas quais poderiamos e deveriamos abordar a questão do plantel e penso que a mais sensata de todas foi dita por alguém que parece estar a ter um papel pouco interventivo nesta fase: Rui Costa «Plantel foi pensado para toda a época».

Seguindo o raciocínio de Rui Costa, o caminho deveria ser, claramente, o de movimentação estratégica no mercado, antecipando bem as acções (para evitar subidas dos valores), mas procurando proteger antes de tudo e todos os que já cá estão.

Ora, das duas uma:

- Ou estes jogadores estão a chegar a pensar na próxima época e nesse caso parece-me muitíssimo ambicioso considerar que Kardec ou Airton possam fazer sequer sombra de substituição a Cardozo ou Javi Garcia.

- Ou estamos a contratar "para ver o que vão dar" umas oportunidades boas que o Bertolucci tem e pretende colocar a rodar na Europa com vistas a uma futura grande transferência.

Seja qual for o caminho - se for algum dos acima, parece-me ser muito perigoso.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

4 comentários

  1. Uma coisa é certa: tu nao percebes nadinha de futebol. Se percebesses alguma coisa saberias que Kardec tem características apenas comparáveis a Makukula, nao a Nelson Oliveira, Weldon ou Keirrison. Saberias tb que com as caracteristicas de Airton apenas temos Javi... meter o Camara ao barulho é no mínimo ridículo.

    ResponderEliminar
  2. Kardec? então e Nelson Oliveira? Makukula (a par de Cardozo entre os melhores da Europa)? Para que foi o investimento em Weldon? O que fazer com Mantorras e Nuno Gomes? E o empréstimo de Keirrison? De todos estes nomes... algum fará verdadeira sombra a Cardozo e/ou Saviola?

    nelson oliveira é junior. nao podes pensar em dar-lhe a responsabilidade de ser o n.º 2 do cardozo.

    weldon tem jogado muito mais como ala em situacoes de necessidade do que avançado.

    keirrison, e verdade, se calhar teve poucas chances, mas tambem mostrou pouco, e nao foi investimento nosso mas do barça.

    nuno gomes nao faz o lugar de cardozo, mas de saviola.

    e makukula, eu ainda me lembro como ele saiu, 95% dios adeptos insultavam-no alegremente nos seus blogs. agora descobriram que é bom. mas estava queimado.

    o mesmo posso dizer do airton ou do oscar, que ainda nao veio.

    so vejo é alimentar a fogueira.

    ResponderEliminar
  3. Eu qualquer dia acabo com os anónimos pq ja me começo a fartar desta gente sem coragem.

    Ainda assim... acho engraçado como se fala do Kardec e do Airton sustentado apenas no que lêem nos jornais. Dizer que o Kardec é parecido com o Makukula nas caracteristicas é NO MINIMO ridiculo.

    Acho engraçado que o Airton ou o Oscar com 18 e 19 anos são opções, mas o Nelson com 19... é junior.

    ResponderEliminar
  4. A mim também me faz alguma confusão não se aproveitar o ALFOBRE DA NOSSA QUINTA NO SEIXAL....
    Parece que de um momento para o outro, já nem nos lembramos do Yartley, Leandro Pimenta,Camará. Mario Jorge e muitos outros...anda uma pessoa a acarinhar e a encher de mimos os nossos meninos, para depois os vermos partir, para outras paragens.

    Não estou contra a vinda do Espirita nem do Airton, mas.....e as nossas Creanças Senhor....porque Lhes Dais tanta dôr....porque As maltratas assim????

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking